Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas @@@daedric 


 


No meu caso o switch da asus tem uma porta VIP todo o trafego nessa porta tem prioridade .
Reputação 6
Boas @@@oshimapt 


 


Se está a receber ip mas não consegues navegar na net a password da ligação PPPOE esta errada .


 


Tens de ir ao router da meo desligar a ligação pppoe e depois ligar para o 16200 e pedir para forçarem uma nova password .
xptopt escreveu:

Boas @oshimapt 


 


Se está a receber ip mas não consegues navegar na net a password da ligação PPPOE esta errada .


 


Tens de ir ao router da meo desligar a ligação pppoe e depois ligar para o 16200 e pedir para forçarem uma nova password .



hummmm.


pensava que tendo a password errada eu simplesmente nao conectava ao serviço.


a password que eu tenho foi-me dada por alguem do 16209. por isso acho que deve de estar correcta. seja como for vou fazer isso, vou trocar a password om eles
Mistério resolvido.

Era a password do serviço errada... Troquei e ficou operacional.

Thanks pela dica 😉
Alguém arranjou maneira das LANs dos routers comunicarem entre si através da configuração de VLANs com o método sem Switch?
Reputação 2
Crachá +2
boas aderi ao serviço anteriormente era zon (nos) sendo que o modo bridge em essa operadora é mais facil de colocar, tenho o asus RT-AC87U a fazer a gestao , queria no serviço novo manter, queria saber se posso ligar a ONT directamente a porta wan deste router, e ligar o router da meo a um porta do asus apenas para manter o serviço de telefone, outra questão é que quero ter tudo no escritorio as 2 box´s estao em outras divisoes mas a casa tem Cat 6 em todas as divisoes com switchs gigabit é possivel ligar as boxes aos switchs que depois ligam todas a switch gigabit de 24 portas que liga ao asus ?

 

agradeço desde ja ajuda que me possam dar 
Reputação 6
Boas @@@TSportM 


 


Sim é possível ligar o Asus directamente á ONT e depois ligar o router da meo ao Asus para teres o serviço de voip a funcionar , mas tens de usar o firmware Merlin Asuswrt e configura-lo desta forma .
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/65614/highlight/true#M14721


 


Quanto ao Merlin firmware é basicamente o firmware original mas com alguma melhorias , podes encontra-lo aqui , não te esqueças de ver as notas que vêm com o firmware
https://www.mediafire.com/folder/bkfq2a6aebq68//Asuswrt-Merlin


 


No fim de tudo configurado podes ligar o switch ao Asus e ligar la os pc´s e a box sem problemas .
Boa tarde, recebi esta semana o novo firmware. já alguem configurou um wdr3600 com openwrt/ddwrt ou gargoyle que possa dar umas dicas?
Olá malta!


 


Pois é, agora foi comigo. Como é habitual os "senhores" da MEO alteraram o firmware do router deles para a versão 10.2.1.L, sem aviso prévio. Na noite de anteontem para ontem fizeram o "trabalhinho", com corte das boxes e tudo...


Bom, vamos ao que interessa: graças à solução encontrada pelo afonso88 , e ao esquema publicado pelo xptopt (Método 2), consegui ontem ir para o ar de novo. Muito e muito obrigado aos dois!:D


Demorou bastante, mas consegui. Já tinha o Tomato instalado (Version 1.28 by shibby), porque há uns tempos resolvi ligar ao Asus RT-N16 uma impressora com scanner incorporado, e pareceu-me na altura a melhor solução para aceder ao scanner. Assim segui os passos indicados pelo xptopt, e boom! Nem sinal de Net. Revi tudo e estava igualzinho ao esquema (a única diferença era o endereço do Asus (192.168.2.1 em vez de 192.168.1.1). Mudei isso e a faixa do DHCP, e nada! Até que, já tarde, depois de perder mais alguns dos poucos cabelos que ainda tenho, lembrei-me que a ligação agora já não era por PPPoe. :S Mudei para DHCP, mantive o 192.168.2.1, e tudo começou a funcionar!


O único problema que ainda encontro é a velocidade de entrada, que está bastante errática. Anteriormente andava entre os 80 e os 90Mbps, e (várias experiências feitas ontem e hoje) agora paira entre os 35 e os 98Mbps. Vamos a ver se isto acalma neste último número.


Para evitar que outros utilizadores tenham a mesma dor de cabeça que eu tive, sugiro ao xptopt que no seu esquema (método 2) coloque como primeiro passo em Basic->Network->WAN a mudança de PPPoe para DHCP.


 


Obrigado!
Reputação 2
Crachá +2
obrigado pela resposta, so mais uma questão eu ainda não decidi pois certamente irei colocar net a 200mb ou 400mb empresarial, e a questão é se posso ligar a ONT o router em questão a porta wan sem ter que colocar esse firmware ?


 


cumprimentos


 


 
Reputação 6
Boas @@@TSportM 


 


Sim , podes ligar , o firmware e a configuração só e necessário se quiseres ligar o router da meo ao asus para teres o serviço de telefone a funcionar .


 


 


Ps: o firmware que recomendei é bastante melhor do que o da asus , e a pessoa que o faz trabalha em parceria com a asus , normalmente as correcções e melhorias feitas são depois utilizadas pela asus no firmware deles , é 100% seguro .
Viva,


 


Para quem tem a versão anterior do firmware, com outro router a gerir Internet, ou seja, o router da MEO apenas tem IPTV e VoIP, sabem dizer se o "push" da atualização do firmware por parte dos serviços centrais ainda é possível? Ou o update apenas é recebido caso o router tenha ligação Internet/PPPoE ativa ?


 


cumprs
Viva, estou com problemas de NAT na minha consola PS4. Estive a verificar e tenho a versão de firmware 10.2.1.D no TG784n v3. É possivel fazer atualização ao firmware?
Boas,


 


Já tenho o firmware L, já pus o router da asus com o tomato para fazer o 2º método, mas tenho um problema..


A imagem pára de 6 em 6 segundos..


 


Alguém tem solução para isto?


 


Entretanto eu inicialmente corri o tuturial à risca, mas as boxes e o telefone não funcionavam.


Fiz um pequena alteração, porque acho que não está correcto o tuturial para a maneira que quero por a funcionar.


 


Ora vejamos como eu tenho:


 


- ONT > Porta WAN do Asus


-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.


-- Porta 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's


 


Faz sentido porque tenho a vlan 12 na porta 4, logo, o switch com as boxes têm de ficar na 4


 


Está tudo em perfeitas condições, à excepção da imagem nas boxes parar ao fim de 6 segundos.


Alguém tem solução para isto?


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Se seguiste o tutorial á risca deveria ter funcionado , quais foram as alterações que fizeste ? Qual o modelo do asus?


 


A configuração do tutorial está correcta , já foi testada por vários utilizadores .


 


Mas reparei que trocaste as portas , o router da meo é que tem de ser ligado á porta 4 do asus e o switch á porta 1,2, ou 3, caso contrario o router o router da meo não vai receber ip ,deve ter sido essa a causa de não ter funcionado.


 


O objectivo da configuração é mesmo fazer uma bridge entre a porta 4 e a porta a porta wan , no asus apenas a porta 1,2, e 3 é que estão configuradas com a VLAN 12 , a porta 4 não tem Vlan atribuída , a mesma é configurada pelo router da meo .


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 6
Boas @@@joaopedro1520 


 


Já adicionei ao tutorial a configuração com Openwrt .
Boas @@@xptopt 


 


Então estás a dar-me razão..


 


No tutorial indica que na porta 1, 2 e 3, fica a vlan 1


E na porta 4 e WAN a vlan 12.


 


Logo as boxes têm de ficar ligadas onde está a vlan 12.. certo?


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Não , a porta 1,2 e 3 ficam na vlan 1 mas taged á vlan 12 a porta 4 embora fique na vlan 12 esta em bridge com a porta wan logo não é afectada pela vlan tag .


 


No tutorial está mencionado especificamente que o router da meo deve ser ligado á porta 4 do Asus , e como já tinha dito todos os clientes que usaram esse método  têm tudo a funcionar .


 
Boas @@@xptopt 


 


Mas assim comigo não funciona nem voz nem boxes, apenas a net wireless do asus..


 


Pus assim:


ONT > Porta Wan do Asus


Porta 4 do Asus > Porta Wan do Thompson


Porta 1 do Thompson > Switch com boxes e pc's


 


Se alterar para:


ONT > Porta Wan do Asus


Porta 4 do Asus > Switch com boxes e pc's


Porta 1 do Asus > Porta Wan do Thompson


(Desta forma funciona tudo, à excepção das boxes que param ao fim de 6 segundos, se mudar de canal, funciona por mais 6 segundos)


 


E as configs iguaizinhas ás dos print's..
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Tens a certeza que estás a ligar á porta correcta vê a numeração indicada na parte traseira do router e compara-as com as portas conectadas no firmware .


 


Pode também estar a acontecer que o firmware esteja a detectar as portas na ordem inversa , nesse caso se fizeres bridge da porta 4 com a wan , no router a porta 4 vai ser a 1 , pode ser esse o caso .


 


Quanto á iptv o problema pode estra no switch , experimenta ligar a box directamente ao asus para ver se resolve , certos switch´s não são compatíveis com o serviço de IGMP V3 o que causa esse problema .


 


Ps coloca aqui um print da tua config das vlans e da pagina inicial do firmware onde mostra as portas  numeradas


.
boa tarde, xptopt é possivel falar consigo para me dar uma ajuda? Agradecia imenso, obrigado.

 
@@@xptopt 


 


Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) na porta 2, 3 ou 4 do asus as boxes param..


Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) ao thompson tudom funciona É suposto?


 


A porta WAN thompson está ligada à porta 1 do Asus.


Se ligar na porta 4 do Asus, nada funciona.


 


Página inicial:


http://i.imgur.com/1NiKrm1.jpg?1


 


Vlans:


http://i.imgur.com/9SOb0Ra.jpg?1


 
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Não é suposto , se o problema fosse no switch acontecia com os dois routers .


 


Tens o firmware Tomato actualizado?


 


Experimenta fazer um reset e reconfigurar tudo de novo caso o problema persista experimenta ligar a box directamente ao asus sem switch para ver se acontece o mesmo , se a box ligada ao asus directamente fizer o mesmo , procura as definições de IGMP / IGMP proxy no firmware e activa-as.


 


PS ….. Para corrigires a ordem das portas pode ir a Basic / Network / Ethernet Ports State / Invert Ports Order.
@@@xptopt 


 


Já resolvi o problema.


 


O Tomato já estava atualizado e já era a segunda vez que fazia reset e reconfigurava tudo.


Também já tinha experimentado ligar a box directamente ao asus e acontecia.


 


Activei a opção Enable IGMPproxy e resolveu.


 


Se calhar podes adicionar ao tuturial, pode vir a ajudar alguém..


 


O que fiz foi ir a:


Advanced > Firewall


 


E na parte do multicast:


Activei "Enable IGMPproxy" e "LAN"


As restantes LAN nem deu para activar.


 


No meio disto tudo não percebo é o seguinte:


 


Tenho:


- ONT > Porta WAN do Asus


-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.


-- Porta 2 ou 3 ou 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's


 


E o telefone só funciona se ligar thompson em qualquer porta, menos na 4.


 


Não percebo tendo em conta que configurei as vlan para a porta 4 e se ligar o switch com boxes na porta 2 ou 3, também funciona..


 


Agora que tenho isto a funcionar, fico parvo a ver isto a funcionar desta maneira.


A configuração está feita nas vlan 12 na porta 4.


E tudo funciona se ligar nas outras portas..


 


Enfim..


 


Obrigado pela ajuda @@@xptopt 


 
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Tal como tinha dito anteriormente o firmware está com as portas invertidas , portanto ao configurares a porta a porta 4 no firmware   , no router vai ser a que está marcada com porta 1.


 


Para corrigires a ordem das portas podes ir a Basic / Network / Ethernet Ports State / Invert Ports Order.