Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59960 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

?


 


nao meti em ap.


 


 


eu tenho esta versao


http://tomato.groov.pl/download/K26ARM/ a 132


 


não me aparece no menu a vpn
Reputação 6
?


A versao que sacaste diz VPN no nome, “exemplo tomato-RT-N18U-ARM--132-VPN-64K.trx”


 



boas diz isto


tomato-DIR868L-ARM--131-special
Reputação 6
Boas ?


Essa modelo não suporta firmware com VPN, provavelmente porque não tem memoria flash suficiente.


 
?


 


já suspeitava.


 


 


o meu problema é que eu queria configurar uma vpn para aceder á rede de casa. alguma ideia?
Reputação 6
?


A única solução é mesmo comprares um router que suporte, o Asus RT-N18U é perfeito para isso.
xptopt escreveu:

Boas @Dreem
Nesse caso o problema deve ser isto.
http://serverfault.com/questions/691347/openvpn-client-stops-working-after-a-few-minutes


 


Ou então isto. (O mais provavel)


https://forums.openvpn.net/topic11988.html


 



o 1º link enviei um email ao provider da vpn a ver qual o keep alive que o server tem, o 2ª link tentei mas sem resultados .... depois lembrei-me de trocar de openvpn que usa a porta 53 em udp e ir para outro protocolo que usa outra porta e já nao tive mais problemas nem sequer foi preciso abrir portas. O que me leva a crer que a meo quando ve trafego na porta 53 manda a ligação abaixo, deve ter algo que detecta trafego e corta a ligação. Não estou a ver o que mais possa ser. Já devem ter começado a boquear as portas das vpns.


 


Obrigado


Cumps
xptopt escreveu:

Boas @rcarreira88
Qual foi a versão do firmware que instalaste ?



Boas, tenho a Versão 378.56_beta1
Reputação 6
Boas ?


Para esse modelo o perfile da meo não foi bem implementado ainda, usa este firmware.


https://www.dropbox.com/sh/oafjc9cxrnj34sd/AAAC6sbRzLE1wAeY1qMlYvuDa?dl=0
Obrigado, vou testar logo.
Viva!

 

Com o fw 10.2.1.D tenho sempre que ter o router meo ligado ao ONT ou tenho forma de usar um RT-AC68U (com fw .378.9213) ligado ao ONT e o router meo à porta LAN4?

 

Obrigado
Reputação 6
Boas ?


Com o firmware 10.2.1.D tens de usar este tutorial, o resultado final é o mesmo do que o Asus estar ligado directamente á ONT.


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012
Obrigado ?


 


Vou experimentar então. Uma diferença para a instalação com o 10.2.1.L é o Asus e o Thomson ficarem em redes diferentes, certo?


 


Já agora: há alguma coisa que eu possa fazer para passar a ter o fw L?


 


rcmo
Reputação 6
Boas ?
Não, em ambos os casos os routers vão ficar em redes separadas, a única diferença entre os dois tutoriais é qual deles e que faz a Bridge porque no 10.2.1.L não é possível ainda criar a Bridge no router da meo.


 


PS: O upgrade para o 10.2.1.L é feito automaticamente e não é possível pedir para ser feito manualmente, tens de aguardar.
Perfeito!


 


Muito obrigado,


rcmo
 Olá camaradas


Tenho meo adsl Router TG784N que foi substituido esta semana e já se encontra com o firmware 10.2.1.L que tutorial devo seguir para colocar outro router visto já ter a ligação IPOE. (ADSL)


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?
Em ADSL neste momento não é possível usar este tutorial, a bridge para ligar o segundo router tem de ser criada no router no router da meo e neste momento não é possível fazer isso. A Meo já esta a criar um firmware com essa funcionalidade mas só vai estar disponível no próximo ano, mas não tenho informação quando.
Boas,


Tenho um Router ASUS RT-AC66U conectado ao ONT e o Thomson ligado na porta 4 do ASUS.


Até aqui tudo funciona.


O meu problema é que tenho um switch ASUS GX-D1081 ligado ao router e não consigo aceder aos dispositivos ligados ao switch.


As minhas Vlans são:


1: vlan1: 1 2 3 8t
2: vlan2: 0 8u
12: vlan12: 0t 4t 8t


Está a escapar-me alguma coisa?


 


Cumprimentos,


Ricardo Carreira
Reputação 6
Boas ?


 


Parece-me estar correcto.


Experimenta ir a LAN - Switch Control e em Spanning-Tree Protocol selecciona disabled.


Certifica-te também que não é um problema com o cabo que liga o router ao switch
Mais uma vez, muito obrigado pela dica :)


Já funciona.


 


Cumprimentos
Reputação 6
?


 


Era do Spanning-Tree Protocol?
Reputação 2
Crachá +5
boas noites,


tinha a seguinte configuracao desde 2010 :


ont ---ligava a um switch gigabit --- e sai dai 2 cabos de rede um para a wan do technicolor e outro para a wan do draytek vigor 2130vn


resumindo estavam ligados em paralelo.


 


desde há 4 dias comecou a dar problemas.


 


hoje faco telnet e é que dou fé da pancada tenho o novo firmware :  10.2.1.O


 


os entendidos podem me dar umas luzes como voltar a antiga configuração?


 


neste momento tenho o draytek ligado na porta GbE do V3 e distribui como sempre a net para os outros dispositivos e outros routers que me espalham o wireless e cabo .


 


 


desde já grato por qualquer ajuda ou comentario ilucidatorio sobre esta materia.


 


cumprimentos


satanic


             


 
Boas


 


Esse novo firmaware bloqueia as tentativas de partilha com outros aparelhos. Estou com o mesmo problema e já tentei de tudo e até agora nada, nem com a ajuda de post aqui do forum foi possível faze-lo. 
Reputação 6
Boas ?
Desculpa a demora na resposta mas estava fora.
Qual era o firmware que tinhas anteriormente?
Reputação 6
Boas ?
Que tipo de partilhas é que estão a dar problemas?