Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176518 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

bom trabalho xptopt. será que este processo funciona com MODEM ROUTER ADSL S Fios LINKSYS WAG 200G ?
mais uma vez obrigado pela ajuda. realmente esse aspecto da porta wan faz a diferença.
será que como repeater do sinal, o Router LINKSYS WAG 200G é viável e compativel?
Reputação 6
Boas


 


Acho que como repeater deve funcionar , mas tens de ter em conta que esse router só tem norma G , não sei se será uma boa opção .
tenho andado as voltas com as configurações, mas não tá fácil.
é uma pena pois este router da cisco "era/é uma grande máquina".
pouparia uns € mas a alternativa será o Aztech repeater.
mais uma vez obrigado pela disponibilidade.
Crachá
Boas,


 


Não conheço os equipamentos Fritz, pelo post do ecobird- assumo que tem portas para ligar o telefone? Eu consegui meter o Asus RT-N66U ligado diretamente ao ONT e tenho uma net em condições com o IPTV a funcionar OK (bastou colocar a porta na VLAN 12). No entanto este equipamento não tem saídas para telefone :(


Estou tentado a tentar fazer aqui a coisa com uma box com o asterisk e telefones SIP mas tenho receio de estar a investir e continuar agarrado ao Thomson.


Por acaso alguém aqui tem algum conselho para este tipo de cenário ou conseguiu sacar o telefone fora do Thomson?
Reputação 6
Boas


 


O mais simples e económico é manter o thomson, até porque é quase impossível arranjar o password do voip , e no teu caso também terias de comprar um dispositivo PAP2T que não é barato e iria ser mais um dispositiva a consumir energia , ias estar a remover o thomsom  para ligar outro dispositivo .


 


Nota: Nesta configuração o thomson não interfere com o funcionamento do segundo router portanto mante-lo para gerir a box e o voip é a melhor solução .   
Crachá
Boas xptopt,


 


Não tenho qualquer problema em manter o Thomson aparte do facto de que enquanto estava com o Thomson diretamente ligado ao ONT no speedtest.net não conseguia passar dos 46-48Mbps e agora com o Asus diretamente ligado na ONT estou nos 88-90Mbps. Não queria mesmo voltar a ter o Thomson ligado à ONT mas com o Thomson pendurado no Asus não estou a conseguir o registo do telefone no Thomson, sabes se preciso de fazer como o video e mapear alguma VLAN?
Reputação 6
Boas ,


 


Isso não deveria estar a acontecer qual é o modelo do teu thomson?


 


Quanto a ligar o thomson ao asus e ficar com o voip a funcionar isso não é possível , porque embora a configuração do voip se encontre no thomson a autenticação é feita na central e não pelo router .
Crachá
Boas,


 


O meu router da MEO é o Thomson TG784N. A situação aparentemente é igual tanto com o firmware 8.4.HF (?) como com o mais recente que penso seja 10.2.1


As diferenças são brutais, não acreditava se não tivesse comprovado por mim mesmo.
Reputação 6
Boas


 


Se ligares apenas o thomson continuas com essas velocidades reduzidas, ou só acontece quando ligas o asus ao thomson .


 


Eu á uns tempos a atrás tive um problema semelhante que acabou por ser um problema com o serviço de Qos  no asus , tive de fazer um reset ao asus e não  voltar a ativar o Qos  .


 


Ps: isso não deveria estará a acontecer o thomson não deveria influenciar a velocidade no asus ,certamente vamos conseguir encontrar o que está a causar esse problema  .  
Crachá
Oi xptopt,


 


Antes de mais deixa-me agradecer pelo teu empenho e ajuda. Na realidade tenho este problema mesmo apenas com o thomson sendo ainda um pouco mais grave pois pelos testes do speedtest.net (valem o que valem) com o asus ligado ao thomson estou nos 45Mbps, só com o thomson a gerir a rede estou nos 40Mbps, quando meto o asus direto no ont estou com 89-90Mbps.
Reputação 6
Boas


 


Qual é o modelo e revisão  do thomson ? Na parte inferior do router tens essa informação onde diz ”versão HW “ dá-me essa informação sff.


 


Caso seja um tg784 v3 revisão 3 está tudo explicado  essa revisão está com alguns problemas com a velocidade entra as portas lan e a porta wan  .     
Crachá
Oi novamente xptopt,


 


Infelizmente ausentei-me hoje até próxima 2ª para passar a Páscoa com a família e como tal estou sem acesso ao router e a essa informação. Se estiveres disponível 2ª posso enviar-te todos esses dados.


 


Abraço e Boa Páscoa!!!
Boas,


 


Por acaso alguem sabe dizer se este router, http://www.asus.com/Networking/RTAC68U/ , pode funcionar com a MEO?


 


Estava mesmo a pensar substituir o da MEO, por este. Já verifquei que não podia usar o telefone (mas isso não faz falta), de resto existe alguma limitação?


 


Ou então seria para usar em conjunto.


 


Obrigado.
Boas pessoal,sou muito verdinho nestas andanças e nao percebo muito de configuraçoes de routers,mas ca vai


Tenho net meo por satelite e o router é um adb , o que acho pessimo porque nao tenho rede na casa toda e a velocidade maxima que tenho é 1.7mb , mas o pior de tudo nao é isso,o pior é que a net está sempre a cair,tipo em meia hora é capaz de ir abaixo umas 5 vezes ou mais,como é capaz de de tar uma hora sem cair...Já contactei o apoio ao cliente ,entao ficaram de irem montar um router novo,ate hoje e nada,realmente contactaram-me a dizerem que iriam voltar a contactar para agendar,mas nada. Um amigo meu como tem um router parado , emprestou-me , ele diz que é muito bom , é um smc 7904wbra2 , alguem me puderia ajudar a configura-lo,tipo tirar o adb e arruma-lo na prateleira e ficar este smc a funcionar... obrigado
Reputação 6
Boas


 


Vê se consegues com este tutorial , a vci para a meo é 0/35


http://www.smc.com/en-global/faq/view/2/11/3/1
Crachá
Boas,


 


Tinha esta configuração na casa dos meus pais e sempre funcionou, ou seja, ligar um thomson ao asus rt n10u.


 


Entretanto mudei de casa e agora apenas tenho internet + telefone e não tenho TV.


 


Trouxe o asus rt n10u comigo para tentar ligá-lo ao router ADB A4000G e não consigo.


 


É possível fazer a ligação entre o asus rt n10u e um ADB A4000G?


 


Simplesmente tenho tudo ligado correctamente e o asus não ganha IP.
Crachá
Consegui obter IP mas não tenho internet nem consigo perceber que raio de IP é este..


 


[img]http://i279.photobucket.com/albums/kk153/z_pinto/Untitled-15.png[/img]]http://i279.photobucket.com/albums/kk153/z_pinto/Untitled-15.png[/url]
Reputação 6
Boas


Esse ip é de auto configuração , algo está errado , estas a mudar o ip do asus pata 192.168.2.1?
Crachá
Sim, o IP do asus é 192.168.2.1 e do ADB A4000G é 192.168.1.1

Tenho a internet desligada no ADB e um cabo ethernet ligado duma porta ethernet do ADB, à porta WAN do ASUS.

O ASUS nem lhe alterei nada e continua configurado como estava na casa dos meus pais, logo está tudo correcto.


 


E já agora, o username no ADB é as147*****@sapo. No ASUS meto as147*****@sapo ou sapo.pt?

Será que é possível fazer isto com este router sequer?
Reputação 6
O username tem de ser  asxxxxxxx@3p.sapo.pt
Crachá
Fiz o contracto numa loja meo mas no contracto diz "SAPO ADSL 12MB".

Quando faço login no ADB é as147*****@sapo e não sapo.pt ou 3p.sapo.pt
Reputação 6
Nesse caso será melhor ligares para o 16200 e confirmar os dados .
E os meus problemas via WIFI acabaram...


 


Router TG799vn ligado apenas por causa do telefone (voip) e boxes ligadas ao router Asus RT56U.


 


Visto o router Asus ser Dual, tenho a frequência de 2.4ghz e 5ghz, acabando hoje por comprar uma pen wifi que permite os 5ghz e os resultados são estes!


 


http://www.speedtest.net/result/3526424618.png
Viva pessoal,


 


Li uns posts atrás que não havia solução para usar meogo com a utilização de outro router a gerir a Internet.


 


Aqui foi relativamente facil:


Tenho "custom router" para NET e mantive o Thomson para IPTV/VoIP:


 


- Observei que o pedido do meogo era feito a ip's da gama  213.13.24.*


- A única explicação para o meogo dizer que "não estava na minha rede meo" é que este trafego está a ser routeado pelo Thomson para a VLAN de video.


- Comprovei colocando uma rota explicita (no PC) daquela gama para o IP do router da MEO. Voilá, Meogo a funcionar.


- Visto que uso um router à base de linux, adicionei rotas estáticas ao meu servidor de DHCP, para não ter de adicionar rotas à mão em cada PC/Dispositivo.


 


Quem usar um router que gere NET e Video, terá de ver se consegue adicionar uma regra de routeamento explicita nele próprio, para fazer o NAT do trafego daquela gama para a VLAN de video.


 


Cumprimentos.