Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59309 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .

E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .

Método 1 (Firmware Asus + switch)

Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.

Configuração no router Asus

NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .

Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes

Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12

Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  

code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

Ligar tudo como nesta imagem

NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.

Prós e contras desta solução ..

Prós

- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .

- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .

Contras

-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)

-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus

-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)

NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.

Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .

Notas adicionais...

IPV6

O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .

TVBox

Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Método 2 (TOMATO Firmware) 

Solução encontrada pelo utilizador @@afonso88 

MUITO IMPORTANTE !!! Ver notas no final
Com este método deixamos de usar o switch .

Depois de instalarem o firmware devem configura-lo desta forma .

1- Clicar em Advanced /VLAN

1.1- Clicar na Vlan 1 remover o visto da porta 4 e clicar em ok

1.2- Clicar na Vlan 2 e altera-la para a 12 , colocar os vistos em Port 4 /Tagged /Wan Port /Tagged e clicar em ok

1.3- Este passo apenas é necessário em routers mais antigos exemplo (RT-N12 B1, C1, D1).

Activar a opção Trunk Vlan (Experimental)

1.4- Clicar em save

E agora é só ligar tudo como na imagem

Notas
Antes de instalarem o firmware devem ler com muita atenção qual a versão de firmware aconselhada para o vosso router e o método de instalação .

Fica aqui uma lista de modelos e respectivas versões de firmware compatíveis
http://tomato.groov.pl/?page_id=69

No meu caso com o Asus RT-N16 o firmware que usei foi o tomato-K26USB e para conseguir instalar tive que usar o software de restauro da asus que está disponível na pagina da asus no meu caso é o ASUS RT-N16 utilities. (Qualquer duvida estarei aqui para tentar ajudar )
http://tomatousb.org/tut:installing-on-asus-rt-n16

Método 3 (Openwrt Firmware)

Ir a Network/Switch clicar em Add atribuir o valor 12 na Vlan ID e em CPU seleccionar Tagged.

Na Vlan 2 Port 0 ”porta wan” seleccionar Off e na Vlan 1 Port 1 selecionar Off

Na Vlan 12 Port 0 e port 1 seleccionar Tagged e finalizar clicando em Save&Apply.

Nota importante ,o firmware detecta as portas na ordem inversa á que está marcada no Asus , portanto a Port 1 no firmware é a porta 4 indicada na traseira do router Asus , mas não sei se acontece o mesmo em todos os router portanto certifique-se se o vosso router apesenta as portas correctamente no firmware 

Ir a Network/Interfaces , em WAN clicar em edit ,

Clicar em Physical Settings e seleccionar VLAN Interface: "eth0.12" (wan) e fazer novamente Save&Apply

6º Clicar em System e Reboot

7º ligar tudo como na imagem

Método 4 (Router asus + Firware Asuswrt-Merlin )

Solução encontrada pelo utilizador @@yoseikan 

https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/65614/highlight/true#M14721

Informação adicional…
Cada modelo de router asus usa um switch diferente portanto o script tem de ser adaptado a cada um deles , vou tentar testar o máximo possível de modelos e colocar aqui os scripts para cada um deles .

Nota… nos modelos que já testei a ordem das portas do router está invertida , neste caso para fazer bridge da porta 4, no script temos de usar a porta 1 , mas o resultado final vai ser a porta 4 marcada na parte traseira do router é a que está em bridge.

Script Asus RT-N16

code:
#!/bin/sh
robocfg vlan 1 ports "2 3 4 8t"
robocfg vlan 12 ports "0t 1t 8t"

Script Asus RT-AC68U

code:
#!/bin/sh
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5t"
robocfg vlan 12 ports "0t 4t 5t"

Script Asus RT-AC87U

code:
#!/bin/sh
robocfg vlan 1 ports "2 3 5u 7t"
robocfg vlan 12 ports "0t 1t 7t"

Nota.. Este firmware só está disponível para alguns modelos da Asus, podem encontra-los aqui

http://asuswrt.lostrealm.ca/about

Método 5 (firmware DDWRT )

Embora goste bastante deste firmware a verdade é que está cada vez pior , o projecto nos últimos anos perdeu a força que tinha , embora continuem a sair novas versões á sempre qualquer coisa que deixa de funcionar e muitas que nunca chegaram a ser corrigidas e está cada vez mais instável .

Depois de varias horas a tentar configurar as Vlan´s no meu Asus RT-N16 descobri que só é possível faze-lo através da pagina de configuração do router em alguns “poucos” modelos , a solução seria uma configuração manual via telnet .

Desde sempre tentei apresentar soluções fáceis de utilizar , mas como não é o caso com este firmware recomendo usarem o firmware Tomato , é compatível com paticamente todos os routers e neste caso muito simples de fazer a configuração .

Para quem quiser tentar a configuração manual do DDWRT fica aqui a documentação necessária.
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/VLAN_Support
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Switched_Ports
Boas

Finalmente resolvi o problema com o firmware Merlin no meu Asus AC68

A partir da ideia fabulosa do firmware tomato e das vlans, lá pesquisei como fazer o mesmo com este firmware e é possível, mas não é tão fácil.

Parto do principio que:

#Já tudo funciona se adicionado um switch antes dos dois routers, como no tutorial original

#Que conseguem fazer uma ligação SSH ao router

#Têm o firmware Merlin mais recente para o modelo que possuem

#O asus vai ser ligado à ONT (WAN) e o router MEO (o meu é technicolor) à porta LAN 4 do ASUS

Primeiro, em administration/system fazer chek em enable jffs e format next reboot

Se não estiver, fazer enable SSH e password login

Fazer reboot ao router

Utilizar Putty para fazer login por SSH ao router e experimentar o seguinte

code:
robocfg show

Deverá aparecer algo do género:

code:
root# robocfg show
Switch: enabled
Port 0: 100FD enabled stp: none vlan: 12 jumbo: on mac: XX:XX
Port 1: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: on mac: XX:XX
Port 2: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: on mac: XX:XX
Port 3: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: on mac: XX:XX
Port 4: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: on mac: XX:XX
Port 8: DOWN enabled stp: none vlan: 2 jumbo: on mac: XX:XX
VLANs: BCM5301x enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 4 5t
2: vlan2: 0 5
12: vlan12: 0t 5t
56: vlan56: 2t 3t 7 8t
57: vlan57: 1t 2 3t 5t 7t
58: vlan58: 4
59: vlan59: 4t 7t 8u
60: vlan60: 1t 2t 4t
61: vlan61: 0t 1t 4 7 8t
62: vlan62: 1t 4 5 7 8u

O que temos de fazer é configurar uma das portas LAN em bridge com a WAN e separa-la das restantes:

(mais aqui: http://forums.smallnetbuilder.com/showthread.php?t=20529)

code:

Se tudo correu bem, o router meo, ligado (pela porta WAN) à porta 4 vai dar sinal de vida e o Voip vai acender

O problema estará resolvido até ao próximo reboot, porque não arranjei maneira de tornar isto persistente, mesmo usando configs nvram.

Então o próximo passo é criar um ficheiro chamado services-start em /jffs/scripts que em cada reboot tomará conta do recado.

(https://github.com/RMerl/asuswrt-merlin/wiki/User-scripts)

utilizando o "vi" que está por defeito no firmware

(http://www.felixgers.de/teaching/emacs/vi_start_save_quit.html)

code:
vi /jffs/scripts/services-start

e introduzir o seguinte código no editor:

code:
#!/bin/sh

Fechar (e guardar) com o atalho 

code:
:wq

Tornar o ficheiro executável:

code:
[code]chmod a+rx /jffs/scripts/services-start
[/code]

Se tudo correu bem, ao fazer reboot, a porta 4 continua ligada à vlan12, testar com

code:
robocfg show

Por favor notem que tenho pouquíssima experiência em linux pelo que apenas partilho o que me levou algum tempo a perceber, e não consigo, por essa razão, resolver problemas de situações diferentes da minha. 

Se alguém vir alguma melhoria ou problema, agradeço!

Crachá
Olá a todos, tenho seguido de perto os dois tópicos relativos à configuração de um segundo router e gostava de partilhar convosco uma situação que se passou comigo.

No escritório do meu pai tenho um TP-LINK WDR-3600 a gerir uma rede de 10 computadores + 2 servidores de dados e acesso remoto. Tive de investir no TP-LINK porque o Thomson do MEO estava constantemente a bloquear e a desaparecer com os servidores ligados. Desde que meti o TP-LINK que nunca mais tive problemas e funciona tudo na perfeição.

Para meu espanto, receberem no escritório uma chamada na semana passada, por parte do MEO, a dizer que vão atualizar o Thomoson para a nova versão, que vai deixar de existir passwords e que vamos deixar de poder utilizar o segundo router! Eu tinha ouvido que eles estavam a ter a decência de esperar por uma solução, mas neste momento estão a fazer-me voltar à idade da pedra com o router thomson.

Gostava de saber se se está a passar o mesmo convosco e o que devo fazer nesta situação. Sei que os equipamentos são deles, mas isso dás-lhe o direito de limitar a utilização de outros equipamentos a meio de um contrato de fidelização? Creio que tenho aqui matéria para pedir a rescisão, visto que estão a alterar as condições de prestação do serviço.

A adicionar a isto, houve um problema na central de PT na segunda-feira desta semana, durante a resolução, não sei por que razão, fizeram reset à password de acesso sem nos avisar e o router TP_LINK não conseguia ligar à internet. Estive for esse tempo e por esse motivo o escritório esteve sem ligação à internet por 3 dias. Cá para mim parece-me que estavam era a fazer o jogo para me obrigar a eliminar o segundo router.

Esta situação é indecente e estou bastante desiludido com o MEO, não só por esta razão mas por muita coisa que se tem passado nos últimos tempos. Sou cliente PT desde que surgiu o ADSL e sempre defendi que era o melhor serviço a nível nacional. Mas a minha ideia mudou radicalmente nos últimos tempos.

Muito obrigado a todos.
Boas xptopt e todos

Perguntei se seria possivel ligar um pc directamente a net (sem o router) e hoje consegui isso.

Um pequeno tutorial:

Distro: Ubuntu server 14.04 x64

1º instalar o pacote vlan:

sudo apt-get install vlan

2º carregar o modulo 8021q

sudo modprobe 8021q

3º criar vlan

sudo vconfig add eth0 12

4º configurar a rede

sudo nano /etc/network/interfaces

se existirem configs para o dispositivo eth0, comentem-nas (colocando um # no inicio da linha).

adicionem as configs do dispositivo eth0.12

auto eth1.12
iface eth1.12 inet dhcp

5º configurar a distro para carregar o modulo 8021q no arranque:

sudo su -c 'echo "8021q" >> /etc/modules'

6º reiniciar

sudo reboot

No final, a eth0 deve estar down,  a eth0.12 up com um ip externo.

Para manterem poderem aceder a este PC na vossa rede, e te-lo com ip externo, vão precisar de duas placas de rede, uma liga-se ao router meo (eth0) e a outra ao switch pre-ont (eth1). Neste caso adicionam a vlan tag 12 ao eth1 (3º passo da lista anterior) e alteram o 4º passo para que se leia eth1.12 em vez de eth0.12. Não devem deixar o eth0 como auto/dhcp, mas sim com ip estatico sem gateway definida.

o meu /etc/network/interfaces está assim:

# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface (router meo)
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
#gateway e dns desactivados
#gateway 192.168.1.254
#nameserver 192.168.1.254

# This is an autoconfigured IPv6 interface
#nao uso ipv6 na rede interna
#iface eth0 inet6 auto

#acesso directo a net meo
auto eth1.12
iface eth1.12 inet dhcp

Espero que seja util :)

Reputação 6
Boas @@@Morcego 
Sim deve ser ai que se configura nesse router .
Reputação 6
Boas @@@florindoj 

Enquanto não fores migrado para o novo firmware tens de usar o outro tutorial .

Quanto á password estar sempre a mudar isso já não deve acontecer , depois dos problemas que esse procedimento causou aos clientes com dois router á cerca de duas semanas , neste momento todos os clientes que a meo detecte com um segundo router não voltara e efectuar esse procedimento aos mesmos .

Pode eventualmente acontecer um ou outro caso mas fui informado que esses clientes foram adicionados a uma black list para evitar futuras alterações de password .
A "detecção do proxy" sempre foi um processo complexo. Proxys foram feitos para serem definidos a mão, mas alguem teve preguiça e criou uns metodos. Alguns usam DHCP para dar a dica de qual o proxy, outros usam o teu fullhostname para tentar detectar onde poderá estar um ficheiro com as configs do proxy, saca-lo e interpreta-lo.

Por qualquer razão, tas a ter o erro de "falha ao detectar proxy". Vamos despistar por partes:

1. Tens net?

Abre uma linha de comandos (iniciar, executar, excreve cmd e da enter) e tenta pingar o 8.8.8.8 (excreve ping 8.8.8.8 e da enter).

Deves obter algo como isto:

C:Usersdaedric>ping 8.8.8.8

Pinging 8.8.8.8 with 32 bytes of data:
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=8ms TTL=55
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=7ms TTL=55

Ping statistics for 8.8.8.8:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 7ms, Maximum = 8ms, Average = 7ms

Se tiveres algo semelhante, passa pro proximo passo.

2. Tens DNS?

Na mesma linha de comando, escreve nslookup google.pt. deves ter algo como isto:

C:Usersdaedric>nslookup google.pt
Server: dsldevice.lan
Address: 192.168.1.254

Non-authoritative answer:
Name: google.pt
Addresses: 2a00:1450:4004:801::2003
216.58.210.99

Diz-nos o resultado...
Viva pessoal!

No meu caso consegui fazer a ligação de dois routers à ONT sem qualquer switch
outer extra:

ONT -> WAN Asus RT-N66U (FW Tomato)

LAN 4 Asus RT-N66U (FW Tomato) -> WAN Thompson TG784N

No Asus simplesmente alterei a WAN da VLan2 que vinha por omissão para VLan12 (e activei a aplicação da tag da vlan);

Depois removi a porta 4 onde estava o Thompson (LAN - Vlan1), passando-a para a Vlan12, ficando também tagged e em bridge com a porta WAN.

Basicamente fiz um bridge entre a porta 4 da LAN e a porta WAN do Asus. Resultado, tanto o Asus como o Thompson ficaram com um IP público via IPoE (cada router com o seu IP). Tenho net nos dois routers, mas só uso os pcs e smartphones no Asus. No thompson deixei ficar as STBs e o telefone. Ficou tudo OK, com excepção de que fiquei com apenas 3 portas LAN no Asus...

Se usaram DD-WRT a configuração é semelhante:

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/VLAN_Bridging_WAN_and_a_LAN_port#Second_WAN_port

Espero que isto ajude.

@xptopt, os teus guias são fenomenais. Obrigado!

Reputação 6
Boas @@@Morcego 

Sim podes ligar a box a qualquer um dos router , mas sempre que mudares de router tens de reiniciar a box, no meu caso com o asus funciona assim .
Reputação 6
Boas
As configurações extra no router da Asus que estou a usar são estas ,vê se encontras opções semelhantes no teu router.

Muito provavelmente tens a activar manualmente os serviços de IGMP

Podes também experimentar mudar a gama para 192.168.2.xxx

Si m a única coisa que não funciona e mesmo o telefone .
Reputação 6
Não existe nenhuma explicação oficial , e eu sinceramente também não sei o porque , isso é algo que só alguém da meo é que te vai poder responder .
Reputação 6
Boas
Não , podes remove-los sem problemas , a ligação só depende da configuração da Vlan , vai funcionar sem problemas se ligares o Draytek á Ont.
Boas,

Para quem necessitar de usar este tutorial com DD-WRT aqui vai:

Usei um Asus RT-N13U com DD-WRT build 25697

Configurar endereço IP automático (DHCP) em Basic Setup

http://s16.postimg.org/q2y0pywed/basicsetup.png

Em Networking adicionar vlan conforme na imagem

http://s29.postimg.org/4grewft7b/networking.png

Fazer Apply Setting para o router criar a vlan, vai ser criada uma nova interface chamada vlan2.12

Depois, no mesmo separador mais abaixo definir esta vlan como WAN.

http://s15.postimg.org/lz0d0di23/wan_port.png

Após aplicarem estes Settings, já deverão ter IP público, no entanto podem não ter net, se for este o caso reiniciem o router para este atualizar a routing table.
Reputação 6
Boas

A explicação do técnico não faz nenhum sentido , algo se passou para o TP-link não ter sinal de internet , mas pode simplesmente ter sido alterada a password da ligação PPPOE ou o TPlink tinha que levar um reset .

Quanto á tua pergunta este tutorial só funciona com serviço fibra , o serviço Adsl continua com ligação PPPOE , se não funcionar com o outro tutorial faz o seguinte.

1º vai ao router da meo e desliga a ligação PPPOE
2º Liga para o 16200 ou 16209 e pede pra forçarem uma nova password .
Reputação 6
Boas

Pode ser um switch normal , mas parece existir alguma incompatibilidade com certas marcas , eu estou a usar um Asus GX-D1081 V3 de 8 portas mas o Asus GX-D1051 V3 de 5 portas é suficiente .http://www.asus.com/Networking/GXD1051_V3/
Não é o mais barato mas é um dos mais eficientes nos consumos de energia .

Nota… os modelos V1 e V2 também funcionam mas são menos eficientes nos consumos .
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

Já adicionei a configuração para o Tomato firmware ,e vou agora instalar o DDWRT amanha já lá deve estar também.
Reputação 6
Boas @@@ddsb 

Quanto a routers recomendo qualquer um destes

ASUS norma N
RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N18U, RT-N66U

ASUS norma AC
RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U
Características
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers

Switch Gigabit
Asus GX-D1051 V3
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

Sim mas só deves repor se for o a mesma versão de firmware , não é recomendado se forem versões diferentes .

Este site tem bastantes tutoriais vê se servem para o que pretendes.
http://tomatousb.org/forum/c-123292/p/1
Boas @@xptopt,

O firmware do Netgear R7000 não permite ter o modo bridge ativo para uma porta e as configurações VLAN ao mesmo tempo. Talvez numa atualização de firmware futura. Assim sendo voltei a carregar o TOMATO que já tinha tido a funcionar.

Cumprimentos
Crachá
Boa Noite,

1- Em tempos falou-se por aqui no forum que esta solução seria provisória, que o MEO estaria a trabalhar numa forma de os utilizadores poderem utilizar o router que entenderem, já existe essa solução?

2- Alguém com experiencia que possa dizer se é possível utilizar o router Ubiquiti Security Gateway para gerir a internet pelo menos?

Muito obrigado,
Reputação 6
Boas @@Banimale

Estás a criar uma vlan especificamente para a IPTV ?
Co m single edge IPOE que é a que usa quem tem o firmware 10.2.1.L só existe uma vlan a 12 , por isso não podes criar uma porta só para IPTV , esta vai funcionar em todas as portas , só tens de activar o serviço IGMP Proxy .

Ps. Podes sempre usar o firmware tomato e usar o método 2 do tutorial , eu neste momento tenho um dos meus router com tomato , a única coisa que tens de fazer para alem do que está descrito é activar o IGMP proxy se quiseres ligara box ao router .
Reputação 6
Boas @@Banimale

Não consegues configurar o Netgear só com a vlan 12 ?

E não cries nenhuma porta para iptv , apenas a vlan 12 para internet , e desta forma todas as portas vão ter Net e IPTV
Reputação 6
Boas @@Banimale

Com o tomato continuas a ter dois ip´s.
Existe alguma maneira de colocar o router em bridge para usar o Airport da Apple como router?
Reputação 1
Recentemente o meu router foi actualizado para o firmware 10.2.1.L e como utilizo o firmware Tomato no meu router posso partilhar a minha configuração, embora o xptopt já o tenha feito mas para uma configuração que não requer switch.

Tipologia ONT -> SWITCH -> Router MEO (Com Meo Box e Telefone ligados)

-> Router com Tomato Firmware (PCs, portáteis, etc)

Configurações necessárias:

- BASIC -> NETWORK -> Wan Type: DHCP

http://i.imgur.com/zsUbr39.jpg

- ADVANCED - VLAN -> Configurar como consta na imagem:

http://i.imgur.com/omDAdEj.jpg

- IPv6

BASIC -> IPv6 -> Configurar como consta na imagem (Os meus Static DNS são os do Google IPv6):

http://i.imgur.com/9PZT1DV.jpg

Relativamente ao serviço MEO Go (gratuito), já não é necessário efectuar nenhuma configuração adicional (Routing) para funcionar. Podem ligar a qualquer um dos routers que funciona perfeitamente.