Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Boas @@xptopt

Tenho estado com tudo a funcionar normalmente até hoje. A box começou a bloquear, só desbloqueando se mudar de canal ou esperar alguns segundos até lhe passar o "freeze". De vez em quando o "freeze" não passa, tendo eu o problema que tinha antes de instalar o Merlin, em que a box bloqueia passados poucos segundos. Ao fazer um reboot ao router a box começa logo a funcionar normalmente. No entanto, passado algum tempo (varia de meia hora a algumas horas) o problema volta... Alguma ideia?

Obrigado.
Reputação 6
Boas @@thenriques


 


Qual é a box, router e versão do firmware?


 


Existe um bug com o IGMP Proxy tanto no firmware original como no Merlin nas ultimas versões , já está corrigido no Merlin 378.54_2.



Existe também um bug ainda não resolvido no RT-N66U e RT-AC66U e a box da Motorola, este problema já foi reportado á Asus mas ainda não existe solução com o firmware Asuswrt, apenas o consegui contornar com o firmware Tomato
Boas,

Depois de este tutorial tou com um problema no Dynip da meo, depois de este tutorial deixou de funcionar
Reputação 6
Boas @@coldviber


 


O serviço de Dynip da meo só abrange dispositivos ligados ao mesmo, no segundo router tens de usar outro serviço de DDNS.
Boas @@xptopt


 


Tive durante bastante tempo o meu router Asus RT-N12 C1 com o firmware DD-WRT, a gerir a minha ligação à internet (de acordo com o explicado no outro tópico), mas agora com a actualização do router Meo para o firmware 10.2.1.L, não consigo voltar a colocar o router Asus a controlar a internet como estava anteriormente.


 


Tentei seguir o Método 2, instalei o Tomato firmware (tomato-K26-1.28.RT-N5x-MIPSR2-130-Max) e quando vou configurar as vlans como está no tutorial não consigo pois as flags "Tagged" estão inactivas, não as consigo selecionar.


 


O que posso fazer para o conseguir?


 


 
Reputação 6
Boas @@MikeAR


 


Boas
Nesse modelo tens de activar a opção Trunk Vlan (Experimental).
Muito obrigado @@xptopt.


 


Assim já dá 🙂 .


 


Só vou configurar isto para a semana, se precisar de mais ajuda, venho cá "chatear-te".


 


Cumps
Crachá +1
Boa tarde.

Segui o tutorial original no ano passado e tive até há bem pouco tempo um Asus N56U ligado ao meu Thompson TG784n v3 com firmware 10.2.1.D a gerir a internet e rede sem problemas.

Sem nenhuma alteração de configuração aparente não consigo apanhar internet através do Asus, tendo que ter ligada a internet no Thompson. Se desligo no router da meo e ligo no Asus dá indicação que fica ligado, recebe IP publico mas não consigo navegar na internet... Desde já agradeço alguma dica para o que possa estar a acontecer.
Reputação 6
Boas @@userptmeo


 


Esse sintoma indica que a password foi alterada, para evitar que fique presa ao router da meo faz o seguinte , desliga a ligação PPPOE no router da meo e no asus, depois liga para o 16209 e pede para forçarem uma nova password .
PS. Experimenta a password no asus antes de desligares a chamada .
Crachá +1
Foi isso tudo, muito obrigado pelo apoio xptopt.
Existe alguma maneira de colocar o router em bridge para usar o Airport da Apple como router?
Boa noite, hoje o meu router meo atualizou para a versao 10.2.1.L e com isso o meu segundo router (RT-AC68U) deixou de ligar à net.


 


Segundo percebi com o apoio tecnico foi porque a autenticação mudou e dizem que nao há soluçao para ter o meu ASUS a ligar à net, verdade?


 


Este toturial parece ser apenas para fibra, sera que consigo o mesmo numa linha ADSL? Nao tenho o ONT... E o switch é mesmo necessario?


 


Obg! 
Reputação 6
Boas


 


Para o serviço Adsl não existe solução neste momento, a solução vai ter de ser implementada por parte da Meo criando um modo bridge no router da Meo.


 


Tenho a informação que já estão a trabalhar nisso, mas segundo sei isso vais ter de ser implementado com um novo firmware, o que pode ainda demorar algum tempo , nunca antes do final do ano .
Obg xptopt pela resposta rpd,

Resolvi seguir na mesma o tutorial e não é que a coisa ficou a funcionar!?!

No entanto o ASUS deixou de ter um ip publico e ficou com IP privado do router meo.

Mas consigo ter o ASUS a gerir a rede (noutra gama de ips), provavelmente vou ter problemas é com a abertura de portas mas pode ser que o modo gamer resolva os problemas antigos.

Achas normal?

Cumps
Reputação 6
RuiRomano escreveu:
Obg xptopt pela resposta rpd,

Resolvi seguir na mesma o tutorial e não é que a coisa ficou a funcionar!?!

No entanto o ASUS deixou de ter um ip publico e ficou com IP privado do router meo.

Mas consigo ter o ASUS a gerir a rede (noutra gama de ips), provavelmente vou ter problemas é com a abertura de portas mas pode ser que o modo gamer resolva os problemas antigos.

Achas normal?

Cumps

Boas
O Asus não está a fazer a gestão do serviço de internet, e configurado como fizeste vais ter problemas com double Nat e Firewall.
Faz um reset ao router e depois vai a Administration e selecciona o modo AP, desta forma o asus vai ficar sem Nat e firewall.
Nota.. visto teres Adsl o serviço de internet vai ficar sempre a ser gerido pelo router da meo
Viva,


 


Tenho exactamente a mesma questão que o ?. 


 


Pelo que consegui perceber, o Apple Airport (Extreme ou Express - penso que é indiferente) não suporta configuração de VLANs (apenas as últimas gerações, que suportam redes wifi guest, implementam uma VLAN separada - ID 1003 - para essa rede guest, de forma a separar os tráfegos, mas a mesma não é configurável e não resolve a questão aqui em causa).


 


Conseguir configurar a VLAN de qualquer router a ser ligado ao ONT da MEO (que deve estar na VLAN ID 12, conforme percebi deste thread) é um requisito para a nova forma de acesso IPoE/DHCP single edge que a MEO está a implementar, e suportada pelo firmware 10.2.1.L do modem Technicolor TG784n v3 (de facto esta nova forma de acesso parece ser a recomendada pelas mais recentes normas para acessos GPON a redes de fibra óptica, pelo que a MEO estará a seguir as melhores práticas do mercado - pena que o suporte ao cliente deixe muito a desejar no que diz respeito à migração do lado dos utilizadores para esta nova topologia - pode ser que numa nova versão do firmware do router MEO eles facilitem o uso de outros routers).


 


Dito isto, e para já, a única forma que consegui ter o AirPort Extreme a funcionar como segundo router na minha rede é ligando a sua porta WAN à porta 1Gbps do router da MEO (se se ligar o Airport directamentre ao ONT, configurado para obter endereço WAN via DHCP, ele não obtém IP - deduzo que por não estar configurado para pertencer à VLAN ID 12, conforme referido acima). No entanto, desta forma o Airport recebe um enderço LAN privado (e.g. 192.168.1.66), ficando com double NAT, o que não é de todo uma situação desejável (mas que até ver não me tem causado problemas ou grandes latências - mas eu não uso jogos online, onde isso parece levantar alguns problemas...).


 


Importante é não esquecer que no router do MEO se tem que activar a DMZ e atribuir à mesma o IP do Airport (192.168.1.66, conforme exemplo acima) - isso faz com que o router MEO reencaminhe todo e qualquer acesso a qualquer porta, vindo da internet (i.e do seu interface WAN), para o Airport. Desta forma, a gestão de NAT e firewall (i.e. mapeamento de portas, etc.) é toda feita no Airport, sem necessidade de se mexer no router da MEO (tenho mesmo desligada a firewall do router da MEO, apesar de ter experimentado mantê-la na configuração standard sem qualquer impacto negativo). Consigo nesta configuração aceder de fora da minha rede (i.e. Internet) a várias cameras IP ligadas ao Airport, e mapeadas no NAT do mesmo, sem qualquer necessidade de as abrir ou configurar no router Technicolor TG784n v3 do MEO.


 


Reparei que esta versão do firmware do router da MEO tem um novo mode "Gamer", que deveria fazer algo semelhante ao que a zona DMZ implementa... ou há diferenças?? (seria óptimo se permitisse que o Airport adquirisse um IP público, evitando o doubleNAT... será??) De qualquer forma fiz apenas um teste rápido e não consegui por a coisa a funcionar, tendo voltado à configuração doubleNAT/DMZ.


 


No Airport ele deve ser configurado como Router (DHCP and NAT), usando um DHCP range diferente do que está a ser usado pelo router da MEO - eu estou a usar um intervalo de endereço IP na rede a jusante do Airport 10.0.1.2 ~ 10.0.1.200, mas qualquer intervalo diferente do usado pelo router da MEO (192.168.1.x) servirá (e.g. 10.0.x.x ou 172.16.x.x). Desta forma não há colisões e conflitos IP entre os dois segmentos de rede.


 


Já agora, uma ideia que me sugiu, mas que não sei se funcionaria, seria a de ter um switch managed (ou smart switch - um que permita definir VLANs nas suas portas) logo a seguir ao ONT, configurando uma VLAN ID 12 na porta que liga o switch ao ONT, e o mesmo VLAN ID 12 na porta que liga o switch ao à porta WAN do Airport. Talvez desta forma o Airport passasse a conseguir obter um IP público... o router da MEO ficaria ligado a outra porta do switch (em que VLAN??), de forma a manter as ligações VOIP (que apenas são suportadas no router da MEO por a MEO não divulgar as credenciais de autenticação nesse serviço). Funcionando, esta poderia ser uma solução para routers onde não seja fácil (ou possível, como será o caso dos routers da Apple) definir ou alterar VLANs para as suas portas.


 


Comentários e sugestões são bem vindos!


 
Crachá +2
Boas.

Li parcialmente esta thread e gostaria de questionar a alguém mais expert em linha de comandos do Thomson/Technicoler a sua sua opinião.

No meu caso ainda se trata de ADSL e estão a dizer que não têm solução ainda para obter IP público directamente noutro router como se fazia antes através da configuração PPPeE no segundo router com modo bridge no primeiro.
Eu já tenho acesso Root por isso tenho os comandos disponíveis, não sei ao certo é se a minha ideia podia funcionar.

Basicamente o objectivo era aterar a função da porta vermelha (WAN) de modo a fazer bridge/switch com o interface ATM do ADSL em vez de estar configurada com uma porta de entrada de NET, desta forma, tal como o próprio router opteria IP, possivelmente um segundo router ligado na porta WAN (que já não é WAN) obteria um segundo IP público como acontece quando se ligam dois routers ao ONT através de um switch.

O que estou a descrever faz sentido ou é completamente ilógico?


 


Nota: quando digo, fazer isto com a porta vermelha, também podia ser com uma amarela, mas a porta vermelha é Gigabit, dava-se lhe uso visto que não serve para nada, e não se desfaz o switch pré configurado entre as portas amarelas.



Cumprimentos.
Crachá +2
Boas.


 


A minha ideia é assim tão disparatada para ninguém dar a sua opinião?

Eu estive uns dias de volta de uma TG784n (com acesso Root) a tentar alterar os encaminhamentos de bridge mas a minha experiência na linha de comando e entedimento do funcionamento e layout da bridge / switch do router não é muito grande e a configuração das VLANS também não ajuda nada.


 


Para já só estava a tentar alterar a configuração deste TG784n de modo a aceitar IP de uma qualquer servidor DHCP a que seja ligado, ele estava ainda configurado para tentar fazer as ligações, PPPoE pela porta WAN. <Isto era só para ganhar experiência na linha de comandos com um router que não está ao uso de modo a depois pegar no TG784n v3 e fazer mais facilmente o que descrevi...

Normalmente quando tento adicionar inferfaces obtenho erros de conflitos de VLAN que não entendo muito bem...

Cumprimentos.
Reputação 6
Boas ?
A tua ideia não é disparatada, o problema é que ainda ninguém conseguiu fazer isso, a meo está a criar um novo firmware com um modo bridge para fazer isso, mas não sei quando é que vai estar disponível.
Crachá +2
Boas.


 


Eu penso que, no patamar em que estamos, pessoal como nós com acesso completo ao router consegue fazer isso, nem é preciso um firmware novo para o fazer.

O meu problema é falta de tempo para a "tentativa e erro", senão estou certo que conseguia fazer isso como há anos atrás arranjei maneira de os desbloquear...

Cumprimentos.
boas pessoal uma pergunta!


 


esta historia de internet de 200megas para o m40 e o m5o é só para novos clientes ou para todos?
Reputação 6
Boas ?


Qual historia? não tenho conhecimento de nada
?


 


Vê no site da meo. Tem là em todos os pacotes que eram 100m mudaram para 200m


 


o meu mantém a 100. Eles não mudaram. Mas deviam ter mudado para 200


 
Reputação 6
?


 


Só vi agora, vou investigar internamente .
?


 


Penso que isto é tudo recente. Eu tenho o m5o e eles já alteram o Plafond dos cartões móveis e da pen banda larga jà a um mês. Agora a internet é que não. Mas era o justo jà que se paga p mesmo que os novos clientes.


 


depois diz alguma coisa


 


thanks