Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176518 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

O upnp ta ligado, ja tava em default ligado xD
Quanto a meter router em vez de gateway nao deu, meti esse comando que disseste, reiniciei o router e mesmo assim nao deu. Ao meter router a net deixou de dar por completo até tive de fazer reset de fabrica para dar novamente. Também ja reparei que ao adicionar as portas( as que eu adicionei sao as do fifa e do origin) quando reinicio o pc ou o router a net cai tambem e preciso de eliminar as portas para a net voltar...
Nao percebo isto, agora com a nova atualizacao do fifa sempre que vou jogar online em todas as partidas chega a meio do jogo e aparece a mensagem "Nao sei que... Ja nao estas sincronizado com o jogo online" e a ligacao cai e nao consigo acabar um jogo online sequer...
Resolvido o firm da asus.

obrigado xptopt.

abraço
Reputação 6
O upnp ta ligado, ja tava em default ligado xD
Quanto a meter router em vez de gateway nao deu, meti esse comando que disseste, reiniciei o router e mesmo assim nao deu. Ao meter router a net deixou de dar por completo até tive de fazer reset de fabrica para dar novamente. Também ja reparei que ao adicionar as portas( as que eu adicionei sao as do fifa e do origin) quando reinicio o pc ou o router a net cai tambem e preciso de eliminar as portas para a net voltar...
Nao percebo isto, agora com a nova atualizacao do fifa sempre que vou jogar online em todas as partidas chega a meio do jogo e aparece a mensagem "Nao sei que... Ja nao estas sincronizado com o jogo online" e a ligacao cai e nao consigo acabar um jogo online sequer...

Vai a administration e faz reset default settings , isto vai fazer uma reset completo.

Se usas upnp não deves abrir portas manualmente , desativa o upnp e abre as portas manualmente .

Tenta também mexer no valor de MTU na Ps3 se tiver 1500 tenta 1492
Vai a administration e faz reset default settings , isto vai fazer uma reset completo.

Se usas upnp não deves abrir portas manualmente , desativa o upnp e abre as portas manualmente .

Tenta também mexer no valor de MTU na Ps3 se tiver 1500 tenta 1492

Nao jogo na ps3 jogo no pc xD
Aconselhas a usar ip fixo ou dinamico??
As portas que estou a tentar abrir sao:
FIFA 12 Online Ports for PC:
TCP: 80, 443, 9980 até 9989, 10000 até 12500, 42100 até 42199
UDP: 3659, 6000, 9570, 10500 até 12500

Origin Online Ports:
TCP: 80, 443, 9960 até 9969, 1024 até 1124, 18000, 18120, 18060, 27900, 28910, 29900
UDP ports: 1024 até 1124, 18000, 29900

Achas que pode ser algum problema com alguma porta que nao pode ser aberta??
Reputação 6
As portas que estou a tentar abrir sao:
FIFA 12 Online Ports for PC:
TCP: 80, 443, 9980 até 9989, 10000 até 12500, 42100 até 42199
UDP: 3659, 6000, 9570, 10500 até 12500

Origin Online Ports:
TCP: 80, 443, 9960 até 9969, 1024 até 1124, 18000, 18120, 18060, 27900, 28910, 29900
UDP ports: 1024 até 1124, 18000, 29900

Achas que pode ser algum problema com alguma porta que nao pode ser aberta??

Eu não costumo abrir as portas para o origin só para os jogos do origin
Uso estas sem problema para o BF3

TCP: 80, 443, 9988, 20000-20100, 22990, 17502, 42127
UDP: 3659, 14000-14016, 22990-23006, 25200-25300

Eu penso que o problema esta mesmo no fifa pois são muitos os jogadores com o mesmo problema no fórum da EA

Usar ip fixo ou dinâmico deve ser igual

PS. tens de adiciona o jogo a lista de exclusões da tua firewall ou antivírus
Em ultimo caso testa assim http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2408-como-efetuar-uma-ligacao-pppoe-atraves-windows.html

Neste modo o router da Asus não e ligado. pc é ligado diretamente ao router da meo , testa e vê se resolve
Eu não costumo abrir as portas para o origin só para os jogos do origin
Uso estas sem problema para o BF3

TCP: 80, 443, 9988, 20000-20100, 22990, 17502, 42127
UDP: 3659, 14000-14016, 22990-23006, 25200-25300

Eu penso que o problema esta mesmo no fifa pois são muitos os jogadores com o mesmo problema no fórum da EA

Usar ip fixo ou dinâmico deve ser igual

PS. tens de adiciona o jogo a lista de exclusões da tua firewall ou antivírus
Em ultimo caso testa assim http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2408-como-efetuar-uma-ligacao-pppoe-atraves-windows.html

Neste modo o router da Asus não e ligado. pc é ligado diretamente ao router da meo , testa e vê se resolve

Obrigado vou testar.
Boa tarde,

Gostaria de saber se a utilização deste 2º router (e consequente desligamento da net no Thomson) não afecta em nada a utilização das MeoBox e dos serviços que esta oferece (Gravação, Guia TV, VideoClube, etc..).

Obrigado pela disponibilidade!
Podes ficar descansado que funciona tudo na perfeição.

Dá uma olhadela nos primeiros posts.

abraço

Boa tarde,

Gostaria de saber se a utilização deste 2º router (e consequente desligamento da net no Thomson) não afecta em nada a utilização das MeoBox e dos serviços que esta oferece (Gravação, Guia TV, VideoClube, etc..).

Obrigado pela disponibilidade!
Uma dúvida:

"importante!! net 100Mbps
No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000
Os seguintes modelos suportam essa velocidade
Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u
Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificadoRT-N56U_1.1.1.8e-b4
Tp-Link - WR1043N(D)"

Isto quer então dizer k o Asus N12 não suporta fibra de 100mbits?
Eu tenho pacote de 50mbits, mas n sei se irei fazer upgrade mais tarde.
O router sagem 3102 tem duas portas rj45 uma diz lan a outra deve dizer internet a que diz internet é a porta wan


O meu tem duas portas rj45, mas uma é Ethernet 1 e a outra Ethernet 2.. Tem mais 2 (tipo de ficha diferente), uma para Phone e outra para ADSL..
Reputação 6
Uma dúvida:

"importante!! net 100Mbps
No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000
Os seguintes modelos suportam essa velocidade
Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u
Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificadoRT-N56U_1.1.1.8e-b4
Tp-Link - WR1043N(D)"

Isto quer então dizer k o Asus N12 não suporta fibra de 100mbits?
Eu tenho pacote de 50mbits, mas n sei se irei fazer upgrade mais tarde.

Boas
É possível que o RT-N12 funcione com os 100MBps mas nunca foi testado, eu escrevi essa nota porque o rt-n10 tem uma velocidade máxima de porta wan de 44MBps, mas e possível que o RT-N12 tenha uma velocidade entre os 90 e os 92 Mbps o que é suficiente para o serviço 100MBps, mas não posso garantir, tens de testar
Reputação 6
O meu tem duas portas rj45, mas uma é Ethernet 1 e a outra Ethernet 2.. Tem mais 2 (tipo de ficha diferente), uma para Phone e outra para ADSL..

Nesse caso não da tens mesmo de comprar outro router
Boa tarde,

Gostaria de saber se a utilização deste 2º router (e consequente desligamento da net no Thomson) não afecta em nada a utilização das MeoBox e dos serviços que esta oferece (Gravação, Guia TV, VideoClube, etc..).

Obrigado pela disponibilidade!
Para reiniciares a box e fazer actualização de software, usar o MEO Kanal ou subscrever canais precisas da Internet no Thomson ligada.

Cumprimentos
Para reiniciares a box e fazer actualização de software, usar o MEO Kanal ou subscrever canais precisas da Internet no Thomson ligada.

Cumprimentos

Obrigado pela resposta 🙂!

Tenho mais algumas dúvidas:

1 - Quando dizes "reiniciar a box e fazer actualização de software", significa que apenas preciso de net no Thomson para actualizar a box correcto? Não preciso de net no Thomson apenas para ligar a box, não é?

2 - O Telefone continua a funcionar mesmo com números migrados? Eu quero manter o meu número 21xxxxx e surgiu-me esta questão....

3 - É possível colocar um switch entre o Thomson e o 2º Router? Creio que necessito de um switch visto que o meu 2º router vai ficar junto a uma MeoBox e não tenho espaço para passar um 2º cabo.

Peço desculpa se alguma das perguntas é estúpida... :

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos
Boas
É possível que o RT-N12 funcione com os 100MBps mas nunca foi testado, eu escrevi essa nota porque o rt-n10 tem uma velocidade máxima de porta wan de 44MBps, mas e possível que o RT-N12 tenha uma velocidade entre os 90 e os 92 Mbps o que é suficiente para o serviço 100MBps, mas não posso garantir, tens de testar

Tipo, tamos a falar por cabo ethernet, certo? Ou tás a falar de vel de net por wireless?
Sim, desculpa aí. Sou um bocado ignorante no que diz respeito a isto.
Tou a perguntar isto porque disseram-me que "qualquer router vendido doje em dia suporta 100mbps", então isto não é verdade?

Obrigado pela resposta rápida :)

Outras dúvidas que tenho é se ninguém conseguiu meter Meo a funcionar com Linksys, que também tava interessado nuns modelos. Tal como o facto se é mesmo preciso instalar DD-WRT, há umas partes aí que não tenho a certeza como se fazem e pa mim era preferível não instalar (a não ser que fizesse GRANDE diferença).
Reputação 6
Obrigado pela resposta 🙂!

Tenho mais algumas dúvidas:

1 - Quando dizes "reiniciar a box e fazer actualização de software", significa que apenas preciso de net no Thomson para actualizar a box correcto? Não preciso de net no Thomson apenas para ligar a box, não é?

2 - O Telefone continua a funcionar mesmo com números migrados? Eu quero manter o meu número 21xxxxx e surgiu-me esta questão....

3 - É possível colocar um switch entre o Thomson e o 2º Router? Creio que necessito de um switch visto que o meu 2º router vai ficar junto a uma MeoBox e não tenho espaço para passar um 2º cabo.

Peço desculpa se alguma das perguntas é estúpida... :

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos

Boas

Em relação as duas primeiras questões a resposta é sim, o único serviço que não funciona por agora é o serviço meokanal

Em relação as meo box , se fizeres o passo 5 vais Podes ligar uma box ao thomson e a outra ao Asus sem problemas , não é necessário nenhum switch visto que o Asus tem a opção de ligar ate duas meo box .
Reputação 6
Tipo, tamos a falar por cabo ethernet, certo? Ou tás a falar de vel de net por wireless?
Sim, desculpa aí. Sou um bocado ignorante no que diz respeito a isto.
Tou a perguntar isto porque disseram-me que "qualquer router vendido doje em dia suporta 100mbps", então isto não é verdade?

Obrigado pela resposta rápida :)

Outras dúvidas que tenho é se ninguém conseguiu meter Meo a funcionar com Linksys, que também tava interessado nuns modelos. Tal como o facto se é mesmo preciso instalar DD-WRT, há umas partes aí que não tenho a certeza como se fazem e pa mim era preferível não instalar (a não ser que fizesse GRANDE diferença).

boas
sim net por cabo , o problema esta em que realmente todos os router fazem 100 Mbps mas só nas portas “lan” , pelo contrario a porta “wan” é independente e muitas vezes o valor é muito abaixo dos 100MBps , podes pesquisar no Google por velocidade wan lan ou lan wan e ver se encontras as velocidades do router que pretendes usar , mas a informação é escassa e normalmente só se encontra para routers topo de gama

Tens aqui alguns exemplos Router Performance Comparison Charts - WAN to LAN Throughput - SmallNetBuilder

Quanto aos routers da linksys , os modelos que foram aqui testados eram todos antigos , com routers novos deve funcionar sem problemas .

DD-wrt é solução se estiveres a ter problemas com o firmware original, mas deixo aqui uma nota porque ao contrario da asus os routers liksys não dispõem de nenhum modo de restauro , a única maneira de reverter se algo correr mal e abrir o router e ligar la dentro um cabo especial “JTAG” o que não e nada simples
Os firmware DD-WRT suportam IPTV?
Reputação 6
Os firmware DD-WRT suportam IPTV?


Eu nunca consegui , não parece estar a funcionar
Boa tarde,

Já alguém conseguiu ligar uma MeoBox ao Asus RT-N10?

Obrigado!
Pronto Asus RT-N10 com firm. DD WRT a funcionar e portas abertas sem problemas.

Utilizadores que testarão com sucesso
xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt
lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt
zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+
speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96
mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ?
benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt
Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ”
Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ”
bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6
cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB
Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus
askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4

Se mais alguém consegui com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .
Obrigado

obrigado xptopt.

abraço
Reputação 1
Crachá +4
Boas de novo.

Finalmente comprei o Asus RT-n66u e decidi ligá-lo directamente ao ONT em vez de ter o Thomson a meio. Consegui pôr a Internet a dar através da configuração de VLAN 10, que me informaram no fórum zwame ser o valor correcto.

http://i.imgur.com/qJnDp.jpg

Ia tentar colocar o VoIP para porta 3 com VID 12 e ligar lá o Thomson, mas não consegui. Isto das VLANs é complicado.
De qualquer forma reparei noutro problema que é deixar de ter uso na Porta 3 e 4 para o que seja que for mal coloco o VID 10 para Internet. O Router deixa de apanhar tudo o que se ligue às portas 3 e 4, mesmo que sejam outros PCs (tentei deixar o VID vazio, 2 ou 10 para VoIP (LAN3) e IPTV (LAN4), mas não fez diferença).

Por isso para já estou a ligar-me com fw original (3.0.0.3.112) pela forma como o xptopt explicou (a quem agradeço uma vez mais) e até agora tudo ok.
Notei logo a diferença no tracert www.sapo.pt em termos de Asus vs Thomson, que me deu os mesmos resultados tanto ligando o Asus directamente ao ONT, como ligando ao Thomson:
http://i.imgur.com/aTYi0l.png

Logo parece que não ia lucrar nada mesmo que conseguisse ter o ONT ligado directamente ao Asus, pois o tracert (e outros testes - velocidade incluídos) dá-me igual tanto pela ligação directa como pela ligação do tutorial.

Agora vamos ver se deixo de ter páginas que não carregam e quedas...
alguém sabe onde posso arranjar um n12 a bom preço no porto? O modelo asus rt-n12 c1 também dá?
O n10 funciona tão bem como o n12?