Valores Linha ADSL


Boa noite,

Não sei se é o sitio indicado, mas cá vai.

após email enviado por mim para o apoio a clientes, a solicitar uma analise a minha linha telefonica, alteram-me o sincronismo da linha de 12/1 para 16/1 ;)
Após 1 ano de espera lá consegui o aumento.

Que acham dos novos valores?

Tipo de DSL: G.992.5 annex A

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.383

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 72,20 / 10,19

Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 18,5

Atenuação na linha (Up/Down) : 9,5 / 19,5

Margem SN (Up/Down) : 12,0 / 11,5


cumps

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1202 respostas

Alguém me sabe dizer qual o valor mínimo que a margem SNR pode ter numa instalação MEO? Pelo que li não deve ser menor que 10.
Mas qual é a política da PT, é obrigatório ser >= 10?

Em tempos, se estivesse em interleaved, ficava a >=6dBs. Em fast, obrigatóriamente >= 10dB.

Há uns tempos parece que mudou tudo para >= 10dBs, e, abaixo dos 10 já nem sincronizava. Sinceramente, já não sei.
Boas,

alguém que percebe disto pode me dizer o que acha da minha linha?
Eu sou meo a vários anos e actualmente pago pelo pacote de 24mb mas só tenho isto: 12mb down e 500kb up.




Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 27 dias, 5:07:47
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 12.287
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 961,85 / 3,99
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,4
Atenuação na linha (Up/Down) : 7,9 / 21,5
Margem SN (Up/Down) : 28,5 / 10,3

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 29.856 / 2
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 39.815 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 33.621 / 14

O 1M no up poderia estar configurado sem problemas.

A atenuação down não é assim tão elevada, e deverias conseguir pelo menos 14 ou 16, mas, provavelmente existe algum problema ou degradação na linha que não o permite.
bem, pensava que eu estava mal afinal tou bem melhor que muitos aqui 🐧

tive sapo adsl 24 megas sem qualquer problema durante anos, mudei para meo adsl e agora apesar do router sincronizar a 20 megas na realidade tenho velocidades de 15 megas :frown: ja me fartei de telefonar e parece mesmo que não da para mais

nao percebo pq é que existe este pacote 24 megas se toda a gente tem 15 no maximo...

o pior é que quando aderi garantiram-me que ia ter 24 megas mas o proprio tecnico assim que cá chegou para instalar disse que nunca na vida ia ter 24 megas apesar de estar tao perto da central

que trafulhas :frown: devia ter ido cabovisão mas tmb tem os seus problemas.

Se sincronizas a 20M mas só fazes downloads a 15M, é algo tão simples como o BBRAS estar configurado a 15M (presumo que estejas ligado por cabo utp)

Não sei se, nos tempos que correm, lá dentro, ainda têm alguém que saiba configurar o BBRAS manualmente (poderá ser um erro de cadastro que quando faz a configuração, deixa a net a 15M).

Em relação ao SNR, só sabendo o teu SNR. Lembro-me que havia classes de 24M, mas para as configurar é necessária uma atenuação muito baixa.
boas, e provavel que alguem ja tenha tido este problema mas ja sao varias paginas para procurar ...

sou cliente MEO TOTAL 15 os meus valores de ligacao sao os seguintes:

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.383
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 69,38 / 3,99
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 18,5
Atenuação na linha (Up/Down) : 6,7 / 12,0
Margem SN (Up/Down) : 13,0 / 15,6
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 4 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 4 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 4 / 0

nunca consegui ter os 15MB mas quando o servico foi instalado conseguia no minimo 12MB ... Nos ultimos meses a velocidade nao passa dos 5,5MB ...

Ja aconteceu isto a alguem ?! alguem sabe o que se passa ?

Cumpz
Pode ser um problema de configuração (do lado da pt). Presumo que estejas ligado por cabo de rede.
Pode ser um problema de configuração (do lado da pt). Presumo que estejas ligado por cabo de rede.

estou ligado ao router por wifi ... mas seja por wifi ou cabo de rede a velocidade e a mesma !
Boa tarde qual é o limite de distancia de um centra da pt
a pt vai me passa cabo adsl mas eu queria saber qual a distancia que se pode ter de uma central da pt
Não existe uma distancia pré-definida, e não existe cabo adsl, mas cabo de cobre, adsl funciona sobre o cabo de cobre.
Para uma instalação meo o ideal será entre 0 a 2500metros no máximo para ter um serviço minimamente decente, e nos 2500 a qualidade degrada-se a olhos vistos.
Há pessoas que estando muito longe da central ainda conseguem uma velocidade relativamente boa (4mb), outras que nem por isso.
Diga-se que os 3 a 3,5km é o limiar para ter um serviço em condições nos dias de hoje. tudo isto depende do calibre do cabo, estado de conservação, nº de clientes "pendurados" nele.

Nos bons velhos tempos só do telefone ,e ainda hoje á clientes a 5,6 e até 7km da central, embora tenha ouvido falar de clientes até 10km de uma. Nestas ocasiões o serviço é muito mau.
Boa noite!
Acabadinho de mudar de casa e fui forçado a mudar de Fibra para ADSL.
Os valores que tenho são os seguintes:

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 0 dias, 2:33:16
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.125
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 515,82 / 3,99
Potência de Saída (up/down) : 12,2 / 19,4
Atenuação na linha (Up/Down) : 19,7 / 34,0
Margem SN (Up/Down) : 27,2 / 11,1
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 22 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 2 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 33 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 8.103 / 8.103
Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 0 / 0

Pelo que percebi em posts anteriores tudo tem a ver com a atenuação e o SNR.
No meu caso, que a atenuação Down é elevada, não tenho hipótese? Há alguma coisa que se possa fazer (da parte da PT, ou não), para baixar o valor?
Quanto ao SNR Down estar a 11, também não me deixa muita margem, certo?

Obrigado.
O SNR está no limite, ou seja, mais de 8 mega sem alterações de maior na infraestrutura é para esquecer. Para melhorar a atenuação só mesmo se a PT se dignar a instalar um multiserviços adsl mais perto da tua residência, e daí oferecer uma maior qualidade de serviço.
Obrigado pela resposta... É como esperava...
Não tem que agradecer. Infelizmente é assim, normalmente a substituição dos cabos pode ajudar, mas não deixa de ser um paliativo, pois os 34dB de atenuação ja correspondem a um troço com mais de 2500metros.
Estes é os dados da linha meo adsl de um amigo meu. Tem os valores antigo e a frente coloco os valores novos para saber se da para aumentar a ligação para uns 15 megas que é o pacote dele.


Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 26 dias, 13:51:09

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 7.171. (novo)- 509/8.128

Dados transferidos (enviados/recebidos) :3,99 / 3,99

Potência de Saída (up/down) :12,3 / 19,1. (novo) 12,2/19,2

Atenuação na linha (Up/Down) :22,4 / 40,5. (novo) 9,8/17,5

Margem SN (Up/Down) :26,1 / 10,8 (novo)25,9/19,8

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 22 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 2 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 70.386 / 16

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 87.049 / 7

Erros de HEC (Up/Down): 56.951 / 6
Desculpem chateá-los novamente, mas reparei que o SNR da minha ligação mudou.
Neste momento tenho isto:

Link Information

Uptime: 2 days, 11:44:35
DSL Type: ITU-T G.992.5
Bandwidth (Up/Down) : 509 / 8.128
Data Transferred (Sent/Received) : 181,04 / 1,25
Output Power (Up/Down) : 12,2 / 19,2
Line Attenuation (Up/Down) : 19,9 / 34,5
SN Margin (Up/Down) : 27,2 / 13,9
System Vendor ID (Local/Remote): TMMB / ----
Chipset Vendor ID (Local/Remote): BDCM / BDCM
Loss of Framing (Local/Remote): 0 / 0
Loss of Signal (Local/Remote): 0 / 0
Loss of Power (Local/Remote): 0 / 0
Loss of Link (Remote): -
Error Seconds (Local/Remote): 347 / 0
FEC Errors (Up/Down): 0 / 0
CRC Errors (Up/Down): 381 / 0
HEC Errors (Up/Down): 192 / 0

Acham que mesmo assim não dá para aumentar?
Eu sei que pareço desesperado... 😛
O sinal mantém-se estável como está! 🙂 Ao aumentar, o snr desce abaixo dos 10dB e a PT de momento não permite que isso aconteça.
Que treta... :p
Que margem teria de ter para poder aumentar?
Teoricamente com essa margem, daria para ir aos 10/11 mbps, ficando com uma margem de 7dB, e o serviço a funcionar sem problemas, mas com elevada probabilidade de os ter no futuro. Recentemente a PT alterou os parâmetros nos dslam de forma a que o SNR mínimo seja 10dB para evitar problemas, já que abaixo desse valor o serviço funciona mas para ligações mais longe da central dá problemas.
Para que o seu serviço desse para aumentar no mínimo para 11mbps, a margem teria que ser pelo menos 18dB (está longe de ser uma ciencia exata), pois quanto maior a atenuação maior será a variação do SNR por cada aumento de velocidade.
Mais uma vez, obrigado pela explicação.
Boas,

tenho o pacote TOTAL 15, que acham destes valores ?

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 9 dias, 9:01:50

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.383

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 3,99 / 2,41

Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,4

Atenuação na linha (Up/Down) : 6,6 / 12,0

Margem SN (Up/Down) : 13,2 / 11,3

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 738 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 756 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 604 / 0
Boa tarde!
Existe aqui uma situação comigo que me está a fazer uma tremenda confusão.
Há cerca de 3 meses tinha 8mb. pedi para me alterarem para 1mb/10mb e ficou excelente com a atenuação nos 33 e margem entre os 9 e os 11. Passado dois dias ligaram-me da PT a dizer que não podia estar a 10mb porque ficaria instável, no entanto nesses dois dias a linha não caiu uma unica vez. Há dois dias mudaram-me a velocidade de download para 6.999mb ficando a margem sn a rondar os 17. No minino, incompreensivel!


Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema:

0 dias, 0:09:57

Tipo de DSL:

ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) :

509 / 6.999

Dados transferidos (enviados/recebidos) :

987,43 / 326,85

Potência de Saída (up/down) :

12,1 / 19,1

Atenuação na linha (Up/Down) :

19,3 / 33,5

Margem SN (Up/Down) :

27,8 / 16,9

SistemaID do fornecedor (local/remoto):

TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto):

BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto):

0 / 0

Perda de sinal (local/remoto):

0 / 0

Perda de alimentação (local/remota):

0 / 0

Perda de ligação (remota):

-

Erro em segundos (local/remoto):

0 / 0

Erros de FEC (Up/Down):

0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo):

0 / 0

Erros de HEC (Up/Down):

0 / 0


Se alguem me podesse ajudar a resolver esta situação...
Cumps
Tenho neste momento um pacote de 24mb (mais 7.5€, mas inclui 7.5€ em filmes) será que dá para aumentar?

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 1 dia, 5:41:33

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 945 / 12.287

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 398,94 / 3,47

Potência de Saída (up/down) : 12,3 / 19,2

Atenuação na linha (Up/Down) : 16,4 / 29,5

Margem SN (Up/Down) : 10,2 / 12,6

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 179 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 215 / 88

Erros de HEC (Up/Down): 190 / 50
Boa tarde!
Existe aqui uma situação comigo que me está a fazer uma tremenda confusão.
Há cerca de 3 meses tinha 8mb. pedi para me alterarem para 1mb/10mb e ficou excelente com a atenuação nos 33 e margem entre os 9 e os 11. Passado dois dias ligaram-me da PT a dizer que não podia estar a 10mb porque ficaria instável, no entanto nesses dois dias a linha não caiu uma unica vez. Há dois dias mudaram-me a velocidade de download para 6.999mb ficando a margem sn a rondar os 17. No minino, incompreensivel!


Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema:

0 dias, 0:09:57

Tipo de DSL:

ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) :

509 / 6.999

Dados transferidos (enviados/recebidos) :

987,43 / 326,85

Potência de Saída (up/down) :

12,1 / 19,1

Atenuação na linha (Up/Down) :

19,3 / 33,5

Margem SN (Up/Down) :

27,8 / 16,9

SistemaID do fornecedor (local/remoto):

TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto):

BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto):

0 / 0

Perda de sinal (local/remoto):

0 / 0

Perda de alimentação (local/remota):

0 / 0

Perda de ligação (remota):

-

Erro em segundos (local/remoto):

0 / 0

Erros de FEC (Up/Down):

0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo):

0 / 0

Erros de HEC (Up/Down):

0 / 0


Se alguem me podesse ajudar a resolver esta situação...
Cumps
pois a partida da para mais a tua linha,envia um tweet po tweeter de apoio a clientes da Meo apoio a clientes ,são eficazes e rapidos la e podem ser que te ajudam a resolver esse problema!cumprimentos
Crachá +3
Que acham destes valores? Dá para meter a net mais rápida? Ou tenho problemas com a linha de cobre, que devem ser resolvidos?

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 6 dias, 9:37:50

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 12.287

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,30 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,2

Atenuação na linha (Up/Down) : 14,1 / 23,5

Margem SN (Up/Down) : 28,4 / 17,8

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 180 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 187 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 91 / 0
Eu não precebo nada disto. Que acham dos meus valores?

Uptime do sistema: 0 dias, 4:05:25
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.128
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 295,44 / 2,76
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,1
Atenuação na linha (Up/Down) : 14,7 / 29,5
Margem SN (Up/Down) : 27,3 / 17,1
Que acham destes valores? Dá para meter a net mais rápida? Ou tenho problemas com a linha de cobre, que devem ser resolvidos?

Ligação DSL

Informações sobre a ligação

Uptime do sistema: 6 dias, 9:37:50

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 12.287

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,30 / 3,99

Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,2

Atenuação na linha (Up/Down) : 14,1 / 23,5

Margem SN (Up/Down) : 28,4 / 17,8

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de ligação (remota): -

Erro em segundos (local/remoto): 180 / 0

Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 187 / 0

Erros de HEC (Up/Down): 91 / 0 a partida da para subir tanto de up como de down entra em contacto com o twiteer da meo apoio a clientes e expõe o teu caso eles costumam resolver os problemas mais rapidamente ai ou senão só a pagar,ligar para o 16209 parte tecnica de apoio da meo!cumprimentos