Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 2
Mas não é preciso mais nada, dados de utilizador serviço e password?


 


Em casa, tenho o router MEO em SingleEdge / IPoE. Tenho telefone, TV, internet e VOIP


Se retirar o router e colocar outro com essas configurações sugeridas por ti  (pedrocr) são suficientes para ter os restantes serviços? ??
Crachá
? o username e a password não são necessários para o acesso internet. Afinal de contas o cabo que entra em casa é dedicado por isso não há nenhuma necessidade de fazer esse controlo de acesso. Em relação aos outros serviços o único que testei foi o telefone tradicional (não VoIP) e esse funciona naturalmente já que não depende de nada disto.


 


Especulando sobre os restantes serviços, o VoIP deve funcionar desde que se use o router atual ligado ao novo. Não sei se alguém sabe configurar o VoIP com outro tipo de equipamento que não o original. A TV deve funcionar configurando o proxy IGMP e depois ligando a box normalmente:


 


https://wiki.openwrt.org/doc/howto/udp_multicast
? vi a configuração que fizeste e disses-te que fazendo apenas com 1 router com dsl também daria. Queria meter 1 Asus DSL-N12E a funcionar aqui em casa em vez do router da MEO. Fiz todas as configurações que indicaste. E continuo sem conseguir passar a net. Se conseguisses alguma ideia agradecia... Já agora quando eu crio a configuração do vpi/vci ele fica com as duas activas. a original na qual ele identifica com principal 0/34 e aquela que configuro. Ele define o nome internet para a original e bridge para aquela que eu configuro. Achas que será por ai? Já agora o que tenho é IPTV ou seja telefone televisão e internet do mesmo pacote. Não sei se difere para o ADSL apenas. Se tiveres alguma ideia avisa-me pffv
Crachá +1
Boa Noite tenho ASUS RP-N14 e não consigo instalar apanho sinal de wifi no pc e no telemovel mas quando coloco o codigo do wireless dá erro.
Crachá
? Eu também tenho o pacote com os três serviços, só não uso a televisão, por isso a configuração deve funcionar. Pelo que descreves não estás a configurar o VPI/VCI 1/35 como ligação à internet (referes bridge). Isso nunca funcionará, precisas que o router se ligue nesse VPI/VCI e faça DHCP nele para obter IP. Verifica também que tens serviço em plataforma single-edge. Se ainda estiveres em dual-edge terias de configurar 0/35 para internet e 1/35 para IPTV o que é mais complicado. Nesse caso pode valer a pena ligar para a MEO e pedir para mudar o serviço para single-edge. Pelo que percebi pelas conversas que tive com o instalador e com a linha de apoio estão a fazer a migração gradual e a acabar com o dual-edge.
@@pedrocr Consegui configurar para obter internet mas agora percebo que é mesmo preciso um dls + um router. Porque só funciona de o faco passar em modo brigde e ao fazê-lo perco acesso completo ao router que ele nunca mais entra na página dele.
Crachá
? É possível que o firmware desse router não permita uma configuração utilizável mas não há nada de especial com o setup de separar modem ADSL e router. O router ADSL só tem de fazer ADSL+DHCP do lado WAN e funcionar normalmente no lado LAN, por isso não há razão nenhuma para ser preciso colocar em bridge ou perder acesso ao router visto da LAN. No entanto recomendo na mesma este setup com o TD-8816 e outro router mas só porque é raro conseguirem-se drivers para o modem ADSL em routers integrados e por isso não é geralmente possível usar um firmware livre como o OpenWRT. Foi por isso que comprei o TD-8816 de forma a poder isolar aí a parte ADSL com firmware fechado e instalar o que me apetece no router onde está praticamente todo o risco de segurança.
?, já experimentaste ligar um swtich ao TD-8816 e ligar mais que um router ao mesmo tempo? Consegues ter internet em ambos com IP's publicos diferentes?


Sei que no caso da fibra dá, como está descrito no texto... Mas ADSL pode ter alguma limitação...
É que estou a ponderar arranjar um modem assim baratucho para fazer como fizeste... E como tenho cá 2 routers, 1 seria para ser rede interna protegida e outro seria para ter acesso guest e permitir acesso remoto a uma maquina xD.
Crachá
? não experimentei dois routers. Já experimentei IPv6 e funciona bem. No entanto para o efeito que descreves não parece necessário ter vários IPs públicos. Com um router único e um firmware tipo OpenWRT é fácil criar várias redes LAN (wifi e ethernet) segregadas e todas roteadas para a internet pela mesma ligação WAN.
?, sim, eu sei que dá para fazer isso... Tenho um asus RT-AC87 e consigo fazer tudo o que disseste...

A "necessidade" do segundo router é mesmo porque quero partilhar o acesso da maquina e da rede/router com colegas... E por uma questão de segurança/menos trabalho a configurar o router, nao quero ter os outros pc's que tenho em casa "disponiveis" no mesmo router...

Não consegues testar a ver se consegues ter net em 2 routers? Agradecia-te e ja se ficava a saber a viabilidade disso 🙂
Crachá
@@jeronimor Tens tudo o que precisas para testar. Basta pores o router a fazer de switch entre duas portas (a de WAN e outra) e ligares um PC à segunda porta. Se o PC conseguir IP funciona e basta por um router nessa posição. O TD-8816 só tem uma porta para LAN por isso tens sempre de fazer um setup deste género (ou usar mesmo um switch dedicado) para fazer funcionar dois routers.
Viva pessoal, venho dar a minha contribuição cá à malta que as vezes parece que é esquecida por ter ADSL:

Tenho serviço ADSL Meo Total 24 com TV IPTV, telefone e net.


Consigo ter 2 ou mais routers com ip publicos diferentes e usar a TV IPTV sem problemas no router Asus RT-AC87U!!

Farto de ter problemas com o router da meo, decidi adquirir um TP-Link TD-W8970 com modem ADSL.
Basicamente substitui o router da meo pelo tp-link, configurei-o em modo bridge com o VPI/VCI 1/35 como haviam dito por aqui e passei a ter ip publico nos pc's ligados ao tp-link.



Depois disso para possibilitar uma topologia semelhante à da fibra (como no primeiro post em que o TP-link é uma especie de ONT), desliguei o wireless, o DHCP e liguei o igmp proxy no tp-link.
Por fim liguei os cabos entre as portas lan do tp-link e as portas wan dos routers.
Activei o ipv6 no router RT-AC87U e nem mexi na parte de IPTV do mesmo.


Liguei a box ao asus e passou a dar às mil maravilhas sem encravar nenhuma vez xD



Peguei noutros routers e consegui ter net com ip's publicos diferentes 🙂. Não testei a box IPTV em cada um deles, mas futuramente irei tentar isso... 

Agora faço uma pergunta: ?, tenho o router da meo parado, mas gostaria de saber se é possivel configurar esse router que estava a dar em modo ADSL para um modo semelhante ao da fibra? É que tentei liga-lo ao tp-link usando a porta wan e o bicho nao adquiria a net... Há algum metodo simples sem que tenha que recorrer ao "power user" feito pelo modo debug e as configs de eth/atm/dhcp?
Crachá
Boas,

hoje também fui presentiado com a alteração do firmware do Technicolor e naturalmente fiquei sem Internet.

No entanto, depois de seguir os magnificos tutoriais consegui restabelecer ligação e acesso root, mas apesar de estar tudo a funcionar, deixer de ter ligação entre os dois equipamentos.

 

Tenho o ONT ligado à porta wan de um Asus n66u que por sua vez liga na porta 4 (vlan) à wan do Technicolor.

Portanto, a funcionar como se tivesse um switch

       

 

ASUS  <----->  ONT <---> Technicolor

 

mas eu queria ligar os dois equipamentos assim para poder usar o Technicolor como extensão da rede local para ligar outros equipamentos e aceder aos serviços do n66u, ou para poder usar poder usar um telemovel para controlar a meobox ou simplesmente para aceder ao painel de controlo do Technicolor a partir de um computador ligado ao Asus.

 

 

ASUS   <->   Technicolor 

                    /

                  /

           ONT

 

Sei que os routers funcionam de forma independente, mas será possível criar alguma ligação ?

 

 
?, não é possivel teres 2 routers com DHCP ligados por uma porta lan.


A razão é simples, cada router atribui um ip a cada cliente que liga à porta lan/wirless e define o gateway para si proprio.


Portanto, quando tentas ligar os 2 routers entre si, eles vao criar um conflito pq não conseguem atribuir o seu proprio gateway.


 


Resumindo, há 2 possibilidades:


- Desligas o dhcp a 1 dos routers e este fica como switch, mas não vale a pena estar ligado ao ONT.


- Crias tu proprio static routes para determinadas portas de lan dos routers, em que o router 1 e router 2 estao associados a um ip gateway fixos e que cada 1 tem uma porta ip fixa diferente entre si na mesma subnet do gateway.


 


Há ai diversos tutorais de como fazer routing entre 2 routers. Agora o problema é o router da meo... Não sei se esse tem as funcionalidades de routing a funcionar bem no firmware/ou se são faceis de fazer... Mas nada como testar fazer isso via telnet...
Crachá
Obrigado pelas orientações Jeronimo,


 


efectivamente já tinha experimentado desligar o DHCP no router da MEO e definir o IP fixo com o Mac address deste no router da ASUS mas nada feito. Penso que pelo facto do router da MEO ter a porta Wan ligado à porta Vlan do Asus eles comportam-se como se estivesem fisicamente separados. Por um lado, gostaria de os manter independentes masque tivessem uma ligação. 


Ainda não experimentei activar a opção de IP automático no router da MEO (mas receio que possa ficar sem acesso ao mesmo).


 


Mas vou procurar melhor...


 


PS: Entretanto, após ter reconfigurado o router da MEO e ter ficado sem VOIP a assitência da MEO diz que não consegue resolver o problema!!!


 
Reputação 6
Boas ?
O router da Meo ficou com Internet e IPTV?
Se for esse o caso um reset no router da Meo deve resolver.
Qual é a versão do firmware que está instalada no router da Asus? A ultima versão que está no site da asus não está a funcionar correctamente.
Crachá
Xptopt, ambos os routers têm Internet e IPTV no entanto ficou tudo ligado ao Asus excepto o VOIP que ficou na MEO.


Acabei de fazer um reset ao technicolor com o myRoot. Mas do Asus não tenho acesso ao MEO nem vice-versa.


Tentei desactivar o DHCP do MEO e definir o IP 192.168.1.254 no ASUS mas nada feito.


Ainda não activei a opção "IP automático no DHCPv4"  no router da MEO porque tenho receio de ficar sem acesso. No entanto, se este IP fosse gerado pelo DHCP do Asus talvez fucionasse.


Se calhar um dhcp relay funcione.


 


 
Venho aqui deixar o meu testemunho. Segui exatamente o que o ? disse, com um TD-8816, e funcionou perfeitamente com o VPI/VCI 1/35


Finalmente posso usar a internet e ter um modem que posso configurar sem problemas, sem rootusers e outros stress's eheh


Obrigado ?


Edit: de relembrar que funciona tudo, tv, e tenho um router da asus ligado por wan a espalhar o wi fi
Reputação 1
Crachá +4
?


Obrigado, mais uma vez, por este novo tutorial. Tenho estado a usar o Asus RT-N66U nestes últimos 4 anos com MEO Net + Voz 100 Megas sem problemas após ter seguido o tutorial antigo. O meu Thomson TG799vn ainda está no firmware 8.4.2.N mas tenho notado ultimamente que tem havido novos updates nas velocidades e o mais certo é eu levar com update do fw e ser afectado pelo mesmo caso queira melhor velocidade (+ benefícios de não ter quedas de ligação em novas atribuições de IP a cada 4 dias graças ao Single Edge).


 


Sendo que uso apenas o serviço Net + Voz (sem TV) continuo a precisar de usar este método Switch c/ fw oficial Asus ou sem Switch c/ fw Merlin? Se sim será exactamente como está descrito linha por linha ou haverá diferenças?


 


O mais certo, caso necessite, será optar pela opção fw Merlin uma vez que já estou acostumado à interface oficial e não ter de usar equipamento extra. Nessa situação como descobrirei os valores que deverei usar para o N66U no script mencionado para as portas que dizes variar de router para router (tendo mais uma vez em conta que não tenho TV incluída no serviço)? E já agora esse método já suporta o IPv6 devidamente (não que seja muito importante, suponho)?
Reputação 6
Boas ?
O mais provável é levares com o update para o novo firmware, existem poucas diferenças a nível de estabilidade, a velocidade é que passa a estar quase sempre nos 100Mbps e o IP já não muda tão frequentemente.


 


O firmware Merlin é exactamente igual ao oficial tem apenas algumas correcções e funcionalidades extra.


 


Para configurares o N66 com o Merlin usa este tutorial.
http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html
Reputação 1
Crachá +4
Obrigado vou ver então se actualizo o serviço de alguma forma e verei como irá decorrer a configuração.


Se for obrigado a ter TV incluída para ter as novas velocidades não deverei em princípio usar a box mas sim a propagação via Coaxial RF (espero que não haja problemas usando tal). Isto porque a única TV que vale a pena ter box está numa divisão em que existe um só cabo ethernet ligado a uma consola e que vem do Asus (ia ter que ter 2 switches ou 2 ethernets para ter a box ligada ao router da Meo, suponho).
Boa tarde


Há um ano, com a vossa ajuda, consegui configurar um segundo router para gerir a internet (DDNS e port forwading).


Recentemente, com a mudança de firmware, voltei à estaca zero! Estou, portanto, necessitado de ajuda novamente.


Alguém me pode indicar uma solução (tão duradora quanto possivel) para quem tem ADSL? Eu compro o que fôr preciso. Só não quero, ainda bem não, ter que andar a fazer configuraçoes, mudar cabos e o diabo a sete! (o que para uns é um prazer para mim é um pesadelo...). As minhas condições actuais são:


- linha de rede em cobre (consideravelmente afastada da central/armário)


- modem/router Technicolor TG784n V3, fw 10.2.1.L


- segundo router Asus RT-N10U


Agradeço antecipadamente toda a vossa ajuda.


Obrigado


FC
?, a forma mais favorável de o fazeres, é usares um router teu... E visto que o Single Edge é para durar (pelo menos para já é o que se vê) podes adquirir um router em que sejas tu a definir as coisas a teu bel prazer.
Para serviços ADSL tens o que foi dito no post:
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/81303/highlight/true#M2721

ou por mim:




https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/82726/highlight/true#M2786

De resto é por mãos à obra 🙂
Bom dia jeronimor


Muito obrigado pela resposta.


O primeiro post conhecia, mas como o router está descontinuado, fiquei na mesma...


O seu post, por algum motivo, escapou-me. Mas agora sei que existe soluçao. Vou tratar de comprar o modem e fazer como indicou.


Obrigado e bem haja.


Cumprimentos


FC 
Boa Tarde


 


Arranjei um router Asus RT-AC56U, e gostaria de saber se os melhores métodos de configuração para este router são o 1 e o 4 que estão na primeira página deste tópico, ou se existe outro que não está lá na pagina inicial.


 


Obrigado