Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Perguntei porque tive uma situação, que, enquanto tivesse a gestão pela WEB activada, ficava irresponsivo. A unica maneira que consegui resolver, foi desactivar a gestão http pela internet.


 


Na altura fiquei com a ideia que seria algum tipo de ataque externo ao router. Como era na Vodafone, alguem apanhou o IP (o IP mantem-se por muito tempo igual) e tentava por alguma razão entrar no router.


 


Tenta fazer logs com o router tools e fala com a draytek.
a meo veio hoje meter me o TG784n v3. nao sei se vou coincidencia ou nao, mas fiz o jogo de fifa mais fluido de sempre.


alguem me consegue explicar como é possivel isto acontecer se era o router da asus que tava a gerir a internet? e o mais estranho de tudo é que nem tem o ultimo firmware, aquele para gaming
fui devolver o router da asus. perdi 209 euros (so posso usar na loja) a toa. esse router asus parece me ate ter piorado o ping. 


 


o router novo da meo veio melhorar os meus jogos mas mesmo assim nao estao ao nivel que eu desejo. pedi a meo para me fazer o patch d gaming e o firmware mantem se o mesmo. eu perguntei porque nao foi actualizado o firmware e disseram me isto era apenas um patch e nao uma actualizacao d firmware. alguem me pode confirmar se o dito firmware é mais eficaz que o patch? provavelmente o departamento para onde liguei desconhece a existencia d novo firmware.


 


se a situacao se mantiver vou experimentar meter zon. com muita pena minha. mas jogar online é aquilo que uso mais n servico meo. 
xpto aguardo uma resposta tua. algo nao esta bem aqui. eu jogo na casa d meu amigo nas mesmas condições. so muda o router. ele tem um tp link e eu um asus. tnh mt poucos jogos fluidos. a latencia q ele. tem alem d ser mt menor tem mt mais jogos bons. se nao houvee solucao na meo. vou mudar de operadora
Reputação 6
Boas


 


Sinceramente não sei o que está a causar o problema , substituindo o router por norma tem resolvido o problema para todos os clientes .


 


Estás a jogar em consola ou Pc ?
Volchok, esclarece me umas duvidas se puderes:

Onde estas localizado?
O que tens ligado a rede?
Qual o teu resultado de speedtest, fora da península ibérica? Escolhe um server em França, e testa ( diz qual o server para eu correr deste lado, ou mete o link com os resulta )
consola. eu vivo em lisboa. assim que puder vou fazer o teste. a unica coisa que tenho ligada sao os telemoveis e o computador, e ocasionalmente quando o meu irmao ca vem liga o portatil
OK, que jogos estamos a falar já agora?
fifa 15 para a xbox one. joguei na casa de um amigo que tem meo 100 mb e tambem usa um segundo router para jogar e posso dizer que os jogos dele sao muito melhores. eu nao percebo como é possivel metendo um router de topo da asus e os jogos continuam uma porcaria
Reputação 6
É este o meu resultado para Paris , operadora Orange , ligado por cabo de rede .

Mika la: http://www.speedtest.net/my-result/4029324847


 


e  ainda: http://fifaaddiction.com/fifa-issues/lag-fix/
http://www.speedtest.net/my-result/4029727140
eu gostava era d perceber se existe alguma diferença entre o firmware d q falam neste tópico e o patch q a meo aplica n router. o apoio tecnico negou me a existência deste firmware...
Creio que ha 3 firmwares, a original, a original com o gamming modelo, e esta da thread. Esta muda a forma como a ligação e feita, mas não devia ter grande alteração.... Vê o site que te mandei a ver se faz sentido.
Reputação 6
Boas


 


Ao usares o asus para gerir o serviço de internet , o firmware do router da meo deixa de ter importância , com ou sem gaming mode .


 


O firmware 10.2.1.D é o que usa ligação PPPOE , o 10.2.1.L é o que usa single edge , e o gamer mode pode estar presente em qualquer um deles , é apenas uma configuração extra .


 


Resumindo usando outro router o router da meo deixa de ter qualquer influencia no serviço de internet , sendo o mesmo apenas gerido pelo segundo router .


 


Estás a ligar a consola a que router ?
xpto eu ja desisti dos routers asus lol. posso tar enganado mas posso te dizer que os jogos ficam ainda com mais latencia d que no router da meo. e atencao eu experimentei aquele router ac87u e fui devolver a loja porque nao me resolveu coisa nenhuma.


 


eu agora estou te a falar do router da meo porque é esse que tou a usar para jogar. ja tirei o asus
daedric desse tutorial ja experimentei tudo praticamente. so falta mudar d isp. apartir d momento q nem o dmz funciona.... e por e algo q nao tem a ver cm port forwarding.


 


tive a testar na casa da minha avo que vive no mesmo preedio e tem zon, e apesar de ter lag joga se bem melhor que na meo. e agora a culpa é do que??? e tava a jogar com nat moderada !
pah, tamos a por a culpa no ISP quando o mais provavel é a culpa tar noutro lado. Por qualquer razão a EA pode estar a por-te num server cujas rotas criam problemas.


 


Certo que trocar de ISP pode resolver o problema, mas duvido que consigas denunciar contrato so por causa disso.


A  tua net aparenta tar normal, so esse jogo está mau, e pelos vistos não tas sozinho na net com problemas nele.


 


Relativamente ao ponto 6. do site http://fifaaddiction.com/fifa-issues/lag-fix/


testaste isto ?
a minha fidelizacao termina hoje. ja fiz esse teste sim. eu depois meto te aqui os resultados
n sei ate q ponto mudar de isp n muda a minha situacao. eu tive lag n casa d mnh avo mas ha q ver d alem d sentir o jogo mais responsivo mais rápido tava cm nat moderada. e nao mexi no router da zon.e e dos routers mais antigos.
Com este processo ficamos com 2 IP's publicos, um para o Router do Meo e outro para o segundo router (pfsense no meu caso). Quantos IP's podemos ter? Posso ainda meter um 3º se tiver outro router? Ou por exemplo fizer entrar o sinal por 2 VLAN's no PfSense.


 


Cumprimentos
Mudar de ISP pode bem mudar a tua situação, mas por coincidencia. Se noutras MEOs funciona  bem, o problema estará na TUA MEO, e não na MEO em geral.


 


Duvida, quando experimentaste nas outras MEO / ZONs, foi com o teu user e consola ?
ja meti zon. e nao podia ter feito melhor. os jogos tao bem melhores. agora vamos ver se mantem assim. a meo ja me fez gastar mt dinheiro em chamadas e routers e tempo desnecessário e bastante stress. agora acabou se
Boa Tarde, já tenho tudo a funcionar com o pfsense, no entanto não consigo ter IPv6, mas com o router da meo tenho, alguem sabe como posso configurar o IPv6?


 


Outra questão é o valor do MTU, estou a ter no máximo 1300, inclusive quando me ligo ditretamente ao router da meo.


Testei com o novo router e somente consigo um MTU de 1300, se desligar o cabo e ligar ao router da meo tenho o mesmo valor de 1300. Isto é normal?


 


Obrigado
Em relação ao MTU já identefiquei, o problema está mesmo no meu pc, não entendo pq mas alterou para MTU 1300, testei em outros pc's aqui em casa e marca os 1500.


 


Continuo sem conseguir configurar o IPv6 no PfSense, alguem me sabe ajudar?