Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Boas a Todos
Que servidores DNS aconselham a usar?


Existe alguma consiguração alem das VLAN's que aconselham a fazer?


 


Cumprimentos
Reputação 6
Boas @@@Gf19 


 


Os servidores de DNS da meo são os recomendados .


 


Não existem nenhumas configurações adicionas especificas , a única coisa que que adicionei foi o servidor de DDNS.


 
[user=2448]@@xptopt[/user]


Boas!


Já viste a minha mensagem em https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/67011/highlight/true#M14951 ?


Obrigado!
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 


 


Sim já tinha visto , não adicionei ao tutorial visto que 99.9% dos utilizadores vão partir de um firmware acabado de instalar e isso já vem configurado assim por defeito.


 


Mas assim que tiver algum tempo extra vou rever todos os métodos e adicionar tudo o que já foi sugerido .


 
Boas @@@xptopt


Independentemente dessa parte, continuo preocupado com os saltos brutais de velocidade, que não aconteciam anteriormente...:@


 
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 


 


Experimenta desactivar o serviço de ipv6 no tomato , deve ser esse o problema
Reputação 1
Qual é o router que tens?


 


Também tive problemas parecidos a partir do momento que experimentei o firmware Tomato no meu Asus RT-N66U com a 10.2.1.L. Não sei se foi da actualização, pois antes já usava este router mas sempre com o AsusWRT-Merlin.


 


Segundo o que estive a ler, o meu router devia aguentar à vontade e sem aceleração por hardware (que vem por defeito ligado no AsusWRT-Merlin e desligado no Tomato) 200 Mbps em WAN-LAN. No entanto, na minha experiência com o Tomato e o Meo, ao atingir os 100 Mbps a ligação fica extremamente lenta ou vai mesmo abaixo. Verifiquei o load do CPU e para meu espanto vi que ao atingir os 100 Mbps ele andava nos 100%, daí a lentidão e quedas.


 


Activei inclusivé o "bcm_nat", que é a aceleração por hardware disponível numa versão da firmware mas mesmo assim não ajudou. Não tinha nada activo (QOS, Bandwidth Limiter) que pudesse causar esta lentidão. Testei com IPv6 ligado e desligado e também não teve qualquer efeito. Acredito que os routers ASUS mais recentes com processadores ARM já aguentem à vontade os 100 Mbps no Tomato.


 


Após isto, voltei a alterar para AsusWRT-Merlin e com transferências de 100 Mbps o CPU não passa dos 27%~30%.
Boas!


@@@xptopt : Esteve sempre desactivado.


@@@beasty : É um RT-N16, e, quanto a mim o problema não está no Tomato, dado que, antes de me instalarem o firmware 10.2.1.L, a velocidade andava entre os 80 e os 90Mbps. Agora tão depressa está nos 50 como nos 98Mbps, ou vice-versa.:@


 


Cheers!
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 


 


O meu RT-N16 também fez a mesma coisa inicialmente , mas depois ficou normal , já não me lembro se resolvi isso só com um reboot ou foi com um reset .


 


Pode também ter acontecido que nao deixaste o router aplicasse tudo na NVRAM isto acontece se não esperares uns minutos depois de actualizares o firmware sem fazer alterações , por isso podes tentar instalar novamente o firmware mas desta vez no final da instalação espera 5 minutos antes de começares a configurar o router , deve ser esse o problema .
Boa noite, estou aqui com um pequeno problema...tenho a partilha de ficheiros como sempre tive configurada e dava tudo bem, agora tenho um "erro" ainda não tinha dado fé...... no tlm android tenho um programa que constumo usar para ver as partilhas é o ES EXPLORER... no pc tenho certas pastas activadas e tenho acceso pela casa como do costume...


 


o que acontece agora é quando estou no tlm e por EX: VOU VER UM FILME fico sem net no PC..a partilha continua no tlm mas fico navegar na net e tenho de desligar o router o router da ASUS.. se torno a a tentar ver um filme no tlm acontece novamente.


 


meto corrigir problema e da me no proxy detected ou coisa parecida .
A "detecção do proxy" sempre foi um processo complexo. Proxys foram feitos para serem definidos a mão, mas alguem teve preguiça e criou uns metodos. Alguns usam DHCP para dar a dica de qual o proxy, outros usam o teu fullhostname para tentar detectar onde poderá estar um ficheiro com as configs do proxy, saca-lo e interpreta-lo.


 


Por qualquer razão, tas a ter o erro de "falha ao detectar proxy". Vamos despistar por partes:


 


1. Tens net?


 


Abre uma linha de comandos (iniciar, executar, excreve cmd e da enter) e tenta pingar o 8.8.8.8 (excreve ping 8.8.8.8 e da enter).


 


Deves obter algo como isto:


C:Usersdaedric>ping 8.8.8.8


Pinging 8.8.8.8 with 32 bytes of data:
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=8ms TTL=55
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=7ms TTL=55
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=7ms TTL=55
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=7ms TTL=55


Ping statistics for 8.8.8.8:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 7ms, Maximum = 8ms, Average = 7ms


 


Se tiveres algo semelhante, passa pro proximo passo.


 


2. Tens DNS?


 


Na mesma linha de comando, escreve nslookup google.pt. deves ter algo como isto:


 


C:Usersdaedric>nslookup google.pt
Server: dsldevice.lan
Address: 192.168.1.254


Non-authoritative answer:
Name: google.pt
Addresses: 2a00:1450:4004:801::2003
216.58.210.99


 


Diz-nos o resultado...
Boas, ja testei no primeiro anexo ainda tenho net, depois inicei a partilha normalmente fui ao telemovel e comecei a fazer um stream de um filme e testei novamente a linha de comandos ja deu outro resultado... segue em baixo 


 


 
neste fico sem net 


 


 
Bem, com esta nova firmware, deixou de haver aquele botão que nos permitia desligar e ligar a internet do nosso router sem ter que desligar o router, para obtermos um novo ip... isso deixou de ser possivel de fazer? ou existe outra maneira?
??


 


então onde anda a malta para ajudar....:manhappy:
Boas @@@xptopt


 


Desculpa só agora responder, mas não tenho vindo à Net nos últimos dias.


Como disse antes, o Tomato foi instalado há um par de meses no Asus, muito antes da instalação deste novo firmware no router da Meo, e sim, segui religiosamente as instruções da sua instalação. A prova é que, quando o Asus estava pendurado no router da Meo, a velocidade de download andou sempre entre os 80 e os 90Mbps.


 


Hoje, quando voltei à Net, deparei-me com uma situação ainda pior que antes: entre os 30 e os 70Mbps. Já não sei quantas vezes fiz reboot, nem que mais fazer para obter uma velocidade próxima da contratada.



 


Um abraço!
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Podem estar a acontecer duas coisas , pode ser um problema com o firmware ou pode ser o serviço ipv6 a causar o problema .


 


Experimenta desactivar o ipv6 para ver se o problema persiste , se persistir deves consultar o fórum do firmware para ver se encontras lá alguma solução .
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 


 


Já fizeste o teste de velocidade ligado ao router da meo ?
Se a velocidade for normal ligado ao router da meo , o problema deve estar no firmware .
Boas @@@xptopt  quando desactivo o ipv6 fico sem net, eu fiz por aqui não sei se era aqui que tu dizias..tive de fazer o reboot ao router da asus e voltar activar o ipv6


 


 
o problema pode estar mesmo aqui de alguma maneira quando desactivo o ip6 fico sem nada o mesmo acontece quando acedo algum ficheiro via file sharring perco a net mas não a partilha......neste ultimo caso quando fiquei sem partilha e sem net, mais um quebra cabeças 
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Experimenta desactivar o ipv6 directamente no router .
@@@xptopt 


 


parece que ja esta desligado nativamente, sera que devo ligar antes..:)  ??
ja liguei foi tudo abaixo...vou tentar procurar por a ai mas não me parece que seja do firmware, deve ser do windows 
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Sim de facto não me parece ser um problema de firmware , visto que o ipv6 está desligado e o que acontece quando desligas directamente no Windows não é normal .


 


Estando o pc a receber internet via ipv4 , desactivar o ipv6 no Windows não deveria provocar a falha no serviço de internet .


 


Estás a usar o Windows 8 certo ? wireless ou por cabo ?
@@@xptopt  windows 8.1 pc desktop por cabo, tenho algumas pastas partilhadas normalmente na minha rede.....sempre acedi as pastas desta maneira mesmo antes deste novo firmware ja com o router da ASUS