Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Crachá +1
? obrigado. tenho estado a ver e parece-me que o switch nao e suportado pelo OpenWRT, pelo menos o vlan (Marvell 88E6060). No entanto, quando instalo a unica versao compativel do DDWRT (que penso eu ser uma versao beta de 2013), aparece-me a configuracao de VLAN como no tutorial do ?. Assim sendo, seguindo esse tutorial, deverei ser capaz de configurar o router? Ja agora, nao me aparece a VLAN 2 mas sim VLAN 1 ou VLAN 0 na lista de VLAN INTERFACE. E indiferente qual escolho?


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?
A vlan 1 e 2 é para routers com ports gibabit e a Vlan 0 e 1 é para routers com portas apenas 10/100.
Crachá +1
Entao e indiferente a VLAN que uso? Usei a VLAN 1, atribuindo a VLAN 1.12 à porta WAN. So me vao instalar a net amanha de manha na nova casa. Vou experimentar e ver se corre tudo bem. Segui o tutorial para DDWRT uns posts atras.


 


Obrigado pela ajuda
Reputação 6
?


 


Deves ter de configurar exactamente como está descrito nesse post, o RT-N13U também não é gigabit, deve ser igual.
Boa noite,


 


Que router e firmware me aconselhariam neste momento comprar para ligar ao technicolor tg784 v3 da meo fibra. Já vi que recomendam mais a utilização do openwrt e o tomato em detrimento do ddwrt. Em termos de router, que recomendam em termos de robustez e fiabilidade? 


Tenho cá um fritzbox 7370 v3 e um draytek 2820 (sem wifi). Daria para fazer algo com eles neste tipo de configuração?


 


Cumprimentos


 
Reputação 6
Boas ?


 


Ambos esses routers permitem fazer a configuração das vlans, não sei ao certo como é feito mas é possível.
https://www.draytek.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=5204&Itemid=3781&lang=en


 


Se quiseres um router mais simples de configurar e extremamente estável podes optar por estes modelos Asus com perfile para a meo já configurado , vê o link.


Asus RT-N18U RT-N66U RT-AC51U RT-AC66U RT-AC68U RT-AC87U e RT-AC3200


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783
Crachá +1
Boas, encontrei estas instrucoes no site do Openwrt. Alguem consegue compilar um ficheiro para flashar ou explicar-me como o fazer?  O router e um TP-Link WR941ND V3.5. Ja tentei mas nao sei como aceder à tal pasta... Ainda fiz o download do ImageGenerator mas nao encontrei aquele directorio... Obrigado


Instrucoes: VLan config 941ND


Link para ficheiro Firmware: Download
Reputação 6
Boas ?


 


Para acederes a esses ficheiros tens de usar um programa chamado winscp https://winscp.net/eng/download.php


Para usar seleccionas o protocolo SCP.





 


Depois de entrares vais ver isto, os ficheiros do lado direito são os que pretendes (router files )


 





 


 


Nota. Pode ser necessário activar permissões SSH adicionais no router para conseguires conectar por SSP
Reputação 6
?


 


Ok só é necessário o /etc/config/network coloca aqui o conteúdo desse ficheiro para eu editar e dar-te a config correcta.
Boa noite.


 


O asus rt n66U seria uma boa opção, tendo em conta não só a sua funcionalidade com o meo fibra como também em termos de características e funcionalidades em geral?


 


Cumprimentos


I
Crachá +1
?


Boas,


eu ainda nao consegui sacar o ficheiro. Irei faze-lo Domingo à noite ou 2ª feira de manha, o mais tardar. Obrigado!
Crachá +1
Deixo aqui os ficheiros. Fiz a edicao que estava no outro site e reiniciei o router mas nao mudou nada...


http://www.filedropper.com/wr941ndfiles
Crachá +1
Pronto, ok. Obrigado pela ajuda na mesma 🙂 eu tentei seguir o tutorial do wiki do openwrt para o meu router mas apos editar os ficheiros e fazer reboot, nao consegui nada... :S Vou tentar la entao. Obrigadao 🙂
Crachá +1
?


 


adicionei


code:
[code]config 'switch' 'eth0'
option 'enable' '0'
option 'enable_vlan' '0'
option 'reset' '1'
[/code]
 no final do ficheiro /etc/config/network e ja apareceu a opcao Switch. vamos ver se da...
Boas. Recentemente adquiri um Router Draytek Vigor2960 que acabei por não usar. Visto que o router da meo me dá problemas com tudo o que é dispositivo, existe alguma forma de usar o Draytek como único router ou pelo menos ser o router que trata de toda a net e deixar o da meo tratar só do IPTV e VOIP? Obrigado.

 

P.S. - O meu pacote é o M5O fibra a 100mbps e o meu router meo é o TG784n v3.
Reputação 6
Boas ?


 


Não sei como é feito nesse router, mas basicamente tens de criar a vlan 12 e juntar a porta 4 a essa vlan
https://www.draytek.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=5204&Itemid=3781&lang=en
Obrigado pela resposta! 🙂  Já agora, como ficaria ligado então o meu sistema? Ligaria diretamente o Draytek ao ONT e a meobox ao Draytek?
Reputação 6
?


Se for configurada a bridge entre a porta wan e a prta 4 ligas o Draytek á ONT e o router Meo á porta 4 do Draytek.
Que queres dizer com Bridge entre a porta wan e a porta 4? Já agora, em relação ao VOIP, iria continuar a funcionar?


 


Obrigado
@@xptopt Bem já consegui ligar o router da meo a porta 4 do Draytek e ligado ao router da meo tenho a box que já da imagem, devido a VLAN 12. Agora não tenho e NET nas outras portas do Draytek. Alguma sugestão?
Boa noite,


 


Hoje chegou o meu asus rt n66U que está com firmware merlin.


Sendo neste momento cliente fibra meo com internet e telefone tentei configurar a internet no asus, ligando o ONT diretamente à porta WAN do asus.


Primeiramente configurei em LAN a VLAN 12 tal como recomendado aqui no fórum.


Depois configurei em WAN os dados de acesso da minha net meo, nomeadamente o username e password escolhendo o modo PPPoE. O MTU e MRU ficam com o valor 1492?


No entanto não há forma de ter internet no asus. O username e password estão correctos pois tenho um draytek com os mesmos dados a trabalhar e fico automaticamente com internet.


 


Estou a cometer algum erro básico? Este é o meu primeiro asus daí as minhas dúvidas. 


 


Cumprimentos


 
Reputação 6
Boas ?


Boas
Tira print screens das tuas configurações e mete aqui para ver se eu consigo ajudar.
Reputação 6
Boas ?
Se o teu serviço ainda é PPPOE tens de usar este tutorial.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012


 


Ps: Faz reset ao router antes do o voltares a configurar.
Boa noite,


 


A minha ligação é PPPoE single Edge, pois à uns meses houve atualização de firmware do technicolor tg784 v3.


 


Sim, antes de partir para a configuração realiziei uma factory reset do asus. 


 


Deve haver algo que estou a fazer mal, mas não estou mesmo a ver.


 


 


 
Reputação 6
Boas
Se é single edge não pode ser PPPOE, qual é o firmware que esta no router da meo, 10.2.1.D ou 10.2.1.L