Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 2
Crachá +5
olá amigo, ? tinha o 10.2.1.L single edge,


 


já alguém tem por aqui o 10.2.1.O? que possa dar feedback?


 


 


cumps


Satanic
Reputação 6
Boas ?
O 10.2.1.O é igual ao 10.2.1.L as únicas diferenças são a nível de wireless, tem uma pequena alteração para estar em conformidade com uma directiva europeia e não existe forma de ter root user até ao momento.
Reputação 2
Crachá +5
olá boas noites,


 


olha que modificou algo mais, ou os IP's colidem ou não sei, passo a explicar:


só o router deles tudo ok "aquilo que já sabemos se não, não andavamos a fugir deles :D"


 


o draytek e ou v3 em paralelo com switch gigabit ao ont sempre me funcionou desde 2010 sem quebras , agora desde que recebi o ultimo firm anda sempre a quebrar aleatoriamente por enquanto não vi padrão,


 


por isso algo mudou extra,


 


sou sincero não tenho acompanhado nem sei as diferencas entre firms, não tenho interesse de momento em ter root do router apesar que curto essas cenas mas não ando com cabeça,


 


se alguém me puder iluminar agradeço,


 


? se for necessário fazer testes ou mostrar configurações e só dizer estou aqui a pedir ajuda mas também ajudo,


 


bem um bem haja e ate já


 


satanic
Reputação 6
Boas ?
Pode ter sido algum problema momentâneo, fizeste reset ao router da meo ?
Como já tinha dito na informação que me foi transmitida nada foi alterado a nível do router, mas a nível de serviço já não sei.
Reputação 2
Crachá +5
olá ? , agradeço as tuas palavras 😉 ,


entretanto para excluir alguns fatores fiz reset ao v3 e ao draytek e configurei tudo de novo, vou ficar atento se volta ou não a acontecer,


 


obrigado e cumprimentos,


satanic
Boas. Gostei bastante deste tutorial pois está bastante explicito mas gostaria de saber se ha a possibilidade de haver alguma ajuda para o serviço de adsl? Porque actualmente já nem fornecem os dados de username e password de ligação. Tenho 1 router dsl já preparado para receber directamente o o cado dsl. É 1 asus dsl-n12e. Se me conseguirem ajudar agradecia.
Reputação 6
Boas ?
Se tens um router Asus Adsl basta usar o assistente de configuração e seleccionar o serviço meo, não sei é se o serviço de tv vai ficar a funcionar.


De momento não é possível usar outro router (não Adsl ) para gerir o serviço de internet no serviço Adsl, já esta a ser criada uma solução para os clientes Adsl mas não tenho informação de quando é que vai estar disponível .
Reputação 6
Boas ?
Qualquer duvida não hesites em pedir ajuda .
@@xptopt pois eu ate tentei seguir a configuração mas ele pede os dados do user e password do isp. E isso já liguei para a meo para tentar obter ao que me foi dito que já nao mo podem facultar porque o router deles já não usa e mais não sei o que. Não fiquei muito convencido mas pronto não tive argumentos para responder na altura. Queria era saber se tinhas alguma ideia a ser feito desta situação. Sendo isto por causa de ser IPTV/ADSL
Olá xptopt. Eu tenho um router Asus RT-N12 D1 e queria usa-lo como "acess point" pois eu estava a ter problemas com internet em jogos. Eu usava uma pen de wireless e agora quero fazer lan entre o router Asus e o meu computador. Para isso utilizei o teu método 2 neste guia, instalei o firmware tomato etc, mas nao estou a conseguir colocar isto a funcionar. As ligaçoes entre routers esta igual á do guia mas nao estou a conseguir. Será que me podes enviar screenshots de tudo o que tenho que mudar? (Tanto no firmware Asus como na placa de rede, as tais opçoes ipv4). Preciso mesmo que me digas o que tenho que mudar, IP, DNS, DHCP, e onde é que eles estao. Preciso mesmo de ajuda. Obrigado.
Reputação 6
Boas ?
Estas a tentar configurar mesmo como acess point ou estás a tentar por o N12 a fazer a gestão do serviço de internet?
Boas, eu apenas quero que o router Asus seja a ligaçao entre o router meo e o meu computador, tudo via lan. (ROUTER MEO > ROUTER ASUS > COMPUTADOR) para melhorar a conexao em jogos.
Reputação 6
Boas ?
Para melhorar a estabilidade do serviço de internet tens de o configurar em modo router e usar o tutorial.


Caso contrario vai continuar a ser o router da meo a fazer a gestão do serviço de internet.
Mas exatamente isso que eu fiz, mas nada aconteceu, continuei sem conexao á internet. Nao sei o que fazer. Obrigado na mesma.
Reputação 6
Boas ?
Certifica-te que o firmware não está a detectar as portas na ordem inversa, ele pode estar a detectara porta 1 com 4 experimenta ligar o PC na porta 2 ou 3.
Podes também colocar aqui imagens da configuração que tens no router para eu ver .
Boa Tarde a todos,


 


Tenho algumas perguntas:


 


1) Se não tiver serviço de telefone, posso configurar o Router ASUS AC-87U como no método 1 e ligá-lo diretamente ao ONT, deixando assim o Technicolor completamente fora de serviço?


 


2) Se for mesmo necessário o switch, que Gigabit Switch devo comprar?


 


3) Se optar por mudar de operador, que operador devo escolher para não estar sujeito a estas restrições (Vodafone? NOS?)


 


4) Se optar pelas soluções dos Firmwares- Este firmwares permitem utilizar todas as funcionalidades do router ou fico limitado na sua utilização?


 


Obrigado,
Reputação 6
Boas ?


 


Sim se não usares o telefone basta configurar o AC87U como no método 1 sem usar o Switch


 


Se mudares para Nos é simples o processo para usar outro router, mas para Vodafone pode ser impossível se te instalarem ONT e Router tudo num só equipamento.


 


Se usares o Firmware original ficas com todas a funcionalidades e se usares o Firmwae Merlin ficas ainda com algumas funcionalidades extra.
Obrigado ?
Mais uma vez obrigado ?.


 


Já instalei o router e parece estar quase tudo a funcionar.


 


Apenas tenho  problemas com o Serviço MEO GO no Tablet (ipad) - o Som é cortado de 6 em 6 segundos. O mesmo serviço MEO GO funciona bem no Portátil.


 


Alguma ideia para solucionar este problema?


 
Reputação 6
Boas ?
Pode ser um problema com a aplicação no Ipad, experimenta reinstalar. Instala também o speedtest no Ipad para ver se a ligação está normal.
Boas, testei recentemente este processo e surgiram algumas dúvidas.

 

Basicamente a minha topologia é a seguinte:

 

- ONT -> TP-Link OpenWRT -> Router Meo TG784nv3

- Tanto o tp-link como o router meo estão a servir boxes tv.

- Os telefones ficaram apenas no router meo.

 

Durante o processo de instalação surgiram alguns problemas com a tv (com paragens e o "recomeçar programa/voltar para trás" não funcionava) que ficou resolvido após andar a mexer no iGMP/multicast snooping.

 

No entanto, durante o download de uma imagem do windows 10 (que esgotou a minha largura de banda) notei que a televisão por vezes parava e acho que é necessário configurar algum processo de prioritização de pacotes para que não haja quebras.

 

Alguém sabe como configurar algum tipo de QOS para que durante um download mais intensivo a tv não tenha freezes?

 

Outro ponto que também me está a fazer confusão é o facto de obter dois endereços públicos. Até agora, usava o serviço de dynamic dns da meo como backup caso o meu por algum motivo falhasse. Com estes dois ips, como funciona? Ou não funciona? lol

 

Grato pela ajuda. Cumprimentos
Boas,


Até ontem a noite tive a configuração de 2 routers, com o router da meo a fazer de modem e um router da asus RT-N66U de router, a funcionar bem, mas de manha já não funcionava. Normalmente quando isto deixava de funcionar era porque o router da meo tinha a ligação de ADSL activa e não deixava o da asus ligar. De manha apercebime que a ligação de adsl do Thomson TG784 com firmware 10.2.1.L não da para desligar, o botão que tava na interface web já não existe, e o router por defeito parece estar sempre a retentar ligar. Alguém sabe de alguma solução? Talvez por telnet desligar aquilo permanentemente visto que quem deve ligar é o router da asus... (não tenho acessos elevados por telnet, embora tanha visto um tutorial para adicionar um login com acessos)


 
Reputação 6
Boas ?
Neste momento não se pode fazer nada, a meo vai lançar em breve um firmware para que os clientes Adsl com o firmware 10.2.1.L e 10.2.1.N voltem a poder usar outro router para gerir o serviço de internet.
Ok obrigado xptopt.


So por curiosidade quando falaram nessa alteração? Recentemente?


De qualquer forma vamos ter de aguardar... Estou com esperanças que seja pra breve 😕
Reputação 6
Boas ?
O firmware para resolver esse problema já está a ser desenvolvido á algum tempo e está previsto estar disponível no primeiro trimestre de 2016.
Mas como deves imaginar não posso garantir essas datas porque não faço parte desse projecto