Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

É o 10.2.1.L. Quando mudou do D para o L, deixei de poder usar o modo bridge no technicolor.
Reputação 6
?
Nesse caso não podes usar PPPOE, faz reset ao router e configura-o desta forma .
http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html


 


Nota.. o tutorial acima é para o Merlin firmware


 


ps: Em wan deve ficar Automatic IP em vez de PPPOE
Boa noite.


 


Obrigado. Estava a ler sobre isso exatamente agora. Obrigado pela ajuda. Amanhã volto a tentar, pois agora outros deveres me chamam!


Abraço


corrisi
Boa tarde,


 


Fiz tudo como está no tutorial e já tenho o asus rt n66u com firmware merlin com ligação à internet e a funcionar normalmente.


 


Tenho no entanto um problema, a porta LAN 4 do asus não tem internet.  Já lancei os seguintes comandos, mas continua sem net na LAN4. As restantes tudo normal.


Alguma sugestão para ter net na LAN4?


 


Obrigado


 


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 
Reputação 6
Boas ?
A porta 4 não é para ligar á internet mas sim uma bridge para ligar o router da meo.
Tens de ligar um cabo da porta 4 á porta wan do router meo.
Boa tarde.


 


Pois compreendo a ligação ao analisar o esquema do tutorial. Mas como referi anteriormente e como não tenho tv fibra ainda, o asus faz tudo e não tenho necessidade de ligar o router meo à porta 4 do asus.


 


No entanto, devo referir que não sabendo como liguei à pouco um rpi à LAN4 do asus e está ativa e a fornecer internet ao rpi. A razão, não sei mesmo.


 


Obrigado.
Reputação 6
Boas ?
Nesse caso se não pretendes usar o router da meo configura desta forma (Método 1)
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Olá novamente xptopt!

Nem de propósito ontem ao fim do dia ligaram-me do 16200 e acabei por aceitar a proposta meo fibra triplay com Internet 100Mb+tv+telefone.
No início da próxima semana vêm cá instalar o serviço.
Uma vez que não existem novidades com o firmware beta para o asus rt n66u já com o perfil meo configurado, talvez a melhor opção neste momento para mim é deixar o meu asus tal como está com o merlin e seguir este tutorial que deixaste;
http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html?m=1

Estou certo?

Abraço
Reputação 6
Boas ?


Sim, usa o merlin ate eu receber a nova beta .
Boa tarde.


 


Assim que tenhas novidades sobre a nova versão beta para o asus rt n66u avisa.


 


Abraço
Boa tarde,


Uma vez que a meo vem nestes dias a casa instalar o serviço iptv de televisão, tenho estado a tentar entender tudo como funciona! Tendo eu o asus tr-n66u com merlin e tendo já seguido este tutorial http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html?m=1, surgem-me as seguintes dúvidas:


1- Se o IP do asus for 192.168.2.1, o ip do technicolor tg784 v3 ligado à porta LAN4 do asus pode ser o default, 192.168.1.254, ou devem estar ambos na mesma gama, do género 192.168.2.254?


2- Neste cenário, onde tenho o ONT ligado diretamente ao asus e depois a LAN4 deste, ligada à WAN do technicolor da MEO, este último apenas serve para ligar a meobox IPTV e o telefone? Se ligar equipamentos às portas LAN do technicolor este fornece internet ou esta apenas fica disponível nas LANS do Asus?


 


edit: Observando melhor o esquema de ligação dos aparelhos torna-se óbvio ser possível ligar computadores e outros equipamentos às LANs do technicolor.


 


São dúvidas existênciais, mas preciso de entender bem como tudo funciona!


 


Cumprimentos
Reputação 6
Boas


 


Os routers podem estar na mesma gama porque estão a funcionar de forma independente e não conseguem comunicar entre si .


 


Sim o router da Meo também vai ter serviço de internet, a única coisa que não vai funcionar é os dipositivos ligados a um router não vão conseguir comunicar por lan com os dispositivos ligados ao outro router .
Boa noite.


 


Entendido. E a meobox para ver tv funciona quer esteja ligada ao asus como ao technicolor, correcto?


 


O menos bom disto é os aparelhos estarem em redes diferentes e não comunicarem entre si e o facto do asus ficar apenas com 3 LANS disponíveis para ligar equipamentos.


 


Quando tiver tudo a funcionar com o serviço tv, deixo feedback.


 


Abraço
Tira me uma duvida, O Switch convem ter uma portas Gigabit ou pode ser so  10/100!
Reputação 6
Boas ?
Para net de 100Mbps não faz grande diferença se o switch é 10/100.
Caro xptopt,


 


Eu tenho um RT-AC87U com asuswrt-merlin.


Até agora tinha tudo a funcionar com o tutorial anterior. 1 router asus e o router meo sendo que o router meo estava atrás do router asus.


A ligação era PPOE.


No entanto, ontem o router meo foi actualizado para esta versão 10.2.1.L sendo que a ligação passou a internetGPON e não a antiga PPOE.


Mais uma vez segui o seu tutorial agora para esta nova versão no entanto, não consigo obter ligação a net com o meu asus.


Segundo o que percebi, podemos continuar a ligar o asus diretamente o ONT sendo que agora a ligação WAN deixa de ser PPOE e passa a ser automatic IP certo?


Alterei ainda o script services-start segundo o que esta no tutorial para este modelo de router asus.


Inclusivamente já corri este tutorial http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html e nada.


O erro por falta de ligação a internet que tenho no asus é "DHCP connection failed" 


Tentei ainda colocar um switch entre o ONT e o router mas sem sucesso!


o que estou a fazer mal?


Obrigado desde já pela ajuda.
Reputação 6
Boas ?
Para esse modelo já tens um firmware oficial pré configurado, usa este tutorial ..
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783
Boa noite,

 

Tenho estado a testar o IPv6 e a tentar perceber exactamente o que leva à instabilidade da ligação em IPv6 e a conclusão que chego é que o Thomson é uma das, ou a causa dos problemas.

 

A minha configuração inicial de testes é em tudo semelhante ao Método 3 apresentado, mas no meu caso uso um Netgear WNDR3700 com OpenWRT.

Com esta configuração tenho 2 IPs (v4) públicos tanto no WNDR3700 como no Thomson, já o IPv6 só tenho no WNDR3700.

 

O que reparei é que ao fim de 24h perdia o IPv6 no Netgear e  a Gateway (o Router do lado da MEO) deixava de responder a pedidos DHCPv6 e perdia-se o neighbor (ICMPv6). Só com um restart aos serviços de network do Netgear é que voltava a ter o IPv6 por +24h. Ao analizar o tráfego também reparei que os pedidos de renovação de DHCPv4 eram muito mais frequentes, menos espaçados e fora dos timings anunciados pelo servidor de DHCP.

 

O que acabei por fazer foi modificar a configuração do Thomsom, para o tirar da Internet e ver o que acontecia.

Tirei o interface InternetGPON da vlan10 (coloquei-o na vlan5) atrás de um interface L3 no Netgear (ou seja com NAT à mistura) e o Thomsom agora liga-se normalmente (com um IP privado) à Internet e o telefone continua a funcionar sem problemas.

Com esta configuração  o IPv6 não cai está estável os pedidos de DHCPv4 também estão mais espaçados e agora até tenho 2 routers com OpenWRT com IPs públicos (2) e prefixos IPv6 diferentes e ligados já faz 5 dias sem qualquer falha e tudo o que é site com IPv6 acedo por IPv6.

 

Não sei bem o que o Thomson anda a fazer quando está diretamente na Internet mas  pode estar relacionado com as opções dos clientes DHCP e DHCPv6, nomeadamente o vendorid meods00 e o Client DUID respectivamente,

 

Como só tenho telefone e não uso mais nenhum serviço da MEO não sei se esta configuração tem impacto em algum desses outros serviços. MEO Jogos?

 

Já agora o Thomsom é um TG784n com o firmware 10.2.1.L e a versão do OpenWRT é a 15.05

 

Cumprimentos

DM
Crachá
Boas pessoal...

Depois de umas boas horas de volta dos "bichos"... venho aqui ver se alguém me consegue dar uma ajuda, porque sozinho não chego lá. Passo a explicar...

Sou cliente MEO e tenho um TG784n antiguinho (dos brancos, sem antenas) com o firmware 10.2.1.L que me vem dando problemas nos últimos tempos, principalmente ao nível do Wireless. Vaí daí decidi avançar para a compra de outro router que me fizesse a gestão do Wireless e da LAN (à excepção da box). Comprei um TP-Link Archer C7, por supostamente permitir VLAN Tagging "OOTB". Segui os diversos tutoriais... mas depressa me apercebi que não ia ser assim tão simples.
A ideia era montar a rede da seguinte forma: ONT -> Archer C7 -> TG784n. Só depois de comprar o router é que me apercebi que o meu Thomson já faz a autenticação à rede MEO por IPOe e que por isso seria impossível fazer a autenticação por PPPOe no Archer. Para tentar dar a volta à questão liguei para o apoio técnico da MEO onde uma assistente tentou forçar a atribuição manual da password, mas que não funcionou. Pelo meio ainda me ri quando um assistente do apoio informático me disse que nunca conseguiria mais do que 50Gbps em Wireless mesmo com um router com norma ac. lol Enfim...

Anyway... acabei por fazer a ligação ao contrário... ou seja: ONT -> TG784n -> Archer C7. Para solucionar alguns problemas relacionados com portas e etc tentei atribuir IP público ao Archer C7 mas não consigo. Já tentei de tudo... até por telnet e nada.

Alguém me pode dar umas dicas de como resolver o problema? Preferia colocar o Archer C7 como "Primário", mas se não der e alguém me conseguir explicar como raio atribuo o IP público já fico satisfeito...


 


Agradeço desde já a quem puder ajudar. 🙂
Viva,


 


Qual é a versão do Archer C7? Se for uma das versões totalmente suportada pelo OpenWRT posso tentar ajudar, vê em  http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/archer-c5-c7-wdr7500


 


De outra forma só mesmo quem conheça o firmware da tp-link. De qualquer forma a ideia é fazer como no tutorial Método 2. Não sei se o firmware oficial da tp-link permite fazer essa configuração, o OpenWRT permite de certeza e é muito fácil.


 


 


Cumprimentos


 


DM
Crachá
Boas,


 


Obrigado pela resposta. O Archer C7 é v.2. É totalmente suportado pelo OpenWRT, inclusivamente na frequência de 5Ghz. Se tiver que ir por aí... que remédio, mas queria evitar mudar de firmware nesta altura por causa da garantia.


De qualquer forma... já estou "farto" de olhar para os métodos apresentados na 1ª página para tentar encontrar pontos em comum com o firmware da TP-Link e não consigo lá chegar. Na definição dos VLAN ID's, por exemplo, quando tento mudar para 12 recebo uma mensagem que o valor deverá estar entre 16 e um outro valor com 4 dígitos.

O Archer C7 tem 3 formas de configuração de IPTV:


  1. Automático;
  2. Bridge;
  3. 802.1Q Tag Lan
Já agora ficam aqui as páginas de configuração retiradas do manual...


Página 1


Página 2


 


Melhor ainda... emulador.
Boa tarde,


 


Com SingleEdge está tudo na mesma VLAN, na 10. A VLAN 12 era a VLAN para o PPPoE.


 


Pelo que vi parece-me relativametne simples. Basta ligar no TP-Link da seguinte maneira:


  • TP-Link WAN -> ONT
  • TP-Link Porta 1 -> WAN Thomsom
Configurar no Mode a opção 802.1Q Tag VLAN da seguinte forma:


  • Internet VLAN ID: colocar 10;
  • Opções de IP Phone não me parecem relevantes mas se calhar é melhor por algo mais baixo por exemplo 10;
  • IPTV VLAN ID: 10
  • LAN1 Mode: IPTV
  • LAN2 a LAN4 colocar Internet
Caso não seja aceite o nº 10 nos VLAN ID talvez 0010 dê, não sei se será por isso.


 


Penso que com estes parametros deverá funcionar corretamente.


 


Cumprimentos


DM
Crachá
Boas,


 


Contactei com o apoio técnico da TP-Link para tentar perceber melhor a questão dos ID's da VLan. Não me souberam responder e ficaram de verificar a situação e de me enviar um mail mais tarde.


Entretanto nas minhas pesquisas parece-me que encontrei uma explicação lógica: os ID's de 0 a 15 são ID's internos... destinados a hardware, o que de resto faz todo o sentido. Como os routers do MEO já vêm configurados de fábrica usam ID's internos. Ou seja... este router permite criação de ligações VLan, sim senhor... mas com restrições. A maioria dos operados utilizam ID's acima deste "limite interno". A Vodafone, por exemplo, utiliza o 100 para WAN e o 105 para IPTV.

Vou aguardar uma reposta por parte do apoio técnico para avaliar a melhor forma de resolver a questão.
Reputação 6
Boas
Com SingleEdge é a Vlan 12 , no sistema antigo é que era a vlan 10 e 12.
Reputação 6
Boas ?


 


A solução para colocar esse router com serviço de internet independente é colocar um switch depois da ONT e ligra os routers ao switch.
Depois deve bastar configurara a VLAN 12 no segundo router.


 


Ps: Não sei qual é a politica da TP-Link em relação a instalar firmwares alternativo, mas para a maioria dos fabricantes isso já não implica perder a garantia .