Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo


Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Sénior
  • 1095 respostas

 



ATENÇÃO: este tutorial visa preservar ao máximo possivel, as ligações e configuração originais do router MEO, pelo que, se por acaso decidirem desviar-se das indicações por mim dadas, o resultado final ficará à vossa inteira responsabilidade!


 


NOTA: este tutorial não garante o correcto funcionamento da box MEO ligada em algum outro router, switch ou access point, que não seja o originalmente instalado! A box deve ser sempre ligada como mostram as figuras, por cabo ethernet, ao router MEO! Apenas os aparelhos que não usem o serviço IGMP, ou que o mantenham inactivo, poderão eventualmente permitir o uso sem interrupção, da box TV!


 


--------------------------------------------------------------------------------------------


 


1º PASSO - VERIFICAR SE O ROUTER MEO ESTÁ CORRECTAMENTE CONFIGURADO.


 


Uma breve passagem pela interface web do router - http://192.168.1.254 - para confirmar que tudo está conforme instalado pelos técnicos.


 


Os parâmetros chave são os seguintes:


- Em Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork -


code:
Endereço IP/máscara IPv4: 192.168.1.254/24

Servidor DHCPv4: Activo

IP automático activo: Desactivado

Pool DHCPv4: 192.168.1.64 - 192.168.1.253

Gateway: 192.168.1.254

Servidor DNS: 192.168.1.254

- Em Ferramentas > Firewall -


code:
Nível de segurança: Padrão

 - Em Ferramentas > Partilha de jogos e aplicações -


code:
Usar UPnP: Sim
Usar segurança ampliada: Sim

- Em  Ferramentas > Detecção de intrusões -


code:
Status: Desactivado

 - Em Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


code:
WLAN activa: Sim

Interface Activada: Sim

Redução de Energia Activo: Não

Nome da Rede (SSID): MEO-TEUNOME

Tipo de interface: 802.11b/g/n

  



2º PASSO - FIXAR O CANAL WIFI DO ROUTER MEO. - (Quem pretender desligar o wifi do router MEO e usar apenas o do Access Point pode passar ao passo seguinte)



Para efeitos, de melhor distribuição de sinal de rádio 2,4GHz pelos vários AP's e, de exemplificação para este tutorial, vamos usar no router MEO, o canal 11.


 


- Aceder a Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-TEUNOME -


Cliquem no link 'Configurar', no canto superior direito, logo por baixo do utilizador com login efectuado e, depois, ignorando todos os outros parâmetros, alterem na dropbox o seguinte valor:


 






Cliquem em baixo no botão "Aplicar" e esperem uns segundos até o router repor o wifi. Está concluído este passo.


 


NOTA 2: embora aconselhe, não é obrigatório nem imperativo o uso do canal 11, mas é sempre necessário o uso dum canal diferente do que usam no router MEO, no(s) acess point(s) que lhe ligarem. Se tiverem problemas com o uso de canais fixos em algum ou ambos os aparelhos, experimentem em ultimo caso a selecção automática de canal.



NOTA 3: para quem está com problemas de velocidade no wifi do router MEO, sugiro o tutorial - https:///t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/m-p/22704#U22704


 



3º PASSO - PREPARAR UM ACCESS POINT



É essencial a escolha de um bom AP (access point) para evitar toda uma série de problemas, derivados sobretudo, da fraca interoperabilidade, alcance reduzido e configurabilidade escassa. Marcas como D-link, Asus, Linksys, Cisco, Buffalo e outras, são conhecidas por terem bons equipamentos a este nível e serão com certeza uma boa escolha, dependendo do orçamento de cada um, é claro.


Para exemplificar, neste tutorial usei única e exclusivamente routers da marca Asus, não só por serem bastante populares pela sua boa razão preço/qualidade, ou nem tanto, pela facilidade de carregar firmware customizado (DD-WRT), mas, porque na verdade é a única marca que tenho usado. Mais concretamente os modelos da série WL.



NOTA 4: um AP (Access Point) é apenas um nome de um modo de operação, de um dispositivo wireless. Um router wireless também pode ser chamado de AP, desde que correctamente configurado para tal.


 


NOTA 5: é aconselhável o uso de um AP capaz de operar com a norma 802.11n e, com tecnologia MIMO (Multi-input/output), para se obter o máximo de performance nas ligações s/fios.


 





 


3.1 -  Liguem o AP à tomada de corrente, caso ainda não esteja ligado. Conectem o AP por cabo ethernet de preferência, ou por wireless. temporariamente a um PC. De seguida, verifiquem as definições da vossa placa, ethernet ou wireless respectivamente, no Windows XP, em 'Painel de controlo - Ligações de rede'. No Windows Vista ou superior, em - 'Painel de ControloRede e InternetLigações de rede' (usar a barra de endereço):


 






Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.


O AP deverá estar agora acessível no vosso PC..


 


3.2 - Usando o vosso navegador da internet habitual, acedam à interface web do AP, digitando o endereço atribuído por defeito, de fábrica. No caso dos routers da Asus, normalmente qualquer coisa como - http://192.168.1.1 - noutras marcas poderá ser diferente. Consultem o manual de instruções do AP se tiverem dúvidas.



NOTA 6: Caso o AP já tenha sofrido alterações prévias de configuração, é aconselhável repor as definições de fabrica e começar do zero. Para saber como repor as definições de fábrica, consultem o manual do AP.



Deverá agora ser visível um menu, de alguma forma idêntico a este:


 






3.3 - Acedendo a 'System Setup > Operation mode', permite-nos mudar o modo de operação do dispositivo para 'Access Point'. Seleccionem essa mesma opção e façam "Apply" para guardar.


 





 


Como podem observar na imagem acima, o modo de AP faz toda uma série de mudanças a este router, sendo uma das mais significativas a desactivação de todo o sistema de NAT, firewall e bloqueio de portas. Não basta comprar um aparelho destes, atirar para cima da secretaria, ligar cabos, atribuir um endereço IP automático e salivar para o ecrã, esperando que tudo funcione. Não inventem!!


O dispositivo está agora em modo AP e pronto a aceitar outro tipo de configurações específicas dum AP.



NOTA 7: Existem alguns AP's que já estão pré configurados de fábrica e outros, podem ter um método diferente deste, para mudar o modo de operação. Verifiquem no manual do AP. Se ainda assim, tiverem dúvidas, escrevam um post aqui.


 


O menu que visualizavam poderá ter agora uma dimensão reduzida, como o das imagens acima. Deverão notar a falta de algumas secções, que eram configuráveis no modo anterior e, o router deverá agora exibir o identificador "Access Point", sobretudo no caso dos Asus WL.


 


 4º PASSO - CONFIGURAR O ACCESS POINT 


 ...(Continua noutro post)...


 


Para o 4º passo, se pretendem configurar:


 


  • ...Apenas um AP para ligar ao router MEO, continuem para o post seguinte...
 


 


 


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

272 respostas

Reputação 6
Crachá +10
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 


 


CONFIGURAÇÃO TIPO I - ACCESS POINT LIGADO POR CABO ETHERNET


 


 


 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 


 


 


4º PASSO - CONFIGURAR O ACCESS POINT 


 


4.1- Saltando directamente para 'Wireless > Interface', vamos ajustar os parâmetros de configuração de sintonização do sinal de radio.


 





 


Passo a enumerar e explicar, as diversas modificações que são relevantes, nesta página ( devem ignorar os restantes parâmetros):


 


  • SSID: OUTRO-WIFI - O nome que quiserem dar, que vai identificar e distinguir o acesso Wi-fi do AP, do já existente no router MEO, não devendo ser igual. Para exemplificar neste tutorial dei o nome "OUTRO-WIFI".
  • Channel: 1 - Uma vez mais, o canal aconselhado (1) não é obrigatório, mas deve ser diferente do usado no router MEO. Não escolham um canal muito próximo.
  • Wireless Mode: Performance - Isto é um parâmetro muito importante e decisivo na forma como se vai comportar o sinal wireless do vosso AP, na inter-operabilidade. Nos routers Asus o modo "Performance", é geralmente a melhor escolha, desde que apenas se trabalhe com a norma 802.11g, pois melhora um pouco a velocidade de transmissão. Os restantes modos são especificos doutras normas e apenas se devem escolher, nos casos em que haja dispositivos na rede, que operem com elas. Se não tiverem a certeza, podem sempre escolher "Auto", que o próprio router se encarrega de determinar o melhor modo. Mesmo que, o vosso AP seja um modelo diferente, os modos devem ter nomes similares (802.11b/g/n) e, para decidirem qual o melhor modo a usar não dispensem a consulta do manual do vosso router.
  • Se no vosso AP estiver integrada a norma 802.11n, devem ainda observar os seguintes parâmetros:
  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/297i7D8524D9C0187072.png[/img]

 



  • Wireless Mode: 802.11n Only - Devem escolher este nodo, caso queiram obter a máxima performance da norma 802.11n mas, deixarão de poder usar na rede wireless, dispositivos com a norma 802.11g ou inferior. Se não têm a certeza que tipo de dispositivos existem na vossa rede, podem sempre escolher o modo "Auto", que o AP fará a melhor gestão possível do sinal de rádio.
  • Bandwidth: 40MHz - A largura de banda maior para atingir maiores velocidades de transmissão. Os 40MHz combinados com o modo "802.11n Only", costumam proporcionar a melhor performance. Porém, os resultados poderão ser diferentes consoante determinadas condições.
  • 802.11n SubChannel: Lower - O canal usado para controlo da comunicação. Varias fontes dizem que, a frequência mais baixa (Lower) é a que dá melhor resultado. Mas tal como o parâmetro anterior, está dependente das condiçoes existentes e os resultados podem ser diferentes.

 



  • Authentication Method: WPA2-Personal - Não tenho muito a dizer, a não ser que devem usar o sistema de proteção que acharem melhor. Aconselho o WPA2-Personal, tal como usado no router MEO.
  • WPA Encryption: AES - Fica tambem ao vosso critério, mas aconselho AES.
  • WPA Pre-shared key: ******* - A típica password do Wi-fi. Escolham sempre uma password, tanto segura como facil de memorizar,

 



  • WEP Encryption: None - Se estiver diferente disto, mudem (ou desactivem) , porque o WEP não é seguro e deixou de se usar.
 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página.


 


 4.2- De seguida, mais um salto até 'Wireless > Advanced', para ajustar alguns parâmetros mais avançados de sintonização do sinal de rádio.


 





 


Passo a enumerar e explicar, as diversas modificações que são relevantes, nesta página ( devem ignorar os restantes parâmetros):


 


  • Enable Afterburner: Enabled - Isto activa o modo "Afterburner", que é especifico da marca Asus, e de alguns modelos, que apenas funciona entre 2 ou mais, compativeis entre si. Permite uma ligeira melhoria na velocidade de transmissão, entre dispositivos da rede e o AP. Outras marcas terão os seus proprios tweaks e parametros similares. Procurem nos manuais dos vossos equipamentos, informação detalhada, sobre como os activar, se tiverem mais que um aparelho da mesma marca.

 



  • Enable Framebursting: Enabled - Técnica de controlo da fluidez de mensagens 'Tx-Rx', para tentar obter uma melhoria na performance do AP. Porém, obviamente, os resultados obtidos estão sempre sujeitos às condiçoes existentes. Outros AP's podem ter ou não configuração equivalente. Não dispensem a consulta do manual do vosso equipamento.
 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página.


 


4.3 - Avancemos então, para as configurações da LAN em 'IPconfig > LAN', para definir alguns dos aspectos mais importantes da comunicação TCP/IP, numa rede de área local.


 





 


Passo a enumerar e explicar, todas as modificações que são relevantes, nesta página:


 


  • Hostname: WL500G - O nome de dominío que vai identificar e distinguir o AP do router MEO e, de outros dispositivos na LAN (especialmente se usaram protocolos de partilha de ficheiros), não devendo ser igual a nenhum outro. Fica ao vosso critério dar-lhe o nome da marca ou modelo do aparelho mas, para exemplificar, neste tutorial dei o nome "WL500G". O nome de dominío, só pode conter letras de 'A' a 'Z', números de '0' a '9', underscores ( _ ), hifens ( - ) e pontos ( . ). Outros caracteres especiais não são válidos.
  • Get IP Automatically: No - Existem muitas razões para não obter o IP de forma automática ou por DHCP, para o AP, por isso vamos escolher "Não" e usar um IP estático.

 



  • IP Address: 192.168.1.1 - O endereço IP do AP. Necessário, entre muitas outras coisas, para aceder à página web, de configuração do mesmo. Como estamos a criar a nossa rede do "zero" e, o DHCP no router MEO, supostamente, só atribui endereços acima de ".64", é conveniente dar lhe o IP estático "192.168.1.1", identificando-o como o primeiro AP adicional, instalado na LAN. Mas claro, podem dar lhe o endereço que entenderem (dentro da gama limite e ainda não reservado).

 



  • Subnet Mask: 255.255.255.0 - Como estamos a ligar um AP, directamente à LAN do router MEO, é obrigatório usar a mesma subnet, neste exemplo "255.255.255.0", que é a geralmente usada em IPv4 e, é a que vamos usar.

 



  • Defaul Gateway: 192.168.1.254 - Aqui, obviamente precisa figurar o IP do router MEO, que é o dispositivo da LAN que encaminha todo o tráfego de dados para a Internet.

 



  • DNS Server: 192.168.1.254 - O servidor de DNS será também o router MEO, como é habitual. Apenas em redes mais complexas, se usa um servidor dedicado para este efeito. Caso o vosso AP exiba ainda um campo "DNS Server 2", podem deixar em branco, pois não é necessário.
 


 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página.


 


4.4- Por fim, um salto até 'IPConfig > Miscellaneous', para ajustar parâmetros meramente opcionais.


 





 


Passo a enumerar e explicar, todas as modificações que são relevantes, nesta página:


 


  • Time Zone: (GMT) - A zona horária onde Portugal está incluído. Normalmente designada por GMT, ou GMT+0:00, ou UTC e é determinada pelo fuso horário do Meridiano de Greenwich, que abrange cidades como Dublin, Edimburgo, Lisboa e Londres.
  • NTP Server: time.nist.gov - O servidor, a partir do qual é obtida e, acertada a hora, no relógio interno do AP. Podem usar o definido, por defeito, no AP ou, podem substituir pelo mesmo usado no router MEO: "ntp-hgw.iptv.telecom.pt".

 



  • NTP syncrhonizatiom interval (hours): 2 - O tempo de intervalo entre sincronizações para acerto da hora, em horas. Podem deixar o intervalo definido, por defeito, ou mudar consoante a vossa preferência.

 





 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página, se quiserem ainda configurar outros aspectos do funcionamento do AP, não relevantes para este tutorial.


 






 


Caso contrário basta clicar em "Finish" e, logo na página seguinte, em "Save & Restart", para salvar todas as alterações que acabámos de fazer ao AP e, reiniciá-lo.


 





 


Como indicado na figura, aguardem entre 20 a 30 segundos, enquanto o AP reinicia. A página web do AP, poderá ficar agora temporariamente inacessível, especialmente se o IP do AP tiver sido alterado e, nesse caso terão de usar o novo IP.


 


NOTA 8:  Outras marcas poderão ter métodos diferentes de finalizar e salvar as alterações à configuração. Não dispensem a consulta do manual, do vosso AP.


 


5º PASSO - CONFIGURAR E TESTAR A LIGAÇÃO AO ACCESS POINT


 


 


para saltar...


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
 


 


CONFIGURAÇÃO TIPO II - TOPOLOGIA DE WIFI EXTENDER SIMPLES (WDS)


 


  





 


 


  


 


 


 


Antes de prosseguirmos com a configuração, fica uma breve explicação do propósito, desta topologia:


 


Por várias razões, principalmente por fraca cobertura, muitas vezes, vemo-nos forçados a instalar um AP (Access Point), ligado ao router MEO, mas, ainda assim, este nem sempre é suficiente e, há sempre uma zona da casa, ou do quintal, que não tem a cobertura mais desejável. Para cumulo, nem todos os edifícios possuem certificado ITED - a esmagadora maioria - e como tal, não dispõem de canalização e/ou tomadas de telecomunicações, em mais que uma divisão. É aí que se torna necessário o uso de um extensor, ou repetidor de Wi-fi.


 


Esta configuração difere em pouco da Topologia Tipo 1, portanto, partindo do principio que já por lá passaram e, tendo já uma ideia de como proceder, vou facilitar a leitura do tutorial e, aproveitar as ferramentas da plataforma do forum, usando apenas, texto escondido em "referencia explicita", nos pontos que são identicos. Basta clicar, para revelar e relembrar.


 


 


4º PASSO - CONFIGURAR UM ACCESS POINT


 


4.1- Saltando directamente para 'Wireless > Interface', vamos ajustar os parâmetros de configuração de sintonização do sinal de radio. 





          






  


 4.2- De seguida, mais um salto até 'Wireless > Advanced', para ajustar alguns parâmetros mais avançados de sintonização do sinal de rádio.



 





 


Passo a enumerar e explicar, as diversas modificações que são relevantes, nesta página ( devem ignorar os restantes parâmetros):


 


  • Enable Afterburner: Enabled - Isto activa o modo "Afterburner", que é especifico da marca Asus, e de alguns modelos, que apenas funciona entre 2 ou mais, compativeis entre si. Permite uma ligeira melhoria na velocidade de transmissão, entre dispositivos da rede e o AP. Outras marcas terão os seus proprios tweaks e parametros similares. Procurem nos manuais dos vossos equipamentos, informação detalhada, sobre como os activar, se tiverem mais que um aparelho da mesma marca.

 



  • Enable Framebursting: Enabled - Técnica de controlo da fluidez de mensagens 'Tx-Rx', para tentar obter uma melhoria na performance do AP. Porém, obviamente, os resultados obtidos estão sempre sujeitos às condiçoes existentes. Outros AP's podem ter ou não configuração equivalente. Não dispensem a consulta do manual do vosso equipamento.
 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página.



  


4.3 - Avancemos então, para as configurações da LAN em 'IPconfig > LAN', para definir alguns dos aspectos mais importantes da comunicação TCP/IP, numa rede de área local. 






 


Passo a enumerar e explicar, todas as modificações que são relevantes, nesta página:


 


  • Hostname: WL500W - O nome de dominío que vai identificar e distinguir o AP do router MEO e, de outros dispositivos na LAN (especialmente se usaram protocolos de partilha de ficheiros), não devendo ser igual a nenhum outro. Fica ao vosso critério dar-lhe o nome da marca ou modelo do aparelho mas, para exemplificar, neste tutorial dei o nome "WL500W". O nome de dominío, só pode conter letras de 'A' a 'Z', números de '0' a '9', underscores ( _ ), hifens ( - ) e pontos ( . ). Outros caracteres especiais não são válidos.
  • Get IP Automatically: No - Existem muitas razões para não obter o IP de forma automática ou por DHCP, para o AP, por isso vamos escolher "Não" e usar um IP estático.

 



  • IP Address: 192.168.1.1 - O endereço IP do AP. Necessário, entre muitas outras coisas, para aceder à página web, de configuração do mesmo. Como estamos a criar a nossa rede do "zero" e, o DHCP no router MEO, supostamente, só atribui endereços acima de ".64", é conveniente dar lhe o IP estático "192.168.1.1", identificando-o como o primeiro AP adicional, instalado na LAN. Mas claro, podem dar lhe o endereço que entenderem (dentro da gama limite e ainda não reservado).

 



  • Subnet Mask: 255.255.255.0 - Como estamos a ligar um AP, directamente à LAN do router MEO, é obrigatório usar a mesma subnet, neste exemplo "255.255.255.0", que é a geralmente usada em IPv4 e, é a que vamos usar.

 



  • Defaul Gateway: 192.168.1.254 - Aqui, obviamente precisa figurar o IP do router MEO, que é o dispositivo da LAN que encaminha todo o tráfego de dados para a Internet.

 



  • DNS Server: 192.168.1.254 - O servidor de DNS será também o router MEO, como é habitual. Apenas em redes mais complexas, se usa um servidor dedicado para este efeito. Caso o vosso AP exiba ainda um campo "DNS Server 2", podem deixar em branco, pois não é necessário.
 


 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página.



  


4.4- Mais, um salto até 'IPConfig > Miscellaneous', para ajustar parâmetros meramente opcionais.



 





 


Passo a enumerar e explicar, todas as modificações que são relevantes, nesta página:


 


  • Time Zone: (GMT) - A zona horária onde Portugal está incluído. Normalmente designada por GMT, ou GMT+0:00, ou UTC e é determinada pelo fuso horário do Meridiano de Greenwich, que abrange cidades como Dublin, Edimburgo, Lisboa e Londres.
  • NTP Server: time.nist.gov - O servidor, a partir do qual é obtida e, acertada a hora, no relógio interno do AP. Podem usar o definido, por defeito, no AP ou, podem substituir pelo mesmo usado no router MEO: "ntp-hgw.iptv.telecom.pt".

 



  • NTP syncrhonizatiom interval (hours): 2 - O tempo de intervalo entre sincronizações para acerto da hora, em horas. Podem deixar o intervalo definido, por defeito, ou mudar consoante a vossa preferência.

 


Avancemos então, para as configurações especificas da Topologia 2.


 


4.5.  Uma ultima passagem por 'Wireless > Bridge' para ajustar os parametros especificos para o WDS (Wireless Distribution System)


 


 


 


Passo a enumerar e explicar, todas as modificações que são relevantes, nesta página:


 


  • AP Mode: Hybrid - O modo como vai funcionar o WDS. Devemos escolher sempre o modo completo ou "hibrido", se pretendermos servir correctamente todos os dispositivos ligados, tanto por wireless como por LAN, quando os mesmos estiverem conectados directamente ao AP.

 



  • Channel: 1 - Uma vez que, já foi estabelecido o canal 1 (ou outro da vossa preferencia) como o estritamente usado pela rede, não há razão para a sua alteração. O WDS depende do uso exclusivo de um canal fixo, para poder fazer a correcta troca de pacotes entre os vários AP's.
 


  • Connect to APs in Remote Bridge List?: Yes -  Cedendo a permissão de conexão aos endereços MAC dos AP's que figuram na lista de pontes remotas.
 


  • Allow anonymous?: No - Negando a conexão, aos AP's que se apresentem como "anónimos" ou, cujo endereço MAC não seja reconhecido/autorizado.

 



  • Remote Bridge List: 21221221AC - Ou "21:22:12:21:AC", ou até mesmo "21-22-12-21-AC" consoante a introdução de dados exigida pelo vosso router. Adicionem um-a-um os endereços MAC dos outros AP's na "lista de pontes remotas". No caso da Topologia 2, basta apenas introduzir o MAC do segundo AP. Neste exemplo do tutorial, o endereço MAC, "21221221AC", corresponde ao WL-500G em baixo, ou seja o segundo AP, primeiro, a contar de baixo (observar a figura 1).
 





 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página, se quiserem ainda configurar outros aspectos do funcionamento do AP, não relevantes para este tutorial.


 





 


Caso contrário basta clicar em "Finish" e, logo na página seguinte, em "Save & Restart", para salvar todas as alterações que acabámos de fazer ao AP e, reiniciá-lo.


 


Está concluida a configuração essencial do 1º AP.


 


 


 4.6. Configurar o segundo Access Point.


 


Desliguem o cabo ethernet do 1º AP, desliguem o AP da corrente eléctrica. Liguem ao PC, o segundo AP, que pretendem usar para repetir o sinal Wireless do primeiro AP, tal como fizeram no 3º PASSO deste tutorial.


 


Acedam á pagina web de configuração do novo AP, usando o endereço estipulado para tal (normalmente 192.168.1.1). Repitam para o segundo AP, a configuração dos parametros dos passos 4.1 a 4.5, aqui apresentados no post, um pouco mais acima, à excepção dos seguintes valores, destacados a vermelho, que serão obrigatóriamente diferentes:


 





 


  • Hostname: WL500G - O nome de dominío que vai identificar e distinguir o segundo AP do do router MEO e, de outros dispositivos na LAN (especialmente se usaram protocolos de partilha de ficheiros) incluindo o primeiro AP, não devendo ser igual a nenhum outro. Fica ao vosso critério dar-lhe o nome da marca ou modelo do aparelho mas, para exemplificar, neste tutorial dei o nome "WL500G". O nome de dominío, só pode conter letras de 'A' a 'Z', números de '0' a '9', underscores ( _ ), hifens ( - ) e pontos ( . ). Outros caracteres especiais não são válidos.
 


  • IP Address: 192.168.1.2 - O endereço IP do AP. Necessário, entre muitas outras coisas, para aceder à página web, de configuração do mesmo. Como estamos a  adicionar um segundo AP à nossa rede e,  já defiinimos o IP do AP principal, é conveniente dar lhe o IP estático "192.168.1.2", identificando-o como o segundo AP, instalado na LAN. Mas claro, podem dar lhe o endereço que entenderem (dentro da gama limite e ainda não reservado).

 



 





 


 


  • Remote Bridge List: 91229212DC - Ou "92:22:92:11: DC", ou até mesmo "92-22-92-11-DC" consoante a introdução de dados exigida pelo vosso router. Neste caso,  basta apenas introduzir o MAC do primeiro AP. Neste exemplo do tutorial, o endereço MAC, "91229212DC", corresponde ao WL-500W, ao centro, ou seja, aquele que foi ligado ao router MEO por cabo ethernet (observar a figura 1).
 


 






 


No fim de configurados todos os parâmetros, cliquem em "Apply", no fundo da página, se quiserem ainda configurar outros aspectos do funcionamento do AP, não relevantes para este tutorial.


 






 


Caso contrário basta clicar em "Finish" e, logo na página seguinte, em "Save & Restart", para salvar todas as alterações que acabámos de fazer ao AP e, reiniciá-lo.


 





 


Como indicado na figura, aguardem entre 20 a 30 segundos, enquanto o AP reinicia. A página web do AP, poderá ficar agora temporariamente inacessível, especialmente se o IP do AP tiver sido alterado e, nesse caso terão de usar o novo IP.


 


 


5º PASSO - CONFIGURAR E TESTAR A LIGAÇÃO AO(S) ACCESS POINT(S)


 


 


para saltar...


 


   


 


para saltar, para o inicio do tutorial...


 
Reputação 6
Crachá +10
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 


 


CONFIGURAÇÃO TIPO III - TOPOLOGIA DE AP'S EM "CADEIA"/REPETIDOR (WDS)


 


 


 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 




 


 


(DISPONIVEL BREVEMENTE)



 


  


...Cliquem aqui para saltar, para o inicio do tutorial...


 
Reputação 6
Crachá +10
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 


 


CONFIGURAÇÃO TIPO IV - TOPOLOGIA DE AP'S EM "TEIA"/TRIÂNGULAR (WDS)


 


 


 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 






 


 


 


(DISPONIVEL BREVEMENTE)



 


 


 


  


 


...Cliquem aqui para saltar, para o inicio do tutorial...


 


 
Reputação 6
Crachá +10
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


 


 


CONFIGURAÇÃO TIPO V - TOPOLOGIA DE AP'S EM "ESTRELA" (WDS)


 


 


 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 






 


 


 


(DISPONIVEL BREVEMENTE)



 


 


 


  


 


...Cliquem aqui para saltar, para o inicio do tutorial...


 


 
Reputação 6
Crachá +10
 


5º PASSO - CONFIGURAR E TESTAR A LIGAÇÃO AO ACCESS POINT


 


Finalizadas as configurações no AP, passemos agora para a configuração do PC, portátil, ou outro gadget que lhe pretendam ligar.


 


Desliguem o AP da corrente e o cabo Ethernet  que o ligava directamente ao PC. Desloquem o AP para o sitio que têm planeado, para fixa-lo permanentemente. Liguem correctamente todos os cabos, ligando o AP ao router MEO, como indicado na figura 1 e, liguem-no novamente à corrente eléctrica.


 


De volta ao PC onde foi configurado o AP, liguem o cabo Ethernet ao AP, ou router MEO, se desejarem ligar por cabo. No Windows XP, em 'Painel de controlo - Ligações de rede'. No Windows Vista ou superior, em - 'Painel de ControloRede e InternetLigações de rede' (usar a barra de endereço):


 


  • Se optarem, por Wireless: desactivem primeiro, todas as "ligações de área local" (por cabo). De seguida, activem a "ligação sem fios" correspondente ao dispositivo Wi-fi instalado no Sistema, quer seja do tipo on-board, placa PCI ou pen USB.
 


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/320iEEFDE8EC53EE2C12.png[/img]
 


  • Clicar em 'Propriedades', no menu de contexto.
 


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/125iFFFE5F2F1F67BE69.png[/img]
 


  • Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.
 


  • NOTA 9: Se, se tratar de um PC de secretária (com carácter fixo), o ideal é manter um IP estático, por várias razões, mas o router MEO, em principio, atribuirá sempre o mesmo IP, através do DHCP. Em ultimo caso, usem as definições IP manuais da placa.
 


  • De seguida, na 'área de notificação' da 'barra de tarefas', cliquem no ícone da "rede sem fios" (barrinhas cinzentas com um sol), seleccionem a rede "OUTRO-WIFI" (ou o nome que tiverem dado à vossa), correspondente ao AP, e cliquem no botão 'Ligar'. Certifiquem-se que não estão a ligar a redes Wi-fi vizinhas e, não usem o ponto de acesso publico MEO-Wifi, pois este limita bastante as ligações.
  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/323iE18301EAB40F3205.png[/img][img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/324i53015B3CADFAC9A8.png[/img]
 


Finalmente, resta-vos introduzir a password do acesso Wi-fi que configuraram em "WPA Pre-shared Key", no AP ou, a que está configurada no router MEO, se for esse o ponto de acesso escolhido (com nome "MEO799VN-WIFI" no tutorial). Aguardar alguns segundos e, se a password for a correcta e tudo o resto estiver conforme, terão uma ligação estabelecida sem problemas (exemplificada acima), poderão então começar a navegar na Internet.


 


  •  Se optarem, por cabo Ethernet: Activem apenas a "ligação de área local" correspondente à porta RJ-45, onde está ligado o cabo (existem computadores com mais que uma porta).
 


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/123iD4591D6CFC0A1696.png[/img][img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/326i312C56D71111CB49.png[/img]
 


  • Nas propriedades do protocolo IPv4 vamos mudar/manter tudo em, ou para: "obter automaticamente". Cliquem em baixo no botão 'OK' para confirmar. Fechem ou minimizem as restantes janelas.
 


  • NOTA 10: Se, se tratar de um PC de secretária (com carácter fixo), o ideal é manter um IP estático, por várias razões, mas o router MEO, em principio, atribuirá sempre o mesmo IP, através do DHCP. Em ultimo caso, usem as definições IP manuais da placa.
 


  • [img]https://uploads-eu-west-1.insided.com/meo-pt/attachment/327i418DC292372D0D7B.png[/img]
 


Finalmente, na 'área de notificação' da 'barra de tarefas', cliquem no ícone da "rede" (ecrã com um cabo ao alto), deve figurar a rede "OUTRO-WIFI" (ou o nome que tiverem dado à vossa), correspondente ao SSID do AP ou, a que está configurada no router MEO, se for esse o ponto de acesso escolhido (com nome "MEO799VN-WIFI" no tutorial). Se tudo estiver conforme, terão uma ligação estabelecida sem problemas (exemplificada acima), poderão então começar a navegar na Internet.


 


                                            




 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


Termina assim o tutorial. Espero que gostem da apresentação e que vos seja útil. Não hesitem em colocar as vossas dúvidas e/ou sugerir correcções/melhorias.


 


Não se esqueçam de fazer "Like", se algo neste tutorial vos deu ajuda valiosa, por favor!


 


...Cliquem aqui para saltar, para o inicio do tutorial...


 


Cumprimentos e boa navegação.
Reputação 6
Crachá +10
Finalmente concluída a parte inicial e principal deste tutorial, a pedido de muitos clientes. Prometo concluir as outras topologias em breve, mas por agora, o essencial para ligar um repetidor ao router MEO está completo e deverá bastar.


 


O tutorial é extenso, mas assim garante-se o surgimento do mínimo possível, de dúvidas. Fi-lo para, até nabos conseguirem ligar, com sucesso, um AP. Espero que esteja suficientemente compreensível.


 


Cumprimentos e boa navegação.
Muito grata pelas configurações aqui que serão certamente de grande ajuda: Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo


 


No entanto, e no meu caso, terei de esperar por esta configuração adicional - eu acho - e corrija-me se estiver errada: tenho o tp-link 200mbps, este aqui: TP-LINK 200 mbps (Modelo TL-WPA281 KIT) que infelizmente deve estar configurado de uma forma muito precária desde que o adquiri pois o sinal wifi por este fornecido é virtual a maior parte do tempo e por isso nada funcional para dar rede ao andar de baixo.


 


De qualquer forma, gravei já o procedimento de preparação do router da meo, mas acho que farei as alterações todas em conjunto, assim que disponibilize este tutorial que peço que me dê um aviso logo que esteja disponível.
ups....dupliquei a minha questão. Original está acima desta 😛
Reputação 6
Crachá +10
 


Olá @@Mónica Reis 


 


Não ficou claro o que pretende.


 


Se o que pretende é ligar apenas um AP/repetidor ao router MEO, a já presente configuração na Topologia 1[/b], serve.


 


Se o que prentende é extender o sinal wireless do TL-WPA281KIT:


 


  1. Teria de adquirir um outro AP/ repetidor para o ligar ao TP-link TL-WPA281KIT.
  2. Teria de se certificar que o TL-WPA281KIT, tem a funcionalidade WDS (Wireless distribution System) integrada no firmware, caso contrário não será possivel, a menos que lhe carregue firmware DD-WRT.
 


Aproveitei e dei uma olhada no manual do TL-WPA281KIT em: http://www.tp-link.com/Resources/document/TL-WPA281KIT_V1_User_Guide.pdf


 


Segundo o que consta no manual, o TL-WPA281KIT, de "fábrica", não permite esse tipo de configuração.


 


No entanto, se servir de algo, posso dar lhe algumas dicas para uso do power line extender:


 


  • A primeira é obvia, que tente aproximar o aparelho o mais possivel do local onde está com menos cobertura de Wi-fi.
 


  • Use um canal mais "alto" no router MEO e um mais "baixo" no TL-WPA281KIT (ex: canal 1). O maior comprimento de onda na banda dos 2,4GHz ajuda a manter o sinal estável, mesmo nas extremidades do alcance.
 


  • Use velocidades mais baixas. O uso da tecnologia MIMO, para alcançar velocidades na ordem dos 300Mbps, na norma 802.11n, verifica-se em certas condições e, em alguns aparelhos, que reduz significativamente o alcance.
 


  • Aumente a potencia do sinal wireless (transmit power) no TL-WPA281KIT. Como exemplificado abaixo, o TL-WPA281KIT já tem a maxima potencia, definida de "fábrica". No entanto, se por algum motivo o seu não tiver, deve mudá-lo para "High":
 





 


Cumps
Ora, o cenário aqui por casa é o seguinte: router meo no 1º piso. Ligado a este está um dos powerline ligado à tomada. O conjunto que veio na caixa é constituido por um aparelho ligado à tomada na qual se liga através de cabo ethernet o router da meo e outro aparelho que se liga numa outra qualquer tomada para receber e imitir o sinal. No r/c está esse outro powerline na tomada a imitir o segundo sinal da rede. É este o sinal que dá problemas - é mais as vezes que não funciona (apesar de ter sinal bem forte) do que as que funciona.


 


O que pretendo, no final das contas é fazer funcionar este aparelho que já adquiri. Já fiz as configurações à algum tempo e não me lembro bem do que pus mas sei que segui à risca as recomendações padrão - que nunca foram as ideais. Diga-me se este cenário que descrevi se encaixa nas recomendações que me deu. 


 


E muuuito obrigada desde já.
Reputação 6
Crachá +10
@@Mónica Reis 


 


Sim, o cenário é precisamente o ideal de operação desse p-line extender e a Topologia tipo 1[/b] é a que deve usar para o configurar, se ainda não o fez. No entanto é pertinente efectuar ainda algumas revisões à configuração que são essenciais, tais como.


 


  • O canal usado, tanto no router MEO, como no no TL-WPA281KIT, que deve ser diferente e não muito próximo (ex: canal 11 e canal 1). Deve tambem tentar outro canal diferente se existirem muitos pontos de acesso Wi-fi vizinhos a povoar a zona, até encontrar um que funcione regularmente.
 


  • O modo de operação (norma), se é 802.11g, n ou mixed (automática) e, o tipo de dispositivos wi-fi que está a usar, se são capazes de 802.11n. Recomenda-se o uso de uma só norma, a 802.11g preferencialmente, e especialmente se houver bastante "população" do sinal.
 


  • Deve ainda experimentar outro método de encriptação do sinal, em ultimo caso, AES ou TKIP. Tambem há dispositivos que não funcionam bem com o WPA2-PSK ou WPA+WPA2 em conjunto.
 


Se nenhuma destas dicas, ou do post anterior, produzir resultados positivos, com nenhum dos PCs/smartphones que possui, então talvez esteja na altura de entregar o seu TL-WPA281KIT para garantia/troca ou simplesmente adquirir outro repetidor, pois pode tratar-se de uma avaria ou defeito no fabrico.


 
Boas

Tenho um dilema, configurei o meu AP TL-WA901ND conforme está neste tutorial e funciona bem, a minha questão é que tenho o extensor de rede TL-WA850RE para alargar a cobertura wireless, que não consigo por a funcionar correctamente, pois faço a configuração normal fica a funcionar e passado um tempo deixo de conseguir conectar ao extensor de rede,

sem poder ajudar-me, agradeço.

 
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Blue_1ce 


 


Se entendi bem, o que pretende é combinar os 2 access points (repetidores) e transmitir o sinal do TL-WA901ND para o TL-WA850RE, através de wireless (WDS), como ilustrado na Topologia Tipo 2[/b], certo?
sim
Reputação 6
Crachá +10
Muito bem, @@@Blue_1ce 


 


Vou então apressar a conclusão da parte do tutorial que diz respeito à Topologia 2, por esta ser bastante requerida.


 


Reparou que ambos os aparelhos possuem um botão com a funcionalidade "WPS" (wireless protected setup), suponho que já tentou usar? Normalmente não aconselharia este método mas como ainda não tenho o tutorial 100% concluido...


 


 
Sim já experimentei, bem como a configuração por cabo UTP, já pus IP fixo o probelema e perde a ligação e não se consegue Conectar ao mesmo.
Agradeço quando tiver alguma coisa.
Reputação 6
Crachá +10
@@@Blue_1ce 


 


Façamos o seguinte: como penso apenas ter a topologia 2 concluida algures durante este próximo fim de semana, explico-lhe por alto como deve configurar os seus aparelhos e se entrentanto não conseguir, depois terá de consultar em detalhe no tutorial e, ainda podemos trocar impressôes se algo lhe tiver escapado, ou achar que algo não está do seu agrado. Tenho bastante interesse na sua montagem de rede, pois tive muito pouco contacto ainda, com esta topologia em redes com wireless 802.11n, portanto, gostava que me falasse posteriormente sobre a performance observada, se não se importar.


 


Ora, basicamente o que precisa para o repetidor, é de configurar, no PC, um "gémeo" do seu AP principal (topologia tipo 1), com a excepção do endereço IP, que se for, por exemplo, "192.168.1.1", o do repetidor terá logicamente de ser diferente, "192.168.1.2".


 


Depois, a função de  repetidor é dividida normalmente em 3 modos distintos: LAN (sem acesso Wi-fi), apenas com acesso Wi-fi, e "Hibrido". O modo mais usual é o "hibrido", pois permite ligar dispositivos nas portas LAN rj-45 do AP e, ter acesso Wi-fi no mesmo, em simultaneo.


 


Nas configurações avançadas de cada aparelho, escolha o modo mais conveniente para si. De seguida configure o endereço MAC oposto de cada um, em cada um, de forma a interligar os 2 entre si em "ponte". Use a mesma norma, b/g/n ou "auto" nos dois. Use o mesmo canal nos dois, preferencialmente o 1. Use o mesmo SSID nos dois, Use exactamente a mesma encriptação e palavra-passe...


 


Depois salve tudo nos dois, desligue o repetidor do PC onde configurou e leve-o para o sitio onde deseja instalar. Reinicie o AP principal, aguarde aproximadamente 1 min e ligue o repetidor. Se tudo correr bem deverá ter acesso á internet e, a ligação será mantida, ao passar o raio de alcance dum AP, para o doutro.


 


Nota: não se surpreenda se a performance for menor que a observada anteriormente. Isto é um comportamento normal!


 


Penso estar tudo resumido. Boa sorte.


 


Cumps


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Passo a citar a mensagem privada:


 


Mónica Reis escreveu:

Caríssimo,


 


Estive este dia inteiro a tentar dar a volta a isto e fazer as configurações mediante o manual que disponibilizou.


 


As configurações de base do router meo: simples. Fiz inclusivé um restart de fabrica para garantir que não tinha manhosisses.


As configurações para o TP link: ....não está fácil. Ou seja, os aparelhos funcionam perfeitamente mas quando faço a troca do dispositivo que permite a configuração para o andar de baixo, a rede - com forte sinal - fica virtual.


 


Tenho por isso uma questão a fazer e um pedido...


lembrei-me que tenho cá em casa um equipamento 6 em 1 da Asus (http://www.asus.com/pt/Networking/WL330N3G/HelpDesk_Download/). Será que o consigo configurar para ter rede no andar de baixo? Assim de repente parece-me que o único problema em implementar isto será o facto de não ter no andar de baixo um cabo ethernet.


 


Se este meu equipamento da asus der para configurar vou esquecer o tp-link. Se o da asus não der para instalar, será que podia ajudar-me a configurar o tp-link? é pedir demasiado provavelmente.


 


Um abraço, aguardo



@@Mónica Reis 


 


Embora o considere muito bom, deixemos de lado o repetidor Asus WL330N3G , por agora, até porque o ideal seria ligá-lo por cabo Ethernet.


 





 


 


Vamos tentar perceber melhor, em conjunto, o que se passa com o seu p-line TL-WPA281KIT da TP-link. Responda-me por favor às seguintes questões:


 


  1. Seguiu à risca o tutorial? Sentiu alguma dificuldade maior em algum ponto do tutorial, onde?
  2. Onde notou mais diferenças na configuração do seu p-line comparativamente ao exemplo do tutorial, que pudessem causar dúvidas?
  3. Tentou, um-a-um, os conselhos que lhe dei nos posts anteriores (trocar de canal, usar norma 802.11g, usar encriptação diferente, etc)?
  4. Está a tentar a ligação apenas com um pc/tablet/smartphone ou vários? Quais as suas especificações ou marca/modelo?
  5. Segundo entendi, nunca conseguiu ligar nada por wireless ao p-line extender, certo?
  6. O que acontece em concreto quanto tenta ligar ao p-line extender, depois de introduzir a password do Wi-fi, a autenticação falha ou é aceite e o endereço IP, da rede local, não chega a ser atribuído? Qual é o estado dos LED's no p-line extender (observar figura acima)?
  7. Experimentou ligar o p-line extender na mesma tomada de corrente eléctrica que o router MEO, e não obteve ligação mesmo assim? Qual é o estado dos LED's no p-line extender, neste caso (observar figura acima)?
  8. O comportamento observado, aquando da ligação ao p-line é exactamente o mesmo de todas vezes que tentou ou difere em algum aspecto?
 


Atentamente,
Obrigada!


 


E para começar, e insistindo no Asus só para eliminar uma dúvida que surgiu depois da pm: a box da meo está no andar de baixo. Nessa socket tem um cabo ethernet. Será que posso colocar um spliter para a box e para o Asus?


 


Voltando ao TP-Link:


Quando comprei este equipamento e sem fazer alterações de maior ao router meo, ficou a funcionar com rede eficaz (quando lhe apetecia) mas a maior parte do tempo o sinal que se mostrava perfeito era de facto virtual. Fomos aguentando e quando não aguentávamos traziamos o portátil para a base das escadas para descarregar os emails da rede principal. Isto não é vida...


 


:::Agora:::


Na configuração que segui pelo tutorial, em dois passos:


  1. Configuração do router thompson; tudo igual excepto:
a) que tinha gravados dois endereços IP/máscara IPv4. Apaguei o 10.0.0.138/24.b) Não encontro a localização do campo "Servidor DNS", logo, não se registam alterações neste campoc) Alterei de facto o canal para manual/11.


d) Não consigo (ou não sei) fazer a esta configuração (rede doméstica>Interfaces>Wlan:NOME) para ter o critério WPA2 porque me pede os critérios adicionais "IP do servidor RADIUS WPA" e "Porta de servidor RADIUS para WPA" que eu não sei preencher (dá este erro: Falha na validação de (IP do servidor RADIUS). Este endereço IP não é válido para esse campo. Corrija e tente novamente.) Por esta razão o router fica com a configuração WPA-PSK+WPA2+PSK. Não sei se é por essa razão mas a inscriptação está a 802.11 b/g.


 


--\--


No painel de controlo está tudo idêntico.


--\--


2. A configuração do TP-Link através do Manual do Asus


Só consegui fazer "match" às configurações seguintes:


a) Canal


b) Modo de Autenticação


c) incriptação


 


-- o que acontece depois destas configurações----


A configuração do Tp-Link tem de ser efectuada com o aparelho principal (o que tem botão reset) junto do router. Depois tem de se emparelhar o outro dispositivo (até aqui tudo bem). Depois o aparelho principal (o que imite o sinal e que trabalha perfeitamente bem ligado ao router) tem de ser instalado no local onde se deseja rede e o secundário ligado ao router. O aparelho principal passa a imitir rede de optimo sinal mas é virtual. os aparelhos android não se ligam e dão sinal de rede desactivada.


 


Tentei ainda: mudar canais, voltar a colocar em automático, outras tomadas...


Mexeria mais na pagina de configuração do tplink? Sim, mas se calhar fazia asneira.


 


 


Para finalizar, o estado dos leds:


Cenário 1 (o de configuração):


o aparelho principal ligado com cabo ethernet: pisca o WIFI/WPS, fixa do power.


o aparelho secundário no andar de baixo: uma luz que pisca, o power


 


Cenário2 (de como devia funcionar):


o aparelho principal no andar de baixo: pisca o WIFI/WPS, fixa do power.


o aparelho secundário ligado com cabo ethernet: fixa a do power e pisca a do ethernet


 


Espero ter conseguido ser explicita o suficiente


Aguardo, obrigada


 
Reputação 6
Crachá +10
@@Mónica Reis 


 


1. Não está em lugar nenhum do tutorial, a dizer para apagar parametros no router MEO! O endereço que apagou (10.0.0.138) deve lá permanecer, pois é necessário para o serviço DHCP ter sempre um gateway de acesso alternativo ao router, caso faça mudanças de endereços IP. Não fiz nenhuma referencia a alterações a parametros, apenas peço para confirmar se está identico. O tutorial precisa de uma pequena revisão, de modo a não gerar mais confusões sobre coisas tão simples.


 


Peço lhe que volte a colocar o endereço acedendo a "Início > Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork" e, clicando no canto superior direito em "Configurar". Depois em, "Endereço IP/máscara IPv4", introduza nas caixas de texto em branco, sobrepostas, respectivamente:


 


code:
10.0.0.138
255.255.255.0

 


No fim, clique em "Adicionar".


 


O "WPA" (encriptação) do router MEO, pode deixar como lhe foi instalado. Não é relevante!


 


2. Não procurava saber o que encontrou exactamente idêntico, mas sim o que encontrou dificuldade em achar equivalência e, se no fim conseguiu configurar tudo com sucesso, apesar desse contratempo.


 


Pelo que deu a entender, não está a seguir à risca, os passos...


 


O seu p-line extender pode ser configurado sem usar o botão WPS (Wireless Protected Setup), veja aqui: http://www.tp-link.com/no/article/?id=398


 


O tutorial explica que deve ligar o repetidor directamente ao seu PC, através de cabo ethernet. Normalmente os repetidores wireless permitem esta configuração, independentemente de serem parte de um conjunto de 2 (caso do p-line) e, possuírem botões de configuração automática (WPS). Esqueça os botões dos aparelhos, faça reset ao p-line (factory defaults) e tente de novo a configuração da Topologia Tipo 1, mas usando este método, retirado do site da TP-link:


 


                                                             




 


Para todos os sistemas operativos, sem usar o CD


 
Passo 1:
 Por favor, conecte apenas o adaptador sem fio da tomada e conectar o computador ao adaptador. *(como na figura)*
*Ou seja, com o aparelho que não está ligado ao router MEO. Ligue por cabo Ethernet ou por wireless ao PC
 
Step 2: Passo 2:
Configure manualmente um endereço IP estático para a sua conexão, com ou sem fio. The  O endereço IP deve ser entre 192.168.1.2 e 192.168.1.254. *Use 192.168.1.2, que serve bem*
 
Se você não sabe como configurar o endereço IP, consulte o FAQ abaixo.
Como configurar as propriedades de TCP / IP de conexão sem fio manualmente no Mac
Como configurar as propriedades de TCP / IP do meu computador
*ou pode simplesmente usar a explicação dada por mim no inicio do tutorial sobre como preparar o PC para o AP, mas usando configuração manual, exemplo: IP=192.168.1.2; subrede= 255.255.255.0; gateway=192.168.1.1*
 
Step 3: Passo 3:
Abra o navegador da web e digite http://192.168.1.1 na barra de endereços, pressione a tecla Enter.
 
Por favor, digite admin / admin (username e password) na janela de pop-up.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Deverá aparecer um menu idêntico a este:
 
                                                                              


 
A partir daqui, basta seguir a configuração da Topologia Tipo 1[/b], na primeira página do tutorial. Não tenha medo de errar. A pior asneira é a que nunca se fez, e que nada ensinou.
 
No fim, salve as configurações e reinicie (ou desligue/ligue) as 2 partes do p-line. Deve apenas deixar ligado o aparelho que pertence ligar ao router MEO (o TL-PA211) no seu devido lugar e, igualmente para o outro (TL-WPA281). Não use botões, nem tente mais configurações de qualquer tipo. O p-line extender, deverá estar pronto a usar e com ligação estável.
 
Faça mais esta tentativa e, depois, diga como correu e se resultou.
 
Sim, pode usar um switch para ligar antes da box TV, mas voltaremos a esse assunto num próximo post.
 
Atentamente,
Muito grata!


 


Ora, pelas respostas, já deu para ver o nível de sabedoria a que pertenço nestas questões de redes. Só posso dizer: obrigada e já aprendi mais qualquer coisa.


 


Estou a modos que a desistir do tp-link. Voltei a refazer as configurações, desta vez fazendo tudo direitinho (tp-link ligado ao pc, reposição do ip que apaguei, rever as configurações no tp-link como indica o manual de base e no manual disponibilizado aqui, da tipologia 1, alteração do endereço ip na rede "Local Area Conections").


 


Resultados:


há sinal mas nunca consigo ligar.


 


De ontem para hoje:


consegui através da password do aparelho inserir na pagina de configuração o 2º dispositivo tplink. Acho que não tinha referido ainda e até pode ser irrelevante para o caso, mas este conjunto traz 1 aparelho WPA281 (que considero ser o principal e que desta vez liguei directamente ao pc com cabo ethernet) e 1 aparelho PA211 (o secundário, sem botão de reset).


 


O que pode estar a acontecer:


  • a minha incapacidade natural de ultrapassar o problema por falta de conhecimentos
  • avaria? mas duvido que seja porque os aparelhos trabalharam de certo modo satisfatório/intermitente até à 5 dias atrás (até o meu mais pequeno ter carregado no botão de pair no WPA281 sem me dizer e assim ter ficado durante 1 dia)
 


O que fiz hoje para tentar ultrapassar o problema, depois das configurações:


  • alterei os canais da meo e tp-link (vários, para testar, no final em automático tal como estava até à 5 dias atrás)
  • alterei o modo de incriptação no tp-link (aes, tkip e automático)
  • alterei a velocidade no tp-link (20, 40 e automático)
 


Dúvidas que ainda ficaram devido ao meu handicap de conhecimentos:


  • Depois de configurar a rede com o aparelho 1(WPA281) no pc e emparelhar o aparelho 2 (PA211), o aparelho 2 foi ligado ao router através de cabo ethernet no piso 1 e o aparelho 1 foi ligado à tomada no r/c. E fiz o contrário igualmente. Não funcionou: está aqui a minha falha?
 


Peço paciencia, agradeço toda a ajuda e aguardo a vossa sabedoria.
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@Mónica Reis 


 


Quando diz que conseguiu "inserir na pagina de configuração o 2º dispositivo tplink", significa que nessa altura, os 2 LED's do meio (Ethernet e Powerline) no TL-WPA281 estão, ou permanentemente acesos ou a piscar e, a ligacão entre o TL-PA211 e o TL-WPA281, através da rede eléctrica, está aparentemente livre de dificuldades, certo?


 


Ainda assim, já tentou aproximar mais os 2 aparelhos ou ligar na mesma tomada, com uma extensão tripla?


 


O seu handicap de conhecimentos, pode ser facilmente ultrapassado, consultando o manual do seu p-line extender com um pouco mais de atenção, nas primeiras páginas:


 


http://www.tp-link.com/Resources/document/TL-WPA281KIT_V1_User_Guide.pdf


 


Esta é a única maneira, como deve ligar os aparelhos e, está lá exemplificada. Aqui fica :


 





 


De nada lhe serve o modulador TL-PA211 no r/c, pois este nem sequer tem Wi-fi. Não tente inverter os aparelhos, pois não foram desenhados para esse efeito. Pode até ligá-los na mesma tomada, um ao lado do outro, mas tem de respeitar o esquema acima.


 


Ligue novamente e correctamente todos os aparelhos. Confira as configurações com o tutorial, e faça uma nova tentativa.


 


Ainda aguardo que me responda a esta questão, do post anterior:


 


"4.  Está a tentar a ligação apenas com um pc/tablet/smartphone ou vários? Quais as especificações ou marca/modelo de cada um?"


 


Responda a isto, por favor, é importante.


 


Atentamente.


 
Houston....We have liftoff!


Temos rede na casa, r/c e 1º andar e aparentemente está tudo bem aparte das velocidades que irei pedir para ajustar, caso seja possivel. Mas antes vou passar a explanar os passos que tomei até cá chegar para registo perpétuo da minha jornada atribulada.


----------------------------


A) Preparação do router MEO e ligação de Área Local segundo o manual disponibilizado por @@@NeoPT (o router ficou programado no canal "11")


😎 Instalação do dispositivo TP-Link, na sequencia que se segue:


  1. PA211 ligado à tomada e ao router através de cabo ethernet
  2. WPA281 ligado a outra tomada e ao pc através de cabo ethernet
  3. Configuração do AP no endereço 192.168.1.1 (tudo standard à excepção da fixação do canal em manual "1"; modo 11bgn mixed; velocidade auto; WPA2-PSK, AES)
  4. Emparelhamento dos equipamentos: carregar durante cerca de 10' o botão de pair no PA211 e de seguida no botão pair do WPA281 durante os mesmos 10'
  5. Adicionar o aparelho PA211 através da password inclusa (ATCQ-xxxxx-xxxx-xxxxx); pode ser necessário insistir nesta operação se não resultar à primeira.
  6. Mudar o aparelho WPA281 para a tomada onde se quer a rede distribuida.
  7. Processo Concluido: todos os aparelhos se ligam à internet - android, pc e a rede parece ser estável.
---------------------------------


Depois das configurações efectuadas e de um dia e uma noite em testes, heis o que acontece com as velocidades e o comportamento da rede:


  • No menú início do router meo a velocidade real declarada é de 54mbps. Esse é o valor que um pc no 1º andar ligado via wireless declara. Um adroid neste mesmo piso declara cerca 48mbps.
  • No R/c, a rede criada pelo AP declara entre 80 a 140bmps num pc ligado via wireless durante o dia mas depois da hora nobre baixa para cerca de metade. um android declara entre 5 a 65bmps (estes valores são os que consegui registar)
  • A rede criada pelo AP é aparentemente estável.
 


Questiono se estes valores estão dentro da normalidade e se existe algo que possa fazer para melhorar.


 


Muito obrigada e aguardo


 


 
Reputação 6
Crachá +10
@@Mónica Reis 


 


Parabéns! Tinha fé que conseguisse configurar com sucesso, o seu power line extender, apesar dos precalços. Mais um cliente desembaraçado e satisfeito. :)


 


Sabe, muitas vezes sucede-se o mesmo com inúmeros clientes, que aqui chegam. Basta um pequeno detalhe, uma linha, uma figura não observada para se comprometer todo um trabalho de configuração. É mesmo assim, e é por isso que aqui estou, para preencher as lacunas dos serviços técnicos, que compreensivelmente não dão suporte a aparelhos que não sejam da operadora, e para vos apoiar, mesmo quando parece impossível obter um resultado positivo. Muitos são os que aqui vêm ao MEO Fórum e, geralmente tomam o fruto do trabalho alheio como um dado adquirido, exigem, criticam, etc.. No entanto, raramente têm a delicadeza de estender um pequeno gesto de agradecimento. Enfim..


 


1. Muito bem


 


2. Sim, muito bem.


 


3. Sim, sim, claro, eu depois vi no manual pdf do WPA281KIT. Tenho o hábito de falar genericamente, sabe. É lamentável que nem todos os repetidores permitam escolher o canal pretendido (neste caso o ideal seria o 1). Na falta de melhor, ou em duvida, sim, tudo "automático".


 


4. Sim, obviamente num dispositivo tipo power line, é muito importante o pairing (emparelhamento), pois sem este, qualquer outro dispositivo semelhante, fora de contexto, poderia interferir com o seu ou usar a sua rede ( um pouco como o Bluetooth nos smartphones/tablets). Normalmente, quando há passos extra (entre linhas), como no caso desta extraordinaria tecnologia, basta acompanhar o meu tutorial com o manual de usuário do repetidor e é por isso que lá faço, inúmeras referencias, exactamente a isso. :)


 


5. Sim, tudo bem, mais uma password a ter em conta. E ter sempre o cuidado de a escrever correctamente.


 


6. Muito bem.


 


7. Excelente! Como vè, é mais fácil do que parece.


 


 


  • Em relação ás velocidades observadas por Wi-fi, o que lhe posso dizer é que, não é a primeira nem será a ultima a indignar-se com isso. A grande maioria das pessoas não passa do conhecimento leigo sobre matérias de radio difusão (sem culpa nenhuma naturalmente) e acha que é pertinente exigir um determinado X valor constante de velocidade de comunicação de pacotes de dados, através de ondas rádio, até porque o mesmo aparelho que ali está em cima da mesa, ao lado do telefone, ligando por cabo dá uns espantosos Y. Tudo não passa de uma ilusão, porque esta tecnologia está ainda um pouco verde e a qualidade dos equipamentos nem sempre corresponde as expectativas do cliente.
 


  • Os valores, ou oscilações, que observa, podem derivar de um sem numero, de casualidades. Se estiver com algum tempo sugiro a consulta deste tópico, já do antigo fórum, que fala sobre isto e não só:
 


  • Um dos factores que pode alterar a velocidade de transmissão do Wi-fi, por exemplo, é o tipo de equipamentos (PC´s/tablets/smartphones) que está a usar, mais concretamente a placa wireless instalada nos mesmos e, era também por isto que lhe estava a pedir que mos indicasse. Não o chegou a fazer. Sem, problema, no entanto saiba que usando um modo automático, se ligar um dispositivo de norma 802.11n, e de seguida um de 802.11g, o aparelho adaptar-se-á sempre ao que tiver a menor capacidade de desempenho, daí a velocidade tornar-se igual ou inferior a 54Mbps (bit por segundo). Os routers MEO são, por defeito, baseados nesta linha de comportamento, portanto não se admire muito. Já o seu TP-link dispõe, aparentemente, da tecnologia MIMO e poderá superar o router MEO facilmente, embora os valores de velocidade, também não estejam livres de oscilações, como é óbvio (antenas internas são um problema tambem).
O que pode fazer para melhorar a velocidade do Wi-fi em ambos os aparelhos? Bem, um bom começo seria livrar-se de todo e qualquer dispositivo que funcione na norma 802.11g e usar exclusivamente a 802.11n, fixa, nem que seja apenas no power line extender. Muito difícil de concretizar, acredito, mas é talvez a maneira mais eficaz de evoluir a performance dos seus routers. Tenho, também, este tutorial para quem tem o router MEO TG-799vn, já testado também no 784n V3, mas não sei se lhe adianta no seu caso, ou se, se torna demasiado complicado para si:


 


Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps!


 


De resto, nada mais tenho a aconselhar a não ser, os já banais, procedimentos de troca de local ou aproximação do raio de alcance entre aparelhos...


-------------------------------------------------------------------


 


Agora, e por ultimo, em relação ao seu repetidor Asus WL330N3G e ao switch para ligar a box TV.


 


Saiba que pode em qualquer altura, preparar o seu repetidor WL330N3G, com a ajuda do tutorial, de um modo similar como fez com o p-line TP-link, usando a Topologia 1 e, pode ligar ambos, a box TV e o WL330N3G, ao cabo ethernet onde está ligada apenas a box, por meio um um switch, ficando com mais 2 portas ethernet disponíveis e o WL330N3G a extender o wi-fi. Um exemplo de um switch que permite a ligação da box TV, sem problema (testado por mim próprio), é este Gigabit da TP-link de 5 portas: http://www.tp-link.com/lk/products/details/?model=TL-SG1005D - mas estou confiante que outros modelos desta marca servirão. A titulo de curiosidade, poderá tambem eventualmente usar o seu Asus WL330N3G para repetir o sinal de outro AP, extedendo-o ainda mais, implementando outra topologia (com WDS), mas este processo poderá revelar-se um pouco mais complicado e talvez seja melhor ficarmos por aqui, já que aparentemente ficou servida. Boas navegações.


 


Atentamente,