Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59958 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Antes de começar a descrever a configuração gostava de mencionar que esta é uma solução provisoria e experimental visto que a meo está a trabalhar numa solução mais simples .


E também que o firmware 10.2.1.L inclui um modo Gamer que resolve grande partes dos problemas relacionados com jogos e NAT que se encontravam no firmware anterior .


 


Método 1 (Firmware Asus + switch)


 


Para esta configuração é necessário um SWITCH antes dos routers.


 


Configuração no router Asus


NOTA… Para a configuração inicial devem usar a porta 1 ou 2 do router .


 


Ir a WAN e em WAN Connection Type seleccionar Automatic IP , em Enable WAN seleccionar Yes





 


Ir a lan/IPTV em Select ISP Profile seleccionar Manual e em Internet VID introduzir o valor 12





 


Executar estes comandos no router Asus via telnet para activar a porta 3 e 4 que foram separadas quando activamos a VLAN 12  


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot

 


 


Ligar tudo como nesta imagem





 


NOTA… Pode demorar alguns minutos até o Asus receber o IP publico.


 


Prós e contras desta solução ..


 


Prós


- Possibilidade de usar outro router para contornar alguns problemas encontrados no router da meo .


- Ambos os routers vão ter internet e um IP publico diferente em cada um .


 


Contras


-Dois equipamentos extra ligados (Router + Switch)


-Os dois routers vão ficar em redes diferentes , um dispositivo ligado ao router da meo não consegue comunicar com um dispositivo no router asus


-o router asus não está a receber IPV6 (ver Notas)


 


NOTA pessoal , eu tenho estado a testar todos os jogos em que tinha problemas com o firmware anterior e em 99% dos casos já não tenho problemas com o router da MEO e apenas optei por esta solução porque existem certos serviços que utilizo no router da Asus que necessitam de ter um ip publico na porta WAN.


 


Quem testar esta solução agradeço que coloque neste tópico o feedback .


 


Notas adicionais...


 


IPV6


O asus não está a receber IPV6 com firmwares mais recentes , isto foi causado depois da Asus ter corrigido uma falha de segurança , testei com um firmware mais antigo e funciona sem qualquer problema , vamos ter de aguardar que a Asus corrija o problema .


 


TVBox


Para que a box funcione ligada ao asus tem de ser reiniciada depois de ligarem o cabo ao router .


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Ah ok! Obrigado pela explicação.


 


Vendo a tabela na wikipedia rapidamente se percebe o proque do N18, provavelmente vou ter que importar para arranjar preços decentes 🙂 (€70 por um router é muito pra ja)
Bom dia amigos!

Tenho este router da meo "Technicolor TG784n v3 " com esta Versão do Software 10.2.1.D
E adquiri este Router da Asus "RT-N18U",  e digo desde já que é um maquinão. Nunca pensei adquirir a mesma  velocidade por wireless, tanto como por cabo pela porta giga,, a minha  net é de 100mgs.
A minha questão é a seguinte.
Será que é possível fazer este tipo de ligação que tem neste manual?
Para mim era a solução ideal mesmo tendo que usar mais dispositivos.
É que em tempos tentei com este tipo de configuração:https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012  mas acabei por desistir porque tinha alguns problemas ao nível das  passes. As mesma ficavam desactualizadas, e tinha que ligar para "AP"  para pedir passes novas.

Abraço
xptopt, tenho uma duvida que não sei se será possivel (a partida sim mas ok).


 


Será possivel ter uma maquina a fazer a ligação à net sem o modem/router pelo meio ? A minha ideia era substituir o router asus por uma box linux a gerar ela propria a ligação.
Reputação 6
Boas @@@florindoj 


 


Enquanto não fores migrado para o novo firmware tens de usar o outro tutorial .


 


Quanto á password estar sempre a mudar isso já não deve acontecer , depois dos problemas que esse procedimento causou aos clientes com dois router á cerca de duas semanas , neste momento todos os clientes que a meo detecte com um segundo router não voltara e efectuar esse procedimento aos mesmos .


 


Pode eventualmente acontecer um ou outro caso mas fui informado que esses clientes foram adicionados a uma black list para evitar futuras alterações de password .
Reputação 6
Boas @@@daedric 


 


Sim em teoria é possível o único possível problema que estou a ver , vai ser a criação da Vlan 12 Tag, acredito que seja possível mas sinceramente não sei come é feito
Crachá +1
Boa noite,


 


No fim de semana fui bafejado pela alteração de firmware do meu router e começou tudo a trabalhar mal cá em casa, assim tive que seguir este tutorial.


 


Acabei de configurar tal e qual como o tutorial e está a funcionar às mil maravilhas.


Só me resta fazer o telnet ao router para abrir as portas 2 e 3, mas isso ainda tenho duvidas de como fazer no mac através do terminal.


XPTO se puderes dar-me uma mãozinha agradeço.


 


Actualização: Fiquei com os 100 megas, quando dantes não passava dos 87/90.


 


Cumprimentos.


 


 
Reputação 6
Boas
Não sei como fazer isso no IOS, sou 100% utilizador do Windows , mas vê este link , o método 2 deve ser a forma correcta
http://www.wikihow.com/Use-Telnet-on-Mac-OS-X


O endereço deve ser 192.168.2.1 23 dependendo do ip que atribuíste ao router .
Boas xptopt e todos


 


Perguntei se seria possivel ligar um pc directamente a net (sem o router) e hoje consegui isso.


 


Um pequeno tutorial:


 


Distro: Ubuntu server 14.04 x64


 


1º instalar o pacote vlan:


sudo apt-get install vlan


 


2º carregar o modulo 8021q


sudo modprobe 8021q


 


3º criar vlan


sudo vconfig add eth0 12


 


4º configurar a rede


sudo nano /etc/network/interfaces


 


se existirem configs para o dispositivo eth0, comentem-nas (colocando um # no inicio da linha).


adicionem as configs do dispositivo eth0.12


 


auto eth1.12
iface eth1.12 inet dhcp


 


5º configurar a distro para carregar o modulo 8021q no arranque:


sudo su -c 'echo "8021q" >> /etc/modules'


 


6º reiniciar


sudo reboot


 


No final, a eth0 deve estar down,  a eth0.12 up com um ip externo.


 


Para manterem poderem aceder a este PC na vossa rede, e te-lo com ip externo, vão precisar de duas placas de rede, uma liga-se ao router meo (eth0) e a outra ao switch pre-ont (eth1). Neste caso adicionam a vlan tag 12 ao eth1 (3º passo da lista anterior) e alteram o 4º passo para que se leia eth1.12 em vez de eth0.12. Não devem deixar o eth0 como auto/dhcp, mas sim com ip estatico sem gateway definida.


 


o meu /etc/network/interfaces está assim:


 


# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).


 


# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback


 


# The primary network interface (router meo)
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
#gateway e dns desactivados
#gateway 192.168.1.254
#nameserver 192.168.1.254


 


# This is an autoconfigured IPv6 interface
#nao uso ipv6 na rede interna
#iface eth0 inet6 auto


 


#acesso directo a net meo
auto eth1.12
iface eth1.12 inet dhcp


 


Espero que seja util :)


 


 


 


 
Boas pessoal, consegui por o meu Draytek Vigor2830Vn+ a funcionar como foi descrito neste tópico, obrigado. Porém tenho uma questão, como só tenho um cabo de rede a distribuir a net para os quartos e está ligado ao meu Draytek, caso eu queira ligar uma segunda box, ou queira ligar a da sala no quarto posso ligar a box ao meu Draytek visto estar ligado por IPV6 ou só mesmo no router Technicolor como o telefone? Obrigado mais uma vez pela ajuda!
Reputação 6
Boas @@@daedric 


Ainda bem que conseguiste e obrigado pela config que pode ser útil a outros .


 


Ps. Não te esqueças de instalar protecções no servidor.
Reputação 6
Boas @@@Morcego 


 


Sim podes ligar a box a qualquer um dos router , mas sempre que mudares de router tens de reiniciar a box, no meu caso com o asus funciona assim .
@@@xptopt engraçado, comigo mesmo depois de reiniciar a box ( desligar e ligar da corrente) fica no ecrã do Meo Por favor aguarde! :/

Poderei ter de fazer alguma configuração adicional ou será por estar a usar a gama de IPs 10.1.1.x no meu Draytek? Esperei 5 minutos, acho que foi mais que suficiente. ;)

A unica coisa que não será possível por a funcionar é mesmo o telefone então, certo?

Obrigado pela paciência que tem demonstrado! 😉
Consegui ir ao menu da box, tem IP atribuído, diz connected: true, mas dá serviço indisponível. 😕
Agora reiniciei a box pelo menu, da a TV durante +/- 6s e depois pára, se mudar de canas volta a dar durante 6s e assim sucessivamente. 😕 Agora é que fiquei baralhado! 😕
Reputação 6
Boas
As configurações extra no router da Asus que estou a usar são estas ,vê se encontras opções semelhantes no teu router.


Muito provavelmente tens a activar manualmente os serviços de IGMP





 


 


Podes também experimentar mudar a gama para 192.168.2.xxx


 


Si m a única coisa que não funciona e mesmo o telefone .
Já está, erá isso que faltava. Deixo aqui uma imagem caso alguém precise.


 


http://s29.postimg.org/je4apbkhz/draytek_IGMP.png


 


Mais uma vez obrigado xptopt 😉
Já agora, porque é que a PT não nos cede a password do VOIP, não consigo perceber que diferença isso possa fazer, sabes me explicar o porque xptopt? ;)


 


Obrigado.
Reputação 6
Não existe nenhuma explicação oficial , e eu sinceramente também não sei o porque , isso é algo que só alguém da meo é que te vai poder responder .
Xptopt só mais uma questão, visto que não uso o telefone de casa, se eu desligar o Technicolor e o switch e ligar directamente o Draytek ao NT, vai deixar de funcionar?
Reputação 6
Boas
Não , podes remove-los sem problemas , a ligação só depende da configuração da Vlan , vai funcionar sem problemas se ligares o Draytek á Ont.
Já removi e está tudo a funcionar!
Thanks. 😉
Bom dia.


 


Hoje acordei com a triste realidade de não ter internet na minha casa, o router da meo foi atualizado e deixou de funcionar com o outro router (box pfsense).


 


Vou tentar esta solução a ver se consigo, mas uma pergunta, se não tiver interesse na Box a funcionar pelo 2º router preciso de configurar a VLAN12? Ou basta meter os 2 routes com o switch antes?


 


Se ligar diretamente o ONT ao segundo router preciso de configura alguma vlan?


 


Obrigado
Sendo um pfSense, podes por uma tag na WAN certo ?
Boa Tarde, presumo que sim, não sei como se faz, tenho que ver. No entanto estou sem entender se a VLAN12 é para a Box da Meo ou se é mesmo necessária para a internet.


 


Isto porque se não for necessária para a internet faço já tudo e depois estudo como meter mais que uma vlan na porta wan.
Pelo que eu percebi, a internet usa a VLAN 12 (e deve ser ai que está limitada a nossa velocidade contratada, a TV não.


 


Mas tens boa escolha, testa sem VLAN e ve se tens IP. Se tiveres, ve se tens NET :)


 


Se não: https://doc.pfsense.org/index.php/Multi-WAN_using_VLANs_with_pfSense