Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59960 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas ?
A ultima informação que tive foi que a versão com modo bridge já estava em testes internos, mas não tenho data prevista para o lançamento.
Reputação 6
Boas ?
Parece-me que o teu serviço é ADSL, tesse caso não existe ainda forma de usar outro router, tens de aguardar pelo novo firmware que permite fazer isso no serviço Adsl
?, "não existe ainda forma de usar outro router" quando se utiliza o router da meo. Há a alternativa para quem quer utilizar outro router, mas precisa de comprar um router adsl somente para aceder as vlans e servir de "ONT". Já foi descrito num post anteriormente.
Reputação 6
Boas ?
sim tens sempre essa opção mas como esta para ser lançado um fimware novo que já tem um modo bridge não sei se compensa comprar um router neste momento.
Boas pessoal, tenho adsl, tentei ligar a rj12 á porta wan, e tenho um Asus N18U. 


Não funcionou porque o meu router não serve? Que router serve? Um com modem incorporado?


Isto causa-me uma certa confusão.


Esse firmware, em testes internos, não sai cá pra fora pra experimentarmos á nossa conta e risco?
Crachá
Muito obrigado pela informação ?
Pois... esse update ja vai desde novembro... Foi confirmado em dezembro que sairia por fevereiro e até agora nada... Quase um ano depois... Mas mais vale vir tarde que nunca xD
É possivel usar outro router num serviço meo, é necessario fazer o downgrade de firmware para o 10.2.1.LDB_v90Q ou 10.2.1.DAM_v86U, e posteriormente desativar o DHCP no technicolor/thomson, bastando depois ligar o nosso router numas portas LAN
Boa tarde a todos,

 

Tenho andado a saltar de tutorial em tutorial e acho que ainda não encontrei uma solução para a minha questão. 

 

Gostava de ter um segundo Router a gerir a Wi-Fi cá de casa que me desse velocidades próximas do que tenho contratado (fibra 100mb) actualmente não consigo obter mais do que 30mb e não é sempre. 

O Router do Meo está numa ponta da casa dentro da CATi ligado a um switch que distribui a rede para os vários pontos de rede que tenho espalhados pela casa. 

Gostava de colocar um Router numa parte mais central da casa que distribuísse o sinal de Wi-Fi ligado a um dos pontos de rede e que fosse esse Router a gerir o Wi-Fi. O Router do Meo pode ficar a gerir a box e o telefone.

 

Actualmente tenho vários AirPorts em cada uma das divisões da casa ligados as portas de rede mas a velocidade de Wi-Fi continua a ser baixa, presumo que tenha a ver com o Router da Meo. 

 

Dai aí querer colocar um Router que conseguisse dar uma velocidade mais alta em termos de Wi-Fi. 

 

Obrigado

rui 
Finalmente instalaram-me a bendita fibra!


 


Tenho a funcionar Internet + TV com um Draytek 2925. Já testei a configuração usando um switch com o thomson, e tudo ok. O que gostaria de saber é se existe algum método para prescidir do Switch como existe para o OpenWRT?
Reputação 1
Com esse Draytek 2925, não precisas do Thomson, logo não precisas do switch. Podes ter a internet e a TV directamente do Draytek.
Sim, isso eu consigo. O que não consigo é fazer bridge para uma das lan's de forma a ligar o thomson. Preciso dele por causa do telefone.


 


Para já, está com o switch até haver outra solução.
Reputação 1
Pois, nesse caso não te consigo ajudar a retirar o switch.


 


Quando tiver um router semelhante a esse em stock, posso fazer uns testes.
Desde já para bens pelo tutorial A minha situação aqui em casa é o método 2 onde estou com um problema, tudo esta a funcionar corretamente menos a segunda box que esta ligada diretamente ao router asus RTN-18 que bloqueai ou fica mesmo sem serviço, a box que esta ligada ao router da meo funciona bem inclusive a internet em ambos os routers. Alguém por ai saiba que tipo de configuração me esteja a passar ao lado? no router asus já tenho o Tomato instalado.
Reputação 6
Boas ?


Em LAN/IPTV tens de activar a opção IGMP Proxy.
Reputação 2
Crachá +5
boas pessoal,


 


alguém aqui com draytek vigor 2130vn que tenha configurado com sucesso o ipv6?


ou alguém que me possa dar indicacoes (mando todos os prints necessarios)


não pesco muito de ipv6,


 


grato
Reputação 2
Crachá +5
ok,


ja consegui após varias tentativas e leitura ;)


 


cumps
Boas

 

Podes sempre partilhar com o pessoal. Certamnente vai ajudar outras pessoas na mesma situação.
Reputação 2
Crachá +5
ora boas cá fica os prints de como consegui ipv6 no draytek vigor 2130:


?


 


 


 


meti aqui o dns ipv6 da google mas e opcional:


?Resultado:?
Boas pessoal,

 

Sou cliente M5O da Meo e tenho contratados 100Mb velocidade de internet.

O meu router é o TG784n V3.

A questão é que só consigo obter velocidade máxima de 46Mb!

Na página do router dá-me velocidade por WIFI 65Mb e por cabo 100Mb

Gostaria da  vossa ajuda para aumentar a minha velocidade por WIFI.

Obrigado
Boa tarde,


Cumprimentos,


 


Em breve vou ter fibra, e queria saber se alguem me pode ajudar.


Neste momento tenho adsl e um router draytek 2830 vn plus, como já tenho a rede toda configurada NAS, access points etc...
A pergunta é se posso passar o acesso á net para este router e deixar o da meo tambem para a box e telefone ou ficar só com o draytek?


Alguem ja tem um manual para o efeito????


Já li quase tudo por aqui e ainda nao vi nada sobre este router.


Obrigado,


 
Reputação 2
Boas,


 


?- esse TP_link W8970 é versão 3?


 


Obrigado
Sim é ?.
Passado um ano, ainda não há sequer novidades sobre o tal fw com bridge para clientes ADSL. 
Ainda bem que tratei disso há bastante tempo...
viva

 

tenho um serviço ADSL (fibra só daqui por 1 mês... dizem)

 

esta semana após ter ficado sem internet no meu TG784, foi lá um técnico da MEO e trocou o router onde o mesmo já vem com a versão 10.2.1.L

 

estou a pensar comprar um router ASUS RT-AC1200G e gostaria de ter o router da MEO a servir as boxs e toda a gestão da rede partir do router ASUS...

 

sabem me indicar se consigo com esta versão de firmware do TG784, coloca-lo a funcionar em modo bridge?

 

Cumps
Reputação 2
? podias fazer o favor de partilhares as tuas configurações do tp-8970 na ligação à meo.


Tenho ligação à internet e e televisão IPTV na box - no inicio, agora fiz reiniciar a box e nunca mais deu???


Tb as configurações do Ipv6... diz sempre "connecting" e não "connected".


obrigado