Velocidade Cabo inferior à velocidade Wireless

  • 21 February 2018
  • 6 respostas
  • 1399 visualizações

Boa tarde


Tenho contratada net 1GB/200 mb com o router FiberGateway.

 

Por Wireless, consigo têr na mesma divisão do Router, cerca de 550 mbps.

 

Por cabo, e utilizando equipamentos com Gigalan (já experimentei 3 diferentes), não consigo têr velocidades superior a 120 mbps.

Tenho tambem ligado noutra porta LAN, um Powerline com gigalan (TP-link WPA8630), que tambem não recebe mais que os 120 mbps.

 

 

Já fiz reset ao router, experimentei fazer a medição de velocidade em vários sites (inclusivé o da meo/sapo) e os resultados são semelhantes.

 

Parece que a velocidade que chega ao Router será mais ou menos a contratada, a rede Wireless 5G funciona (apesar de achar que perdas de 50% é demasiado),  mas nas portas gigalan do Router, a velocidade é baixissima.

 

Sugestões ???

 

Desde já agradeço.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Reputação 3
Crachá +8
É melhor expôr essa mesma situação através do 16209.
Reputação 1
escreveu:

Boa tarde



Tenho contratada net 1GB/200 mb com o router FiberGateway.


 


Por Wireless, consigo têr na mesma divisão do Router, cerca de 550 mbps.


 


Por cabo, e utilizando equipamentos com Gigalan (já experimentei 3 diferentes), não consigo têr velocidades superior a 120 mbps.


Tenho tambem ligado noutra porta LAN, um Powerline com gigalan (TP-link WPA8630), que tambem não recebe mais que os 120 mbps.


 


 


Já fiz reset ao router, experimentei fazer a medição de velocidade em vários sites (inclusivé o da meo/sapo) e os resultados são semelhantes.


 


Parece que a velocidade que chega ao Router será mais ou menos a contratada, a rede Wireless 5G funciona (apesar de achar que perdas de 50% é demasiado),  mas nas portas gigalan do Router, a velocidade é baixissima.


 


Sugestões ???


 


Desde já agradeço.



Olá,


 


Sem mais nada, ligado o PC diretamente por cabo ethernet sem ter nenhum switch nem equipamento adicional ligado, pareceria problema do cabo ethernet. Presumo que já tenha usado outro cabo, vale a pena fazer experiência. Garanta que o cabo é qualidade ethernet cat.5e ou superior.


Se se mantiver sugiro ligar 16209 e reportar avaria, isso não é normal, de todo.


Tks


 


NOTA: as perdas no 5GHz são normais para os valoresa atingidos por si. Para atingir um máximo acima de 600-700 Mbps terá de ter equipamento com 4 antenas MU-MIMO, 802.11ac wave2.


Eu uso um HP spectre360 2x2 (intel 8625) e consigo 500-550 Mbps DL. Já vi um Samsung S8 ficar perto dos 600 Mbps.


 


 


 


Tks


 


 
Boa tarde


Obrigado pelas respostas.

 

Já testei outros cabos cat5 e cat6. Vou seguir a sugestão de retirar todos os outros cabos de rede das respetivas portas e testar porta a porta só com um aparelho ligado. Ainda assim pelo menos já medi em 2 portas diferentes (powerline e PC) e o problema mantem-se.

Recordo-me que uns tempos antes de instalar o novo kit Powerline , cheguei a medir a velocidade de uma tvbox android ligada diretamente ao router e tinha cerca de 800 mbts. À data tinha outro kit powerline (sem gigalan) ligado noutra porta.

 

Haverá alguma interferência com a ordem (número de porta) onde são conectados determinados aparelhos (powerline por exemplo) ?

 

Senão resultar terei que solicitar assistência técnica.

 

 

Cps

Gil
I have the same problem😥😥😥

Tenho o Mesmo problema. Conseguiu resolver?

Reputação 7
Crachá +21

Já experimentou com 1 cabo ligado directamente ao router (não os cabos instalados nas tubagens, mas sim um cabo cat5e o 6, pequeno tipo 1metro) a ver que velocidades tem? pode ser problema nos cabos existentes na sua instalação