Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59960 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

?


?


 


Sabem se a porta LAN do ONT é de 100 Mbps ou é Gb?


Por exemplo, fazendo um pequeno teste de velocidade com o speedtest.net os resultados são 100 mbps (down) / 20,15 mbps (up).


Parece-me que se a porta LAN do ONT não for Gb, não nos serve de nada os 200 mbps de download. De qualquer maneira agradeço os 20 mbps de upload.


 


Cumps
Reputação 6
Boas ?


 


A ONT (Pt Inovação ) é gigabit mas se a tua não for, podes pedir a substituição
Boas ? o meu é o branco da ptinovaçao 


ele suporta 200megas porque já tive.


 


?


tive a confirmar e na área cliente em internet aparece 100megas. Mas no site da meo aparece o pacote de 200megas
Reputação 6
?


 


No site aparece o teu pacote com 200Mbps ?
?


 


Na areacliente na aba internet aparece 100m mas no site da meo quando Vaz ver os pacotes  para aderir o m5o que é o meu aparece 200megas


 


https://www.meo.pt/pacotes/pacotes-com-telemovel/M5O
Reputação 6
?


 


Já pedi informações adicionais, vamos aguardar .
Nota.. Nas notas está mencionado que as condições comerciais são aplicadas apenas a novos clientes .
?


 


Hum ok. A minha fidelizaçao esta a acabar faltam semanas por isso não me chateia muito.


mas na minha opinião visto que pagamos todos o mesmo devia ser igual, o tablet e assim compreendo mas a internet é aquela coisa. Bem mas obrigado na mesma.


 


 
?


 


boas tive a falar com a linha de retenção e eles mesmo me disseram que essa campanha é so para novos. mesmo os clientes antigos de renovem não têm direito aos 200megas
Peço desculpa, mas esse tema dos 200Gbps não é off-topic? Que é que isso tem a ver com a disvussão do "Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router  a gerir o serviço de internet"?


 


Não que a questão dos 200Gbps não seja interessante, que é! Mas por isso mesmo, penso que merecia um post próprio para ser discutido.


 


Desculpem o "rant" 😉
Vivam,


 


No seguimento da minha anterior mensagem aqui neste thread, finalmente tive algum tempo para testar, com sucesso, a ligação de um "smart switch" (um switch que permite, entre muitas outras coisas, definir VLAN IDs para cada uma das suas portas) entre o ONT da MEO e o Apple Airport Extreme.


 


Configurando duas portas do smart switch para a VLAN ID 12, uma ligada ao ONT (tagged) e a outra à porta WLAN do Apple Airport Extreme (untagged), o Airport já consegue obter um IP público na sua porta WAN a partir do servidor DHCP da MEO, não necessitando mais do router da MEO metido ao barulho (que pode na mesma ser usado para outras coisas, ligado ao mesmo smart switch, como referido aqui neste thread, e.g. VoIP), e eliminado o problema do Double NAT.


 


Fiz ainda o teste de configurar mais uma porta do switch para a VLAN ID 12 (como untagged), e liguei lá um portátil (via cabo), tendo obtido outro IP público (diferente do atribuído ao AirPort extreme) por parte do servidor DHCP da MEO, confirmando indicações de outros utilizadores neste thread.


 


O Smart Switch que estou a usar é um TP-LINK TL-SG2008 (passo a publicidade).


 


Fica a dica para quem tiver um Apple Airport que queira usar como primeiro (ou único) router.


 


 
Já agora, uma questão:


 


Alguém sabe se há alguma forma de configurar o VLAN ID das portas LAN do Technicolor TG784n v3 (com o firmware 10.2.1.L)? Com as credenciais sumeo - bfd,10ng (que são as de maior nível de permissões que tenho, para já) não me aparece qualquer opção para alterar configurações de VLANs no router da MEO (que seria o ideal, pois configurava uma porta LAN do TG784n v3 com VLAN ID 12, e ligava lá o AirportExtreme, que seria capaz de obter desta forma um IP público directamente da MEO, poupando o uso de um smart switch só para esse efeito)... 


 


Obrigado desde já por qualquer sugestão ou comentário.
Crachá +1
Boas pessoal,


eu tenho um serviço MEO Fibra 30MB apenas com NET+TELEFONE. Estive a ver o tutorial de como configurar pelo OpenWRT no entanto, a versao mais recente e a 15.05 sendo que nao encontro onde fazer a configuracao como no tutorial. Alguem consegue explicar rapidamente como configurar?


 


PS: O meu router é um TP-LINK WR941ND.


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?
Vou instalar essa versão e já digo qualquer coisa.
Reputação 6
?


 


Tu estás a usar uma variante do Tomato diferente a que está no tutorial é a Tomato by Shibby, mas não é compatível com esse router.
http://tomato.groov.pl/?page_id=69


 


Qual é a que estas a usar para eu ver se é compatível com algum dos meus routers .
Crachá +1
Eu apenas instalei a versao 15.05 do OpenWRT. Fiz o download a partir do site deles. Tinha antes instalado o DDWRT mas reverti para o firmware de fabrica e depois fiz upgrade para o OpenWRT. Ha alguma diferenca entre usar o ficheiro que acaba em "factory" e "sysupgrade"? Eu usei o "factory" tendo em conta que fiz o upgrade a partir do firmware original.


 


Obrigado pela ajuda


 


NOTA: Estou a tentar aplicar o método 3 do tutorial.
Sandro escreveu:

Boas,


 


Para quem necessitar de usar este tutorial com DD-WRT aqui vai:


 


Usei um Asus RT-N13U com DD-WRT build 25697


 


Configurar endereço IP automático (DHCP) em Basic Setup


 


http://s16.postimg.org/q2y0pywed/basicsetup.png


 


 


Em Networking adicionar vlan conforme na imagem


 


http://s29.postimg.org/4grewft7b/networking.png


 


Fazer Apply Setting para o router criar a vlan, vai ser criada uma nova interface chamada vlan2.12


Depois, no mesmo separador mais abaixo definir esta vlan como WAN.


 


http://s15.postimg.org/lz0d0di23/wan_port.png


 


 


Após aplicarem estes Settings, já deverão ter IP público, no entanto podem não ter net, se for este o caso reiniciem o router para este atualizar a routing table.



Boas, tenho um asus RT-N18U, estou a pensar instalar o DD-WRT falam muito bem dele, sabes se posso seguir este tutorial? a minha ligação esta assim ONT liga ao Switch, router asus e router meo, sabes se pode ficar assim há mesma?


Abraço 
Reputação 6
Boas ?


 


O Firmware DDWRT é um projecto morto, deves usar o firmware tomato que é bastante mais estável e fácil de usar . http://tomato.groov.pl/?page_id=69


 


Segue este tutorial , e muito importante vê as notas , para seguires o processo de instalação do firmware.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51335/highlight/true#M145
Reputação 6
Boas ?
Vou instalar no meu RT-N16 para ver se te consigo ajudar .
Reputação 6
Boas ?
Acabei agora de testar esse firmware e está tudo no mesmo local , não muda nada em relação ao tutorial na primeira pagina do tópico .
Boas  ?


eu uso o advance Tomato se precisares de ajuda diz
Boas ?


 


Segui o teu conselho e instalei o firmware Tomato, ficou a trabalhar, amanha faço mais uns testes.


 


Muito obrigado pela ajuda.


 
Crachá +1
? vou instalar novamente o firmware para ver se alguma coisa muda. Apenas nao me apareceu o submenu "Switch"... Se for preciso, meto aqui um prtscr.


 


? Segundo a lista do Tomato, o meu router nao e suportado. Corrijam-me se estiver errado.


 
Crachá +1
? como ves, nao me aparece o submenu "Switch". Outro pormenor estranho e o meu router ser V3.5, fazer o donwload e a instalacao do firmware para a versao V3 e na pagina das caracteristicas aparece como sendo V2...


 


 


http://s12.postimg.org/5q6b9sw0d/WR941_ND_OPENWRT.pnghttp://s15.postimg.org/eiy978kff/WR941_ND_OPENWRT_2.png


http://s2.postimg.org/vcpnecyk9/WR941_ND_OPENWRT_3.png
Crachá +1
Acabei de instalar todas as versoes do OpenWRT suportadas pelo meu router (10.03.1, 12.09,14.07 e 15.05) e em nenhuma das versoes aparece o submenu "Switch". Talvez nao tenham suporte para o switch existente no router...
Reputação 6
Boas ?
Deve ser esse o caso, o router não suporta essa opção, no tomato existe uma opção experimental para esses casos, mas no OPENWRT não encontro essa opção.
Experimenta o DDWRT, mas ao sei se vai funcionar .