Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176347 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

boas isso nao devia estar a aconteçer eu tenho tudo a funcionar sem problemas , quando desligo a bandalarga no thomson o voip e a box continuao a trabalhar .
pode ser desse firmware ou o thomsom ten de levar um reset.

pois, não sei o que te diga, fui ate mais longe e fiz reset de fabrica, voltei a configurar a ligação user asxxxxxxx/pass, no voip também, e ficou ok, quando vou a fazer o bridge com o assus (e desligo a banda larga no thomson), ficou logo com uma cruz no "registado", isto acontece sempre quando faco o bridge para o assus e desligo a ligação de banda larga
Olá

3 pedidos:

1º Apenas ligaram a WAN do router Asus, numa LAN ao calhas do router MEO sem configurações especiais?

2ª Podem com este site testar se vos dá a informação das portas abertas com sucesso? http://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/
Nota: No teste p.f. não tenham o activo o software que usa essa port, os meus testes se tiver aplicação activa a port dá aberta! de o software estiver desligado dá fechada!

3ª zyoops, lfbb, speratus, podem dizer-me o modelo do vosso router meo e respectivo firmware?
Exemplo:
xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N
lfbb = TG784n FW:8.4.H.F
zyoops =TG784n FW:8.4.H.F
speratus = TG784? FW:8.4.2.Q
lfbb=TG784n FW:8.4.H.F
Olá

3 pedidos:

1º Apenas ligaram a WAN do router Asus, numa LAN ao calhas do router MEO sem configurações especiais?

2ª Podem com este site testar se vos dá a informação das portas abertas com sucesso? Open Port Check Tool - Test Port Forwarding on Your Router
Nota: No teste p.f. não tenham o activo o software que usa essa port, os meus testes se tiver aplicação activa a port dá aberta! de o software estiver desligado dá fechada!

3ª zyoops, lfbb, speratus, podem dizer-me o modelo do vosso router meo e respectivo firmware?
Exemplo:
xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N


Ola e bem-vindo !

1-sim, ligas a wan do asus a uma lan qualquer, so isso
2-esse site ta marado, volta e meia da fechado, esse site para mim é um snifer de tcp/udp, testa com "PFPortChecker" o programa do "portforward.com/ "
3- TG784n FW:8.4.H.F

E mais digo com o asus ja consigo jogar (sem lag , perda de ligação, sem portas fechadas, etc) na xbox online, e nos meus jogos pc- online, é uma maravilaha

Estes routers são baratos, sem configurações malucas, sao muito faceis ate para quem não tem esperiência, basta seguir o tut do xptopt, e como podes ver eu ainda adicionei uns prints para a malta ver que com o asus RT-N10 também funciona.

CTS
Ok, já tenho a impressora ligada em rede e a bombar.

Aqui também o VoIP está funcionando normalmente.

Cumprimentos
O meu continua sem funcionar, porra
Bem vou fazer um outro factory reset....
Crachá +6
O meu continua sem funcionar, porra
Bem vou fazer um outro factory reset....

Vê se tens estas configurações:

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2010/11/voip_05.jpg

in: VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa | Pplware
A minha configuração de VoIP é diferente:

http://img337.imageshack.us/img337/4759/voip.png

E o meu número não começa por 3020, é um 291****** da Madeira.

Cumprimentos
O router que tenho da meo é o Tg784 com o fw 8.4.2.Q. O da Asus é o RT-N16 com o fw 3.0.0.3.96.

Simplesmente fiz o que estava no tuturial, fiz reset a ambos os routers, telefonei para o sac da pt e activaram-me o telefone, depois desliguei a net no thomson e fiz login no outro.

Tudo a bombar 5*

cumps
Reputação 6
O meu continua sem funcionar, porra
Bem vou fazer um outro factory reset....
Estive a pesquisar um pouco e vi que esse router e recente, o modelo é o Asus rt-n10u b , e não tem nenhum firmware para update no site da Asus , o teu problema com o voip é provavelmente um conflito entre o firmware da Asus que tens, com o thomson , a maneira mais simples de resolveres isso visto que ainda não há firmware novo da Asus e instalares dd-wrt no Asus

e simples

1º- vê isto Installation - DD-WRT Wiki

2º- vais ter que instalar 2 firmwares o primeiro é só um flash inicial .
ftp://dd-wrt.com/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2011/12-20-11-r18024/broadcom_K26/dd-wrt.v24-18024_NEWD-2_K2.6_mini_RT-N10U.trx

O segundo é quase igual mas e mais completo ftp://dd-wrt.com/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2011/12-20-11-r18024/broadcom_K26/dd-wrt.v24-18024_NEWD-2_K2.6_mini_usb.bin

3º- Configurar a meo no firmware DD-wrt
http://img717.imageshack.us/img717/6721/captureddwrt.jpg

Muito importante !!!!!
Tens de fazer um 30-30-30 reset sempre antes e depois e instalares ou fazeres update ao firmware vê no ponto 1.
Tens também de esperar uns minutos no final de cada update porque ele demora algum tempo a implementar o novo firmware, se fizeres reset mal ele acaba o update o firmware pode ficar mal instalado e gerar problemas .

muito muito importante!!!!!!!!
o rt-n12u b só tem 8mb de memoria flash por isso so podes inatalar versao mini, mini usb , mini vpn etc...
se usares versão mega ou big vais ter um brick no router , no caso do Asus não e muito grave porque tem um modo de segurança mas outras marcas podes ficar sem router .
Vê se tens estas configurações:

http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2010/11/voip_05.jpg

in: VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa | Pplware

Sim são exactamente as mesmas configurações que tenho, o problemas não e dai de certeza, o meu voip funciona bem com as configurações que tenho, o problema é que Mal desligo a "ligação de banda larga" o voip fica logo com a "X" no registo.
Estive a pesquisar um pouco e vi que esse router e recente, o modelo é o Asus rt-n10u b , e não tem nenhum firmware para update no site da Asus , o teu problema com o voip é provavelmente um conflito entre o firmware da Asus que tens, com o thomsom , a maneira mais simples de resolveres isso visto que ainda não há firmware novo da Asus e instalares dd-wrt no Asus

e simples

1º- vê isto Installation - DD-WRT Wiki

2º- vais ter que instalar 2 firmwares o primeiro é só um flash inicial .
ftp://dd-wrt.com/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2011/12-20-11-r18024/broadcom_K26/dd-wrt.v24-18024_NEWD-2_K2.6_mini_RT-N10U.trx

O segundo é quase igual mas e mais completo ftp://dd-wrt.com/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2011/12-20-11-r18024/broadcom_K26/dd-wrt.v24-18024_NEWD-2_K2.6_mini_usb.bin

3º- Configurar a meo no firmware DD-wrt
http://img717.imageshack.us/img717/6721/captureddwrt.jpg

Muito importante !!!!!
Tens de fazer um 30-30-30 reset sempre antes e depois e instalares ou fazeres update ao firmware vê no ponto 1.
Tens também de esperar uns minutos no final de cada update porque ele demora algum tempo a implementar o novo firmware, se fizeres reset mal ele acaba o update o firmware pode ficar mal instalado e gerar problemas .

muito muito importante!!!!!!!!
o rt-n12u b só tem 8mb de memoria flash por isso so podes inatalar versao mini, mini usb , mini vpn etc...
se usares versão mega ou big vais ter um brick no router , no caso do Asus não e muito grave porque tem um modo de segurança mas outras marcas podes ficar sem router .

Muito obrigado, agora estou a trabalhar, mas amanha de manha vou experimentar, epa nem eu sei bem, qual é a versão deste RT-n10 no site da asus internacional, a fotografia corresponde a 3 versóes diferentes, no site da asus pt, nem sequer está la esta versão do rt-n10


No internacional, existem outras versões que correspondem á foto do meu

ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10 C1 (RT-N10+ C1)
ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10E (RT-N10LX)
ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10U B

estou mais inclinado (tal como tu ) para a minha versão ser esta ultima RT-N10U_B.


mas também acho que tal não se deve a conflito de hardware entre routers, porque mal faço o deligar á "ligação banda larga", o voip perde logo o registo, mas não descarto a hipotesse

Amanhã mais um dia de testes


Obrigado a todos, estamos sempre a aprender 🙂
double post
O router que tenho da meo é o Tg784 com o fw 8.4.2.Q. O da Asus é o RT-N16 com o fw 3.0.0.3.96.
Saiu uma versão nova do firmware do RT-N16 ontem, a 3.0.0.3.102

Cumprimentos
Saiu uma versão nova do firmware do RT-N16 ontem, a 3.0.0.3.102

Cumprimentos

Obrigado pelo aviso ja esta actualizado :)

Já agora, alguem sabe como se faz downloads de torrents a partir do router? já fui à pagina interna do mesmo e instalei um programa que la estava mas quando tento aceder ao Download Master surge uma pagina com erro.

cumps
Reputação 6
Obrigado pelo aviso ja esta actualizado :)

Já agora, alguem sabe como se faz downloads de torrents a partir do router? já fui à pagina interna do mesmo e instalei um programa que la estava mas quando tento aceder ao Download Master surge uma pagina com erro.

cumps
Vê se isto ajuda ASUSTeK Computer Inc.-Forum-
eu estou a usar o rtorrent em dd-rwt nunca instalei esse
Ora então aqui vão as novidades:

DD-WRT já ta instalado, tive alguns problemas, e perdi quase um dia inteiro a volta disto, o pessoal que tiver este modelo siga estes passos. para não perderem tempo.

Antes e Depois de cada flash, temos de fazer o reset 30-30-30 para limpar a nvram, bem o problema é que neste modelo isso não funciona.
A solução que encontrei foi em desligar/ligar o router da corrente durante 30 segundos, e funcionou bem.

Desligar o router 30 segundos e voltar a ligar.

de seguida ir a upgrade firmware (ainda no firmw original asus)
Após o Flash Inicial :
[img]http://tynipic.com/thumbs/cqs1330211689j.png[/img]
Aqui mudem o Username/password facam "change password" e depois de entrarem no menu do router, esperem cerca de 5 minutos e depois façam o reboot ao router (separador Administration)

Desligar o router durante 30 segundos e ligar de volta.

Agora ir ao separador "administration> Firmware upgrade"
Flashar a versão final :

[img]http://tynipic.com/thumbs/rgh1330211972a.png[/img]

no final do flash, vai aparecer isto:

[img]http://tynipic.com/thumbs/arx1330212035t.png[/img]

Aqui aguardem cerca de 5 minutos antes de clicar no Continue
Depois e configur o router com a ligação PPpoE, vosso user meo "asxxxxxx" e "password", DNS's, etc.
Mudar o IP para 192.168.2.1

[img]http://tynipic.com/thumbs/cqs1330214374n.png[/img]
[img]http://tynipic.com/thumbs/arx1330212147d.png[/img]

No final salvem as alterações e reboot ao router, desligar 30 segundos e ligar.


Nota 1: Se após o desligar/ligar perderem a conexão ao router, CMD> ipconfig/release, seguido de renew

Nota 2 :Gravem a pagina do wiki dd-wrt, pois pode dar-vos jeito.
Installation - DD-WRT Wiki

Nota 3: Podem ver aqui Router Database | www.dd-wrt.com , o firmware para o vosso modelo.

--------------------------------------------------------------------------------

Ora bem, descobri umas coisas engraçadas acerca do meu router, afinal a versão do meu é a "RT-N10+ B1", mas com uma nova caixa (caixa igual a das novas versões do RT-N10)
Ou seja, tenho este router ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10 B1 (RT-N10+ B1), mas agora estao a ser comercializados com a "caixa" destes:

ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10 C1 (RT-N10+ C1)
ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10E (RT-N10LX)
ASUSTeK Computer Inc. - Networks- ASUS RT-N10U B

Já trazem o ultimo firmware 2.0.2.8 . que achei já muito bom e estável.

O firmware DD-WRT para esta verão pode ser encontrada aqui :

Primeiro flash:
http://www.dd-wrt.com/routerdb/de/download/Asus/RT-N10+/B1/factory-to-ddwrt.trx/3857
Firmware definitivo:
http://www.dd-wrt.com/routerdb/de/download/Asus/RT-N10+/B1/asus-rt-n10plus-ddwrt-webflash.bin/3858


Agradecimentos ao xptopt
-----------------------------------------------

Relativamente ao Voip, continua sem funcionar, não tem a ver com conflitos de firmware entre routers.
Descobri hoje que basta desligar a Ligação a internet no thomson, para o voip perder logo o registo (talvez seja um problema do firmware do tg384n), ainda telefonei para o apoio para me activarem o Voip mas não o conseguiram, apos analisarem conseguiram sim ligar mas para isso também me ligaram a ligação á internet, e isso não me interessa pois tenho de a desligar, para poder ligar o asus em bridge

Cts
Reputação 6
Antes e Depois de cada flash, temos de fazer o reset 30-30-30 para limpar a nvram, bem o problema é que neste modelo isso não funciona.
A solução que encontrei foi em desligar/ligar o router da corrente durante 30 segundos, e funcionou bem. Cts

boas isto faz o 30-30-30 reset em ultimo caso
http://img6.imageshack.us/img6/6130/reseth.jpg
Visto que ja desisti de ligar o servico voip no thomson da meo, com o asus em bridge...
Alguem conhece alguma forma de ligar o servico voip (da meo),ao meu telefone sem a necessidade de ter o pc ligado?
Algum adaptador para ligar ao asus rt-n10?
Falaram-me num ATA, mas não sei bem o que é!

Obrigado
Há uma coisa que não estou a perceber... Quando te instalaram a fibra não te atribuíram um número VoIP novo?

Cumprimentos
Não há meio de conseguir usar um disco externo que comprei de 2.5TB.... surge sempre como "unmounted" e náo passa disso.... help!!

cumps
Reputação 6
Não há meio de conseguir usar um disco externo que comprei de 2.5TB.... surge sempre como "unmounted" e náo passa disso.... help!!

cumps


Estas a criar mais partições ou só uma?
Estas a formatar em que modo ?
Ao que parece tens um limite de tamanho de disco com firmware da Asus 1TB , não consigo confirmar se da 2TB.
E com firmware dd-wrt o limite é de 2TB.
Podes tentar criar 3 partições com o máximo de 1TB e testar mas não deve dar .

PS: Talvez assim de , cria duas partições com 990gb cada uma e deixa o resto do disco sem partição, se não der cria só uma de 990gb e deixa o resto sem partição,
Não há meio de conseguir usar um disco externo que comprei de 2.5TB.... surge sempre como "unmounted" e náo passa disso.... help!!
O disco tem alimentação própria ou só da porta USB?

Cumprimentos
Já esta resolvido, criei 2 partições cada uma com cerca de 1.2TB em NTFS. O disco tem alimentação própria.

obrigado pela ajuda

cumps
Não há meio de conseguir usar um disco externo que comprei de 2.5TB.... surge sempre como "unmounted" e náo passa disso.... help!!

cumps

Aqui funciona com partição de 1.5 TB (dd-wrt )
Boas!

Uma pergunta... Pode-se actualizar o firmware do RT-N16 usando o IP 192.168.2.1 ou temos de mudar para o original - 192.168.1.1?

Cumprimentos