Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59963 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Fazendo uma pesquiza rápida encontrei utilizadores do windows 8 com o mesmo problema , e parece ser um problema com o antivírus , para testar isto arranca o pc em modo de segurança com rede e vê se nesse modo o problema desaparece , se isso acontecer o problema está no antivírus .


 


 
Posso tentar mas eu não uso antivírus
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Experimenta nesse caso fazer o passo 3 desta pagina
http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_8-networking/windows-could-not-automatically-detect-this/dd6f978b-7e70-469f-9fa9-e935a10be181


 


Vê também o terceiro comentário .


 


Ps certifica-te que não tens nenhum proxy activo no internet explorer ou no crome , visto que ambos são automaticamente aplicados á rede do windows


 
@@@xptopt 


 


nada testei esses passos fiz reset ao pc esta igual...focando na mesnagem de erro, isto tem haver com proxy seclhar não do windows mas do router ?


 


 
@@@xptopt 


 


eu resolvi ir ao registo de eventos do windows tens a ai mais algumas informações..da para ver as vezes que ja testei isto 
tive aqui uma ideia de criar um novo home group e fazer as partilhas de fresco, pode ser isso sei la 
Reputação 6
boas @@@Menta 


 


Visto que dizes que não usas antivírus , reparei que existe um vírus que causa exactamente esse problema , recomendo instalares um antivírus e um antimalware e fazer um scan com os dois
Deixo aqui o link dos que recomendo


 


Antivírus
http://eloja.kaspersky.pt/baixar_gratuitamente_kaspersky_internet_security.html


 


Antimalware
http://pt.malwarebytes.org/


 


Ps, o problema não pode estar no router , tudo indica ser o resultado de um vírus mesmo no Windows , visto que não estás a usar antivírus corre esses dois programas faz scan e vê o resultado . não te esqueças de lhes fazer update antes do scan .


 
eu deixei de usar anti virus ha muitos anos, tenho certos cuidados e nunca tive problema, o anti virus na minha modesta opinão so atrapalha e atrasa é o proprio virus..não deve ser isso se mudar o cabo de rede para o technicolor funciona logo tudo...não tenho virus nem spyware..1000% limpo 


 


ha aqui um conflito de proxy so que não sabemos o que é.
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


De qualquer forma instala esse antivírus é o que uso já desde 2005 e não te vai atrapalhar em nada , tens um período de testes de 30 dias .
E corre também o antimalware , só para nos certificarmos
bem ja despistei mais o problema, resolvi testar a partilha no portatil e fiz um streaming de um video, acedi algumas pastas e não me "deitou" a net abaixo no desktop....


 


portanto pode estar relacionado com o smartfone android é um samsung galaxy s5, pode ser do sistema operativo ou mesmo do programa que estou a usar o ES EXPLORER NO TELEFONE ...NÃO SEI tenho de testar outro programa 
Reputação 6
Boas
Se o problema for no telemóvel nesse caso não te vou conseguir ajudar .
ok, é estranho na mesma isto acontecer, sempre deu bem 
Boas!


 


Segui as indicações do 2º post (usando o Tomato) feito pelo@xptopt (obrigado pelo guia, desde já1!) e consegui ter tudo a funcionar (inclusivé IPv6), excepto os telefones. Alguém tem alguma ideia do que se possa passar?
Reputação 6
Boas @@@magicknot 


 


O firmware pode estar a detectar as portas na ordem inversa , se for esse o caso liga o router da meo na porta 1 em vez da 4.
Ok, tenho neste momento o seguinte setup, e tenho uma duvida.


 


ONT --- Switch --- Pfsense --- Switch --- Resto da rede.


 


O pfsense basicamente tem um switch em cada porta, um do lado do ONT, outro do lado da rede interna.


A minha duvida prende-se:


 


Consigo ligar uma meobox ao switch interno?


 


Se sim, como configurar o IGMP proxy ?
Reputação 6
Boas @@@daedric 


 


Sinceramente não sei se vai funcionar , pelo que estive a ler o PFsense não é compatível com o serviço de igmp V3 só V1 e V2.


 


Consulta o fórum deles para ver se já existe compatibilidade.
Ve-se muitos reports de malta a configurar IPTV com pfSense.. estamos mesmo dependentes do V3?
Reputação 6
Boas @@@daedric 


 


Parece-me que sim mas posso estar enganado , nunca trabalhei com esse software , mas vou tirar algum tempo para o configurar noutro PC e ver se te consigo ajudar , assim que tiver testado digo aqui qualquer coisa .
Neste momento tenho configurado assim:


 


http://i.imgur.com/rJtdJ6d.png


 


As minhas duvidas são:


 


Depois do pfSense, está um switch, dumb switch de 8 portas. Ora, neste estado, eu nao consigo taggar uma porta do switch com uma VLAN. É necessario ?


 


Já vi ali um erro, mas não sei que valores colocar no upstream... não sei que networks e que a meo usa...


 


Ah, estou a usar 10.0.0.0/16, não sei se causará problemas.
Crachá
Existe alguma solução para quem tem ADSL? 

Tg784n 10.2.1.L

ASUS rt-n56u padavan cfw.
Reputação 6
Boas @@Miguel7


 


De momento ainda não , essa solução tem de ser implementada pela Meo , têm de ser eles a fazer uma bridge na porta 4 do router Meo.
Ola 

Se possível pode ajudar na configuração do draytek 2830 vn já tentei de tudo e não consigo ter net. 

A palavra pass e utilizador é a mesma que se utiliza ppoe ?

sinceramente não sei...

 

 
Reputação 6
Boas @@ac2


 


Boas
Se o router da meo tiver o firmware 10.2.1.L , já não existe PPPOE , a configuração nesse caso é feita através de Vlans.


 


Tens de ir a WAN >> General Setup >> wan2 e em


 


VLAN Tag insertion escolhe - Enable


 


Tag value introduz o valor - 12


 


E clica em ok


 


Boa noite


Isso já fiz após isso vou ao internet access opção wan2.


Como se faz a configuração nesse menu ?


Eu fiz assim, não sei se está correcto,  escolhia a opção static or dinamic e ativei





[i] Obtain an IP address automatically




Router Name


Domain Name


 Não sei o que devo colocar nestas duas opções ?


Nas opção vlan como deve ser configurada?


Agradeço a Vossa ajuda
Reputação 6
Boas @@ac2


 


Se não estou enganado não tens de configurar mais nada , só tens de ligar um cabo da ONT á porta WAN no router deveria estar feito , em ultimo caso experimenta reiniciar o router


 


PS…Eu não tenho o router fisicamente , estou a usar uma demo do firmware portanto não me posso certificar que funciona correctamente


 


PSS… coloca aqui as imagens das paginas de configuração do router , a demo é de um 2830 e o teu é o 2830 vn , podem ser diferentes .