Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176337 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


com esse firmware...passaram mtas actualizações ao lado...
Pois, era o que suspeitava... Ok, vai ser giro então...Pelo que tenho lido, em ADSL single edge, o uso de outro router não é tão pacifico como na fibra. Talvez com esta solução: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/td-p/51333/page/64#


 


Estou para ver a solução que me vão arranjar. Podiam era ter aguentado mais uns mesitos. Andaram a passar fibra peloas postes no mês passado, e pelo que me disseram, será para abertura comercial até ao fim do ano.
Boas malta

 

Reparei numa coisa aqui em casa neste momento tenho MEO e Tenho cabovisao (ha experiencia) e reparei que alguns sites da que usam flash com a meo funcionam mal ou nem funcionam com a net da cabovisao tudo funciona as mil maravilhas sera algum bloqueio que o router da MEO tem? se sim como retirar esse bloqueio?

 

 

Obrigado
Afinal a minha ligação continua em dual edge. Na intervenção do apoio técnico, foi-me pedido que fizesse reset ao thomson. Nova config lá para dentro, e voilá, internet novamente.


 


No entanto, alguma coisa se passou! Eu não mudei password nenhuma! E eles não me souberam dizer o porquê do problema ter acontecido. Como é lógico, pedi a password para configurar no Draytek. Password apontada, toca a configurar, e... Ao aceder pelo Draytek, página de erro de password errada! Das duas, uma! Ou a malta do apoio técnico é toda dislexica, ou o sistema dá-lhes a password errada! Ora como o acesso internet funcionava pelo thomson, bota truque de inspecionar o elemento na página do thomson. Escusado será dizer que a password que obtive, nada tem a ver com a password que me foi providenciada.


 


Antes da chamada do apoio técnico, fiz umas experiências com um Draytek 2800 a servir de modem adsl. Apenas consegui por a TV a funcionar. Ficou assim:


 


ADSL --> Draytek 2800 (1482 Bridged LLC) --> Draytek 2920 em DHCP com IGMP activado. --> BOX TV
Ok, só para deixar aqui a minha experiência com o router da Synology RT1900AC. Primeira coisa foi actualizar o firmware para a versão mais recente, tive que fazer download na página da synology, e depois actualizar pelo ficheiro. Isto porque de raiz o router vem sem a opção de IPTV/VoIP e Vlan, dado que apenas a partir de Janeiro é que passou a suportar esta opção. No separador de Local Network, agora aparece a opção de IPTV & VoIP, activar a opção, e na opção "Mode:" escolher "IPTV/VoIP Profile", e na opção em baixo de "ISP Profile:" ecolher "meo".
Aparece um gráfico que indica as várias portas e onde ligar o cabo para IPTV (porta 4).
O cabo que vem da ONT liga à porta wan do router da synology. Na porta 4 liga-se o cabo que vai à porta wan no router da Thonsom/Meo. Neste router estão ligados a box e o telefone como normalmente. O router oferece outra opção para ter duas vlan independentes, por isso suponho que dê para outras configurações da meo. Tenho serviço de tv+internet+telefone.
O que me deu mais trabalho foi o facto de o router de fábrica vir com uma versão antiga do software e não ter as opções necessárias, e só quando fui ver uns testes é que deparei com uma frase que mencionava este pequeno pormenor. De resto, é bastante simples a ligação, isto até a meo voltar a fazer alterações ao sistema.
@@CrOhN, o mesmo aconteceu comigo recentemente. O segundo router deixou de ter internet, apesar de obter IP. Toca a ligar para o suporte, que faz reset ao router e a password. A password informada por telefone nada tinha a ver com a password que estava no router da meo.


 


Essa situação já acontece há algum tempo. Não sei se é da atualização da firmware ou aleatório, mas a meo altera a password sem avisar ao cliente. A mesma é atualizada no router da meo, e, como é claro, apenas no router da meo.


 


Ao que parece, no ADSL, só pode haver um IP por login. O problema então acontece quando o segundo router, agora com a password errada, obtem IP primeiro que o router da meo. Não me pergunte como é possível visto que a password está errada. Mas com isso, o router da meo, com a password correta, não consegue autenticar. Ficas então com o router da meo sem conseguir ligar, e o segundo router com IP, mas sem internet.
?, o ADSL consegue ter mais que um IP caso seja single edge... No outro tópico de semelhante a este já coloquei um post a explicar como consegui ter 2 routers com IP publico usando o serviço ADSL.
Em dual edge é que não dá, porque a autenticação só dá somente a 1 unico router de cada vez. É por isso que quando tinhas 2 routers a ligar, aquele que falhasse tinha ip mas estava "bloqueado" ao acesso da internet por falta de autenticação.
Crachá +1
Boa noite alguem ja fez alguma instalação do repetidor asus RP-N14 que me possa ajudar a seguir todos os passos porque não sei o que fiz de errado na instalação não aceita o senha do wifi sempre que tento colocar a mesma. Obrigado
Olá,

 

Já li aqui muitas configurações, mas ainda não consegui perceber bem.

 

Actualmente tenho MEO Fibra e o Thomson TG784n_v3 com firmware "10.2.1.O" e configuração "SingleEDGE IPv4 & IPv6".

 

Eu tenho um router Ubiquiti EdgeRouterX que queria configurar para descartar o Thomson.

Tenho no entanto, algumas dúvidas:

  • Qual a(s) VLAN(s) que vêm pela porta WAN? Nesta configuração, é só a VLAN 12, segundo percebi?
  • O que vem na VLAN 12 é só a Internet, ou também IPTV e VoIP?
  • Para as configurações do IGMP Proxy, quais as interfaces que coloco como upstream/downstream e quais as subnet's a considerar?
Para além disto, é preciso mais alguma configuração específica?

 

Obrigado.

 

 
Problema resolvido.

 

Já descartei o Thomson e neste momento tenho só o Ubiquiti ERX com IPTV a funcionar.

 

Ainda falta testar todas as funcionalidades do IPTV (gravações, videoclube, etc...), mas pelo menos ver televisão dá.

 

A única coisa estranha é que com o Thomson obtenho um IP na rede 82.**bleep**.**bleep**.**bleep** e com o Ubiquiti obtenho um IP na rede 176.**bleep**.**bleep**.**bleep**. Alguem sabe qual a diferença entre estas duas gamas de IP's?

 
Olá,

 

já há muito tempo que tenho e uso equipamentos da ubiquiti, mas porque ainda só tinha adsl nunca tinha tentado configurar o meu edgerouter 5poe para substituir o Thomson.

posso perguntar como fizeste com o igmp?? que configuração usaste? e se colocaste só uma porta ethernet para esse serviço ou todas as portas ethernet do router?
cesarf escreveu:
Olá,

 

já há muito tempo que tenho e uso equipamentos da ubiquiti, mas porque ainda só tinha adsl nunca tinha tentado configurar o meu edgerouter 5poe para substituir o Thomson.

posso perguntar como fizeste com o igmp?? que configuração usaste? e se colocaste só uma porta ethernet para esse serviço ou todas as portas ethernet do router?

Utilizei IGMP-Proxy com as seguintes configurações: http://pastebin.com/SweR8tBW

 

Onde:

  • eth4.12 = WAN
  • switch0 = Rede Interna
 

Todas as portas do switch (neste momento eth0, eth1, eth2) dão para ligar a box ou qualquer outro equipamento.

A porta eth4 está ligada ao ONT e a eth3 é dedicada ao VoIP (onde uso o Thomson como se fosse um adptador de VoIP).

E depois há umas regras de firewall para permitir o multicast, mas nada de complicado: http://pastebin.com/vX5Ewbvx

 

No caso do teu ERPoe?5, julgo que podes configurar uma porta para WAN (eth0), outra para VOIP (eth1) e o switch para as boxes.

e obter uma configuração idêntica ao meu ERX.

 

Convém no entanto que tenhas alguma forma de IGMP Snooping no para previnir o flooding. Tanto quanto sei, o meu ERX não suporta (não sei se o ERPoe-5 suporta). No meu caso, os meus AP's são também da Ubiquiti e permitem IGMP Snooping, por isso não tenho problemas. Mas também podes resolver ligando um switch que suporte IGMP Snooping ao ERPoe-5 e ligas todos os equipamento a esse switch.

 

Qualquer dúvida, diz.
A diferença de IP's externos deve-se ao endereço MAC que pede IP por DHCP ser diferente. 


 


Se mudares o MAC do interface, e voltares a pedir IP terás um IP externo diferente 🙂
Reputação 6
Boas ?


Os routers têm IP´s diferentes porque estão  a funcionar de forma independente partilhando  apenas a largura de banda.


Com o  novo sistema de single edge funciona assim, cada um dos routers com Vlan´s configuradas vai obter um IP publico diferente.
Crachá +1
Estou aqui a tentar novamente mudar para outro router (já consegui aqui à tempos), mas agora não consigo desligar a internet no router da meo... Antes aparecia um botão para desligar, agora não aparece... Como faço?


 


?


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?


Com esse firmware mudou completamente a forma de fazer as ligações, tens de usar este tutorial.


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/td-p/51333


Tens também uma solução com routers Asus Aqui.


http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html


E ainda com routers TP-LINK Archer  C9 v1 Archer C9 v2 e Archer C2
Crachá +1
Boas ?


Eu tenho o router TL-WR941ND e anteriormente já o tinha usado para dar internet (desativando o da meo, apenas para os telefones), mas não há nenhuma maneira de desativar o InternetGPON no router da meo? Nem por telnet?


Não tenho um switch, e apenas queria mudar o router que dá a internet para o da TP-Link, é me mais fácil geri-lo...


Obrigado
Reputação 6
Boas ?


Nesse caso só usando o método 3 do tutorial com firmware OpenWRT.
Crachá +1
Boas ?


 


Fiz backup do software antigo do router, mas agora não consigo voltar a instalá lo depois de ter aplicado o OpenWRT...


 


Que posso fazer?


 


Obrigado


 


#EDIT: Resolvido, fiz o download do firmware original no site do fabricante e depois apliquei o backup...
Ora boas,

 

Chegou-me hoje o RT-N66U que está de momento a funcionar com o profile da MEO no firmware original. Ainda cheguei a pôr DDWRT e configurei para funcionar tudo, mas visto o firmware não ter uma driver necessária a WAN apenas tem 125Mbps de velocidade. Lá voltei para o firmware stock.

 

Eu tenho as ligações feitas como o esquema do método 2/3 mas preciso que um equipamento que está perto do router MEO (ONT e Router estão longe, o router da asus já está junto ao ONT) esteja ligado à rede gerida pelo asus. Com DDWRT consegui isso pois tenho um smart switch antes do router da MEO e passa a vlan12 para o router enquanto que as outras portas têm a vlan1.

 

Anyway, a minha pergunta é se alguém sabe como adicionar uma vlan extra a passar na porta 4 que de momento apenas passa a vlan12? Sei que é por telnet e alterar na nvram mas não estou familiarizado por isso nem vale a pena inventar sozinho.

 

Edit: Se também souberem de outro firmware que consiga mais velocidade (200Mbps+), é o suficiente. 

 

Edit2: Para além de ter dado conta que postei no tópico errado (O certo seria aquile com os vários métodos), descobri que com Tomato Shibby a net funciona na perfeição, o IPTV é que ainda tou a tentar pôr a funcionar.

 

Cumps.
Boa tarde.

Nas configurações do router da MEO, não está disponível a opcção para desactivar a "ligação de banda larga"...

Como devo "contornar" a questão?

Obrigado.
@@nmcota Boas


 


Essa pergunta já foi respondida muitas vezes. ;)


 


O teu router tem o firmware 10.2.1.L e essa opção já não existe. Se tiveres MEO fibra, segue este guia: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333


 


A Meo vai supostamente lançar um firmware que permita fazer bridge na porta 4 do router, à semelhança daquilo que já acontece em outros ISPs. Pelo que percebo esse firmware está para breve (leia-se quando as galinhas tiverem dentes).


 


Relativamente ao guia, eu estou neste momento a usar o método 1 com um router TP link de 10€ (não havia dinheiro para mais) e funciona maravilhosamente. Apesar do meu router ter OpenWRT, não uso o método 3 simplesmente por causa da localização dos equipamentos e porcaria dos telefones.


 


Passo a contar a minha história. Na primeira semana após instalar meo fibra usei os computadores cá de casa ligados ao thomson e tinha demasiados problemas de download: não conseguia ver o twitch sem buffering de 5 em 5 segundos, era obrigado a diminuir a qualidade dos vídeos para medium, o download no speedtest nunca passava os 50mbps e os downloads que fazia por http / steam / uplay oscilavam MUITO entre os 4MB/s e os 6MB/s. Isto por CABO não por wireless. Por outras palavras tinha um download completamente instável.


 


Farto da situação, comprei o switch mais barato que encontrei para seguir o método 1 mas com um router TP-Link a gerir a internet. Diferença instantânea do dia para a noite, todos os problemas acabaram e passei a ter um download totalmente estável. Saco ficheiros a 12MB/s CONSTANTES seja por http ou sacando jogos pela steam / uplay e os testes que faço no speedtest ficam sempre entre 95 e 99mb/s. Até parece que passei de ADSL para Fibra com um simples switch. Tive de alternar várias vezes entre o meu router e o router da Meo para ter a certeza que não estava a sonhar. Completamente inaceitável que um ISP com os padrões de qualidade da Meo esteja a instalar routers neste estado lamentável na casa dos clientes. Devia ser considerado crime, a máquina de lavar dvee conseguir uma velocidade de download mais elevada.


 


Resumindo, o router da Meo é lixo para gerir a internet. Todas as pessoas que conheço com Meo Fibra tiveram os mesmos problemas antes de mudar de router.
Reputação 2
Solução para quem tenha apenas um cabo que chega à box meo e que tenha mais aparelhos, nessas imediações e que não tenha net devido ao Vlan atribuido a porta X (quem meteu os routers MEO no lixo 🙂  - fácil e barato - sem cabos pendurados, colados na parede ou porque o tubo não suporta ou sea impossivel passar mais cabos, sem gastos em AP's ou Powerlines...

É um trabalho porquito mas resulta 5 estrelas para ligações de 10/100mbits (nas 1gig não dá porque usa-se os pares todos) e apenas temos que cravar 4 novas rj45 . - fazer de um cabo duas saidas  duas entradas - usando os mesmos pares numa ponta e depois na outra: por exemplo branco laranja, laranja e branco castanho, castanho (rj45 pins 1,2,3 e 6) e ligar ao router na porta destinada à box meo e a outra rj45 cravada com a mesma sequencia de cores e pontos e ligar a box.


os outros pares na mesma sequencia branco azul, azul e branco, verde e verde cravar na seq 1,2,3 e 6 no rj45 e repetir noutra ponta, e ligar ao router na porta 2 ou 3 .. e do outro lado junto a box, podem ligar um switch, ou directo à tv... bla bla


 


quem tenha tomadas - fazer 2 chicotes idênticos


 
Olá bons dias,

tenho M5O em casa e - pelo que tenho visto - não sou a único a queixar-me da velocidade da internet, quer por cabo quer por wireless. Então decidi comprar um router Asus a ver se solucionava a questão. Comprei um Asus RT-AC51U ontem e segui à risca a configuração do site da Asus - com actualização automática do firware e tudo.

Acontece que não noto diferença absolutamente nenhuma nas velocidades: continuo a ter 40Mbps por wifi e por cabo lá chega aos 70Mbps, tanto na 2 como na 5 GHz.

Que poderei fazer? Alguma ajuda?
a16318 escreveu:
Olá bons dias,

tenho M5O em casa e - pelo que tenho visto - não sou a único a queixar-me da velocidade da internet, quer por cabo quer por wireless. Então decidi comprar um router Asus a ver se solucionava a questão. Comprei um Asus RT-AC51U ontem e segui à risca a configuração do site da Asus - com actualização automática do firware e tudo.

Acontece que não noto diferença absolutamente nenhuma nas velocidades: continuo a ter 40Mbps por wifi e por cabo lá chega aos 70Mbps, tanto na 2 como na 5 GHz.

Que poderei fazer? Alguma ajuda?

Já tentei falar com a ASUS por twiter, mas não tem sido muito solicitos na ajuda.... fiquei na mesma 😞