Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Não é normal isso acontecer , já fizeste update ao firmware do asus ?
ta actualizado


 


edit: nao tens mais pistas? 😞
estou a pensar perder a cabeca e comprar o Asus AC1750 RT-AC66U ou ate outro superior. sera que vou ganhar algo com isso alem de mais alcance a nivel de redes sem fios?


 


edit: este router deve ser uma ganda besta: Asus AC2400 RT-AC87U


 


resta saber se funciona com o router meo...
Reputação 6
Boas


 


Visto que eu também tenho o mesmo ping para esse endereço e não tenho problemas noutros jogos , não sei se o problema está na ligação da meo , do server ou de algum dos carriers internacionais .


 


Vou tentar testar com outra operadora e caso seja só com a meo , vou tentar encaminhar o teu problema .


 


Se optares por um router com norma AC vais ter também que substituir as placas wireless para poderes tirar partido da norma AC.
o meu interesse nao é tanto a nivel d wireless. eu faco muito pouco uso da rede sem fios. a minha questao é se realmente este tipo de routers me tras alguma vantagem...e se realmente tem a capacidade de reduzir a latencia dos jogos. ainda estou a aguardar o contacto da meo. disseram 48 horas. ja passou bem mais tempo que isso. ficaram de tomar uma decisao. eu gostava que me trocassem o router. mesmo que tenha que usar o switch q se lixe. as coisas desta maneira tambem nao estao a funcionar por isso. sabes se o Asus AC2400 RT-AC87U da com o router meo? 
Reputação 6
O problema não está no router , um router mais caro não vai melhorar esse problema , deixa-me testar com outra operadora e depois logo se vê como podemos tentar resolver o problema .
Reputação 6
Boas @@@Volchok 


 


O ping através do serviço da Vodafone fibra e igual ao da Meo , falta só testar o serviço da Nos , mas o problema pode estar mesmo no jogo .


 


code:
Pinging meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105] with 32 bytes of data:
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=112ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=111ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=113ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=111ms TTL=241

Ping statistics for 159.153.226.105:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 111ms, Maximum = 113ms, Average = 111ms

 
o dmz so piora o lag. abrir portas a mesma coisa. algo se passa com este router. a unica que funciona mais ou menos é o upnp. achas que podera esta relacionado com o ip fixo que atribui a xbox one? 192.168.2.128


apos algumas tentativas consegui abrir as portas mas posso te dizer que o jogo fica todo marado com estas portas abertas. nao consigo jogar nem com amigos. outro dado que te posso tar é q usava dois ips iguais tanto na xbox cmo na ps4 para meter o dmz para as duas. ja rectifiquei isso. agora vou testar. como tenho o ip fixo fiz Manual Assignment do dhcp server.


 


alguma coisa que eu tenha feito pode estar aqui a criar conflito


 


se puderes confirma me se o router asus rt - ac87u é compativel com o da meo
bump
So jogas em consolas ? Se jogas em PC, e tens problemas de latencia com os jogos de PC na mesma, ve se consegues definir a VLAN da placa de rede.


 


Se sim, define para 11 e liga o PC directamente ao ONT ou switch antes do ONT. Vais receber um IP publico, e ai testas os jogos.


Se o problema ficar resolvido, tens problemas entre o teu pc/consola e o router/ont.


Se o problema nao ficar resolvido, a partida estará fora da tua casa e fora das tuas mãos.
Reputação 6
Boas @@@Volchok 


 


Sim o RT-AC87u é compatível , mas como já tinha referido não vai resolver o problema.


 


Já fizeste o que tinha dito , fazer reset nos dois routers e configura-los de novo ?
boas. so me falta fazer esse passo. eu quando liguei o asus ao router meo nao cheguei a fazer reset ao router da meo por acaso. uma coisa que ajudou a diminuir o lag foi o cabo curto. tive q levar consola para a sala. mas ainda nao estao bom
 nao resisti e comprei a besta asus rt ac87u. podia ter comprado outro ou ate ter ficado com o mesmo e tentar outros procedimentos. mas a vontade de experimentar um router superior falou mais alto. ja nao tenho problemas a abrir portas. nao da conflitos e ja fiz alguns jogos no fifa e estou bastante satisfeito com o que vi
Boas pessoal, hoje aconteceu-me uma situação estranha. Tenho o Ont ligado ao meu router Draytek como sempre, mas hoje não conseguia aceder ao mesmo por http. Voltei a carregar o firmware e fiz reset às definições e testei de duas maneiras, primeiro configurar a LAN e depois a WAN, ou então configurar directamente a WAN. Das duas maneiras, mal faço apply às definições, que são apenas ligação WAN2 -> Obter IP auto, e VTAG=12, passo a ter net mas deixo de ter acesso à página http de administração do router. Continuo a ter acesso por Telnet, por http por e simplesmente não tenho acesso.


 


Será que alguém me pode ajudar?


Obrigado.
Reputação 6
Boas
Parece ser um problema como router , fizeste um reset ao router ?
Sim até flashei o router novamente, e mais que uma vez! 😕
xptopt no teste de ping que te mostrei em algum valor e a meo que tem culpa? e se sim sera que podem melhorar?
Reputação 6
Boas 


Não me parece , o problema é que esse ip é nos estados unidos , no teste que acabei de efectuar , não existe nenhum problema na infra-estrutura da Meo ou da CPRM .


 


O ping está normal até ao UK e só aumenta quando entra nos Estados Unidos , o que é normal devido a distancia.


 


 


code:
Tracing route to meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 34 ms 5 ms 1 ms 10.239.192.1
3 * 2 ms 1 ms bl3-76-146.dsl.telepac.pt [213.13.76.146]
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-145.dsl.telepac.pt [213.13.76.145]
5 3 ms 3 ms 3 ms lis1-cr1-hu3-0-0.cprm.net [195.8.10.21]
6 33 ms 31 ms 31 ms lon3-cr1-be4.cprm.net [195.8.1.46]
7 31 ms 30 ms 31 ms ge-2-1-0.mpr1.lhr2.uk.above.net [195.66.224.76]

8 31 ms 30 ms 31 ms ae10.mpr2.lhr2.uk.zip.zayo.com [64.125.31.194]
9 31 ms 30 ms 31 ms 64.125.28.22
10 106 ms 107 ms 106 ms xe-2-3-0.cr2.dca2.us.zip.zayo.com [64.125.27.165
]
11 114 ms 113 ms 134 ms ae1.er2.iad10.us.zip.zayo.com [64.125.20.122]
12 105 ms 105 ms 105 ms 64.125.199.190.t00673-02.above.net [64.125.199.1
90]
13 105 ms 105 ms 105 ms 159.153.93.6
14 105 ms 105 ms 105 ms 159.153.225.42
15 105 ms 105 ms 105 ms fert07-eqx-iad.ea.com [159.153.224.209]
16 105 ms 106 ms 105 ms meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105]

 
Boas, comprei o AC68U e gostava de ter este router a gerir toda a rede e ligação internet. Nao importo de manter o router MEO mas apenas para TV e telefone...



No entanto da ultima vez que tentei algo semelhante (com TPLink) tudo funcionou mas quando falhou a luz o router deixou de conseguir fazer a ligaçao à internet na altura o tecnico disse me que era um problema de perda de sincronismo e para nao ter problemas tinha de fazer a ligaçao internet pelo router MEO.

Com esta soluçao sabes se vou ter problemas? Tenho MEO ADSL...



Obrigado
Reputação 6
Boas


 


A explicação do técnico não faz nenhum sentido , algo se passou para o TP-link não ter sinal de internet , mas pode simplesmente ter sido alterada a password da ligação PPPOE ou o TPlink tinha que levar um reset .


 


Quanto á tua pergunta este tutorial só funciona com serviço fibra , o serviço Adsl continua com ligação PPPOE , se não funcionar com o outro tutorial faz o seguinte.


 


1º vai ao router da meo e desliga a ligação PPPOE
2º Liga para o 16200 ou 16209 e pede pra forçarem uma nova password .
Boas,


 


Foi esse tutorial foi o que segui na altura (já agora obrigado por perderes tempo nele), e tudo parecia funcionar 5* até como te disse de um dia para o outro após uma falha de energia deixou de funcionar e o TPLink deixou de conseguir fazer a ligação PPPOE apenas o router MEO conseguia.


 


Será que foi porque na falha de energia o router MEO fez primeiro a ligação e depois o TPLink ficou bloqueado?


 


O router novo deve-me chegar ainda esta semana e vou experimentar novamente a ver se desta consigo ter finalmente um router dedicado a gerir a minha rede e ligação internet que não o da MEO (neste momento tenho o TPLink apenas como extender WiFi).


 


Já agora aconselhas a ligar as boxes ao novo router? Algum problema que conheças? Ou achas que vai ser mais uma dor de cabeça no futuro se houverem atualizações feitas pela PT?


 


Obrigado!


 


 
Reputação 6
Boas


 


Sim o router da meo reiniciou primeiro , e fez a ligação , ou pode ter sido efectuada também uma alteração da password quando o router da meo reiniciou .


 


Quanto á box podes ligar a qualquer um deles a única desvantagem é que se ligares no asus por defeito ele vai atribuir a porta 3 e 4 ao serviço de IPTV ficando apenas a porta 1 e 2 para serviço de internet.
@@@Morcego Quando é que deixas de ter acesso http ao draytek?
o lag continua. se isto continuar assim vou mudar de operador
@@@CrOhN que me tenha apercebido foi no dia do post, depois começou a dar de novo e agora tenho andado atento e ora funciona como não funciona. Acho tudo isto muito estranho 😕