Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Boas

Já há alguma possibilidade de utilizar um 2º router sem um switch com este firmware?

Cumps,
Reputação 6
boas@scasca 


De momento não é possível , e não existe nenhuma data para essa possibilidade ser introduzida .
Boa tarde,

 

Para quem está no firmware 10.2.1.L e não quer/não pode utilizar o tutorial aqui descrito (o qual agradecemos ao Xptopt), existe alguma possibilidade de voltar ao firmware anterior?

 

[]
Pelo que sei não. O novo firmware e o novo método de ligação, implicam alterações do lado da meio, que eles revertem...
Crachá +3
Boa noite. Tenho um router Asus RT-AC87U e gostaria de seguir este tutorial.

A minha questão prende-se com o switch que se coloca entre os 2 routers: tem de ter algum requisito especial, por exemplo ser capaz de trabalhar com IGMP?
Obrigado desde já.
Reputação 6
Boas


 


Pode ser um switch normal , mas parece existir alguma incompatibilidade com certas marcas , eu estou a usar um Asus GX-D1081 V3 de 8 portas mas o Asus GX-D1051 V3 de 5 portas é suficiente .http://www.asus.com/Networking/GXD1051_V3/
Não é o mais barato mas é um dos mais eficientes nos consumos de energia .


 


Nota… os modelos V1 e V2 também funcionam mas são menos eficientes nos consumos .
Boas,


 


Para quem necessitar de usar este tutorial com DD-WRT aqui vai:


 


Usei um Asus RT-N13U com DD-WRT build 25697


 


Configurar endereço IP automático (DHCP) em Basic Setup


 


http://s16.postimg.org/q2y0pywed/basicsetup.png


 


 


Em Networking adicionar vlan conforme na imagem


 


http://s29.postimg.org/4grewft7b/networking.png


 


Fazer Apply Setting para o router criar a vlan, vai ser criada uma nova interface chamada vlan2.12


Depois, no mesmo separador mais abaixo definir esta vlan como WAN.


 


http://s15.postimg.org/lz0d0di23/wan_port.png


 


 


Após aplicarem estes Settings, já deverão ter IP público, no entanto podem não ter net, se for este o caso reiniciem o router para este atualizar a routing table.
Crachá +3
Boa tarde.


Hoje fui-me aventurar a ligar directamente o Asus RT-AC87U directamente ao ONT.


Conclusões:


1- Tenho IPv6 (nos firmwares 3.0.0.4.378_3754 e 3.0.0.4.378_3885)


2- As boxes a funcionarem nornalmente


3- Se ligar ao Asus um disco à porta USB perco o serviço de TV não percebi ainda o porquê
4- Tive uns problemas com a box Cisco que quando desligava a box Motorola perdia imagem por 3 segundos na Cisco, mas parece que já não o faz.


 


Resta-me agradecer pelo tutorial ao xptopt.
Boas

 

Consegui realizar a ligação também diretamente à ONT com um Asus AC68 com o ultimo firmware Merlin. Tudo funciona (boxes nas portas 3 e 4) menos, naturalmente, o VOIP, porque o router meo está excluído.

A Vlan ou acesso do VOIP faz-se pela internet ou pela Vlan das boxes ou outra ainda? Tenho a possibilidade de configurar o VID das portas 3 e 4 do asus.

Tenho pena é que esta solução  da meo tenha dado cabo do setup que estava a funcionar desde que tenho o serviço, com o technicolor em bridge, e mais, tenha ficado sem internet da noite para o dia sem perceber o que se tinha passado.

Não me parece lógico ter de usar 3 aparelhos (2 routers e 1 switch) para poder usar um router decente na minha rede, e esta solução "provisória" que muito agradeço ao xptotp está por aí há meses.
Reputação 6
Boas @@@yoseikan 


 


O serviço de Voip só é possível de configurar no router da meo .


 


Eu já fiz a sugestão de poder ligar o segundo router directamente ao router da meo sem ser necessário o switch , ficou numa “to do list” mas não existe nenhuma previsão para ser implementado.


 


Se tiveres outro router e não quiseres comprar um switch , podes desactivar o servidor de DHCP e a firewall e o router fica a funcionar como switch , eu inicialmente usei um thomson 546v6 que tinha para aqui encostado .
Viva pessoal!

 

No meu caso consegui fazer a ligação de dois routers à ONT sem qualquer switch
outer extra:

 

ONT -> WAN Asus RT-N66U (FW Tomato)

LAN 4 Asus RT-N66U (FW Tomato) -> WAN Thompson TG784N

 

No Asus simplesmente alterei a WAN da VLan2 que vinha por omissão para VLan12 (e activei a aplicação da tag da vlan);

Depois removi a porta 4 onde estava o Thompson (LAN - Vlan1), passando-a para a Vlan12, ficando também tagged e em bridge com a porta WAN.

 

Basicamente fiz um bridge entre a porta 4 da LAN e a porta WAN do Asus. Resultado, tanto o Asus como o Thompson ficaram com um IP público via IPoE (cada router com o seu IP). Tenho net nos dois routers, mas só uso os pcs e smartphones no Asus. No thompson deixei ficar as STBs e o telefone. Ficou tudo OK, com excepção de que fiquei com apenas 3 portas LAN no Asus...

 

Se usaram DD-WRT a configuração é semelhante:

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/VLAN_Bridging_WAN_and_a_LAN_port#Second_WAN_port

 

Espero que isto ajude.

 

@xptopt, os teus guias são fenomenais. Obrigado!

 

 
 


afonso88 escreveu:

Viva pessoal!


 


No meu caso consegui fazer a ligação de dois routers à ONT sem qualquer switch
outer extra:


 


ONT -> WAN Asus RT-N66U (FW Tomato)


LAN 4 Asus RT-N66U (FW Tomato) -> WAN Thompson TG784N


 


No Asus simplesmente alterei a WAN da VLan2 que vinha por omissão para VLan12 (e activei a aplicação da tag da vlan);


Depois removi a porta 4 onde estava o Thompson (LAN - Vlan1), passando-a para a Vlan12, ficando também tagged e em bridge com a porta WAN.


 




Será que é possivel fazer isto com o RT-N18U (fw 3004 376 3754)?


Este router tem a opção de Dual WAN.


O router da meo foi actualizado hoje e não queria ter que adicionar um switch mas sim fazer a ligação directa à ONT.


Não prescindo do router meo por causa do telefone voip. Obrigado


Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Só usando a opção dada pelo@afonso88 , o RT-N18U é suportado pelo Tomato firmware e pelo DDWRT.


 


Embora seja quase impossível danificar o asus com esses firwares, recomendo leres atentamente as informações disponíveis nos respectivos fóruns quanto á versão de firmware que deves usar e qual o procedimento correcto para a sua instalação.


 


De qualquer maneira vou instalar ambos os firmwares e adicionar as configurações ao tutorial, vou tentar faze-lo o mais rápido possível .


 


 
xptopt escreveu:

Boas afonso88 , o RT-N18U é suportado pelo Tomato firmware e pelo DDWRT.


 


Embora seja quase impossível danificar o asus com esses firwares, recomendo leres atentamente as informações disponíveis nos respectivos fóruns quanto á versão de firmware que deves usar e qual o procedimento correcto para a sua instalação.


 


De qualquer maneira vou instalar ambos os firmwares e adicionar as configurações ao tutorial, vou tentar faze-lo o mais rápido possível .


 



Um GRANDE OBRIGADO. Fico à espera do tutorial. ;)


Estas são as firmwares que encontrei para o router


Tomato: tomato-RT-N18U-ARM--124-AIO-64K.trx (12/2014)


DD-WRT: asus_rt-n18u-firmware.trx (6/2014)
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Já adicionei a configuração para o Tomato firmware ,e vou agora instalar o DDWRT amanha já lá deve estar também.
Reputação 1
Recentemente o meu router foi actualizado para o firmware 10.2.1.L e como utilizo o firmware Tomato no meu router posso partilhar a minha configuração, embora o xptopt já o tenha feito mas para uma configuração que não requer switch.


 


Tipologia ONT -> SWITCH -> Router MEO (Com Meo Box e Telefone ligados)


                                               -> Router com Tomato Firmware (PCs, portáteis, etc)


 


Configurações necessárias:


 


- BASIC -> NETWORK -> Wan Type: DHCP


 


http://i.imgur.com/zsUbr39.jpg


 


- ADVANCED - VLAN -> Configurar como consta na imagem:


 


http://i.imgur.com/omDAdEj.jpg


 


- IPv6


 


BASIC -> IPv6 -> Configurar como consta na imagem (Os meus Static DNS são os do Google IPv6):


 


http://i.imgur.com/9PZT1DV.jpg


 


 


Relativamente ao serviço MEO Go (gratuito), já não é necessário efectuar nenhuma configuração adicional (Routing) para funcionar. Podem ligar a qualquer um dos routers que funciona perfeitamente.
Reputação 6
Boas  @@@beasty 


 


Tive os mesmos sintomas com o IPv6 activo , velocidade reduzida ping elevado e instabilidade na ligação , o melhor é mesmo não o usar , visto que também não e essencial para nada neste momento , ainda vamos ter de aguardar mais alguns anos para tirarmos partido dessa tecnologia .


 
xptopt escreveu:

Método 2 (TOMATO Firmware) 


Solução encontrada pelo utilizador @afonso88 


 



@@@xptopt A ligação wan do asus permanece em automatic IP/DHCP? Obrigado.


 
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


sim , não tens de alterar nade vem assim por defeito .

Esta firmware (tomato) tem suporte para cliente bittorrent?


Neste screenshot aparece na secção USB/NAS mas queria ter a certeza que está operacional e se é tipo o DownloadMaster da Asus. Obrigado.


 


Crachá +4
Boas,


que router e switch aconselham?
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Sim inclui cliente de bittorrent , e se não estou enganado é o mesmo do que o asus mas com um interface diferente .


 


Consulta o fórum para ver se está a funcionar correctamente na versão que tens instalada e qual é o procedimento para o por a funcionar correctamente , mas deve bastar só activar , depois para aceder ao interface do programa é só aceder ao ip do router:9091 “192.168.1.1:9091”.


 


Pesquisa só qual é o melhor tipo e formatação para o disco , se não estou enganado deve ser Ext3
Reputação 6
Boas @@@ddsb 


 


Quanto a routers recomendo qualquer um destes


 


ASUS norma N
RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N18U, RT-N66U


 


ASUS norma AC
RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U
Características
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers


 


Switch Gigabit
Asus GX-D1051 V3
Uhm... Esse porto 9091... Cheira me a transmission daemon.... 😛
A instalação do tomato demora muito tempo?


Flashei a 1 vez e o router continuou em modo recovery.


Fui experimentar a ddwrt e em 5 minutos estava instalado e pronto a ser configurado.


Agora tentei outra vez a tomato e continua em recovery.


Utilizei sempre o programa da asus.


 


Consegui instalar a versão anterior (123 K26ARM)