Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 60007 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Obrigado mais uma vez pela ajuda!


 


Agora uma pergunta que pode não ter cabimento! E para que preciso do router da meo com IP 192.168.1.254?


 


Não bastaria ligar o ONT ao SWITCH e depois este último ligar na WAN do asus ou no meu caso FRITZBOX? Depois no fritzbox inseria os dados de acesso da conta MEO! Se puderes explicar melhor, agradecia.


 


Obrigado
Ola 

Se possível pode ajudar na configuração do draytek 2830 vn já tentei de tudo e não consigo ter net. 

A palavra pass e utilizador é a mesma que se utiliza ppoe ?

sinceramente não sei...

 

 
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Sim inclui cliente de bittorrent , e se não estou enganado é o mesmo do que o asus mas com um interface diferente .


 


Consulta o fórum para ver se está a funcionar correctamente na versão que tens instalada e qual é o procedimento para o por a funcionar correctamente , mas deve bastar só activar , depois para aceder ao interface do programa é só aceder ao ip do router:9091 “192.168.1.1:9091”.


 


Pesquisa só qual é o melhor tipo e formatação para o disco , se não estou enganado deve ser Ext3
Bom dia. 


 


Será por essa razão então que ao correr todos os menus do technicolor não encontro o local para inserir os dados de acesso meo,  isto é,  o user "asxxxxx"  e a respectiva password. 


 


Mas supondo que posso abdicar do serviço de telefone,  posso usar a configuração que referi,  usando ont,  switch e o draytek ou fritzbox, certo? 


 


Tenho cá em casa um thomsson TG799vn de 2011 que praticamente nunca usei. Tentei configurar a Internet ligando-o ao ONT, mas não consigo.  Sabes se este router trabalha com a net fibra da meo?  Ao menos ele continua a ter a opção de desligar a banda larga. 


 


Obrigado 
Boa noite


Isso já fiz após isso vou ao internet access opção wan2.


Como se faz a configuração nesse menu ?


Eu fiz assim, não sei se está correcto,  escolhia a opção static or dinamic e ativei





[i] Obtain an IP address automatically




Router Name


Domain Name


 Não sei o que devo colocar nestas duas opções ?


Nas opção vlan como deve ser configurada?


Agradeço a Vossa ajuda
Obrigado por toda a ajuda. 


 


Já tenho tudo a funcionar com o draytek ligado directamente ao ont. Fico sem telefone,  mas prefiro assim. 


 


Abraço 
Boa tarde.


 


Eu estou a tentar usar o método 1 para gerir a net através de um ASUS RT-N10E.


Como tal, liguei o cabo wan que sai do ONT a um switch para dividir a ligação para o router meo e para o ASUS.


Tanto a box e o telefone que está ligado ao router meo funcionam sem problemas.


 


Antes destas ligações efetuei as configurações apresentadas e só depois é que liguei o cabo que vem do switch à porta WAN do router.


 


O problema que me deparo é que o router não chega a obter nenhum endereço de forma automática.


 


Será que alguém me pode ajudar?


 


Cumprimentos,
José Nunes
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Eu também não consegui á primeira , reinicia o router e volta a tentar até dar .


 


Ps: se já conseguiste instalar a versão anterior faz upgrade para a ultima através da pagina do router , em Adminstration/Upgrade


 
Boa noite,


 


Que router e firmware me aconselhariam neste momento comprar para ligar ao technicolor tg784 v3 da meo fibra. Já vi que recomendam mais a utilização do openwrt e o tomato em detrimento do ddwrt. Em termos de router, que recomendam em termos de robustez e fiabilidade? 


Tenho cá um fritzbox 7370 v3 e um draytek 2820 (sem wifi). Daria para fazer algo com eles neste tipo de configuração?


 


Cumprimentos


 
Boas @@xptopt

 

Estou a tentar utilizar o método 2 (Tomato) com um router NETGEAR R7000. Carreguei o firmware sem problemas e fiz as configurações conforme indicadas. Como resultado obtenho um IP público num PC ligado a uma das portas 1 a 3 e o router da meo (porta 4) não obtém acesso.

E também não consigo aceder ao router NETGEAR.

Alguma ideia para resolver o problema?

 

Se fizer uma configuração com um switch antes dos dois routers, funciona sem problemas, mas preferia eliminar o switch. 
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo  


 


Isso está a acontecer porque como já tinha mencionado a configuração vlan não está a funcionar correctamente através do GUI do firmware , a melhor solução será mesmo voltares ao Tomato e com a ajuda do fórum conseguires por o cliente de bittorrent a funcionar correctamente , consulta o fórum e vê como é que se instala outro cliente via optware .


 
Boa noite.


 


O asus rt n66U seria uma boa opção, tendo em conta não só a sua funcionalidade com o meo fibra como também em termos de características e funcionalidades em geral?


 


Cumprimentos


I
Boas @@xptopt,


 


Boa dica, o problema estava na troca de portas.


Isto engana porque na página principal do firmware as portas também aparecem trocadas.


Agora já funciona.


Muito obrigado!!!


 
Reputação 6
Boas @@@yoseikan 


 


Obrigado por partilhares , só é pena o firmware Merlin não funcionar com todos os asus , mas para aqueles em que funciona é uma excelente solução .


 


No meu caso como estou sempre a testar configs e a tentar replicar os problemas que vão aparecendo aqui no fórum prefiro usar o switch , assim não está sempre o resto da família a ficar sem net ou tv , eu uso um router e o resto usa o outro .
Boa noite,


 


Hoje chegou o meu asus rt n66U que está com firmware merlin.


Sendo neste momento cliente fibra meo com internet e telefone tentei configurar a internet no asus, ligando o ONT diretamente à porta WAN do asus.


Primeiramente configurei em LAN a VLAN 12 tal como recomendado aqui no fórum.


Depois configurei em WAN os dados de acesso da minha net meo, nomeadamente o username e password escolhendo o modo PPPoE. O MTU e MRU ficam com o valor 1492?


No entanto não há forma de ter internet no asus. O username e password estão correctos pois tenho um draytek com os mesmos dados a trabalhar e fico automaticamente com internet.


 


Estou a cometer algum erro básico? Este é o meu primeiro asus daí as minhas dúvidas. 


 


Cumprimentos


 
Boas @@xptopt e @@Banimale,


 


Tentei configurar a rede com R7000 ligado ao ONT e o router da MEO ligado ao R7000, mas sem sucesso. O router da MEO não adquire um IP público. No R7000 funciona tudo depois de configurar a VLAN para 12.


Tem alguma ideia se é possível fazer esta configuração sem ter de colocar um SWITCH entre o ONT e os routers?


Obrigado
Boa noite,


 


A minha ligação é PPPoE single Edge, pois à uns meses houve atualização de firmware do technicolor tg784 v3.


 


Sim, antes de partir para a configuração realiziei uma factory reset do asus. 


 


Deve haver algo que estou a fazer mal, mas não estou mesmo a ver.


 


 


 
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 


 


Não sei se é só coincidência , experimenta voltar a ligar o router da meo á ONT para ver se tens o mesmo problema .
É o 10.2.1.L. Quando mudou do D para o L, deixei de poder usar o modo bridge no technicolor.
?


?


 


Sabem se a porta LAN do ONT é de 100 Mbps ou é Gb?


Por exemplo, fazendo um pequeno teste de velocidade com o speedtest.net os resultados são 100 mbps (down) / 20,15 mbps (up).


Parece-me que se a porta LAN do ONT não for Gb, não nos serve de nada os 200 mbps de download. De qualquer maneira agradeço os 20 mbps de upload.


 


Cumps
Reputação 6
Boas @@@Soloam 


 


Verifica se tens alguma opção para desactivar o serviço de IGMP proxy no PFsense , se estiver activo é essa a causa do problema com a box .
Boa noite.


 


Obrigado. Estava a ler sobre isso exatamente agora. Obrigado pela ajuda. Amanhã volto a tentar, pois agora outros deveres me chamam!


Abraço


corrisi
Boa tarde @@Buga

 

Estou a tentar fazer o mesmo, mas não estou a conseguir. Poderias fazer um breve esquema de como ligaste os aparelhos? Tens o router Meo ainda ligado?

 

Obrigado.
Reputação 6
Boas @@@Soloam 


 


Pelo que estive a ler parece se mesmo um problema com o PFsense , ao que parece só é compatível com igmp V1 e V2 , e o serviço da meo usa IGMP V3.
http://www.geekzone.co.nz/forums.asp?forumid=40&topicid=151247
http://www.dslreports.com/forum/r28895644-TDS-IPTV-Service-using-PFSense-Configuration-Instructions
https://doc.pfsense.org/index.php/IGMP_Proxy


 


Quanto a usar um terceiro router não te consigo confirmar isso ,não tenho mais routers para testar .
Boa tarde,


 


Fiz tudo como está no tutorial e já tenho o asus rt n66u com firmware merlin com ligação à internet e a funcionar normalmente.


 


Tenho no entanto um problema, a porta LAN 4 do asus não tem internet.  Já lancei os seguintes comandos, mas continua sem net na LAN4. As restantes tudo normal.


Alguma sugestão para ter net na LAN4?


 


Obrigado


 


code:
nvram set switch_stb_x=0
nvram commit
reboot