Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas @@Miguel7


 


Talvez vá aparecer uma solução para os clientes ADSL com firmware 10.2.1.L para breve , não tenho datas mas nas próximas semanas já deve existir uma solução
Boas ha uns tempos atras postei aqui um problema e nunca consegui resolver a questão de estar a partilhar os ficheiros NUM PC COM WINDOWS 8.1 para o resto do equipamentos nomeadamente o smartphone samsung s5 e de ficar sem net no PC e telemovel usando o router da ASUS RT-N18U quando preparava a partilha..tenho usado o router da meo por isso...sera que este firmware da tomato resolve este problema, sinceramenete ja testei tudo e mais alguma coisa, sera que é o switch ! tambem andar a comprar equipamentos e depois não ser 


 


https://]http://www.ultraimg.com/images/Screenshot_10cea3.png[/img][/url]
Reputação 6
Boas @@Menta


 


Podes experimentar o Tomato , a ultima vez que o usei pareceu-me bastante estável.


 


Já contactaste o suporte da Asus ?


 


Isso não me parece um problema muito comum , não consigo encontrar ninguém com o mesmo problema , por isso devias contactar a asus .
Boas @@xptopt

 

Estou a tentar utilizar o método 2 (Tomato) com um router NETGEAR R7000. Carreguei o firmware sem problemas e fiz as configurações conforme indicadas. Como resultado obtenho um IP público num PC ligado a uma das portas 1 a 3 e o router da meo (porta 4) não obtém acesso.

E também não consigo aceder ao router NETGEAR.

Alguma ideia para resolver o problema?

 

Se fizer uma configuração com um switch antes dos dois routers, funciona sem problemas, mas preferia eliminar o switch. 
Reputação 6
Boas @@bsimoes


 


 Podes fazer um print screen da tua configuração das Vlan´s e coloca-la aqui .


 


Ps , certifica-te que as portas do switch não estão invertidas , liga um pc á porta 1 e vê em que porta é que o firmware a detecta , se estiver invertido vais detectar na 4.
Boas @@xptopt,


 


Boa dica, o problema estava na troca de portas.


Isto engana porque na página principal do firmware as portas também aparecem trocadas.


Agora já funciona.


Muito obrigado!!!


 
Boas,


 


O xptopt tem feito um excelente e enorme trabalho para resolver estes problemas, Infelizmente a solução por firmware customisado só existe para os Asus...


 


Também tenho um Netgear R7000. Ainda tem firmware da Netgear e para já estou a usar o método 1 do xptopt. ou seja, switch antes dos routers mas, como preciso da box ligada ao Netgear, é o switch da TP-LINK que está a "separar" a VLAN do serviço TV antes do R7000.


 


Isto porque, salvo erro, a Netgear só tinha colocado a possibilidade de especicificar VLANs no firmware do R7000 para Singapura e Malásia.


VLAN Tagging Setup for Nighthawk Router


 


No entanto o firmware actual do R7000 (actualizei a semana passada) que me parece já permitir especificar a VLAN na última opção do menu Advanced (VLAN/IPTV).


 


Fiz um teste muito rápido ao indicar a VLAN 12 para porta da box e esta funca bem ligada ao R7000 mas perdia internet no resto das portas.


Automaticamente o R7000 fica com VLAN 10 para as restantes portas em que se pode alterar a prioridade. Não consegui resolver a questão.


Talvez alguém possa iluminar o caminho porque podem ser necessária uma config diferente para a VLAN da internet (VLAN Tagging Setup for Nighthawk Router, por exemplo)


 


Tenho de experimentar retirar a especificação que tenho no switch ou melhor ainda... retirar o switch e ligar directamente o R7000 ao ONT e refazer o teste.


 


Ainda não tive tempo nem paciência para testar melhor mas, no meu caso, não posso, para já, ter primeiro o R7000 e depois o 784n por estarem em pisos diferentes e a chegada da fibra + ONT ser no piso 1 e o R7000 estar no R/C... mas também porque assim consigo garantir WIFI razoável nos dois pisos e, se necessário, balancear tráfego entre os dois routers e com ip externo diferente (talvez não seja bem assim ).




De qualquer das formas quis alertar para esta funcionalidade no firmware actual do R7000 que não existia no firmware que eu tinha antes. ;)


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@Banimale


 


Estás a criar uma vlan especificamente para a IPTV ?
Co m single edge IPOE que é a que usa quem tem o firmware 10.2.1.L só existe uma vlan a 12 , por isso não podes criar uma porta só para IPTV , esta vai funcionar em todas as portas , só tens de activar o serviço IGMP Proxy .


 


Ps. Podes sempre usar o firmware tomato e usar o método 2 do tutorial , eu neste momento tenho um dos meus router com tomato , a única coisa que tens de fazer para alem do que está descrito é activar o IGMP proxy se quiseres ligara box ao router .
Obrigado @@xptopt.


A box está ligada ao Netgear que por sua vez está ligado ao switch e depois vem o ONT.


Se bem me lembro, no netgear o IGMP proxy tem outro nome mas está activo senão não via TV :)


 


No netgear a vlan fica associada a portas.


Essa questão que referiste de só haver uma vlan (a 12) explica o facto de eu ficar sem net quando ele cria automaticamente a vlan 10 para as restantes portas...


 


Está visto que se quiser alterar a minha config terei de ir para Tomato


 


PS- @@xptopt por causa do teu trabalho com os Asus ainda ponderei comprar o Asus equivalente ao  meu R7000, o AC-68U mas o desconto que conseguia no R7000 tornava a diferença de preço demasiada para routers algo equivalentes. ;)


 
Reputação 6
Boas @@Banimale


 


Não consegues configurar o Netgear só com a vlan 12 ?


 


E não cries nenhuma porta para iptv , apenas a vlan 12 para internet , e desta forma todas as portas vão ter Net e IPTV
creio que não.


se bem me lembro o router activa automaticamente vlan10 para as restantes portas podendo apenas alterar a Priority...


 


vou ver se este f-d-s consigo um bocadinho e fazer o próximo teste que será retirar switch do circuito e tentar dar vlan12 a todas as portas como sugeriste.  Obrigado. abraço
Boas notícias.


Antes de mais, reconhecer o meu erro anterior. Não dá para apagar a primeira linha de vlan (vlan 10) mas dá para alterá-la para vlan 12 e e atribuir a todas as portas cabladas e wifi.


E com isto funciona!


O Netgear R7000 (com firmware da Netgear) ligado directamente ao ONT com vlan 12 em todas as portas e desligando a caixa que por default desactiva o IGMP proxy/spoofing, consegue ter internet e a box a ele ligado por  cabo ter TV.


Para quem não precisar do telefone fixo, dispensa qualquer outro aparelho: switch e router da Meo.


 


O facto de eu querer o router com portas gigabit no R/C (junto ao NAS, TV, Media Players, Playstation, etc...) e o ONT estar no primeiro andar não me permite ter o R7000 a servir o TG784n. Até poderia colocar outro switch no R/C mas seria mais uma aparelho e consequente consumo de electricidade, mais uma ficha elétrica e mais fios (que já são muitos)


Ter o TG784n a servir o R7000 não é opção 😉.


 


E quem manda verdadeiramente lá em casa (esposa e filha) já estava a protestar que não conseguia wifi nos extremos do 1º andar, quando só tinha o R7000 a bombar.


Assim, voltei a ligar o switch do TP-Link (TL-SG108E) e parametrizei 802.1Q para vlan 12 na porta 1 que vem do ONT e as duas que "saem" para os routers. No caso do porta 2 (Tg784n) e porta 1 (ONT) escolhi "tagged" e na porta 3 (R7000) "untagged".


Para já tudo a funcar... com os dois routers a distribuir internet via wifi (e não só) cada um com o seu ip externo, permitindo até desviar todo o tráfego wifi para o TG784n quando o R7000 estiver mais ocupado


 


Espero que isto possa ajudar quem precisa de uma configuração similar.


Obrigado a todos os que têm contribuído neste excelente tópico.
Olá caro amigo xptopt

 

Sabes como resolver o problema da internet com a ligação poe/InternetGPON

 

Tinha os equipamentos todos a funcionar 100% com o PPOE, mas com o novo firmware/tecnologia ja tentei tudo e acabo nunca por ter internet e nunca consigo registar o Gateway.

 

segui este link mas tambem sem sucesso e são os modelos que utilizo

 

www.visus.pt/draytek/faqs/faq_v2130_meofibra_static.htm

 

Aguardo tua resposta sábia.

 

Nuno correia
Já consegui, Basta a vw12 e nada de iptv


 


Tudo funciona novamente. Obrigado por este forum, estava á rasca porque na sexta foi um cliente e limitei-me a alterar tudo para o thomson da meo, ontem foi outro e hoje mais um, agora ja nem o router da thomson fica ligado. :-))


 


Para mim o serviço ainda ficou melhor e a grande surpresa é que agora ja nao é preciso o dyndns por o ip é fixo :-))))) pelo meno esta a atribuir o mesmo ip depois logo verei


 


Obrigado mais uma ves xptopt, e as dicas que das por ai á malta!
lol afinal tenho a tv aos soluços e agora? ela funciona e para mudo o canal funciona logo e para passado 10 sec.


 
Reputação 6
Boas @@Merkkurio


 



Tens de activar a opção IGMP Proxy , não sei onde se encontra nesse firmware , mas isso deve resolver .
Boas @@xptopt e @@Banimale,


 


Tentei configurar a rede com R7000 ligado ao ONT e o router da MEO ligado ao R7000, mas sem sucesso. O router da MEO não adquire um IP público. No R7000 funciona tudo depois de configurar a VLAN para 12.


Tem alguma ideia se é possível fazer esta configuração sem ter de colocar um SWITCH entre o ONT e os routers?


Obrigado
Reputação 6
Boas @@bsimoes


 


Boas
Para fazer o que pretendes tinhas que fazer bridge de uma porta lan com a porta wan, mas não te consigo ajudar porque não tenho nenhum Netgear R7000 para tentar fazer essa configuração no firmware original .


 


Mas existe uma solução Batente simples com o firmware Tomato , é o método 2 do toturial.
Nota. Consulta o fórum do Tomato para ver qual é o procedimento de instalação para esse router .
http://tomato.groov.pl/?page_id=69
ja tinha tentado mas quando coloco iptv wan diasable conforme figura diz que necessito de activar o iptv, que neste caso não se activa devido a utilizar apenas a tag 12 para o NAT e nada no IPTV


 


ja analisei muito bem este post só que aqui no draytek não vejo mais nehum truque


 


http://forum.meo.pt/t5/Serviço-TV/Meo-Fibra-IPTV-Router-ASUS-AC66U-Imagem-para-após-alguns/td-p/32059/page/2


 
http://forum.meo.pt/t5/Serviço-TV/Meo-Fibra-IPTV-Router-ASUS-AC66U-Imagem-para-após-alguns/td-p/32059/page/2
ja activei mas continua a parar apos os 10 sec


 


Como é um router descontinuado á relativamente ouco tempo


 


tens aqui um muito parecido. http://eu.draytek.com:12120


 


Conesegues ajudar xptopt?


 


 
Reputação 6
Boas @@Merkkurio


 


Experimenta ir a Applications/igmp e depois selecciona
Enable IGMP Proxy
Snooping Enable


 


Ps. O problema com o RT-AC66U não é o mesmo , nesse caso recebi um para testar e funciona sem problemas , já estou  em contacto  com a Asus para perceber porque é que o problema só acontece em algumas instalações.


 
Espera neste caso este router necessita de um novo firmware, este esta bem descatualizado. Vou ver
Reputação 6
@@Merkkurio


 


Depois coloca aqui uma imagem de Applications / IGMP.


 


Ps. Experimenta assim


 





 


Nota. Em vez de wan pode ser wan1 , não consigo saber usando o demo do firmware
Caro XPTOPT tu és o ouro dessa empresa.


 


Com o novo firmware acontecia igual, esse teu ultimo post era o que faltava. Tudo a bombar.


 


A imagem é exactamente essa que acabaste de colocar.