Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176514 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Reputação 6
Boas @@@Travis 


Exactamente , só o segundo router é que vai ter net.
Reputação 6
Boas @@@zinko_pt 


 


Devido a um problema “Bug” a password pode ter ficado bloqueada ao router da meo apenas , para resolver isso tens de desligar a ligação PPPoe no router da meo , ligar para o 16200 e pedir pra forçarem uma nova password .


 


Quanto ao rootuser a hash 2 para esse router é outra , vê aqui.


 


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23327/highlight/true#M10256
xptopt escreveu:


Boas [user=20402]@@zinko_pt[/user] 


 


Devido a um problema “Bug” a password pode ter ficado bloqueada ao router da meo apenas , para resolver isso tens de desligar a ligação PPPoe no router da meo , ligar para o 16200 e pedir pra forçarem uma nova password .


 


Quanto ao rootuser a hash 2 para esse router é outra , vê aqui.


 


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23327/highlight/true#M10256


 


Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade e paciência.


Como eu disse antes, eles já alteraram a password, a meu pedido, umas 4x. Não é disso. Eu até pus a password à mão no router da MEO e não deu. Talvez a password seja alterada à posteriori.Algum script manhoso remoto? 


Para já, e com  tua ajuda, já consegui criar o user e implementar com sucesso este tutorial http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704


Agora, como não consigo por mais nada a fazer PPPOE a não ser o router da MEO (e já foi trocado por um mais recente), vou tentar esta via https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Portforwarding-TECHNICOLOR-TG784n-V3/td-p/24343.
Crachá +2
Boas, mudei de modem, é agora um Tecnicolor, já tentei mas não consigo executar o tutorial...


 


Cumps
Reputação 6
Boas @@@Mig28a7 


 


Certifica-te que o router tem o firmware 10.2.1.D , caso tenha o 10.2.1.L tens de usar outro tutorial .
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/td-p/51333
Xptopt preciso da tua ajuda


 


queria apresentar os resultados das minhas experiencias…que não são nada famosos e voltei a estaca Zero.



Serviço


Cliente M4O ADSL


TUTORIAL PARA USAR OUTRO ROUTER PARA GERIR A INTERNET


 


Equipamentos 


Router TG784N  Firmware 10.2.1.D  + ASUS RT-N18U Firmware > Duvida qual devo usar ?


 


Version 3.0.0.4.376.3754


Version 3.0.0.4.376_2678


Version 3.0.0.4.374.4983


 


Ponto de situação actual > FUI Vencido ontem que terminou sem sucesso ás 3H da manha para acordar ás 06H


 


Deixo aqui algumas notas para evitar outros camaradas terem problemas como eu tive.


 


Problemas e soluções que durante algumas horas em 3 dias +  e 1 madrugada levou-me a derrota no desafio de configurar 2º router...


 ***


Agora sempre que coloco o user correto e a pass no router da ASUS obtenho o IP mas não tenho net. Sim , aconteceu umas poucas de vezes  e ficou +- na mesma ontem ás 3H


A password ficou presa ao router da meo , para resolver tens de desligar a ligação PPPOE no router da meo ,ligar para ao SAC e pedir para forçarem uma nova password . Sim foi a solução


umas poucas de vezes  ( e neste momento tenho router Meo de volta a funcionar )


 


Experimenta fazer um reset ao asus e configura tudo de novo .  – Sim no ASUS, no TG784N > se eu tivesse RESET tb fazia a mim próprio.


Endereços IP em conflito na tua rede – Sim , até o Windows Avisou antes de bloquear tudo completamente


Configurei a IPTV para a lan 4 de onde sai um cabo de rede até perto da TV antes de ligar à box passa por um switch que depois alimenta a box, ps3, tv e amplificador. Todos recebem IP mas não recebem internet...quando se configura a IPTV perde-se internet? Sim, tive um momento de Sucesso com ajuda do 16202 que realmente tive TV e NET, depois percebi que não tinha rede noutros dipositivos pendurados na mesma porta LAN 4


*( Nota, chegou a funcionar mas com DHCP do  TG784N desligado )


 


Li 119 paginas no forum e já percebi > Se ligares dispositivos á LAN4 onde tens as configurações da IPTV não irás conseguir aceder à internet porque a iptv da meo trabalha em 1/35 e a internet em 0/35, dai a razão de não teres internet.


Já resolvi > Comprei hoje Kit power line para resolver esse problema.


 


Notas


16202 ( falei com 3 técnicos diferentes ) cada 1 dizia uma coisa diferente.


 


1º Resolveu desligando DCHP no TG784N não sei porque mas foi só dessa maneira que começou aparecer dipositivos da rede no ASUS e iptv a funcionar.


Até configurou remotamente o IP Fixo nos discos de rede com foto de famílias no ASUS > 5º estrelas * ver notas


( tive o tal problema da LAN 4 em cima referida apos terminar a chamada)


Começou por dizer… mas você precisa mesmo de mais um Router ? Disse como os malucos cada um brinca com que lhe apetece. Era +- 01h00 da manha


Desligamos o DCHP no TG784N ,  mas não consegui por a box a funcionar no ASUS ou no MEO > li no fórum que afinal tudo pode funcionar com  DHCP activo em ambos


( um dos problemas que tive com o ASUS que chegou a funcionar não encontrava dipositivos na rede. ( resolvido com DHCP desligado no MEO )


 


*uma Chatice quando, fazemos reset ao router ASUS e vamos para cama, deixamos apenas o MEO a funcionar e vamos testar se está tudo OK enquanto vestimos o pijama…


> Não havia discos na rede porque estava na outra gama de ip ) > entretanto já resolvi. WD BOOK LIVE , apanhei um susto com RESET num discos de rede


 


Estou triste e preciso da VOSSA AJUDA  > tive muito perto e chegou a estar a funcionar tudo mas sempre sem box MEO sem TV em casa durante 1 dia ( a família pediu-me para estar quieto)


 


Hoje quero chegar lá , ver e vencer!!! e vou recomeçar tudo de novo , preciso do MAXIMO de Dicas por favor


 


1*Começo com reset ao ASUS > aguardo para o melhor firmware.no ASUS


TUTORIAL PARA USAR OUTRO ROUTER PARA GERIR A INTERNET


 


Esquema


Router1 - TG784: 192.168.1.254 > LAN 2 > Box  / LAN1 > Asus  ( lan 2 vou utilizer as powerline ) para deixar o cabo de rede ( lan4 do ASUS livre para gerir dipositivos nessa divisão da casa ) que será comum com a BOX MEO > powerline


Router2 - RTN18: 192.168.2.1 > PC , PC , PC, LAN 4 PC ( quero ter DHCP e VPN )  


 


Duvidas  na Configuração WAN


 


Internet(wan) = 1492 ( configuração base )
LocalNetwork(lan) = 1492 ( configuração base )  devo trocar para 1500 ?


 


 


Agradeço toda ajuda prestada.
Reputação 6
Boas @@@Doi_a_cabeça 


 


Deveria funcionar com qualquer um dos firmware´s .


(caso não funcione com o mais recente experimenta o anterior , mas faz um ressente depois da o instalares )


 


Não é necessário desactivar o DHCP em nenhum dos routers .


 


A configuração da porta para a box deve ser feita desta forma . (pode ser necessário reiniciar a box depois de a ligar ao asus )






Tenho ideia que já há outros clientes com esse router e não tiveram problemas.


 


Certifica-te que não tens nenhum ip fixo no disco externo .


 


O valor da MTU é configurado automaticamente , não deve ser alterado manualmente .


 


 


 
Eu já desisti.


As passwords da MEO nunca dão noutros routers, nem ligando o PC directamente PPPOE.


Acabei por usar oTP-LINK WDR3600, com DDWRT, como AP. Funciona 5* e o sinal é bem melhor do que o TG784n v3. Para além do bónus dos 5GHz. Nem com os tweaks daqui do fórum para aumentar para 300mbps o Technicolor chega ao TP-LINK.


Consigo fazer WOL remoto via DDNS, o que para mim era essencial.


Existe um bom tutorial para configurar DDWRT como AP no wiki deles. Não há que falhar.


Obrigado xptopt.
Eu ja tentei aqui em casa, por outro rother a gerir a internet, comprei um asus NT 10 mas ja configuerei tudo mais que uma vez, e não consegue conectar de maneira nenhuma.


 


Já perdi a esperança quase...
Reputação 6
Boas @@@optimusprime18 


 


Qual é o firmware no router da Meo ?
Qual é o modelo completo do ASUS?
Boa tarde

Necessito ajuda.

A situação é a seguinte:

Ligação: MEO adsl, router Technicolor TG784n V3 FW 10.2.1.D Consegui DDNS mas port forward sem sucesso. 

Pesquisei o assunto, encontrei este post e resolvi seguir a via do 2º router.

Comprei um ASUS RT-N10E FW 2.0.0.24, fiz todos os procedimentos recomendados, mas continuo sem port forward :o(

Pensei que o router do Meo continuava a bloquear as portas que necessito, mas quando configuro DMZ num dos equipamentos da LAN do ASUS, consigo aceder sem problema, pelo que me leva a crer que é o ASUS que não está a fazer o port forward.

Agradeço ajuda.

Obrigado.

 

FC
Reputação 6
Boas @@@fc66 


 


Boas
Se seguiste o tutorial o router da meo não tem influencia sobre o router da asus , o problema pode estra no modelo de asus que compraste , visto que usa um chip Realtek , e o mesmo é bastante instável .


 


Se tiveres hipótese de trocar sugiro que o faças por um com chip broadcom ,sugiro um destes modelos


 


ASUS norma N
RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N18U, RT-N66U


 


ASUS norma AC
RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U


 


Características de cada um deles aqui .
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers.


 


 


Ps , o firmware que está instalado está desactualizado faz update para o 2.0.0.37 podes encontrá-lo aqui
http://www.asus.com/pt/Networking/RTN10E/HelpDesk_Download/
 


Boa tarde xptopt


 


Obrigado pelas dicas. Pelo preço devia ter desconfiado... Vou tentar o upgrade de firmware.


Cumprimentos,


 


FC
Boa noite


 


Não valeu o trabalho: o comportamento é mesmo com a V2.0.0.37! Vou partir para outro router. O barato sai caro...


 


FC
Boa tarde,


 


 já alguem usou o Draytek 2860 para configurar iptv da MEO ? 


 


Cunprimentos,
 

Boa tarde

 

Já comprei outro router (ASUS RT-N10U) mas ainda estou pior: agora nem sequer consigo ligação á internet!

Tentei seguir o tutorial mas não foi possível porque o router obriga fazer uma sequência especifica de menus de configuração.

Talvez o problema tenha sido devido a mudar a gama de IPs da LAN com o router ligado no router da MEO. Não sei.

O problema é que agora obtenho um IP publico, mas não há ligação à internet. 

Não sei mais o que fazer. Agradeço ajuda. Obrigado

 

FC
Reputação 6
Boas @@@fk66 


 


Para salteres o config wizard acede ao router através deste endereço 192.168.1.1/index.asp .


 


Quanto a não conseguires aceder á internet o problema está na password que ou está errada ou ficou presa no router a meo , para resolver este problema deves entrar no router da meo e desligar a ligação PPPOE , em seguida ligar para o 16200 e pedir para forçarem uma nova password .


 


Se possível testa a password antes de desligares a chamada .
Reputação 6
Boas @@@Tchucho 


 


Boas
Estás a usa-lo como router Adsl ou como router normal ligado ao serviço de fibra ?
 


Boa noite


 


Muito obrigado pela explicação. Vou tentar essa via.


O router do MEO é via ADSL


 


FC
Boa noite


 


Muito obrigado xptopt. Acertou em cheio. Era mesmo a password do meo. Já está a bombar e já tenho portforward com este router!!!


Bem haja pela sua ajuda. Fico eternamente grato.


Cumprimentos,


 


FC


 


 
boas ,


 


 como router ADSL.


 


Cumprimentos,
Boas pessoal, eu tenho um wdr3600 com dd-wrt e já tentei várias configurações e não consigo receber nele mais que 30/35mb. alguem me pode dar umas dicas de como o configurar para gerir a internet ou acess point e meter a funcionar um servidor de vpn nele? obrigado
Reputação 6
Boas @@@Tchucho 


 


O melhor que encontrei foi este documento , pagina 6 e 7 .
http://draytek.nl/files/IPTV%20Bridging_1.0.pdf
A vlan para internet é a 10 e para IPTVé a 12 , vê se te consegues desenrascar .
Reputação 6
Boas @@@joaopedro1520 


 


Parece ser um problema com a versão de firmware , esse link menciona também que usar vpn agrava ainda mais o problema
http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?p=942703&sid=118696361cec1615ebc4af4f25a04872


 


Tens duas soluções , ou fazes downgrade fo firmware para uma versão que não tenha esse problema (mas que também vai ser mais insegura visto que não vai ter correcções importantes de seguranla ) ou experimentas firmware OpenWRT.
http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr3600
já testei inclusive com openwrt e o firmware oficial e continua na mesma. acho que será um problema de más configurações