Velocidade abaixo do esperado

  • 7 August 2011
  • 24 respostas
  • 975 visualizações

Boas,

tenho há cerca de 3 dias o pacote surf 100 da meo fibra. No fim da instalação do serviço o tecnico fez o teste de velocidade em qos.sapo.pt e atingiu os 91.2 mb/s. Disse.me que como tinha acabado de activar o serviço este estava ainda instável e por isso a velocidade ainda iria melhorar. O teste foi feito por cabo ethernet num desktop com porta gbit. O router que foi instalado é o usado no sapo fibra de 200mb, ou seja, aquele que tem 1 porta gbit (tg799n). No dia a seguir voltei a fazer o teste e anda por volta dos 80mb/s, acham que me devo queixar, ou é uma velocidade aceitavel para o serviço? Se garantem os 100mb/s pelo menos 90 deveria ter, digo eu.

24 respostas

90 e tal é aceitável, menos que isso é que não, espera mais uns dias, tens 14 dias para experimentar o serviço.
Crachá +6
Reporta o problema, tens aí qualquer coisa mal configurada e têm que te corrigir isso.
Eu nem percebo o problema...tens 80 Mb/s...precisas de mais velocidade para quê? Notas a diferença entre 80, 90 e 100? É que os serviços de net tem muitas outras limitações que na maioria dos casos tornam irrelevante (ou nula) a diferença entre 80 e 100 Mb/s (que é a velocidade entre ti e a central salvo erro...não a velocidade que depois vais ter em downloads e afins).
Eu nem percebo o problema...tens 80 Mb/s...precisas de mais velocidade para quê? Notas a diferença entre 80, 90 e 100? É que os serviços de net tem muitas outras limitações que na maioria dos casos tornam irrelevante (ou nula) a diferença entre 80 e 100 Mb/s (que é a velocidade entre ti e a central salvo erro...não a velocidade que depois vais ter em downloads e afins).

A diferença são 20 Mb............................ Quem me dera ter 20 Mb............

Quando vais pôr gasolina no carro pagas 1.61€ por um litro, pela tua ideia se fossem apenas 8 decilitros não fazia mal, bastava conduzir um pouco mais devagar para consumir menos.........................
A diferença são 20 Mb............................ Quem me dera ter 20 Mb............

Quando vais pôr gasolina no carro pagas 1.61€ por um litro, pela tua ideia se fossem apenas 8 decilitros não fazia mal, bastava conduzir um pouco mais devagar para consumir menos.........................

Não é o melhor exemplo...na maioria das utilizações ACTUALMENTE nem se nota a diferença entre 100 e 80 Mb/s porque depois não é essa a velocidade que consegues em downloads, acesso a sites, jogos, etc...
No combustivel notas...

É um pouco como a diferença entre ter uma velocidade maxima de 300 ou de 240...mas não ser possivel andar a mais de 120...torna-se irrelevante...
Crachá +6
O simples facto de ter contratado acesso de 100Mbps e não ter nem 90 é suficiente para reclamar.
Pelos vistos entras na categoria dos "good enough" ou "não é mau".
Isso sim é mesmo mau: "come e cala"?
Comigo, nunca!
O Povo Português tornou-se um Povo Manso.................
Pa...eu nem tenho fibra...e "pago" uns 16 (acho eu...nem sei bem o tarifario que tenho) e tenho 8 no maximo para partilhar com as Tvs...o que da uns 2Mb para net...

Portanto não percebo assim tão bem que se queixem com 80...se a questão é contratual...nos ADSL tem o famoso "até" que defende qq largura de banda. Se a fibra tem 100 "garantidos" então pronto...é legitimo queixar-se...mas eu PESSOALMENTE não vejo razões para o fazer...

NO MEU CASO...sabia o que estava a contratar e o que poderia fazer...e sinceramente não me queixo muito...pelo que pagava pela net tenho actualmente TV, NET e Telefone...e montes de serviços uteis (gravar, videoclube, pausa, etc...)
Quando a coisa falhou...aí já me quexei...mesmo do MEO, obviamente...que tem coisas de que nos podemos queixar...(mas esta nem me parece das piores)
Crachá +6
Se tens ADSL e não sabes como funciona ou deve funcionar a fibra ótica talvez devesses não opinar sobre o problema colocado.
De resto, és obviamente livre para pensares como muito bem entenderes, tu não reclamas, eu reclamo.
Para acalmar agora ia um pratinho de caracóis e uma cerveja bem fresca................................
Se tens ADSL e não sabes como funciona ou deve funcionar a fibra ótica talvez devesses não opinar sobre o problema colocado.
De resto, és obviamente livre para pensares como muito bem entenderes, tu não reclamas, eu reclamo.
Não é bem assim...tenho ADSL porque não posso ter fibra...mas ja estive a ver as possibilidades da fibra...no MEO e na concorrencia...e que eu saiba não é preciso ter fibra para opinar sobre isto.

Reclamações a MAIS também não são boas...gastam recursos e podem reduzir a motivação do provedor de serviços para resolver os problemas.

BASICAMENTE...para o utilizador NORMAL a unica diferença entre 80 e 100 MB é o numero do teste de velocidade...de resto é igual...(quase) nada é mais lento nem demora mais! A velocidade de 80 ou 100 MUITO raramente é atingida de qq forma...

MAS...não chateio mais...fica a opinião e volto para o grupo dos "reles" ADSLs... :)

P.S. Não percebi o pq da "hostilidade"...
Crachá +6
Não é bem assim...tenho ADSL porque não posso ter fibra...mas ja estive a ver as possibilidades da fibra...no MEO e na concorrencia...e que eu saiba não é preciso ter fibra para opinar sobre isto.

Reclamações a MAIS também não são boas...gastam recursos e podem reduzir a motivação do provedor de serviços para resolver os problemas.

BASICAMENTE...para o utilizador NORMAL a unica diferença entre 80 e 100 MB é o numero do teste de velocidade...de resto é igual...(quase) nada é mais lento nem demora mais! A velocidade de 80 ou 100 MUITO raramente é atingida de qq forma...

MAS...não chateio mais...fica a opinião e volto para o grupo dos "reles" ADSLs... :)

P.S. Não percebi o pq da "hostilidade"...
Mais uma vez escreveste o suficiente para te percebermos.
Vamos lá ver...
Se se presta um serviço, e se cobra por ele... se se publicitam velocidades garantidas...
Só têm de cumprir. Se são os 100Mb... têm de os fornecer!
E não me interessa se é medida na central ou lá onde é... o cliente paga pelo serviço final, pelo produto que recebe em casa! E, neste caso, o serviço é de 100Mb.
Se para o garantir tiverem de, inicialmente, de partir a 120Mb... que o façam!
A questão de se notar ou não a diferênça entre 80Mb ou os 100Mb é irrelevante!
Vamos lá ver...
Se se presta um serviço, e se cobra por ele... se se publicitam velocidades garantidas...
Só têm de cumprir. Se são os 100Mb... têm de os fornecer!
E não me interessa se é medida na central ou lá onde é... o cliente paga pelo serviço final, pelo produto que recebe em casa! E, neste caso, o serviço é de 100Mb.
Se para o garantir tiverem de, inicialmente, de partir a 120Mb... que o façam!
A questão de se notar ou não a diferênça entre 80Mb ou os 100Mb é irrelevante!

Mai nada...............
Mais uma vez escreveste o suficiente para te percebermos.
Ok...voltei so mais uma vez...SE estas a querer insinuar qq coisa...tipo que trabalho para a PT ou qq coisa do genero...NÃO É O CASO...e podem ir ver os meus outros posts por cá...queixo-me de vez em quando como toda a gente...e ja reclamei para o MEO com outros problemas.

(...)
Se se presta um serviço, e se cobra por ele... se se publicitam velocidades garantidas...
Só têm de cumprir. Se são os 100Mb... têm de os fornecer!
(...)
A questão de se notar ou não a diferênça entre 80Mb ou os 100Mb é irrelevante!
Até concordo com isto...e também concordo que a publicidade "enganosa" até é demasiado frequente neste tipo de serviços...e se a palavra garantido está lá então em termos teoricos o cliente pode perfeitamente reclamar.
MAS quando te disserem do lado de lá qq coisa do genero que "Os nossos testes apresentam 100MB, os testes que usou não são fiaveis" ou o mais tradicional "Vamos analisar o problema" (e depois nunca mais dizem nada), fazes o quê?
É que ao contrario de outros problemas do MEO, não é nada facil "provar" faltas de largura de banda...particularmente nestes valores tão proximos.
Se o MEO não resolve os casos em que se paga 24 e se tem menos de 8...(estes sim, relativamente graves)

E então eu pergunto...de que serve gastar tempo (e dinheiro) a reclamar por algo que (provavelmente) NÃO TEM EFEITO PRATICO...
É razão para rescindir o contrato? E ajuda em alguma coisa?
A sério...se esperarem uns tempos quase que garanto que aparece uma avaria/limitação melhor para reclamarem...

GARANTO que não trabalho com reclamações...mas já estive a reclamar em locais onde o tipo de reclamação "tipica" é tão "estranha" que depois não me dão o crédito devido quando apresento uma mais "real"...e é só isto que quero dizer...
Para ser CLARO...NÃO TENHO DUVIDAS de que o cliente tem direito a reclamar, nem ponho isso em questão.

E ja agora...se o user inicial reclamar de facto, gostava de saber o que acontece a seguir...
Ok...voltei so mais uma vez...SE estas a querer insinuar qq coisa...tipo que trabalho para a PT ou qq coisa do genero...NÃO É O CASO...e podem ir ver os meus outros posts por cá...queixo-me de vez em quando como toda a gente...e ja reclamei para o MEO com outros problemas.


Até concordo com isto...e também concordo que a publicidade "enganosa" até é demasiado frequente neste tipo de serviços...e se a palavra garantido está lá então em termos teoricos o cliente pode perfeitamente reclamar.
MAS quando te disserem do lado de lá qq coisa do genero que "Os nossos testes apresentam 100MB, os testes que usou não são fiaveis" ou o mais tradicional "Vamos analisar o problema" (e depois nunca mais dizem nada), fazes o quê?
É que ao contrario de outros problemas do MEO, não é nada facil "provar" faltas de largura de banda...particularmente nestes valores tão proximos.
Se o MEO não resolve os casos em que se paga 24 e se tem menos de 8...(estes sim, relativamente graves)

E então eu pergunto...de que serve gastar tempo (e dinheiro) a reclamar por algo que (provavelmente) NÃO TEM EFEITO PRATICO...
É razão para rescindir o contrato? E ajuda em alguma coisa?
A sério...se esperarem uns tempos quase que garanto que aparece uma avaria/limitação melhor para reclamarem...

GARANTO que não trabalho com reclamações...mas já estive a reclamar em locais onde o tipo de reclamação "tipica" é tão "estranha" que depois não me dão o crédito devido quando apresento uma mais "real"...e é só isto que quero dizer...
Para ser CLARO...NÃO TENHO DUVIDAS de que o cliente tem direito a reclamar, nem ponho isso em questão.

E ja agora...se o user inicial reclamar de facto, gostava de saber o que acontece a seguir...

Em termos teóricos? Quais termos teóricos?
É um direito que lhe assiste, consagrado na Lei do Consumidor! Não é teórico...
Se a MEO garante 100Mb, tem de o servir... e o cliente tem de usufruir!
Meu caro... se a MEO se limitar a medir a velocidade nos seus serviços e instalações... algo vai mal!
A MEO só tem de fazer deslocar um técnico à instalação do cliente e ai sim, fazer os testes indicados.
As questões dos serviços de ADSL, de 24Mb e usufruir de8Mb... são irrelevantes para esta discussão. E são laterais ao contexto... porque "com o mal dos outros podemos nós bem".
Se pago 100Mb e usufruo de 80Mb... então, se não têm solução... baixem o preço! E será irrelevante se alguém me vem dizer - Olhe lá, conheço quem pague 24Mb e só usufrua de 8Mb! - E depois? Pergunto eu...

Já nem vou comentar o efeito prático... porque então, é como já disse... algo de muito mau se passa na MEO.

Isto tudo, referente ao tópico.
Eu, por mim, sou um cliente satisfeito... não a 100%, mas pronto.
Em termos teóricos? Quais termos teóricos?
É um direito que lhe assiste, consagrado na Lei do Consumidor! Não é teórico...
Se a MEO garante 100Mb, tem de o servir... e o cliente tem de usufruir!
Meu caro... se a MEO se limitar a medir a velocidade nos seus serviços e instalações... algo vai mal!
A MEO só tem de fazer deslocar um técnico à instalação do cliente e ai sim, fazer os testes indicados.
As questões dos serviços de ADSL, de 24Mb e usufruir de8Mb... são irrelevantes para esta discussão. E são laterais ao contexto... porque "com o mal dos outros podemos nós bem".
Se pago 100Mb e usufruo de 80Mb... então, se não têm solução... baixem o preço! E será irrelevante se alguém me vem dizer - Olhe lá, conheço quem pague 24Mb e só usufrua de 8Mb! - E depois? Pergunto eu...

Já nem vou comentar o efeito prático... porque então, é como já disse... algo de muito mau se passa na MEO.

Isto tudo, referente ao tópico.
Eu, por mim, sou um cliente satisfeito... não a 100%, mas pronto.

Tás armado em valente tu.... Falas falas falas e conclusão das conclusões é que disseste zero.
A MEO garante as velocidades em fibra é verdade, mas contudo nas clausulas contratuais está por lá estipulado a influência de factores terceiros à ligação em casa do cliente. Logo se não recebes 100Mbps é porque a estrutura de rede da zona ainda não o permite. Contudo, são 20Mbps de diferença e há motivo para pedir mais pois pelo que li é possível. O que se passou, foi que no acerto técnico remoto, o rapaz meteu aquilo de modo a não congestionar a rede de outros. isto é, que o adsl que são clientes da mesma central não fossem muito sugados.
Mas verdades sejam ditas, muitos dos clientes 100 e 200 mbps não usam metade da velocidade, pois os sítios a que se ligam mal ultrapassam muitas das vezes os 30mbps.
A solução para o caso, se a velocidade não for aumentada é diminuir o tarifário para os 50mbps.
Tás armado em valente tu.... Falas falas falas e conclusão das conclusões é que disseste zero.
A MEO garante as velocidades em fibra é verdade, mas contudo nas clausulas contratuais está por lá estipulado a influência de factores terceiros à ligação em casa do cliente. Logo se não recebes 100Mbps é porque a estrutura de rede da zona ainda não o permite. Contudo, são 20Mbps de diferença e há motivo para pedir mais pois pelo que li é possível. O que se passou, foi que no acerto técnico remoto, o rapaz meteu aquilo de modo a não congestionar a rede de outros. isto é, que o adsl que são clientes da mesma central não fossem muito sugados.
Mas verdades sejam ditas, muitos dos clientes 100 e 200 mbps não usam metade da velocidade, pois os sítios a que se ligam mal ultrapassam muitas das vezes os 30mbps.
A solução para o caso, se a velocidade não for aumentada é diminuir o tarifário para os 50mbps.
Lamentável... o teu tom!
Eu não ESTOU ("Tás", não conheço) armado em nada.
Tu vens defender algo que não deveria constar dos contratos... porque a honestidade ou existe ou não deve ser "namorada".
Se garantem... garantem! Ou garantem... e depois vêm com as chamadas "letrinhas", como salvaguarda!
E se leste... leste mal, ou na diagonal!
Se acham que depende de tantas coisas... que se salvaguardem então... e tenham 150Mbps, para o cliente usufruir aquilo estipulado e contratado!
Não gostas? Então vai lá armar-te em valente com outros users e deixa-me em paz!
E esquece lá as "verdades ditas"... isso é acessório! Tanto podes visitar sítios a x velocidade como a y! A MEO não tem de se basear nisso. A MEO, tal como todos os prestadores de serviços, tem é de fornecer o que anuncia e publicita... além de garantir!
Ou agora um cliente 100Mbps, só porque tem vários vizinhos ADSL na mesma central, tem de pagar os 100Mbps garantidos e usufruir de 80Mbps?
Foi o que defendeste...
Pauta-te pela boa educação, ok? Eu sou novo aqui, mas já reparei que tu, pelo menos, é que entraste à valente!
Quer velocidade garantidíssima, paga como tal! Existem ligações simétricas de 100mb GARANTIDOS,a preços módicos no mercado a começar nos 500€ para cima. É só escolher.
Quer velocidade garantidíssima, paga como tal! Existem ligações simétricas de 100mb GARANTIDOS,a preços módicos no mercado a começar nos 500€ para cima. É só escolher.

Começo a compreender porque é que a maioria dos Operadores abusa das particularidades e excepções nos seus contratos!
Existe sempre quem goste e o defenda!
Bem... já estou a ver que ser exigente é raro... tal como no grau de capacidade de diálogo.
Eu, quando leio "Garantido"... assumo o significado da palavra. Se não o é... poupem nas letrinhas, que gastam tinta, e vendam os tarifários como realmente o são... "Até"...
Mas já reparei que ou aqui andam "vassalos da PT", ou então são daquele tipo de cliente muito do agrado das operadoras... os que gostam de ser "comidos"!
Como a PT vende a FTTH como garantia de velocidade... afinal parece que não e já depende de x e y... então que o coloque em letras grandes!
E sim... quero aquilo que me vendem... e vendem a Fibra Óptica como um serviço de velocidade garantida! Se colocam as letras pequenas a condicionar... bem, algo continua muito mal!
Enfim... pior é quem paga e defende isso!

P.S.
O serviço FTTH não é simétrico? Sempre pensei que sim... não é preciso pagar 500 euros...
A conversa já se está a alargar em demasia, não vale a pena estarem-se a chatear....................
Olhe que a difamação é um peso pesado! Não me conhece, nem eu o conheço. Não trabalho para a PT, nem nada que se pareça, apenas conheço um pouco da realidade da mente tuga. Não sou comido, pelo contrário acho que tenho um bom contrato de 3play. Ora pelo teu ver, eu tenho contrato de 12 mbps de velocidade, "apenas" atinjo 11, vou já ralhar com a PT porque me tão a roubar em 128 KB/s.
Apenas constato que o grande problema dos 100mbps será o hardware.
Daqui por um tempo a PT tem a culpa do iva da electricidade subir para os 23% e que já não podem deixar o PC 24/7 a sacar.
A velocidade depende de que pc estas a usar para testar, o tipo de placa de rede, se tens ou nao alguma firewall ou antivirus no pc que verifique constantemente a ligaçao a rede, isso tudo causa diferenças na velocidade real que podem ter... Se tiveres ai algum bichinho no pc é suficiente para retirar largura de banda.. Mas se a velocidade for baixa em varios pc ou coisa assim ja é outrro problema.. So mesmo testando bem pa ver de onde vem o problema. Cumps
O sinal é dado como OK a partir de 80% e pelos vistos ta dentro dos 80%...
Os valores normais para serviços de 100mb costumam andar entre os 80 e os 100 nunca abaixo disso, tambem podem variar com o tipo de cabo.
Em relaçao a quase ninguem se queixar...quase toda a gente pede 12mb e fica com 30mb!!!kakakakakaka Claro que nao se queixam!Para que 100mb?Nem 50mb se justifica mt!Qual o servidor que nos deixa usar tanta lagura de banda?! 😃

Responder