Resolvido

Velocidade Contratada Fibra

  • 26 March 2019
  • 17 respostas
  • 4406 visualizações

Boa tarde,

Venho expôr duas situações com as quais me deparo.
A primeira, recentemente fiz a alteração de ADSL para Fibra, optando pelo pacote M4O Top com 400/100 Mbps de velocidade de download e upload respetivamente. Recebi o contrato em casa que confirma estas velocidades contratadas, no entanto, na área cliente diz que só tenho 100Mbps. É normal?!



Além disso, feitos alguns testes no famoso 'speedtest.net', a velocidade que ele me mostra não chega nem perto dos tais 400Mbps contratados.



Gostaria de saber o porquê desta discrepância - se for algo que não esteja a fazer corretamente agradecia o encaminhamento.

De qualquer forma, acho estranha esta situação e gostaria de a clarificar.

Obrigado.
icon

Solução por Ricardo27 26 March 2019, 23:46

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

17 respostas

Reputação 7
Crachá +23

Boas 

 

Os testes por Wi-Fi não valem de nada.... 

 

Tens de fazer os testes por cabo... So depois poderemos falar do Wi-Fi... Mas para isso tb precisamos de saber qual o router e se o PC tem placa Wi-Fi com norma AC... 

Crachá

Fiz os testes via wifi, mas “colado” ao router.

venho fazendo desde o dia da instalaçào, sempre o mesmo 50/50

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

testes por cabo ou wifi? qual o router?

 

a meo nunca teve esse tipo de velocidades...

Crachá

Bom dia.

Vou aproveitar esse tópico aberto para evitar poluir o forum.

Minha velocidade contratada é 200 M, instalado dia 23 de janeiro (eu era da NOS)

Em toda medição que faço no speedtest dá uma velocidade de download compatível com 50/50

 

https://www.speedtest.net/result/9022638075

 

Como posso corrigir isso? Qual o setor responsável?

 

Desde já agradeço.

Crachá
Boa noite.

De facto é estranho o caso. Normalmente as frequências de 5ghz costumam ter melhor desempenho em curta distância, além que ainda conseguem ter menos canais em sobreposição ou concorrência. O FGW está dentro de algum armário ITED ou bastidor metálico que possa estar a causar reflexões? Caso não esteja, eu a si equacionava verificar o ruido nas portadoras 5ghz ou ligar para o suporte para o fazer.

Lamento nao conseguir ajudar mais.



Boa noite
Nestas questões de portas etc etc sou um pouco leigo, mas o que veirifquei é que, a porta que seleciono na rede 5ghz, é sempre a que tem imenso ruído, enquanto que todas as outras possuem niveis de ruido baixo. Se mudo de porta novamente, o mesmo vai acontecer, a porta selecionada ficara com imenso ruido...
Crachá +1
Boa noite.

De facto é estranho o caso. Normalmente as frequências de 5ghz costumam ter melhor desempenho em curta distância, além que ainda conseguem ter menos canais em sobreposição ou concorrência. O FGW está dentro de algum armário ITED ou bastidor metálico que possa estar a causar reflexões? Caso não esteja, eu a si equacionava verificar o ruido nas portadoras 5ghz ou ligar para o suporte para o fazer.

Lamento nao conseguir ajudar mais.
Crachá
Bem, acontece que já testei por cabo e atingi os 500 mbps (até ultrapassei ligeiramente), logo no serviço meo está ok.
o problema está no wi-fi mesmo, já contactei a linha de apoio e o caso foi reencaminhado internamente, irei receber uma chamada deles.
o meu portatel possui wi-fi de norma 802.11ac, i7, 16gb de ram, logo nao será dele as limitaçoes.
Com 2.4ghz, atingo, perto do router, 120's mbps de download, já com 5ghz, nao ultrapasso os 20 e pouco, isto tambem perto do router. Além de notar a 5g tanto aparece como desaparece nas redes wi-fi disponiveis...
já tentei mudar a banda para os 160, mudar o canal e as vezes nem aparecia mesmo...
Crachá +1
Bom dia.

WIFI é um bocado tramado.
Experimenta segmentar o problema.

Ver se o modelo da tua homegateway é compatível com tal débito.
Testas o acesso por cabo com uma ou duas máquinas que aches capaz.
Após isso tens uma noção se o problema poderá ou não estar no acesso.
Caso seja do wifi, confirma se os smartphones são pelo menos 802.11ac e estás ligado na rede 5ghz. Podes procurar um canal mais "limpo" caso vivas numa zona algo congestionada. E no caso da fibergateway (no outro nao sei) consegues duplicar a portadora para 160mhz.

Pequenos passos talvez te ajudem num melhor diagnostico.

Em caso de ter dito asneira ou informação desatualizada corrijam pf.
Crachá
Boa noite, encontro-me com um problema semelhante, porém no my meo já atualizaram a velocidade de download de 100mbps para os 500mbps, porém continuo com velocidades na ordem dos 70/80, no smartphone, e 90/100 no portátil (ambos em wi-fi). O router é o Meo Fiber GateWay.
Gostava de saber se estas discrepâncias de velocidades para wi-fi são habituais (face aos 500) ou seria de esperar pelo menos 200/300 mbps

Nota: teste de velocidade realizados muito perto do router no speedtest.net
@Ricardo27 Okay, vou ver se ligo um dia destes sendo assim
Reputação 7
Crachá +24
Como disse é frequente demorar uns dias a atualizarem a velocidade contratada. Mas se foi dia 18, já devia estar tudo certinho. Eu ligava para o 16209 e via com eles o que dizem.
@mikemeo Aquando da instalação, foi instalado o router 'Meo Fiber GateWay'
@Ricardo27 mesmo por cabo nunca tenho os 400Mbps supostos. Devo procurar esclarecimento por parte do apoio técnico?
@pedromelo qual o router que tem agora?
Reputação 7
Crachá +24
Por cabo, depois de atualizada a velocidade, tem que ter a velocidade contratada. A velocidade por fibra é garantida.
Não tinha conhecimento disso, mas para quem vinha de ADSL já notei uma diferença de velocidade, por isso deduzi que estas fossem as velocidades com que irei ficar.

A mudança de serviço foi concluída no passado dia 18 (18/03).

A medição no print foi feita por WiFi mas tenho feitos vários testes, com outros utilizadores ligados à rede ou não, variando a distância ao router e inclusive até com cabo, e as velocidades rondam sempre as mostradas. Além disso, pelo meu conhecimento não está perto de atingir a velocidade do WiFi de modo a que este fosse o limitante.
Reputação 7
Crachá +24
A atualização da velocidade pode demorar uns dias até estar na velocidade contratada. Quando fez essa alteração? Quanto à medição foi via cabo ou WiFi?