Velocidade ADSL

  • 23 November 2018
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Boa noite,

Então vou expor a situação que se passa. Somos clientes MEO há já alguns anos na zona de Braga, sem grandes problemas ou queixas, até de há um ano para cá. De há uns meses para cá a qualidade de serviço de internet tem vido a diminuir, de forma progressiva. Começou com páginas a não carregarem e passou a ser uma luta para conseguir fazer um download de maiores dimensões, sem que haja quebras. Temos um contrato com ADSL até 24MB (o mesmo contrato há anos), mas mais recentemente, não posso sequer ter a televisão ligada se quiser sequer enviar o currículo.

 

Fomos contactados no passado dia 16 de Novembro de 2018, por um colaborador, pelo que aproveitei a chamada para falar da situação ao qual me foi dito que tenho todo o direito de estar descontente, dado que nem o meu mail nem por exemplo, um video no youtube consigo ver em qualidade. Foi-me também dito que seria contatada pelo serviço técnico.

 

Na quarta feira dia 21 de Novembro de 2018 cansada da situação e da falta de acesso, liguei para a linha de clientes, que após vários minutos de espera fui atendida. Após expor a situação, foi-me dito que me encontro a 2km da central que fornece o serviço e que por esse motivo é normal que a qualidade seja bastante inferior. Quando questionei a senhora em linha sobre o fato de a distância durante todos estes anos se manter, e a qualidade do serviço diminuit, foi-me dito que a culpa do problema seria a oxidação do cobre dos fios de internet. Nesse momento perguntei porque não são feitas trocas dos cabos então, mas sem respostas concreta, passando então a culpabilizar a instalação de fibra ótica, pelo que informei que o problema já se verificava antes da instalação da mesma mas que não era tão significativa, tendo sido mais notória até por visitantes nos últimos tempos.

Perguntei então se não haveria alguma forma de aumentar a quantidade de internet fornecida, dado que temos contratado até 24MB. A senhora explicou que poderia fazer umas modificações no set up e dar um boost até aos 11MB, continuando que este poderia ser revertido a qualquer momento assim que a central decidisse. Disse-me de seguida, que tinhamos canais HD na televisão, mas pelo que via nunca tivemos sequer acesso a eles porque nunca recebemos os cerca de 8MB necessários, para que estes fossem ativados, mas que não me preocupasse que a partir daquele dia íriamos tê-los. Após o dito boost e até ao fim dessa tarde e inicio de noite, tivemos ao fim de vários anos, acesso aos canais HD, qual não é o meu espanto quando na manhã seguinte, não só não temos esses canais, como a recessão de internet é ainda inferior à qual se verificava antes da chamada e, desde então, só tem vido a piorar. Neste momento, se quero ter completa utilização da internet no meu computador ou no meu telemóvel, preciso que a televisão esteja desligada. De frisar que se quero utilizar a internet no meu telemóvel, tenho que usar o pacote de dados que tenho no mesmo, dado que a qualidade do serviço é bastante maior à oferecida pela MEO.

Ainda no decurso da elaboração deste post, foi necessário ligar e desligar a internet várias vezes para conseguir encontrar os dados que a seguir vou listar.

 

É possível dada as circunstâncias proceder a uma rescissão do contrato? 

 

Dados adicionais:

- O router é um Thomson TG787 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Reputação 5
Nessa página do router que colocaste em imagem, clica em "Detalhes" no canto superior direito para se ver os restantes valores da linha.



  aqui está. 
Reputação 5
Com essa margem parece-me um pouco "resvés" para se conseguir os 12 megas (> 11.799 kbps) necessários para se ter os canais HD. Provavelmente eles aumentaram a sincronização para os 11.799 kbps mas durante a madrugada, como já é habitual nesta tecnologia, o router perdeu sincronização e voltou para os valores anteriores, agora os tais 8.127 kbps.


 


Estás a usar o cabo de rede? Se a tua ligação aos dispositivos que tens é feita via wifi pode ser daí a causa dos problemas.


Caso estejas a usar o cabo de rede e tendo em conta as perdas de ligação presentes na página do router, só te resta insistir com o apoio técnico (16209). Aí, o mais provavél é ser algum problema no exterior, e eles precisam de investigar.


 


A chamada é gratuita se for efectuada através da rede fixa PT.
 Não, não estou a fazer por cabo, porque de momento não tenho nenhum em casa. O problema é que desde que liguei a qualidade do wifi diminuiu drasticamente. No dia em que liguei era má, mas nestes dias seguintes, não consigo enviar um mail que seja a menos que use dados. No computador, tenho que reiniciar a net a cada 30min (uma estimativa simpática). Canais HD em mais de 1 ano e falo, apenas do corrente contrato e talvez de todos os que foram assinados, nunca tivemos acesso. Chegou ao ponto de nem nos lembramos deles, porque nunca tivemos acesso a eles. A própria pessoa que me atendeu disse em tom de brincadeira que nunca sequer os utilizamos. 

Se durante a noite, se vai dar o mesmo problema, nem vale a pena tentar. Passar todos os dias a ligar para o suporte técnico, para ver o problema resolvido por umas horas e voltar o mesmo no dia seguinte. Ou para continuarem a repetir cinco vezes, que a culpa é a distância à central e dos cabos de cobre que oxidam e o serviço de fibra ótica de operadoras. Neste momento, preciso que o serviço funcione, pois necessito dele porque procuro trabalho.

 

E honestamente, a minha grande dúvida, é como é que num serviço que é igual há anos e, já fomos mais utilizadores de internet durante grandes porções de tempo o serviço trabalhava bastante melhor que agora apenas com 1?

 
Reputação 5
Estares a usar wifi é um grande problema para se fazer despiste a esse assunto, e neste caso as operadoras não podem assumir responsabilidades pois existe muita coisa que pode interferir com essa tecnologia como temperatura, humidade, redes vizinhas, etc etc.


 


Se fosse a ti tentava arranjar um cabo de rede e verificar como a ligação se comporta. Melhor que andares a perder o teu tempo a ligar para o apoio técnico tendo em conta que estás a usar wifi e eles nada podem fazer em relação a isso como disse anteriormente.


 


Se o problema persistir via cabo aí sim, é chatea-los até eles resolverem pois são obrigados a tal.


Se eu tivesse que apostar na origem dessa lentidão, diria que o problema está aí na forma como te estás a ligar à internet.
 Portanto a solução que propõe (apenas para resolver a internet no computador, não no telemóvel ou a falta dos serviços dos canais HD que pagamos) é utilizar um cabo e testar com isso e quase que rezar para que resulte. Há mais de seis anos e por grande parte desses mesmos, fomos 3 utilizadores contínuos do serviço, nunca ligamos o computador ao router por cabo e nunca tivemos problema. Com apenas 1 utilizador o mesmo serviço prova ser defeituoso. 

A este ponto, e com as várias respostas que vou tendo, depois de anos como cliente da mesma empresa, vemo-nos obrigados então a mudar de operadora, assim que seja possível, dado que as respostas são vagas ou sem resolução direta. O mínimo que queriamos era manter a qualidade de serviço ao longo dos anos. 

 

E pressupondo que não tenha como trabalhar com o computador, na mesma divisão em que se encontra o router, que sugestão me dá? Que me desloque até à cidade, sujeitando-me a pagar transporte e arranjar algum café onde a qualidade de serviço é maior, quando pelo que pago deveria ter todas as condições em casa?
Reputação 5
Se o problema for realmente do wifi, não há como obrigar a operadora a resolver seja o que for pelos motivos que já mencionei anteriormente. Não estou aqui a fazer o papel de advogado do diabo mas há que compreender e aceitar a realidade. Há muitos factores que interferem com a estabilidade dessa tecnologia, e lá por ter funcionado bem há uns anos não quer dizer que vá sempre funcionar da mesma maneira. 


 


Já sugeri como fazer o despiste, agora cabe-te a ti analisar a situação. Pode inclusive o router em questão estar a apresentar sinais de avaria. Podes igualmente experimentar os vários canais de wifi e ver se ajuda. Mas nada melhor que o cabo para se determinar de onde realmente é a origem do problema.