Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176347 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

(...)não sei se não ter acesso á pagina to thomson quando ambos estão ligados poderá ter alguma coisa a ver com isso.
É curioso que eu consigo ter acesso às páginas dos dois routers quando estão os dois ligados.

Cumprimentos
2. LAN to WAN – Connecting one of the Ethernet ports (LAN ports) of router A to the Internet port (WAN port) of router B.

This type of cascading requires the main router and the secondary router to have different IP addresses. This connection makes it easier to identify which router the computers and other devices in the network are connected to since they will have different LAN IP segments. However, computers that are connected to router A will not be able to communicate with router B, and vice versa since they are two different networks.
Article

Há qualquer coisa de misterioso nisto tudo mas não sei o que é!

Cumprimentos
Reputação 6
1942? Suponho que querias dizer 1492 certo?

sim 1492 desculpa
Reputação 6
É curioso que eu consigo ter acesso às páginas dos dois routers quando estão os dois ligados.

Cumprimentos
eu também conseguia ver com o firmware da Asus , mas como estava sempre a cair achei que fosse disso , com o DD-wrt tenho que adicionar regras a firewall para poder ver o thomsom
http://img28.imageshack.us/img28/6937/redeh.png

Este é o mapa da minha rede segundo o Thomson. O problema é que na realidade não é bem assim:

- Na porta 1 está ligado o RT-N16, confirma;
- Na porta 2 aparece o meu PC mas o problema é que a porta 2 está vazia no 784;
- Na porta 3, que está ligada a uma das boxes, aparecem quatro dispositivos, a impressora de rede e a PS3(ligados ao RT-N16) e os dois restantes não sei o que são;
- Na porta 4 está ligada a segunda box, confirma;

Possíveis explicações?

Cumprimentos
eu tambem consegia ver com o firmware da asus , mas como estava sempre a cair achei que fosse disso , com o ddwrt tenho que adicionar regras a firewall para poder ver o thomson
A minha ligação é estável com o Firmware da Asus.

Cumprimentos
Reputação 6
http://img28.imageshack.us/img28/6937/redeh.png

Este é o mapa da minha rede segundo o Thomson. O problema é que na realidade não é bem assim:

- Na porta 1 está ligado o RT-N16, confirma;
- Na porta 2 aparece o meu PC mas o problema é que a porta 2 está vazia no 784;
- Na porta 3, que está ligada a uma das boxes, aparecem quatro dispositivos, a impressora de rede e a PS3(ligados ao RT-N16) e os dois restantes não sei o que são;
- Na porta 4 está ligada a segunda box, confirma;

Possíveis explicações?

Cumprimentos
Boas os dispositivos que não sabes o que são , são dispositivos que foram ligados ao longo do tempo , o thomsom nunca os apaga , os azuis são dispositivos não ligados e o vermelho são dispositivos ligados , podes apaga-los manualmente ou fazer reset ao router.

Quanto ao mac do asus vê se é aqui
http://img534.imageshack.us/img534/7994/n16mac.jpg
Reputação 6
A minha ligação é estável com o Firmware da Asus.

Cumprimentos
Eu quando testei foi com um dos primeiros firmwares , com estes mais recentes já deve estar tudo ok , mas habituei-me ao DD-wrt e não voltei a tentar .
Ah, ok, agora percebo, já apaguei e ficou direito.

Quanto ao MAC já descobri, obrigado!

Cumprimentos
Reputação 6
post errado sry
É curioso que eu consigo ter acesso às páginas dos dois routers quando estão os dois ligados.

Cumprimentos
Eu tb n consigo, mesmo tendo o Thomson como o outro router que está ligado da porta WAN via Ethernet à porta 1, na mesma range de IPs, 192.168.1.x. Alguém tem alguma ideia que me possa ajudar? Este outro router não tem DD-WRT nem pode...
Qual é a marca e modelo do teu router?

Cumprimentos
Qual é a marca e modelo do teu router?

Cumprimentos O Thomson é um TG799 e o outro é um Apple Airport Extreme de 4a geração com firmware 7.61 (o último), ligados via porta Gigabit do TG799 e WAN no Apple. O Apple tem ip 192.168.1.1 e o Thomson 192.168.1.254, mas quando estou ligado via wireless ao Apple (que é o único que tem net, pois os dados de ligação estão lá), não consigo aceder ao Thomson.

Alguma ideia?
Mas se consegues aceder à Internet qual é afinal o problema?

Cumprimentos
Reputação 6
O Thomson é um TG799 e o outro é um Apple Airport Extreme de 4a geração com firmware 7.61 (o último), ligados via porta Gigabit do TG799 e WAN no Apple. O Apple tem ip 192.168.1.1 e o Thomson 192.168.1.254, mas quando estou ligado via wireless ao Apple (que é o único que tem net, pois os dados de ligação estão lá), não consigo aceder ao Thomson.

Alguma ideia?
Boas
No teu caso o Apple Airport esta fora da range de ip do thomson que só vai de 192.168.1.60 e 192.168.1.253.
Muda o ip do Apple Airport para 192.168.1.100 por exemplo ,
não mudes a range no thomson porque podes depois ter problemas com a box
Mas se consegues aceder à Internet qual é afinal o problema?

Cumprimentos
O que eu expliquei: não conseguir aceder à configuração do Thomson quando ligado ao Apple...


Boas
No teu caso o Apple Airport esta fora da range de ip do thomsom que só vai de 192.168.1.60 e 192.168.1.253.
Muda o ip do Apple Airport para 192.168.1.100 por exemplo ,
não mudes a range no thomsom porque podes depois ter problemas com a box
Vou tentar isso, obrigado.
..........
Reputação 6
Boa tarde.

Desculpem se esta minha pergunta possa ser um bocado parva, mas aqui vai.

Porque é que vocês que não querem usar no serviço MEO/SAPO Fibra o Thomson TG784 ou o Thomson TG784n ou o Thomson TG799vn, em vez de andarem a ligar outros router's ao Router que PT vos instala, não compram logo um Router de boa marca idêntico ao Thomson, que faça a a mesma coisa, e substituem o Router de uma só vez?

Eu pergunto isso, porque, na minha instalação, foi instalado um Thomson TG799vn, e como não gostei dele, resolvi a situação e comprei um D-Link DVG-1402S (Gosto muito da marca D-Link e já a uso hà vários anos) e tirei o Thomson.

Tenho o D-Link DVG-1402S ligado por WAN ao ONT e quatro computadores (Desktops e Laptops) ligados ao D-Link DVG-1402S por ethernet, e a rede de casa do telefone ligado à porta 1 de telefone do D-Link DVG-1402S, e tudo funciona.

Para configurar o VOIP (Numero portado do anterior operador começado por 22617xxxx) foi facil, bastou fazer donwload de um software para ver as passwords por detrás dos asteriscos na configuração VOIP do Thomson e colocar essa mesma password no Router D-Link DVG-1402S e restante configuração, e tudo funciona.

Como eu refiro aqui o Router D-Link DVG-1402S, há também de outras marcas idênticos, tipo da Linksys, é só procurar na Internet.

Será que terei dito alguma coisa errada, ou estarei a pensar errado?

Da forma como eu indiquei, tudo funciona.

Cumprimentos,

Furby

Boas essa e uma boa solução mas não da para todos por causa da box , mesmo assim prefiro ter um segundo router porque pela minha experiencia com adsl todos estes anos modem-router adsl normalmente da problemas e o numero de ligações é limitado ,estas a substituir um modem router por outro modem router , mas sim e uma boa solução para quem não tem box ligada
É preciso desligar a firewall do Thomson para não ter duas a trabalhar ao mesmo tempo ou, a partir do momento em que desligamos a Internet no Thomson, este deixa de ter qualquer influência no sinal?

Cumprimentos

EDIT: Já encontrei resposta:

A melhor forma de se promover a difusão de Internet através de outro router que não aquele que é fornecido com o serviço Meo é a seguinte: no Router fornecido pela PT (Thomson) deve-se desligar o acesso PPPoE, note-se que mesmo que o faça, a sua box irá manter-se a funcionar, dado que o streaming de video IPTV é transmitido num fluxo de dados oculto (vpi 1;vci 35) que não aparece no painel de configuração do router. Só no acesso por telnet é que o consegues encontrar. No router que pretendes colocar a controlar a Internet é que irás registar os dados de acesso PPPoE facultados pela PT e que servem para estabeler o connect da Internet (vpi 0;vci 35). Atenção que este router deverá suportar um connect PPPoE através de Ethernet para que possas ligar-lhe a sua porta WAN a uma das portas LAN do Thomson, que por sua vez tem ligada a linha telefónica primária. Desta forma terás a Internet totalmente independente do Router primário sendo que este manter-se-á a funcionar para garantir o fluxo de IPTV. O único inconveniente nesta solução é que terás de reestabelecer a ligação através do Thomson sempre que queiras comprar ou cancelar canais, dado que essa operação é efectuada pela net, mas é simples, desligas temporariamente o acesso no segundo router e depois logo o reactivas novamente.

PS: um bom router para este objectivo é, por exemplo, o Draytek 2110 (ou outro superior).

Instalar 2º router wireless - Exame Informática
A melhor forma de se promover a difusão de Internet através de outro router que não aquele que é fornecido com o serviço Meo é a seguinte: no Router fornecido pela PT (Thomson) deve-se desligar o acesso PPPoE, note-se que mesmo que o faça, a sua box irá manter-se a funcionar, dado que o streaming de video IPTV é transmitido num fluxo de dados oculto (vpi 1;vci 35) que não aparece no painel de configuração do router. Só no acesso por telnet é que o consegues encontrar. No router que pretendes colocar a controlar a Internet é que irás registar os dados de acesso PPPoE facultados pela PT e que servem para estabeler o connect da Internet (vpi 0;vci 35). Atenção que este router deverá suportar um connect PPPoE através de Ethernet para que possas ligar-lhe a sua porta WAN a uma das portas LAN do Thomson, que por sua vez tem ligada a linha telefónica primária. Desta forma terás a Internet totalmente independente do Router primário sendo que este manter-se-á a funcionar para garantir o fluxo de IPTV. O único inconveniente nesta solução é que terás de reestabelecer a ligação através do Thomson sempre que queiras comprar ou cancelar canais, dado que essa operação é efectuada pela net, mas é simples, desligas temporariamente o acesso no segundo router e depois logo o reactivas novamente.

PS: um bom router para este objectivo é, por exemplo, o Draytek 2110 (ou outro superior).

E será que temos de manter o DHCP também ligado no Thomson ou essa configuração escondida (vpi 1;vci 35) também traz o IP das boxes incluído?

Tenho 1 router ligado dessa forma (LAN Thomson a WAN router), mas queria tentar mantê-los na mesma subnet. Consegui isso ligando 1 cabo adicional LAN/LAN, mas depois tenho um conflito por ter 2 DHCP servers na mesma subnet de rede e o meu outro router desliga-me da net....

Ideias?
o meu rt-n16 esta com a dd-wrt.v24-18024_NEWD-2_K2.6_mega sem grandes problemas , excepto o wireless que tem um pequeno bug , mas como nao uso wireless nao tenho problema
Acabei de instalar essa versão no meu router e tenho uma dúvida... Onde executo os comandos (ln -s /tmp/var/log/messages /tmp/www/log.html) desta página para ler o log do sistema?

Cumprimentos
Reputação 6
Acabei de instalar essa versão no meu router e tenho uma dúvida... Onde executo os comandos (ln -s /tmp/var/log/messages /tmp/www/log.html) desta página para ler o log do sistema?

Cumprimentos
Boas
Tens de colocar esse comando em telnet , eu uso um programa chamado putty e melhor que o telnet normal vê abaixo
http://img684.imageshack.us/img684/4682/ddlog.jpg
Depois a pagina para ver o log é : http://192.168.2.1/user/log.html
em vez de 192.168.1.1 porque mudaste o ip do router
agora outra coisa , tens de ir a adminstration –commands e adicionar isto a firewall para corrigir o loopback é so colar e fazer save firewall
insmod ipt_mark
insmod xt_mark
iptables -t mangle -A PREROUTING -i ! `get_wanface` -d `nvram get wan_ipaddr` -j MARK --set-mark 0xd001
iptables -t nat -A POSTROUTING -m mark --mark 0xd001 -j MASQUERADE

Deve ficar como em baixo .
http://img842.imageshack.us/img842/3487/firewallg.jpg
Obrigado, xptopt!

Cumprimentos
Quando fiz o 'Save Firewall' a net desligou-se, é normal?

Cumprimentos
Reputação 6
E será que temos de manter o DHCP também ligado no Thomson ou essa configuração escondida (vpi 1;vci 35) também traz o IP das boxes incluído?

Tenho 1 router ligado dessa forma (LAN Thomson a WAN router), mas queria tentar mantê-los na mesma subnet. Consegui isso ligando 1 cabo adicional LAN/LAN, mas depois tenho um conflito por ter 2 DHCP servers na mesma subnet de rede e o meu outro router desliga-me da net....

Ideias?

Podes tentar desativar o dhcp no segundo router e dar-lhe o ip 192.168.1.100 por exemplo , mas poderá ter de haver mais alguma config no segundo router .
Na pior das hipóteses podes ter que dar ips manuais aos dispositivos ligados no segundo router , por exemplo
pc1-192.168.1.201
pc2-192.168.2.202
xbox/ps3-192.168.1.203