Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176512 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

http://i57.tinypic.com/bfox2a.jpg


Dá para perceber pelo log?


Por agora tenho o TP-Link a fazer DHCP, ligado ao Thomson (PPPOE e IP fixo).


Obrigado pela paciência.
Boas,


 


@xptopt


E se for na porta LAN do 2º router, de forma a que fique tudo na mesma rede, não funciona? Ou o router secundário dessa forma não recebe internet? Em ADSL, nomeadamente.


 


Obrigado.
Não creio que o TP-Link possa fazer ligação PPPOE sem ser pela porta WAN. Pelo menos com a ROM de fábrica.


Aliás, no auto-detect do tipo de ligação WAN, se não estiver nenhum cabo lá, dá erro.


 


É capaz da mudança para DDWRT ter marado o router. Também não consigo receber dados da net pela ligação 5GHz.


O router passa no diagnóstico interno (ping e tracert a um site), mas o portátil que estou a usar não recebe dados externos.


EDIT: fixei o canal 36 e a 5GHz já funciona bem.


Fica por resolver a ligação PPPOE.
Reputação 6
Boas
Para te certificares que o problema não está na password experimenta reintroduzir a password que tens no router da meo .
Obrigado pela sugestão.


Vou tentar na segunda-feira.
Reputação 1
@@@xptopt  obrigado, era isso mesmo, hoje lá o liguei e já está a funcionar.


 


Já agora, na parte da box, no post inicial tens assim:


 





mas no meu teve de ficar assim:


 


http://i.imgur.com/MvgnLUG.png



e não dá para colocar em enable os 2 IGMP, eles voltam outra vez a disable depois do loading, não sei porquê.
Reputação 1
bem, alguma coisa se passa aqui entretanto... fiz um speedtest e obtive isto:


 


http://www.speedtest.net/result/4004814972.png


 


quando com o router da meo dava isto:


 


http://www.speedtest.net/result/3507085214.png


 


noto também os pings mais elevados, derivados provavelmente pela velocidade reduzida


 


alguma ideia?
Reputação 6
Boas


 


Alteraste alguma coisa no serviço de QOS no asus ? em ultimo caso um reset deve resolver .


 


Quanto á questão anterior em Use DHCP routes , deves seleccionar apenas Microsoft.


 


Ps . Qual é o modelo do teu router ?
Reputação 1
Não alterei nada @@@xptopt , apenas segui o tutorial, mais nada.


 


Eu tinha apenas Microsoft (uma vez que não tem enable como no teu post inicial) e a TV não estava a dar, depois mudei para esse e ficou a dar.


 


O Router é um RT-N12 D1, o mais bonito foi que eu encomendei um C1 e recebi este... tou a ver que o vou ter de devolver mas de qualquer das maneiras deveria funcionar sem problemas independentemente da versão.


 


EDIT: Já agora, como posso saber o IP da box com este segundo router? Ao tentar usar o Meo Remote dá erro e não faço ideia de qual seja o IP.


 


Outra coisa, o firmware não é o mais recente, mas pelo que vi aqui não é aconselhavel instalar o 3.0.0.4.376_3602 e é precisamente esse o mais recente para o router em questão.
Boas xptopt,

 

Ontem, eu estava no meio de um jogo de CS:GO e comecei a receber muita perda de pacotes até que por acaso a net foi abaixo. Achei anormal e fui ver. A ligação DSL tinha ido abaixo e a internet também. Eu fui ver os cabos e não parecia ter nada. Esperei que a ligação DSL voltasse e liguei a internet. Eu tinha ideia que tinham sido os servidores da PT.

Após um bocado, voltei a um jogo e tinha ainda muita perda dos pacotes. (packet loss) Até que depois caiu outra vez.

Isto foi ocorrendo até às 2 da manhã. Não podia mais por isso fui dormir.

Hoje, acordei, a coneção DSL estava ligada à 1 minuto atrás, pensei logo que ainda estavam a ocorrer as quedas. Liguei a net mas não consegui à primeira, apareceu o seguinte erro: "Não foi possível estabelecer a ligação:Centralizador não acessível".

Após um bocado consegui ligar a net e procurei por problemas semelhantes.

Eu não sabia o que se estava a passar então fui ver o cabo do telefone, tirei o cabo e toquei na ponta. Parecia cola.

Fui buscar um guardanapo, tentei limpar o cabo e a porta do cabo preso à parede.

Até agora, tem aguentado bem, a coneção DSL já durou 23 minutos mas eu fiz ping *ip* -t de um servidor de um jogo e tinha bastante perda de pacotes ainda.

O que pode ser? Eu ainda não fiz reset às definições de fábrica de router mas ainda não quero tentar até ter a certeza.
Reputação 1
Boas,


 


Dos problemas que relatei acima só ainda nao consegui resolver o da box, os restantes parecem estar resolvidos.


 


Alguém sabe como posso utilizar a box num segundo router com aplicações como o MEOGO em que dá para mudar de canal e tudo isso? Ao ligar a box a um segundo router na aplicação deixo de conseguir mudar de canal porque nao detecta a box.
Boa noite, hoje la testei um segundo router o ASUS RT-N18U, ja andava farto de problemas de NAT e então la resolvi  seguir aqui alguns conselhos apontados, tenho a meo fibra 100 megas a mais de ano e so tenho tido quebras e problemas de Nat restritivo em alguns casos, ja perdi a conta as chamadas e as vezes que reclamo na loja .não estou la muito contente com o serviço mas enfim,apenas acho que as operadoras andam abusar desde de chamadas pagas em que o cliente não tem a culpa  a falta de conhecimento dos proprios "tecnicos" etc etc, estava aqui o dia todo.

 

todos dias pelo menos uma vez as vezes duas o serviço cai todo tv net e telefone, estar a meio de um jogo co op e acontecer isso é terrivel.

 

mais valia ter ficado na clix onde tive 7 anos sem quebras e sem problemas e não andei a gastar dinheiro em routers ainda por cima com atendimento muito melhor e comprensivo.
Boa tarde,


 


Estou indeciso entre a escolha de dois modelos, qual será melhor ? RT-N12 C1 ou RT-N12 D1 ?


 


Tenho um Technicolor TG582n novo! A configuração é igual à de este tutorial ?


 


 


Obrigado, 


Bom ano a todos !
Reputação 6
Boas


 


Sim o procedimento é igual .


 


Os dois modelos são praticamente iguais , mas consulta aqui as características .
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers
zinko_pt escreveu:

Não creio que o TP-Link possa fazer ligação PPPOE sem ser pela porta WAN. Pelo menos com a ROM de fábrica.


Aliás, no auto-detect do tipo de ligação WAN, se não estiver nenhum cabo lá, dá erro.


 


É capaz da mudança para DDWRT ter marado o router. Também não consigo receber dados da net pela ligação 5GHz.


O router passa no diagnóstico interno (ping e tracert a um site), mas o portátil que estou a usar não recebe dados externos.


EDIT: fixei o canal 36 e a 5GHz já funciona bem.


Fica por resolver a ligação PPPOE.



Voltando à carga com o PPPoE, testei a ligação directa com o portátil e também não consigo. Obtem IP, mas não transfere dados.


Desliguei o PPPoE do Thompson e liguei um cabo de rede de uma das suas portas (não o que liga à WAN do router) ethernet ao portátil. Correi o wizard de configuração do windows e falha no teste de ligação.


Pelo menos, e se o portátil também não liga PPPoE, não deverá ser culpa do TP-Link (que mantenho com DDWRT).


 


Será que existe alguma coisa no router ou ISP que esteja a barrar o acesso à WAN. É algo que eu possa testar ou verificar?


Às vezes em algum log ou com um tipo de equipamento específico consegue-se saber o que está a impedir.


 


Para mim, ter o Thompson TG784N a gerir as ligações para fora não é solução. É muito curto para gerir wol (ter o servidor sempre ligado é caro 🙂 ) e serviços de cloud e nem é gigabit, como o resto da minha rede.


 
Obrigado pela resposta,


 


O firmware com que o meu RT-N12D1 veio é o 3.0.0.4.376_0, deverei actualizar para qual versão ?


visto que a versão 3.0.0.4.376.3602 está com problemas pelo que vi...


 


Cumprimentos,


 
Reputação 6
Boas @@@zinko_pt 


A única coisa que pode causar isso é a password incorrecta , desliga a ligação pppoe no router da meo e em seguida liga para o 16200 e pede para forçarem uma nova password .


 
Reputação 6
Boas @@@brnln 


Se não estiveres a correr nenhum servidor podes usar esse , caso contrario instala o firmware anterior a esse.
Boa noite,

Quais as vantagens deste tipo de configuração (ligação PPPoE) em relação à configuração como wireless access point explicada noutro tópico?

Obrigado
xptopt escreveu:

Boas @zinko_pt 


A única coisa que pode causar isso é a password incorrecta , desliga a ligação pppoe no router da meo e em seguida liga para o 16200 e pede para forçarem uma nova password .


 



Obrigado pela tua paciência.


A password não pode estar incorrecta. Tenho a certeza.


Mas vou fazer um derradeiro teste: colocar a password à mão no Thompson.


Se funcionar achas que posso concluir que é o ISP ou o router que inibem a ligação directa de outros aparelhos que não o thompson?
Reputação 6
Boas @@@Travis 


Fazendo a ligação PPPOE através do segundo router , o serviço de internet passa a ser gerido por ele , em modo AP o router da meo é que continua a fazer a gestão do serviço de internet .
Reputação 6
Boas @@@zinko_pt 


A password pode também não estar incorrecta mas ter ficado atribuída apenas ao router da meo , este bug já aconteceu anteriormente , usando o procedimento que referi no outro post resolve o problema .
Obrigado pelo esclarecimento @@@xptopt 


 


Isso quer dizer que com esta configuração o router Meo fica sem serviço de internet para ligar equipamentos quer por cabo quer por wireless?
Crachá +2
Boas, como é que consigo saber o ip do router tendo-o como Access Point?


 


Cumps
xptopt escreveu:
Boas @zinko_pt 


A password pode também não estar incorrecta mas ter ficado atribuída apenas ao router da meo , este bug já aconteceu anteriormente , usando o procedimento que referi no outro post resolve o problema .


Desculpa,mas não percebi.
E o router da MEO é agora um Technicolor TG784n v3 com firmware D. Também não consigo criar user root, porque não aceita nenhum dos métodos de criação tutoriais daqui.
Podes por favor ajudar-me?