Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Crachá
Boa tarde,

 

Trocaram-me hoje a instalação antiga Sapo ADSL por uma MEO ADSL agora em Single Edge com o router thomson. Por várias razões tinha instalado o ADSL usando como modem um TP-Link TD-8816 e como router um TP-Link TL-WR1043ND. Gostava de conseguir usar estes dois equipamentos para substituir o router da thomson. Tentei usar o método 3 deste thread mas não funciona porque ao contrário da ONT na fibra o meu modem ADSL não está  tratar da autenticação e de conseguir acesso à VLAN 12. A ligação anterior usava PPPoE mas pelo que percebo esta ligação single-edge deixou de fazer isto. A ligação ADSL em si está a funcionar bem e o modem sincroniza com bons níveis de sinal.

 

Alguém tem alguma dica do que possa fazer no modem ou no router para conseguir a autenticação? Alternativamente, há alguma maneira de configurar o thomson só como terminador de ADSL e fazer o DHCP no meu router? Não gosto de ter a controlar o acesso à internet um router cujo firmware não controlo e não é open-source.
Reputação 6
Boas ?


Vê este post.


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/80957/highlight/true#M2683
Crachá
Obrigado ?, mas esse comentário refere-se a usar os dois routers. O que gostaria de fazer é deixar de ter o router da thomson por completo. Não há forma de usar o TD-8816 para fazer a ligação autenticada tal como o thomson faz?
Reputação 6
Boas ?


Se é um router Adsl e estava a funcionar basta mudar o tipo de ligação Wan de PPPOE para Automatic IP
Crachá
? eu tentei várias variações disso mas não consegui obter IP. Não há nada de especial nesta infra-estrutura single edge no que toca a autenticação?


 


Pode realmente ser apenas um problema de configuração do router. O meu setup é o seguinte:


 


LinhaTelefonica--->TD-8816->WR-1043ND->LAN


 


Até hoje o que fazia era colocar o TD em modo bridge e o WR a fazer PPPoE. Mudar apenas o WR para fazer DHCP não funciona porque o TD dá-lhe um IP local, mas talvez o que seja preciso fazer é desativar esse servidor de DHCP do TD.
Olá a todos.


Desde já obrigado ? e restantes participantes desta thread que em muito têm contribuido na busca de possiveis alternativas ao 'device lock' desde ISP em particular.


 


Recentemente adquiri um TP-Link Archer C7 v2.0 no qual instalei o OpenWRT 15.05 sem problemas.


"The current stable release Chaos Calmer 15.05 provides full support for this router and has Luci (webUI) built-in."


 


Tentei replicar as configuracões do "Método 3 (OpenWRT)" mas não consigo receber IP (via DHCP) na interface WAN do TP-LINK. Vê-se também que a interface WAN não recebe/contabiliza qualquer trafego recebido na interface, apenas enviado.  (o SpeedTouch da MEO recebe IP - O serviço é MEO-Fibra).


O naming das portas neste dispositivo é o seguinte:


 


PORT        Name            VLAN(edited)


0           eth1 (CPU)           1,12           


1           WAN (Port1)         12       


2           LAN1 (Port2)        12       


3           LAN2 (Port3)        1       


4           LAN3 (Port4)        1       


5           LAN4 (Port5)        1       


6           eth0 (Port6)         2


 


Após aplicar a VLAN 12, o OpenWRT tem as seguintes configurações de rede:


root@OpenWrt:~# cat /etc/config/network


config interface 'loopback'


   option ifname 'lo'


   option proto 'static'


   option ipaddr '127.0.0.1'


   option netmask '255.0.0.0'


config globals 'globals'


   option ula_prefix 'fd4a:9090:dd07::/48'


config interface 'lan'


   option ifname 'eth1'


   option force_link '1'


   option type 'bridge'


   option proto 'static'


   option ipaddr '192.168.1.1'


   option netmask '255.255.255.0'


   option ip6assign '60'


config interface 'wan'


   option proto 'dhcp'


   option _orig_ifname 'eth0'


   option _orig_bridge 'false'


   option broadcast '1'


   option ifname 'eth0.12'


config interface 'wan6'


   option ifname 'eth0'


   option proto 'dhcpv6'


config switch


   option name 'switch0'


   option reset '1'


   option enable_vlan '1'


   option mirror_source_port '0'


   option mirror_monitor_port '0'


config switch_vlan


   option device 'switch0'


   option vlan '1'


   option vid '1'


   option ports '0 3 4 5'


config switch_vlan


   option device 'switch0'


   option vlan '2'


   option vid '2'


   option ports '6'


config switch_vlan


   option device 'switch0'


   option vlan '3'


   option ports '0t 1t 2t'


   option vid '12'


root@OpenWrt:~#


 


Detectam alguma má configuração?


?: Reparei que em alguns posts atrás é dito que este TP-Link não é boa opcão. Porquê? Há alguma limitação de HW que não permita esta solução ou tem apenas a ver com a avaliação qualidade/preço?


 


Desde já obrigado a todos o


--sigkill
Também tenho um tplink (um modelo diferente e mais fraco por sinal) e funciona bem.


O teu serviço é fibra certo?


 


Deixo aqui como configurei as minhas interfaces visto que parece ser igual ao teu... 


 


http://i.imgur.com/SSl0zdS.png


 


 


http://i.imgur.com/x6qk0hd.png
Reputação 6
Boas ?
Eu vou tentar ver se encontro o problema.
Quando disse que não recomendava TP-Link em detrimento dos Asus era porque não tinha forma de os testar, mas isso está prestes a mudar pois vou começar a receber equipamentos TP-Link para testar e ai já posso assegurar a compatibilidade e ajudar nas configurações .
Reputação 6
Boas ?
Pelo que estou a ver pelas imagens a estrutura da configuração das vlans está diferente.


Experimenta na tua porta 5 meter desta forma.
Vlan
1- Off
2- Off
12- tagged


 


De qualquer forma vou instalar essa versão para confirma.


 


Ps: E aporta 2 deve ficar


Vlan


1-untagged


2-off


12-off
Obrigado ?.


Obrigado ?.


 


Sim, é MEO Fibra (ONT à frente).


Já detectei que as minhas configurações não estão como as tuas ?, poderá ser por isso (vejam no anexo como tenho actualmente sff).


 


?: (Em relação ao TP-Link Archer C7) Ah, OK. Apostei neste porque preciso mesmo de Dual-Band. O espectro 2.4GHz está impraticavel lá no prédio.


 


--sigkill
xptopt escreveu:

Boas @lysin
Pelo que estou a ver pelas imagens a estrutura da configuração das vlans está diferente.


Experimenta na tua porta 5 meter desta forma.
Vlan
1- Off
2- Off
12- tagged


 


De qualquer forma vou instalar essa versão para confirma.


 


Ps: E aporta 2 deve ficar


Vlan


1-untagged


2-off


12-off



 





 


A minha porta 1 corresponde à WAN e a 2 à porta 1. 


 


Isto difere consoante as marcas e os modelos. A CPU será uma "virtual" e a 6 uma fantasma. lol


 


Pelo menos foi a conclusão a que cheguei das minhas experiências. De qualquer da formas é fácl de testar visto que o openwrt actualiza em tempo real a pagina do switch consoante a porta tem cabo ligado ou não. Basta ligar o cabo e ver em qual delas dá sinal...


 


PS: A minha porta 5 corresponde na verdade à 4, que está a ligar a um pc/box tv.
Reputação 6
Boas ?
No teu caso parece-me que a porta 6 é a porta wan por isso configura-a com a porta 0 no meu tutorial e configura também a porta do CPU como no toturial.
Reputação 6
?


Sim é diferente de router para router mas essa versão do firmware também está a apresentar a estrutura de uma forma diferente, vou instala-la para testar e em ultimo caso vou tentar um C7 para testar, qual é a revisão do teu ?
Reputação 6
? ?


 


Eu neste momento estou a usar a versão Barrier Breaker 14.07, será que podem testar com essa para ver se o problema está mesmo no firmware ?
Reputação 6
Boas ?
Ok, já pedi um C7 V2 e devo recebe-lo ainda esta semana, se não conseguires resolver o problema até lá depois já vai ser mais fácil para mim testar.
xptopt escreveu:

@sigkill


 


Eu neste momento estou a usar a versão Barrier Breaker 14.07, será que podem testar com essa para ver se o problema está mesmo no firmware ?



Para mim neste momento é impossível visto que tenho este sistema já em produção e não me posso arriscar a deixar a malta lá em casa pendurada com os testes. 


 


Se houver outra forma com que possa contribuir, é só dizer.
Boas ?, ?,


 


Se for possivel, eu posso tentar fazer downgrade e testar com o OpenWRT v14.07 esta noite.


Mas queria antes ter a certeza que a minha configuração/teste está OK na v15.05...


 


Só para confirmar, actualmente temos (com OpenWRT 15.05):


 


tl-wdr3600 (lysin):
CPU=0; WAN=1; LAN1=2;LAN2=3; LAN3=4; LAN4=5; unknown=6;

              0    1      2     3    4     5     6
VID 1     t     o     o     u     u     u     o
VID 2     t     o     o     o     o     o     o
VID 12   t     t      t      o     o     o     o
t=tagged  u=untagged  o=off



archer c7 v2.0 (sigkill):
(eth1)CPU=0; WAN=1; LAN1=2; LAN2=3; LAN3=4; LAN4=5; eth0=6;

              0    1    2    3    4    5    6
VID 1     u    o    o    u    u    u    o
VID 2     o    o    o    o    o    o    u
VID 12   t     t     t    o    o    o    o
t=tagged  u=untagged  o=off


 


?: Se for possivel adaptar a tabela abaixo, devo mudar e testar no Archer C7 com:


 


              0    1    2    3    4    5    6
VID 1     ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?
VID 2     ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?
VID 12   ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?


 


Mais uma vez obrigado pela ajuda.


--sigkill
 


Bem, para mim seria assim:


 


code:
             0    1    2    3    4    5    6
VID 1     T    o    o    u     u    u    o
VID 2     T    o    o    o     o    o    o
VID 12    T    T    T    o     o    o    T

 


- A 0 ( que suponho seja a CPU) fica tagged para todas.


- A 1 e a 6 formam uma espécie de porta WAN combo, estando ligadas entre si, por isso seriam as duas tagadas para a Vlan12.


- A porta 2 assumo que seja a porta 1 do router, e que irá ligar ao router Thompson, pelo que necessitará de também ir tagada para a vlan 12 para passar os serviços.


- O resto fica apenas em off e untagged na 1.


 


Faz um backup ás configs e experimenta, qualquer stress voltas atrás... 🙂
Perfeito, faz sentido 🙂 Obrigado ?.


Vou testar ainda hoje e assim que possa dou feedback.


--sigkill


 
Após varias tentativas, acabei por reparar que na página do device no Wiki do OpenWRT temos a seguinte afirmação:
"To tag the WAN port create the VLAN ID under Network->Switch and assign it to Port #1 and Port #6. Under Network->Interface edit the WAN interface and for its Physical Settings use eth0.<VLAN ID>"


 


Em resumo, a configuração do switch AR8327N-BL1A no TP-Link Archer C7 v2.0 com OpenWRT v14.07 / v15.05 deve ser:


Port:   CPU     Port1   Port2   Port3   Port4   Port5   Port6
VID1    u       o       u       u       u       u       o
VID2    o       u       o       o       o       o       u
VID12   o       t       t       o       o       o       t


 


Apliquei a VLAN 12 na interface "wan6" e recebo também IPv6 aparentemente.


Testei o acesso à Internet e uma chamada a partir do Technicolor e funcionou (Só tenho NET + VOZ).


 


Muito obrigado pelas dicas ? e ? :)


PS: Visto que não uso o telefone, acho que vou desligar o Technicolor. Sabem se há algum problema que possa surgir caso não tenhamos o Technicolor ligado à Internet?


--sigkill
Reputação 6
Boas ? ?
Já recebi o C7 v2 e fiz os testes com sucesso, deixo aqui uma imagem da configuração correcta.


Boas ?. Obrigado pela info.


 


De facto a tua configuração está "bastante" diferente da minha.


Actualmente a minha configuração (apenas com o ONT ->TP-Link (WAN) para Internet) está a funcionar sem problemas como na imagem em anexo. (As portas 2, 3 e 4 estão UP porque estão ligadas a máquinas)


 


Visto que tenho tudo estavél/configurado e máquinas em cima não vou testar como sugeres mas caso tenha de fazer reset tentarei dessa forma.


 


Mais uma vez muito obrigado pela ajuda ? ;)


--sigkill


 
Reputação 6
Boas ?
Podes fazer as alterações agora porque não vais perder nenhuma configuração .
boas possoa , tanbem estou bloqueado , tenho aquela actualizacao no router da meo que ja nao consigo colocar em modo ppoe , a minha ligacao e por adsl , e eu queria abrir portas e com este router e imposivel , tenho aqui um tp link e queria por a gerer a net , a alguma maneira de poder usar o tp link ? 
Crachá
? ? tive outra vez tempo para olhar para isto e consegui resolver o problema. Ou seja tenho uma forma de conseguir usar o meu próprio equipamento para uma ligação MEO ADSL em single edge (eliminei o router thomson). Ainda não experimentei a televisão mas imagino que funcione da mesma forma que com a fibra (com as configurações de IGMP). O meu setup é então:


 


linha telefónica -> TD-8816 -> WR1043ND -> LAN/Wifi


 


A configuração dos equipamentos também é muito simples:


- O TD-8816 está com o DHCP desativado e a firewall desativada


- No TD-8816 o ADSL tem de ser configurado em modo bridge e com VPI/VCI 1/35. Tinha sido isto que me tinha falhado antes e por isso não estava a funcionar. O TD-8816 vem por default com vários VPI/VCI configurados mas nenhum deles é o 1/35 que parece ser o que é usado em single-edge. Em dual edge o 0/35 era internet e o 1/35 era IPTV


- No WR1043ND a interface WAN é configurada para obter IP dinâmico


- (Opcional) criei uma segunda interface ligada à mesma porta física configurada com IP fixo 192.168.1.100 de forma a conseguir aceder à página de configurações do TD-8816 (por default 192.168.1.1)


 


E é só isto. Não é preciso nenhuma configuração de switch/VLAN porque isso aqui é feito no VPI/VCI do ADSL. Para routers com ADSL incorporado deve ser trivial fazer a mesma configuração usando esses settings de VPI/VCI.