Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176492 visualizações

Reputação 6
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Crachá +2
Confirmo que funciona perfeitamente!!! Muito obrigado pela informação.
Reputação 6
Crachá +10
Boas,


 


Os modelos da serie WL da Asus costumam permitir essa configuração a partir da pagina web do router, em "Route".


 


Crachá +2
213.13.24.0 255.255.255.0 192.168.1.254

A regra é para aplicar à rede MAN

Só funciona caso a partir de um PC ligado ao Asus consigas aceder ao router da MEO.
Reputação 6
cfao escreveu:
213.13.24.0 255.255.255.0 192.168.1.254

A regra é para aplicar à rede MAN

Só funciona caso a partir de um PC ligado ao Asus consigas aceder ao router da MEO.

Boas 


Obrigado afinal só faltava adicionar a rede man , finalmente este problema está resolvido . 


Muito obrigado @dsimoes  @


 


PS: já adicionei esta informação ao tutorial .


 
Boas,

 

Venho pedir ajudar para configurar um router TD-W8970 e partilhar a minha experiencia com ele.

Em primeiro lugar eu tenho MEO ADSL 16MB.

Em segundo lugar tenho um router meo Thomson tg784

 

Há 3 dias atrás decidi comprar um router novo, como gosto muito dos equipamentos TP-LINK para redes decidi optar pelo TD-W8970 e também porque sei que é um router excelente e o preço ainda melhor.

 

Quando o recebi fui logo configurar, mas ate hoje nada do que tentei deu muito resultado... 

----------------------------------

 

Configurações Comuns TD-LINK:

ADSL - username, pass, 1/35

192.168.1.254 /24 - DHCP ON

NTP Server 1: ntp-hgw.iptv.telecom.pt

NTP Server 2: 95.220.94.163

 

1º Tentativa (ADSL + IPTV no router TD-LINK):

ADSL - OK

IPTV - Criei uma bridge em 1/35 na porta LAN4 (MEO BOX)

 



 

Após a criação da bridge fui às "Interface Grouping"  e criei uma VLAN associando a bridge à LAN4

 



 

 

LAN1: 192.168.1.254 (Default) com DHCP ON

LAN2: 192.168.2.254 (VLAN) com DHCP ON

 



 

 

Após estas simples configurações para meu espanto a BOX funcionava, mas....... Ao fim de 10s a imagem parava e a box mostrava uma mensagem com os IPs e dizer que estava connected. Se mudar de canal funcionava mais 10s e por ai fora, ou seja podia ver TV de 10 em 10 segundos :P

Visto que isto não era solução andei a esgravatar no router mudar configs etc, mas nada ajudou e nada foi melhor do que a primeira tentantiva. 

Visto isto segui para a segunda alternativa:

 

2º Tentativa (ADSL no router TD-LINK e IPTV no router MEO):


Configurei o TD-LINK para receber ADSL directamente no router, e depois liguei o router TD-LINK (LAN4/WAN) ao MEO (LAN4)

O cabo ADSL liguei ao router da TD-LINK

 

ADSL - OK

IPTV via router MEO - FAIL

TD-LINK: 192.168.1.254 /24

MEO ROUTER:  192.168.200.254 /24

 

Neste caso só a ADSL funcionava, a IPTV deixou de dar e nunca deu desta maneira... Com isto tentei fazer fazer VLAN na LAN4 e tambem nao deu em nada... desativei o DHCP do TD-LINK na VLAN e tambem nao deu em nada...

 

Com esta config se me liga-se ao Thomson por Wifi e acedesse a 192.168.200.254 ia parar à web admin do TD-LINK.

Com isto tentei outra solução:

 

3º Tentativa (ADSL e IPTV no router MEO e TD-LINK para Internet):

 

Liguei o router TD-LINK (LAN4/WAN) ao MEO (LAN4)

O cabo ADSL liguei ao router da MEO

ADSL - OK

INTERNET Via MEO - OK

INTERNET Via TD-LINK - FAIL

IPTV- OK

TD-LINK: 192.168.1.254 /24

MEO ROUTER:  192.168.200.254 /24

 


Neste cenário a internet só funcionaria via router MEO, o que não é o pretendido.

Neste caso fui pesquisar, e li algures que tinhamos que configurar mal ou desligar a ADSL do router meo para que esta fosse ligada via o outro router. Assim fiz mas sem sucesso, neste caso nao tinha internet nem num nem no outro... mas a IPTV continua a funcionar só de lá ter o cabo ADSL no Thomson.

 

Nenhum destes casos foi viavel e resolveu o meu problema, por isso venho pedir ajuda para que consiga ao menos meter o MEO com as box para IPTV e o router da TD para a internet.

 

PS: A ADSL com o novo router é muito mais rápida até a abrir páginas, o router é excelente e tem o ultimo firmware, o que também é pena porque não posso meter o OpenWRT eheheh

 

Por favor ajuda!

Configurar CISCOS ao pé disto é uma benção, que treta de routers estes da MEO :|

 

Obrigado
Reputação 6
Boas @sn4k3


 


Na tua primeira tentativa  está tudo correto excepto em LAN Settings  , seleccionaste a opção Enable IGMP Snooping , muito provavelmente  é devido a isso que a imagem da box está a parar. Desactiva a opção e faz o teste .


 


Caso não resolva para usares o router da meo para gerir a box e o TP-Link para gerir a internet tens de ir a  Operation Mode e escolher a opção Wireless Router Mode .


 


Daqui para a frente estou a tentar adivinhar porque a demo do firmwaare que estou a usar não me permite usar esse modo , mas suponho que em  NetworkWAN Settings vais ter um menu diferente que te vai dar a opção de seleccionar a opção PPPOE.


Deves ter um menu parecido com este , basta introduzires o username e a password


 




Para ligares os dois routers um ao outro neste modo tens de ligar um cabo de rede da porta 1,2,3ou4 do router da meo á porta 4 do TP-Link, porque quando o router é configurado em modo Wireless Router Mode transforma  a porta 4 em porta WAN como podes ver na imagem





 


 
Viva!


 


Muito obrigado pela rápida resposta! :)


 


Ok, defacto acho que não experimentei isso porque pensei que fosse a proxy ou assim, amanha vejo essa parte. Recomendas desactivar da LAN e da VLAN ou apenas da VLAN é suficiente?


 


Ya o operation mode.... Nem me lembrei disso :| mas após publicar aqui e ir à procura no manual reparei nessa opção e fiquei do tipo, como nao me lembrei disto antes...


 


"Daqui para a frente estou a tentar adivinhar porque a demo do firmwaare que estou a usar não me permite usar esse modo" - Esses demos são apenas simuladores, eles não se dão ao luxo de ter equipamentos reais, caso contrario era facil de parar os demos removendo o acesso a Management


 


Nesse caso acho que ainda vou tentar uma coisa... LAN do tplink para WAN do Thomson na ETH5, acho que vai causar o mesmo efeito? desta maneira nao preciso de passar a ADSL pelo thonsom.


 


Tive agora a partir o router da meo por telnet e encontrei configurações e informações muito interesantes...


Fowards, QoS, rules, IGMPs, VLANs, o modo que o router detecta as boxs e ate o servidor de gestão deles ao router.


Vou tentar reunir a maxima informação e tentar usar o que posso no meu router. Já adicionei uns Static routes que eles usam. 


Espero ficar apenas com um router independente.


 


Obrigado pela disponibilidade 🙂
A desactivação dos IMGP Snooping não mudou nada, continou a parar a imagem de x em x segundos.


Com isto fui configurar o router como Wireless router por WAN mas este também não dá :(


 


Estarei com azar? desta vez configurei como PPPoE na WAN do TD e desliguei a Ligação ADSL do Thonsom, mas nao funciona e nos logs do td diz: ERROR PPP2 Timeout, waiting for PADO Packets e fica sempre nisto a fazer retry....
Boas, eu com um fritz tb tenho o mesmo problema que tu ao fazer bridge a uma porta com vlan...a imagem para ao fim de 10 segundos...tem de haver mais alguma coisa que se possa alterar, deve ser algo simples...
Secalhar é, mas para resolver esse problema precisávamos de ter algumas funções mas avançadas no router... Acho que possa ser das rotas da proxy de IGMP dai a parar de x em x. 
Reputação 6
sn4k3 escreveu:
Estarei com azar? desta vez configurei como PPPoE na WAN do TD e desliguei a Ligação ADSL do Thonsom, mas nao funciona e nos logs do td diz: ERROR PPP2 Timeout, waiting for PADO Packets e fica sempre nisto a fazer retry....

Experimenta fazer um update de firmware  no TP-Link e em seguida faz um reset e tenta configurar a ligação PPPOE de novo.


Caso não faças o update faz o rezet na mesma.   


 


NOTA: depois de desligares a ligação PPPOE no router da meo deves esperar +/- 20 segundos só depois é que ligas o TP-LINK


 


PS:


Já viste este tutorial http://www.tp-link.com/en/article/?faqid=303
Reputação 6
É por causa deste tipo de conflitos que eu recomendo os ASUS,  são 100% compatíveis com o serviço da MEO, e bastante mais fáceis de configurar.
Já tentei 500 coisas e já consegui, o router deteta a NET e fica com os gateways do ISP etc, diz que esta connected, mas o engraçado é que não tenho NET, falha os pings mas ping ao gateway e ATMs funciona, é para rir :D


 


Sim vi esse faqs, só que eu segui um mais parecido ao meu modelo, no entanto o meu não tem algumas dessas opções, pelo menos não estão visíveis aos utilizadores, tal como o multicast. Só é pena a questão da imagem parar :|


 


No caso de não conseguir, que router recomendas?


 


Obrigado por tudo
Reputação 6
Qualquer um destes modelos, têm todos chip  broadcom e suportam o firmware 3.x.x.x.x


ASUS norma N


 


RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N66U


 


ASUS Norma AC


RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U


 


Os preços estão por ordem crescente vão dos  30€ até aos 250€ mas qualquer um deles funciona perfeitamente com a MEO.


 


Se quiseres os ver detalhes  de cada um usa este site 


http://en.wikipedia.org/wiki/Asus_routers
Já consegui... :)


Tinha feito um factory reset ao router da meo e este gerou uma nova password por não ter posto as definições adsl. E com isso era impossivel ter net mesmo no outro router pois a pass já não era a mesma. Tive que ligar para o suporte para me gerarem uma nova pass


Não sabia deste promenor dos resets...


 


Tirando isso agora está impecavel, funciona a 100% e foi bastante rápido até.


 


Obrigado pela paciencia :)


 
Boas,

Tenho um router Asus RT56U e apenas posso dizer que foi a melhor compra que fiz!

Acabaram se os problemas de internet wifi para mim e está tudo lá ligado! Excelente mesmo e super fácil de configurar!

Recomendo Asus sem dúvida alguma!
Comprei um linksys EA6300 mas não consigo IPTV através dele, apesar de ele se ligar bem por PPOE...no entanto se a ligação for feita pelo thomson e partilhada por wan para o linksys, nesse caso a box já funciona ligada a qualquer porta LAN do linksys.
Só tem sido possível IPTV com furmwares modificados?
Obrigado pela ajuda
Granda canhão :D


 


Chegaste a fazer a VLAN em 1/35 para a box?


 


Quanto aos firmwares, segundo o post inicial os asus conseguem fazer tudo limpo com o ultimo firmware oficial.


Mas se esse não consegue com os firmwares da linksys decerteza que com o WRT consegues facilmente


 


Cumps
Reputação 6
joaotgalmeida escreveu:
Comprei um linksys EA6300 mas não consigo IPTV através dele, apesar de ele se ligar bem por PPOE...no entanto se a ligação for feita pelo thomson e partilhada por wan para o linksys, nesse caso a box já funciona ligada a qualquer porta LAN do linksys.
Só tem sido possível IPTV com furmwares modificados?
Obrigado pela ajuda






Boas


Se for o thomson a fazer a ligação PPPOE toda a gestão dos serviços e feita pele mesmo e o Linksys vai funcionar como switch é por isso que consegues ligar a box dessa forma .


 


Quando a ligação PPPOE é feita pelo Linksys  tens também de activar a opção Filter multicast  que está em  Security.





 


NOTA.. fazer a ligação PPPOE é a opção correta , caso contrario não vais resolver nenhum dos problemas que estão presentes quando utilizas a ligação PPPOE através do thomson  


 


PS: Não posso garantir que isso resolva mas olhando para a demo  firmware  parece-me ser isso que está em falta , mas como não tenho um router  para testar não posso garantir .


 


Ps2: Por o que consegui ver na net parece que esse router dá esse problema com varias operadoras ao que parece ninguém consegue por a box a funcionar nesse router , a melhor solução é devolveres o router  e adquirires um que funcione correctamente com o serviço da meo


 


Vê este post no fórum da BT https://community.bt.com/t5/YouView-box/Using-a-3rd-party-router-for-Multicast/td-p/1048582


 
Muito obrigado pela vossa ajuda
Comprei o router no início de Junho na fnac, não sei como funciona a política de devolução deles, mas provavelmente vou ter de mantê-lo.
Já tinha experimentado com e sem os filtros de multicast e fica na mesma, quanto ao VLAN, essa opção não me aparece em lado nenhum...
Vou acabar por ter de ligar a box ao thomson, o principal problema é que o cabo que saí para a box tb alimenta o amplificador pioneer da TV a assim vou perder o airplay e tb o meogo, mas enquanto não sair novo firmware oficial ou modificado vou ter de prescindir disso.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!
O router só foi comprado há 15 dias por isso vou tentar a troca.


Na fnac a alternativa que havia era o TP-link archer C7 por isso se calhar vou optar por esse.
Esse da TP-LINK tem o firmware parecido ao meu, com as mesmas opções, ou lhe metes o WRT ou então não vais conseguires o que queres so com o firmware original.


 


Como dito anteriormente podes optar por um ASUS, eles também têm routers com norma AC e dão "out of the box" com o firmware original.


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/32997/highlight/true#M11850


 


Cumps
Do que vi em reviews out-of-the-box ja tem varias opções para multicast e IPTV, inclusivamente no link anterior está na lista de routers já testados. De qualquer forma posso sempre colocar o WRT.


A opção deverá passar pelo TPlink porque na fnac não há asus desta gama.


Obrigado
Reputação 6
Boas


 


Por o que li  também me parece  que esse router funciona mas deixo aqui uma nota importante para usares também o serviço MeoGO convém ser um asus  são os únicos até agora que posso confirmar que podes configurar o serviço.


 


Tenta ver se eles te conseguem encomendar um router dessa gama ou então pede a devolução do dinheiro .
Ok vou optar por um asus ac66, alguém sabe onde comprar este router no porto?