Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59960 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas @@@daedric 


 


No meu caso o switch da asus tem uma porta VIP todo o trafego nessa porta tem prioridade .
Reputação 6
Boas @@@oshimapt 


 


Se está a receber ip mas não consegues navegar na net a password da ligação PPPOE esta errada .


 


Tens de ir ao router da meo desligar a ligação pppoe e depois ligar para o 16200 e pedir para forçarem uma nova password .
xptopt escreveu:

Boas @oshimapt 


 


Se está a receber ip mas não consegues navegar na net a password da ligação PPPOE esta errada .


 


Tens de ir ao router da meo desligar a ligação pppoe e depois ligar para o 16200 e pedir para forçarem uma nova password .



hummmm.


pensava que tendo a password errada eu simplesmente nao conectava ao serviço.


a password que eu tenho foi-me dada por alguem do 16209. por isso acho que deve de estar correcta. seja como for vou fazer isso, vou trocar a password om eles
Mistério resolvido.

Era a password do serviço errada... Troquei e ficou operacional.

Thanks pela dica 😉
Alguém arranjou maneira das LANs dos routers comunicarem entre si através da configuração de VLANs com o método sem Switch?
Reputação 2
Crachá +2
boas aderi ao serviço anteriormente era zon (nos) sendo que o modo bridge em essa operadora é mais facil de colocar, tenho o asus RT-AC87U a fazer a gestao , queria no serviço novo manter, queria saber se posso ligar a ONT directamente a porta wan deste router, e ligar o router da meo a um porta do asus apenas para manter o serviço de telefone, outra questão é que quero ter tudo no escritorio as 2 box´s estao em outras divisoes mas a casa tem Cat 6 em todas as divisoes com switchs gigabit é possivel ligar as boxes aos switchs que depois ligam todas a switch gigabit de 24 portas que liga ao asus ?

 

agradeço desde ja ajuda que me possam dar 
Reputação 6
Boas @@@TSportM 


 


Sim é possível ligar o Asus directamente á ONT e depois ligar o router da meo ao Asus para teres o serviço de voip a funcionar , mas tens de usar o firmware Merlin Asuswrt e configura-lo desta forma .
https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/65614/highlight/true#M14721


 


Quanto ao Merlin firmware é basicamente o firmware original mas com alguma melhorias , podes encontra-lo aqui , não te esqueças de ver as notas que vêm com o firmware
https://www.mediafire.com/folder/bkfq2a6aebq68//Asuswrt-Merlin


 


No fim de tudo configurado podes ligar o switch ao Asus e ligar la os pc´s e a box sem problemas .
Boa tarde, recebi esta semana o novo firmware. já alguem configurou um wdr3600 com openwrt/ddwrt ou gargoyle que possa dar umas dicas?
Olá malta!


 


Pois é, agora foi comigo. Como é habitual os "senhores" da MEO alteraram o firmware do router deles para a versão 10.2.1.L, sem aviso prévio. Na noite de anteontem para ontem fizeram o "trabalhinho", com corte das boxes e tudo...


Bom, vamos ao que interessa: graças à solução encontrada pelo afonso88 , e ao esquema publicado pelo xptopt (Método 2), consegui ontem ir para o ar de novo. Muito e muito obrigado aos dois!:D


Demorou bastante, mas consegui. Já tinha o Tomato instalado (Version 1.28 by shibby), porque há uns tempos resolvi ligar ao Asus RT-N16 uma impressora com scanner incorporado, e pareceu-me na altura a melhor solução para aceder ao scanner. Assim segui os passos indicados pelo xptopt, e boom! Nem sinal de Net. Revi tudo e estava igualzinho ao esquema (a única diferença era o endereço do Asus (192.168.2.1 em vez de 192.168.1.1). Mudei isso e a faixa do DHCP, e nada! Até que, já tarde, depois de perder mais alguns dos poucos cabelos que ainda tenho, lembrei-me que a ligação agora já não era por PPPoe. :S Mudei para DHCP, mantive o 192.168.2.1, e tudo começou a funcionar!


O único problema que ainda encontro é a velocidade de entrada, que está bastante errática. Anteriormente andava entre os 80 e os 90Mbps, e (várias experiências feitas ontem e hoje) agora paira entre os 35 e os 98Mbps. Vamos a ver se isto acalma neste último número.


Para evitar que outros utilizadores tenham a mesma dor de cabeça que eu tive, sugiro ao xptopt que no seu esquema (método 2) coloque como primeiro passo em Basic->Network->WAN a mudança de PPPoe para DHCP.


 


Obrigado!
Reputação 2
Crachá +2
obrigado pela resposta, so mais uma questão eu ainda não decidi pois certamente irei colocar net a 200mb ou 400mb empresarial, e a questão é se posso ligar a ONT o router em questão a porta wan sem ter que colocar esse firmware ?


 


cumprimentos


 


 
Reputação 6
Boas @@@TSportM 


 


Sim , podes ligar , o firmware e a configuração só e necessário se quiseres ligar o router da meo ao asus para teres o serviço de telefone a funcionar .


 


 


Ps: o firmware que recomendei é bastante melhor do que o da asus , e a pessoa que o faz trabalha em parceria com a asus , normalmente as correcções e melhorias feitas são depois utilizadas pela asus no firmware deles , é 100% seguro .
Viva,


 


Para quem tem a versão anterior do firmware, com outro router a gerir Internet, ou seja, o router da MEO apenas tem IPTV e VoIP, sabem dizer se o "push" da atualização do firmware por parte dos serviços centrais ainda é possível? Ou o update apenas é recebido caso o router tenha ligação Internet/PPPoE ativa ?


 


cumprs
Viva, estou com problemas de NAT na minha consola PS4. Estive a verificar e tenho a versão de firmware 10.2.1.D no TG784n v3. É possivel fazer atualização ao firmware?
Boas,


 


Já tenho o firmware L, já pus o router da asus com o tomato para fazer o 2º método, mas tenho um problema..


A imagem pára de 6 em 6 segundos..


 


Alguém tem solução para isto?


 


Entretanto eu inicialmente corri o tuturial à risca, mas as boxes e o telefone não funcionavam.


Fiz um pequena alteração, porque acho que não está correcto o tuturial para a maneira que quero por a funcionar.


 


Ora vejamos como eu tenho:


 


- ONT > Porta WAN do Asus


-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.


-- Porta 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's


 


Faz sentido porque tenho a vlan 12 na porta 4, logo, o switch com as boxes têm de ficar na 4


 


Está tudo em perfeitas condições, à excepção da imagem nas boxes parar ao fim de 6 segundos.


Alguém tem solução para isto?


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Se seguiste o tutorial á risca deveria ter funcionado , quais foram as alterações que fizeste ? Qual o modelo do asus?


 


A configuração do tutorial está correcta , já foi testada por vários utilizadores .


 


Mas reparei que trocaste as portas , o router da meo é que tem de ser ligado á porta 4 do asus e o switch á porta 1,2, ou 3, caso contrario o router o router da meo não vai receber ip ,deve ter sido essa a causa de não ter funcionado.


 


O objectivo da configuração é mesmo fazer uma bridge entre a porta 4 e a porta a porta wan , no asus apenas a porta 1,2, e 3 é que estão configuradas com a VLAN 12 , a porta 4 não tem Vlan atribuída , a mesma é configurada pelo router da meo .


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 6
Boas @@@joaopedro1520 


 


Já adicionei ao tutorial a configuração com Openwrt .
Boas @@@xptopt 


 


Então estás a dar-me razão..


 


No tutorial indica que na porta 1, 2 e 3, fica a vlan 1


E na porta 4 e WAN a vlan 12.


 


Logo as boxes têm de ficar ligadas onde está a vlan 12.. certo?


 


Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Não , a porta 1,2 e 3 ficam na vlan 1 mas taged á vlan 12 a porta 4 embora fique na vlan 12 esta em bridge com a porta wan logo não é afectada pela vlan tag .


 


No tutorial está mencionado especificamente que o router da meo deve ser ligado á porta 4 do Asus , e como já tinha dito todos os clientes que usaram esse método  têm tudo a funcionar .


 
Boas @@@xptopt 


 


Mas assim comigo não funciona nem voz nem boxes, apenas a net wireless do asus..


 


Pus assim:


ONT > Porta Wan do Asus


Porta 4 do Asus > Porta Wan do Thompson


Porta 1 do Thompson > Switch com boxes e pc's


 


Se alterar para:


ONT > Porta Wan do Asus


Porta 4 do Asus > Switch com boxes e pc's


Porta 1 do Asus > Porta Wan do Thompson


(Desta forma funciona tudo, à excepção das boxes que param ao fim de 6 segundos, se mudar de canal, funciona por mais 6 segundos)


 


E as configs iguaizinhas ás dos print's..
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Tens a certeza que estás a ligar á porta correcta vê a numeração indicada na parte traseira do router e compara-as com as portas conectadas no firmware .


 


Pode também estar a acontecer que o firmware esteja a detectar as portas na ordem inversa , nesse caso se fizeres bridge da porta 4 com a wan , no router a porta 4 vai ser a 1 , pode ser esse o caso .


 


Quanto á iptv o problema pode estra no switch , experimenta ligar a box directamente ao asus para ver se resolve , certos switch´s não são compatíveis com o serviço de IGMP V3 o que causa esse problema .


 


Ps coloca aqui um print da tua config das vlans e da pagina inicial do firmware onde mostra as portas  numeradas


.
boa tarde, xptopt é possivel falar consigo para me dar uma ajuda? Agradecia imenso, obrigado.

 
@@@xptopt 


 


Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) na porta 2, 3 ou 4 do asus as boxes param..


Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) ao thompson tudom funciona É suposto?


 


A porta WAN thompson está ligada à porta 1 do Asus.


Se ligar na porta 4 do Asus, nada funciona.


 


Página inicial:


http://i.imgur.com/1NiKrm1.jpg?1


 


Vlans:


http://i.imgur.com/9SOb0Ra.jpg?1


 
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Não é suposto , se o problema fosse no switch acontecia com os dois routers .


 


Tens o firmware Tomato actualizado?


 


Experimenta fazer um reset e reconfigurar tudo de novo caso o problema persista experimenta ligar a box directamente ao asus sem switch para ver se acontece o mesmo , se a box ligada ao asus directamente fizer o mesmo , procura as definições de IGMP / IGMP proxy no firmware e activa-as.


 


PS ….. Para corrigires a ordem das portas pode ir a Basic / Network / Ethernet Ports State / Invert Ports Order.
@@@xptopt 


 


Já resolvi o problema.


 


O Tomato já estava atualizado e já era a segunda vez que fazia reset e reconfigurava tudo.


Também já tinha experimentado ligar a box directamente ao asus e acontecia.


 


Activei a opção Enable IGMPproxy e resolveu.


 


Se calhar podes adicionar ao tuturial, pode vir a ajudar alguém..


 


O que fiz foi ir a:


Advanced > Firewall


 


E na parte do multicast:


Activei "Enable IGMPproxy" e "LAN"


As restantes LAN nem deu para activar.


 


No meio disto tudo não percebo é o seguinte:


 


Tenho:


- ONT > Porta WAN do Asus


-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.


-- Porta 2 ou 3 ou 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's


 


E o telefone só funciona se ligar thompson em qualquer porta, menos na 4.


 


Não percebo tendo em conta que configurei as vlan para a porta 4 e se ligar o switch com boxes na porta 2 ou 3, também funciona..


 


Agora que tenho isto a funcionar, fico parvo a ver isto a funcionar desta maneira.


A configuração está feita nas vlan 12 na porta 4.


E tudo funciona se ligar nas outras portas..


 


Enfim..


 


Obrigado pela ajuda @@@xptopt 


 
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 


 


Tal como tinha dito anteriormente o firmware está com as portas invertidas , portanto ao configurares a porta a porta 4 no firmware   , no router vai ser a que está marcada com porta 1.


 


Para corrigires a ordem das portas podes ir a Basic / Network / Ethernet Ports State / Invert Ports Order.