Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176337 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Porra da meo! Não fazem nada de jeito... Não consigo ligar o router de maneira nenhuma, para ter net, e os problemas com jogos online voltaram! Quero desistir deste serviço de m****...
Reputação 6
Se a pass funciona no router da meo também deveria funcionar no asus , estas a colocar o username correcto ? (asxxxx@3p.sapo.pt) ou só asxxxx@sapo.pt
Estou a colocar a informação correcta! 


 


user (exemplo): as1234567b@3p.sapo.pt
pw (exemplo): sdjadjs


 


Se colocar a informação no router da meo, funciona a 100%. Quando coloco no da Asus, obtém IP, e não há net...


 


PS: vi o tutorial para o firmware 10.2.1.L, suponho que seja o mesmo com o 10.2.1.D (que é o meu), mas não posso ter 2 routers e mais 1 switch lol
Reputação 6
Boas
Não, o tutorial para o 10.2.1.L é diferente , já não usa PPPOE usa single edge IPOE , se o teu router ainda está com o firmware 10.2.1.D ainda estás com PPPOE.


 


Actualizaste o frimware do asus depois do problema com a pass ter surgido ?
Não, já tinha actualizado antes... Já fui ver e não há nenhuma versão mais recente.
Reputação 6
Existe um de dia 7 http://www.asus.com/Networking/RTN12_D1/HelpDesk_Download/


 


Por acaso não configuraste nenhuma vlan manual ? caso o tenhas feito certifica-te que estás a ligar o pc ao router na porta 1 ou 2 , porque quando activas as VLan´s a porta 3 e 4 não têm serviço de internet .


 


Verifica se em Lan/IPTV o isp profile está NONE
Boas,


 


Não percebo esta alteração de passwords, sera que alguem obteve esta informação e são forçados a mudar, podiam ao menos comunicar estas alterações provocava menos stress nos clientes. O meu router meo TG784 V1 ainda não foi atualizado continua na versão 1021d mas deve estar para breve.Num post recente sobre 1021L  é mencionado o single edge IPOE que o meu netgear não têm estou a ver que tenho que apressar a compra do asus ou o 1021L é so para TG784 V3?


 


Cumprimentos


 


Tony


 


 
Reputação 6
A configuração do IPOE é feita no servidor , no teu router só vais ter de configurar a wan para automatic ip e configurar Vlan 12 .
É possivel fazer esta configuração com o TPLink TL-WR1043ND v1?

Tenho o  TG784n v3 com fw 1021D

Obrigado
Reputação 6
Boas
Sim, é possível .
Bom dia,

 

Estou com o mesmo problema desdes alguns dias.

Adquiri um router da ASUS RT-N18U mais ou menos 3 meses segui este toturial e funcionou tudo na perfeição.

Alterei a pass do user como explicado e tudo funcionou até a este fim de semana que fiquei sem net no ASUS.

 

Voltei a fazer seguinte configuração, desligo a ligação de internet e wireless no router na meo e depois ligo uma saida Lan na entrarda Wan do ASUS e as configurações do toturial.

 

Já fiz reset aos router, já criei outra pass, já programei de novo tudo, já segui alguns post aqui colocados mas sem

efeito. Agora sempre que coloco o user correto e a pass no router da ASUS obtenho o IP mas não tenho net.

 

Meu router da meo é TG784n v3 fw 1021D

 

Podem-me ajudar,

Obrigada

 

Paulo

 

 

 
Estás com o mesmo problema que eu! Quando tiver tempo vou ligar para os gajos da PT para me colocarem a versão de firmware anterior a ver se resolve, se resolver fico com essa.
Boas 

 

Eu tambem estou no mesmo barco 😞 ja perdi algumas horas ao telfone mas ningem me consegue ajudar :(

 

Espero haver solução em breve.

 
Reputação 6
Verifiquem que o username no router da meo é o mesmo , pode também ter sofrido alguma alteração.


 


Experimentem também ligar o asus directamente á ont , para isso só têm de fazer uma alteração no asus em LAN/IPTV.

Aqui não tenho ONT 😞  é via ADSL


 


Já tentei com vários routers,o que tinha a fazer a ligação era um Fritzbox 7170 e ate sexta feira estava tudo ok deve ter sido quando actualizaram para o 10.2.1 D
Reputação 6
O firmware 10.2.1.D não é novo , ou ainda tinhas o 8.x.x.x , verificaste se o username não foi alterado também ?
Reputação 6
Boas @@@Helder1 @@@Details03  @@@Paulop 


 


Quem está com o mesmo problema , depois de se certificarem que o username não foi também alterado e se possível testarem ligando o asus directamente á ont , se o problema persistir enviem-me o ficheiro USER.INI por mensagem privada para eu comparar com os backups que tenho guardados .
Para ser honesto não sei qual é o que tinha mas sei que desde este fim de semana deixei de poder ter Internet via outro router com ppoe :(


Se ligo um switch ao tecnicoler a tv anda aos salusos, de momento estou limitado a rede na cave e duas ligações por cabo :(


suspeito eu que eles deve de ter alterado algo nos servidores deles, mas não sei. Também já tentei com um Thomson antigo e faz a mesma coisa.
Boas xptopt,


 


Á noite é complicado desligar o router o pessoal cá em casa matava-me se ficar sem TV. Vou tentar amanhã ao senão no sábado envio-te.


Vou tentando resolver.


 


Paulo


xptopt escreveu:

Boas @Details03  @Paulop 


 


Quem está com o mesmo problema , depois de se certificarem que o username não foi também alterado e se possível testarem ligando o asus directamente á ont , se o problema persistir enviem-me o ficheiro USER.INI por mensagem privada para eu comparar com os backups que tenho guardados .



 
Depois de muita conversa ao telefone, e de ter ficado tudo em aguas de bacalhau, hoje ao fim do dia alguém da meo volto a ligar-me .


E amanha vem um técnico da meu a ver o que é possível fazer troca de equipamento etc 🙂 hummmm dedos cruzados 🙂 ah ver o que da.
 
xptopt obrigado pelo teu apoio é lindo ver alguém  ajudar a malta 🙂
@@@Helder1  não serve de nada! Eu também pensei isso, e o rapaz da meo que veio cá no sábado até me trocou o Thomson TG784n para o TG784n v3 (technicolor) e nada... O problema foi o update de firmware que eles fizeram! Quando tiver tempo vou lhes pedir para recolocarem o antigo...

@@@Xpto eu não tenho ont, aqui não há fibra... Isso fica para as cidades...
Reputação 6
Boas
Será que isso só esta a acontecer na ADSL ?


 


Podes-me enviar o teu user.ini por mensagem privada para eu comparar , usa este link para fazer download do user.ini
http://192.168.1.254/dl/user.ini
Boa noite,


 


Consegui finalmente ter net no meu Router da ASUS.


Após varias expriência fiz o seguinte. Como tinha alterado a minha pass na area de clientes como no toturial, como o tinha feito anteriormente e tudo funcionava, logo a do router da meo deveria ser a mesma. Acedi ao router e fui introduzir a minha pass para certificar-me que estava correta.


 Fiquei sem net no router da meo, mas como? se tinha alterado na area de clientes supostamente no router da meo a pass deveria ser atulizada, mas não.


Liguei para a linha de apoi tecnico e deram-me uma nova pass, disse-lhes se podeia altera-la na area de clientes e disseram-me que seria melhor não.


Ok fui alterar a pass no meu router ASUS e funcionou.


 


Obs:Alterei a cabo de rede para a lan 1 do router da meo que vai para a wan do ASUS, não sei se influência.


Tambem tive bastante dificuldade a desligar a net e wifi do router da meo mantinha-se sempre ligada, só após várias


tentativas é que consegui.


 


cump.


Paulop escreveu:

Boas xptopt,


 


Á noite é complicado desligar o router o pessoal cá em casa matava-me se ficar sem TV. Vou tentar amanhã ao senão no sábado envio-te.


Vou tentando resolver.


 


Paulo


xptopt escreveu:

Boas @Details03  @Paulop 


 


Quem está com o mesmo problema , depois de se certificarem que o username não foi também alterado e se possível testarem ligando o asus directamente á ont , se o problema persistir enviem-me o ficheiro USER.INI por mensagem privada para eu comparar com os backups que tenho guardados .



 



 


Paulo


 


 


 


 


 


 
Boas,


Qual destes routers me aconselham a comprar Asus RT-N18U ou RT-N56U?


Alguem sabe quantos dBi têm as antenas do RT-N18U?


Obrigado
Reputação 6
Boas
Sem dúvida alguma o RT-N18U , o RT-N56U usa um chip Ralink , a melhor opção é mesmo um router com chip broadcom que é o caso do RT-N18U.


 


O RT-N18U tem 3X 2.0dbi podes ver o resto das características aqui .
https://wikidevi.com/wiki/ASUS_RT-N18U