Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Crachá
Boas ?,


 


Obrigado pela ajuda. De qualquer forma, se não conseguir configurar a VLAN 12 por ser interna... fico na mesma sem conseguir resolver o problema.

Em resposta ao "PS"...


1 )Some models have multiple hardware versions.Please verify the hardware version of your device.It can only upgrade firmware for the same hardware version.Wrong firmware upgrading may damage your device and void the warranty.


 


Não responde directamente a esta questão... mas parece-me que dá uma ideia da política deles.
Reputação 6
Boas ?


 


Deixa-me consultar a demo do firmware desse router , diz-me só qual é a revisão de hardware do teu router .
Crachá
Boas ?,


 





Firmware Version:

3.14.3 Build 150427 Rel.36706n




Hardware Version:

Archer C7 v2 00000000





 


Obrigado pela ajuda. 🙂
Reputação 6
Boas ?
Olhando para a demo do firmware deve bastar configurar desta forma.


 


Network/Wan


 





 


Network/IPTV


 


Crachá
?




Bastaria... não fosse o facto dos campos dos ID's não aceitarem valores abaixo de 16. Provavelmente pela explicação que dei neste post.


 


Estou a aguardar um contacto por parte da TP-Link para esclarecer esta situação. Entretanto começo a pensar que a melhor forma de resolver o problema é mesmo partir para outro firmware. Parece-me que nesse caso não precisaria sequer de um switch pelo meio.
Reputação 6
Boas ?
Não tinha reparado nisso mas ao que parece existe uma beta para resolver o problema, tens de usar este site para abrir um ticket, não sei se já o fizeste mas fica aqui o link.
http://ticket.tp-link.com/index.php?/Tickets/Submit


 


Fonte
http://forum.tp-link.com/showthread.php?81425-Archer-C7-new-firmware-does-not-support-vlan-id-10


 


Nota pessoal
Não e normal esse tipo de restrição, o normal era o contrario, não conseguir configurar Vlan´s superiores a 15, e também não é normal o ultimo update de firware para esse router ser de 27/04/15, quando existe uma beta desde essa altura com a correcção para as Vlans.
Se ainda fores a tempo de devolver o equipamento é o que recomendo fazer .
Crachá
Bom dia ?,


 


Bela descoberta!! 😃 Tanta pesquisa e não encontrei nada disso... meh. lol Vou enviar o ticket pra lá... mas entretanto também estou curioso para ver a resposta que me vão enviar do apoio técnico, se é que chego a receber alguma.


 


Pois, de facto é estranho... um problema que podia e devia estar resolvido há 6 meses... não faz sentido. Depois de receber a beta logo vejo...


 


 


Update (pra evitar double-post):
?


Instalado o firmware beta... o TP-Link funciona que é um mimo. Neste momento tenho a box ligada ao router sem qualquer problema. Mas nunca há bela sem senão. O Thomson não se consegue ligar ao TP-Link. Vou mesmo ter de ligar os 2 através de switch. Logo à noite já faço o teste. Mas há uma coisa que me está a fazer alguma confusão. Se ambos os routers se autenticam nos servidores MEO e ficam os 2 com IP público... qual deles fica associado ao serviço dynip do MEO?
Reputação 6
Boas ?


Isso é algo que ando para investigar mas ainda não tive tempo, mas tenho relatos que pode ficar associado ao segundo router, desconfio que pode ficar associado ao primeiro que obtenha IP.
Crachá
Boas ?,


 


Parece-me uma coisa fácil de testar... assim que tiver oportunidade vejo isso e depois digo aqui qualquer coisa. Sempre é mais um testemunho...


 


Obrigado pela ajuda. :)


 
Pessoal o router CISCO-LINKSYS E900 server para o metodo 2 ? Que acham deste router ? Dá para instalar o fw tomato sem probemas ? Apenas se utiliza 2 pcs la em casa e uma ps4 não preciso assim de nenhum tank de guerra como os asus 🙂 queria um router que desse para utilizar antes do thomson mas o mais barato possivel.


 


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?


 


Sim esse router serve para o que pretendes e é compatível com o firmware tomato.
http://tomato.groov.pl/?page_id=69


 


Tens aqui o link directo para o firmware compatível com esse modelo.
http://tomato.groov.pl/download/K26RT-N/build5x-132-EN/Linksys%20E-series/tomato-E900-NVRAM64K-1.28.RT-N5x-MIPSR2-132-Max.zip
xptopt escreveu:

Boas @Dreem


 


Sim esse router serve para o que pretendes e é compatível com o firmware tomato.
http://tomato.groov.pl/?page_id=69


 


Tens aqui o link directo para o firmware compatível com esse modelo.
http://tomato.groov.pl/download/K26RT-N/build5x-132-EN/Linksys%20E-series/tomato-E900-NVRAM64K-1.28.RT-N5x-MIPSR2-132-Max.zip



Ainda fiquei com umas duvidas antes de fazer a compra do router se me poderes responder agradeço. Eu tendo  este router (Linksys) ligado directamente ao ont já não terei mais aqueles problemas de abrir portas e afins certo ? Já terei mais controlo sobre a net como acontecia nos tempos do adsl ?O thomson passa completamente para 2ª plano ?


 


 


Obrigado
Reputação 6
?


Sim o router da meo fica para segundo plano e a funcionar independente do outro, ambos vão fazer a gestão dos equipamentos ligados a eles, apenas é partilhada a largura de banda do serviço.
E não vais ter mais problemas em abrir portas ETC…


 


Mas antes de comprares deixo algumas dicas, o E900 tem um CPU Broadcom a 300MHZ 32MB RAM e 4MB flash e não tem portas gigabit (é um router muito limitado e desactualizado) https://en.wikipedia.org/wiki/Linksys_routers#E900


 


Dentro desses valores “um pouco mais caro” tens o ASUS RT-N18U que tem um CPU Broadcom a 800Mhz 256MB Ram e 128MB flash e já tem portas gigabit.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers#ASUS_Wireless_n_Routers


 


Só tens vantagens em optar por o Asus, é bastante mais potente e com melhor desempenho, inclui bastantes serviços pré configurados e suporta os serviços Meo de origem.
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783
Realmente apos comparar um e outro ...... não tem mesmo nada haver. Este asus tem tudo e mais alguma coisa parece mesmo boa maquina. Em relação ao preço custa pouco mais que o dobro comparando com o Linksys. Mas também é 1 router ara durar uns anos (penso eu). O unico receio que tenho ao comprar o router é de gastar € e ficar tudo igual .....Em relaçã a Ts com este router fica menos agressivo ou fica igual ? Alem de podermos abrir as portas quais as principais vantagens em optar por um router destes ? Desculpa tanta pergunta mas estou mesmo indeciso e tenho receio de comprar o router e de não notar nada de diferente.


 


Obrigado.


Cumps
Reputação 6
Boas ?


 


Em relação ao TS não vai ter qualquer influencia visto que é aplicado a certas horas do dia, depois das duas da manha não tens TS.


Podes usar um disco ligado ao asus e o router fica a fazer os downloads durante a noite sem teres de deixar o PC ligado.


 


Vais ter também maior estabilidade e bastantes funcionalidades extra de origem que não vais ter noutras marcas .
Nota pessoal… seja qual for o marca ou modelo eu recomendo sempre usar outro router.
xptopt escreveu:

Boas @Dreem


 


Em relação ao TS não vai ter qualquer influencia visto que é aplicado a certas horas do dia, depois das duas da manha não tens TS.


Podes usar um disco ligado ao asus e o router fica a fazer os downloads durante a noite sem teres de deixar o PC ligado.


 


Vais ter também maior estabilidade e bastantes funcionalidades extra de origem que não vais ter noutras marcas .
Nota pessoal… seja qual for o marca ou modelo eu recomendo sempre usar outro router.



Obrigado pelas respostas ja fiquei decidido vou mesmo comprar este router, parece uma boa compra. Mas usando este router o fw da asus oficial qual vai ser o metodo de ligação ? Fica o asus na mesma ligado ao ont ou tenho de ter switch ..... agora fiquei confuso quanto a ligação que vai ser feita. O thomson fica na mesma ligado ao Asus ?
Reputação 6
?


Fica o Asus ligado á ont e o router da meo ligado á porta 4 do Asus.


 


O meu Thomson ainda não atualizou para a versão L, o que posso fazer?
Reputação 6
Boas ?


 


Com o firmware 10.2.1.D deves usar este tutorial.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012
Obrigado pelo link.


Não há hipótese de ter o firmware mais recente?
Reputação 6
?


O processo de actualização do firmware é um sistema automatizado e não é possível faze-lo a pedido, vais ter de aguardar.
Já tem mais de 1 ano este post, por este andar nem para 2030.
Reputação 6
?


Não tenho qualquer tipo de controlo sobre esse assunto, mas se já estiveres a usar outro router á algum tempo podes ter sido adicionado á lista de clientes a não actualizar até a meo adicionar um modo bridge do lado deles.


 


Nota importante… isso só acontece se o sistema detectar que estavas a usar outro router, se não for o caso é porque ainda não chegou a tua vez de ser actualizado.


 


Lamento não poder ajudar muito mais, mas os meus poderes são limitados, sou moderador mas não sou funcionário, mas mesmo que fosse funcionário não é possível adicionar clientes para migração “upgrade de firmware” a pedido.
[user=2448]@xptopt[/user]


 


Tenho andado a procura do Asus rtn 18u mas não encontro em lojas fisicas... só por encomenda e ainda demora 1 pouco, hoje vi um tplink o Archer C7 que achas deste modem ? Da para fazer o mesmo que o asus ? É superior ao asus ? 


 


 


Cumps
Reputação 6
Boas
Não o TP-Link não é uma boa opção.


 


Podes comprar neste site e pagar á cobrança é 100% seguro e a loja é de confiança.
http://www.pcdiga.com/2/14447/Router-Asus-RT-N18U-90IG00L0-BM3G20?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo