Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59963 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

https://]http://i.imgur.com/ez9FAcH.png[/img][/url]
Reputação 6
Agora nessa pagina configura como está na imagem do tutorial . passo 2 .


 


Depois liga tudo como está no passo 4 , não te esqueças que só vais ter net na porta 1 e 2 por isso certifica-te que estas ligado a uma delas e não á 3 e 4
Bom dia acho que ja consigo, pelo menos testei as portas e deu aberto......


 


encontrei algumas dificuldades no comando  cmd a colocar a pass, nada acontecia depois escrevi tipo invisiveil e fiz enter ja assumiu o commando..escrevi a linha de comandos passo 3 "nvram......" tudo na mesma linha e carreguei no enter e assumiu a config pelo menos apereceu erase etc etc....


 


fui ligar os equipamentos conforme o esquema e voila ja esta!!!


 


XPTO muito obrigado sem ti estava fo******** :)


 


apenas acho que o tutorial podia levar uma afinação ao pormenor para "burros" como eu 
Reputação 6
Boas @@@Menta 


 


Ainda bem que já funciona :manvery-happy:


 


Quanto a simplificar ainda mais as instruções é preferível o cliente pedir ajuda , eu estou sempre aqui para ajudar .
espero que estejas........para ja tudo bem, não vejo razão de alterar o firmware e espero que fique assim, a meo que não invente mais, eles não tem capacidade para ajudar ninguem nem no apoio a cliente nem na parte tecnica 
Boa tarde.


 


Mais uma vez quero agradecer ao @XPTOP  pelo trabalho que tem tido em nos ajudar a resolver estas "armadilhas" de actualizações que a meo faz.


Graças á ajuda que deste ao @@@Menta, e com a colaboração dele, consegui fazer tudo funcionar visto o meu equipamento ser igual ao que ele tem.


 


Tenho duas duvidas que queria que me ajudassem se possivel:


1 - Eu utilizei um Switch TP-Link 5 Portas 10/100Mbps consigo velocidades de 90 MB e 20 MB de upload por LAN, visto que utilizei esse swicht que tinha vou ter que comprar outro. XPTOP achas que compensa comprar o que sugeriste o ASUS ou basta um Switch TP-Link 5 Portas Gigabit (TL-SG105), é que a diferença são 10€ entre eles.


 


2 -@Menta, podes-me dizer se com esta ultima actualização(3.0.0.4.376.3754) do teu router da ASUS (RT-N18U) o alcance da rede wireless diminuiu.No meu caso nota-se uma diferença significativa, tive que regredir para a versão anterior.


 


Obrigada pela ajuda


 


Paulo


 


 
Boas sim tenho esse firmware e ja notei alguma perda de qualidade de sinal.....não dei muita importancia porque uso basicamente para o portatil e telefones o fixo esta com cabo ethernet que uso para jogar etc....


 


não posso é esqueçer estes passos quando formatar o pc etc,, ja nem me lembro do que fiz..no windows 
ha.. tenho um switch giga da tplink consigo os 100 de DL e 20  UP
Ok Obrigada...


 


Paulo
Boa noite Malta,

A pouco liguei para o apoio da meo a ver se alteraram-me para o novo firmware. O rapaz disse que sim que era possível, entretanto o router reiniciou e a chamada foi a baixo como é óbvio.
Quando o router ligou, já ligou no novo firmware, a versão L.
Mas perdi o acesso a net e ao telefone. Nem uma coisa nem outra estão a funcionar. Mas a TV está. Alguém tem noção do que é que pode ter acontecido aqui?
Entretanto já liguei para lá e reportaram a situação. Resumindo vou ter que ficar a aguardar.
Mas não me faz sentido nenhum porque a TV está a funcionar.
Algumas sugestões?
Já agora o router que estou a usar é o TG784n v3.

Abraço.
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Essa é a razão porque não deveriam ter feito o upgrade , visto que ao fazer upgrade ao firmware também tem de ser migado o teu serviço para o servidor com single edge .


 


Se o teu serviço ainda não foi migrado para single edge o mais provável é terem de te trocar por um com o firmware antigo .
Eish..
Entretanto quando liguei para lá a 3ª vez, disseram-me que já tinham reportado a situação ao backoffice. Achas que eles amanhã conseguem migrar para o single edge?ou vou mesmo ter de esperar pela vinda de um tecnico?
Tu não consegues encaminhar nada lá para o backoffice PT não?
Eu conheço algumas pessoas lá do suporte técnico do adsl indirecto, porque trabalho na optimus/NÓS.
Não sei se também trabalhas lá ou não, mas pelos teus conhecimentos parece que sim :P

Abraço
Reputação 6
Não sei se vai ser feito assim tão rápido , pelo que sei as migrações são feitas uma vez por semana e é um processo automático , é feito a algumas dezenas de clientes por semana , e normalmente não são adicionados novos manualmente .


 


Mas pode ser que tenhas sorte , eu infelizmente não trabalho na meo, a única ligação que tenho á empresa é aqui no fórum .


 


Não posso fazer muita coisa mas se amanha continuares com problemas diz qualquer coisa aqui .
Ok.
Eles ficaram com o meu número e supostamente dizem-me algo.
Mas eu amanhã de manha lá no trabalho vou ligar lá para o backoffice falar com o pessoal a ver se consigo adiantar alguma coisa. Mas amanhã digo qualquer coisa por aqui na mesma, nem seja a dar feedback.
Obrigado 😉
Boas @@@xptopt 


 


Entretanto já tenho a situação parcialmente resolvida.


Hoje falei com o pessoal que conheço lá do backoffice e fizeram-me o downgrade do firmware ao router.


 


Já estou com a versão D ou lá o que é :)
Entretanto consegui confirmar que as migrações para o single edge, são feitas à 2ª feira.


Pode ser de Domingo para segunda, ou de segunda para terça.


 


Mas já me meteram na lista da próxima migração.


Por isso na próxima segunda feira vão fazer-me a migração.


 


Agora resta aguardar.


Agora na tua opinião @@@xptopt , achas que vale mais ficar com o antigo firmware ou com o novo?


Eu vou usar com um segundo router da asus, não me lembro do modelo, mas é um que tem norma AC1600


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Eu prefiro o 10.2.1.L porque tenho um ip publico em cada router , desta forma eu posso mexer sem problemas no asus porque resto da família usa o router da meo para aceder á internet e á IPTV
Obrigado [user=2448]@@xptopt[/user] 


 


E dessa maneira as Box's conseguem ligar ao router da asus certo?

Eu digo isto porque, eu tinha desta forma:


 


ONT - Thompson - Asus (Porta 3 e 4: TV's) (Porta 1 e 2: tudo o resto com um switch)


Mas nas STB's, quando andava para trás na emissão, tinha paragens (mas só não quando andava para trás é que tenho paragens).


 


E segui um tuturial que está aqui no forum para o fazer isso com a versão D.


Sabes resolver ou já tinhas ouvido falar nesta dificuldade?


 


A minha esperança é que com este novo FW (versão L), não aconteça isso nas boxes (a imagem parar quando ando para trás)


 


Abraço
Reputação 6
Boas
Sim podes liga-las ao asus sem configurações adicionais , com o novo firmware só já exeste uma VLAN.


 


Quanto a esse problema nunca foi aqui mencionado , experimentaste actualizar o firmware do Asus.
Na altura, julgo que estava actualizado.


Hoje vou voltar a configurar o asus para a versão D para testar as Box's e depois digo-te alguma coisa.


 


E depois no sábado desligo o Asus e deixo só o Thompson para ver se me fazem o baldeamento para o single edge. :)

Muito obrigado pela tua ajuda @@@xptopt 


 


Abraço
Este meetodo, embora muito bom e agradeço muito ao xpto, tem uma falha grave.


 


O fluxo será ONT -> Switch ->  2+ routers. Ora, a falha está no switch. Qualquer dos routers pode saturar a ligação. A nao ser que o switch seja manned, é muito possivel que o router A esgote a net e deixe o B a anhar... já me aconteceu :)


 


Temos N mbit de down + M mbit de up, para todos os routers, e nao por router 🙂
Reputação 6
Boas @@@daedric https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/3159


 


Na realidade não é uma falha , ter dois IP´s não é o mesmo que do que ter dois serviços de internet .



 


Embora cada IP tenha uma ligação independente a largura de banda é partilhada pelos dois , muita sorte temos nós em conseguirmos dois ips e conseguir usar dois routers , normalmente o ip fica agregado ao mac do router da operadora .
É verdade o que xptopt diz, posso dar-te o exemplo da optimus Fibra, antes da fusão com a NOS.
O ONT da optimus é que fazia a autenticação e tinha 4 saídas rj45 e cada saída dava-te um ip distinto.
Se ligasses 4 pcs, um em cada porta, os 4 tinham IPs diferentes, o que era brutal.
Se quisesses podias ligar 4 routers e ter 4 redes distintas e ambas com IPs diferentes.
A largura de banda era partilhada conforme o uso das portas de rede, mas de forma a partilhar pelas 4 portas.
Aqui na meo não sei se ligares mais roouters ao switch se vais conseguir ter mais do que dois IPs, mas era interessante testar 🙂
xptopt escreveu:

Boas @daedric https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/3159


 


Na realidade não é uma falha , ter dois IP´s não é o mesmo que do que ter dois serviços de internet .



 


Embora cada IP tenha uma ligação independente a largura de banda é partilhada pelos dois , muita sorte temos nós em conseguirmos dois ips e conseguir usar dois routers , normalmente o ip fica agregado ao mac do router da operadora .




xptopt, não era uma queixa 🙂 O que quis afirmar e que o switch (se for dumb) antes dos routers não vai fazer QoS nenhum e deixa qualquer uma das portas dele esgotar a banda disponivel.


 


Exemplo, tenho um switch conceptronic de 1900 e carqueija. Nele está ligado o router da meo, e um PC a fazer de servidorzeco la de casa. Ocasionalmente, por razoes diversas, este pc esgota-me o upload todo da meo. Resultado ? Não ha net para ninguem.


 


Isto não e uma falha da MEO, ou do metodo. É falha do hardware, o switch entre o ONT e os routers/pcs devia ser melhor.
boas,

 

eu estou com um problema estranho ao tentar trocar os equipamentos:

 

tenho um router asus WL-600G com o openwrt instalado. o que fiz foi o seguinte:

 

1-o asus era um router adsl que tinha, mas suporta vlan e criei uma porta wan na porta 1 do switch. nessa porta configurei as VLAN 12 e 10.

2- na porta 2 do switch faço passar a VLAN 12 directo sem passar por mais nenhum lado, onde ligo a porta wan do thompson para iptv e voz, visto que nao consigo recuperar a pass do voip. aqui esta tudo okapa a funcionar na perfeiçao.

como era de esperar o mesmo nao conecta a net

3-configurei o protocolo pppoe na porta wan com a VLAN 10 e os meus dados do servioço net. o serviço autentica e recebe os ips todos como deve de ser.

 

agora vem o problema muito estranho:

 

apesar de o serviço net estar a conectar nao consigo navegar, parecendo que tenho a net bloqueada. consigo fazer ping ao ip publico e ate ao gateway do serviço, mas mais do que isso nao da...

 

sei que esta configuraçao devia de dar sem problemas mas algo se passa aqui no meio

o que estarei a fazer mal?