Resolvido

Velocidade Contratada Fibra

  • 26 Março 2019
  • 13 respostas
  • 923 visualizações

Boa tarde,

Venho expôr duas situações com as quais me deparo.
A primeira, recentemente fiz a alteração de ADSL para Fibra, optando pelo pacote M4O Top com 400/100 Mbps de velocidade de download e upload respetivamente. Recebi o contrato em casa que confirma estas velocidades contratadas, no entanto, na área cliente diz que só tenho 100Mbps. É normal?!



Além disso, feitos alguns testes no famoso 'speedtest.net', a velocidade que ele me mostra não chega nem perto dos tais 400Mbps contratados.



Gostaria de saber o porquê desta discrepância - se for algo que não esteja a fazer corretamente agradecia o encaminhamento.

De qualquer forma, acho estranha esta situação e gostaria de a clarificar.

Obrigado.
icon

Solução por Ricardo27 26 Março 2019, 23:46

Por cabo, depois de atualizada a velocidade, tem que ter a velocidade contratada. A velocidade por fibra é garantida.
Ver original

13 respostas

Reputação 7
Crachá +24
A atualização da velocidade pode demorar uns dias até estar na velocidade contratada. Quando fez essa alteração? Quanto à medição foi via cabo ou WiFi?
Não tinha conhecimento disso, mas para quem vinha de ADSL já notei uma diferença de velocidade, por isso deduzi que estas fossem as velocidades com que irei ficar.

A mudança de serviço foi concluída no passado dia 18 (18/03).

A medição no print foi feita por WiFi mas tenho feitos vários testes, com outros utilizadores ligados à rede ou não, variando a distância ao router e inclusive até com cabo, e as velocidades rondam sempre as mostradas. Além disso, pelo meu conhecimento não está perto de atingir a velocidade do WiFi de modo a que este fosse o limitante.
Reputação 7
Crachá +24
Por cabo, depois de atualizada a velocidade, tem que ter a velocidade contratada. A velocidade por fibra é garantida.
@pedromelo qual o router que tem agora?
@Ricardo27 mesmo por cabo nunca tenho os 400Mbps supostos. Devo procurar esclarecimento por parte do apoio técnico?
@mikemeo Aquando da instalação, foi instalado o router 'Meo Fiber GateWay'
Reputação 7
Crachá +24
Como disse é frequente demorar uns dias a atualizarem a velocidade contratada. Mas se foi dia 18, já devia estar tudo certinho. Eu ligava para o 16209 e via com eles o que dizem.
@Ricardo27 Okay, vou ver se ligo um dia destes sendo assim
Crachá
Boa noite, encontro-me com um problema semelhante, porém no my meo já atualizaram a velocidade de download de 100mbps para os 500mbps, porém continuo com velocidades na ordem dos 70/80, no smartphone, e 90/100 no portátil (ambos em wi-fi). O router é o Meo Fiber GateWay.
Gostava de saber se estas discrepâncias de velocidades para wi-fi são habituais (face aos 500) ou seria de esperar pelo menos 200/300 mbps

Nota: teste de velocidade realizados muito perto do router no speedtest.net
Crachá +1
Bom dia.

WIFI é um bocado tramado.
Experimenta segmentar o problema.

Ver se o modelo da tua homegateway é compatível com tal débito.
Testas o acesso por cabo com uma ou duas máquinas que aches capaz.
Após isso tens uma noção se o problema poderá ou não estar no acesso.
Caso seja do wifi, confirma se os smartphones são pelo menos 802.11ac e estás ligado na rede 5ghz. Podes procurar um canal mais "limpo" caso vivas numa zona algo congestionada. E no caso da fibergateway (no outro nao sei) consegues duplicar a portadora para 160mhz.

Pequenos passos talvez te ajudem num melhor diagnostico.

Em caso de ter dito asneira ou informação desatualizada corrijam pf.
Crachá
Bem, acontece que já testei por cabo e atingi os 500 mbps (até ultrapassei ligeiramente), logo no serviço meo está ok.
o problema está no wi-fi mesmo, já contactei a linha de apoio e o caso foi reencaminhado internamente, irei receber uma chamada deles.
o meu portatel possui wi-fi de norma 802.11ac, i7, 16gb de ram, logo nao será dele as limitaçoes.
Com 2.4ghz, atingo, perto do router, 120's mbps de download, já com 5ghz, nao ultrapasso os 20 e pouco, isto tambem perto do router. Além de notar a 5g tanto aparece como desaparece nas redes wi-fi disponiveis...
já tentei mudar a banda para os 160, mudar o canal e as vezes nem aparecia mesmo...
Crachá +1
Boa noite.

De facto é estranho o caso. Normalmente as frequências de 5ghz costumam ter melhor desempenho em curta distância, além que ainda conseguem ter menos canais em sobreposição ou concorrência. O FGW está dentro de algum armário ITED ou bastidor metálico que possa estar a causar reflexões? Caso não esteja, eu a si equacionava verificar o ruido nas portadoras 5ghz ou ligar para o suporte para o fazer.

Lamento nao conseguir ajudar mais.
Crachá
Boa noite.

De facto é estranho o caso. Normalmente as frequências de 5ghz costumam ter melhor desempenho em curta distância, além que ainda conseguem ter menos canais em sobreposição ou concorrência. O FGW está dentro de algum armário ITED ou bastidor metálico que possa estar a causar reflexões? Caso não esteja, eu a si equacionava verificar o ruido nas portadoras 5ghz ou ligar para o suporte para o fazer.

Lamento nao conseguir ajudar mais.



Boa noite
Nestas questões de portas etc etc sou um pouco leigo, mas o que veirifquei é que, a porta que seleciono na rede 5ghz, é sempre a que tem imenso ruído, enquanto que todas as outras possuem niveis de ruido baixo. Se mudo de porta novamente, o mesmo vai acontecer, a porta selecionada ficara com imenso ruido...

Responder