Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59309 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

https://]http://i.imgur.com/ez9FAcH.png[/img][/url]
Reputação 6
Agora nessa pagina configura como está na imagem do tutorial . passo 2 .

Depois liga tudo como está no passo 4 , não te esqueças que só vais ter net na porta 1 e 2 por isso certifica-te que estas ligado a uma delas e não á 3 e 4
Bom dia acho que ja consigo, pelo menos testei as portas e deu aberto......

encontrei algumas dificuldades no comando  cmd a colocar a pass, nada acontecia depois escrevi tipo invisiveil e fiz enter ja assumiu o commando..escrevi a linha de comandos passo 3 "nvram......" tudo na mesma linha e carreguei no enter e assumiu a config pelo menos apereceu erase etc etc....

fui ligar os equipamentos conforme o esquema e voila ja esta!!!

XPTO muito obrigado sem ti estava fo******** :)

apenas acho que o tutorial podia levar uma afinação ao pormenor para "burros" como eu 
Reputação 6
Boas @@@Menta 

Ainda bem que já funciona :manvery-happy:

Quanto a simplificar ainda mais as instruções é preferível o cliente pedir ajuda , eu estou sempre aqui para ajudar .
espero que estejas........para ja tudo bem, não vejo razão de alterar o firmware e espero que fique assim, a meo que não invente mais, eles não tem capacidade para ajudar ninguem nem no apoio a cliente nem na parte tecnica 
Boa tarde.

Mais uma vez quero agradecer ao @XPTOP  pelo trabalho que tem tido em nos ajudar a resolver estas "armadilhas" de actualizações que a meo faz.

Graças á ajuda que deste ao @@@Menta, e com a colaboração dele, consegui fazer tudo funcionar visto o meu equipamento ser igual ao que ele tem.

Tenho duas duvidas que queria que me ajudassem se possivel:

1 - Eu utilizei um Switch TP-Link 5 Portas 10/100Mbps consigo velocidades de 90 MB e 20 MB de upload por LAN, visto que utilizei esse swicht que tinha vou ter que comprar outro. XPTOP achas que compensa comprar o que sugeriste o ASUS ou basta um Switch TP-Link 5 Portas Gigabit (TL-SG105), é que a diferença são 10€ entre eles.

2 -@Menta, podes-me dizer se com esta ultima actualização(3.0.0.4.376.3754) do teu router da ASUS (RT-N18U) o alcance da rede wireless diminuiu.No meu caso nota-se uma diferença significativa, tive que regredir para a versão anterior.

Obrigada pela ajuda

Paulo

Boas sim tenho esse firmware e ja notei alguma perda de qualidade de sinal.....não dei muita importancia porque uso basicamente para o portatil e telefones o fixo esta com cabo ethernet que uso para jogar etc....

não posso é esqueçer estes passos quando formatar o pc etc,, ja nem me lembro do que fiz..no windows 
ha.. tenho um switch giga da tplink consigo os 100 de DL e 20  UP
Ok Obrigada...

Paulo
Boa noite Malta,

A pouco liguei para o apoio da meo a ver se alteraram-me para o novo firmware. O rapaz disse que sim que era possível, entretanto o router reiniciou e a chamada foi a baixo como é óbvio.
Quando o router ligou, já ligou no novo firmware, a versão L.
Mas perdi o acesso a net e ao telefone. Nem uma coisa nem outra estão a funcionar. Mas a TV está. Alguém tem noção do que é que pode ter acontecido aqui?
Entretanto já liguei para lá e reportaram a situação. Resumindo vou ter que ficar a aguardar.
Mas não me faz sentido nenhum porque a TV está a funcionar.
Algumas sugestões?
Já agora o router que estou a usar é o TG784n v3.

Abraço.
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 

Essa é a razão porque não deveriam ter feito o upgrade , visto que ao fazer upgrade ao firmware também tem de ser migado o teu serviço para o servidor com single edge .

Se o teu serviço ainda não foi migrado para single edge o mais provável é terem de te trocar por um com o firmware antigo .
Eish..
Entretanto quando liguei para lá a 3ª vez, disseram-me que já tinham reportado a situação ao backoffice. Achas que eles amanhã conseguem migrar para o single edge?ou vou mesmo ter de esperar pela vinda de um tecnico?
Tu não consegues encaminhar nada lá para o backoffice PT não?
Eu conheço algumas pessoas lá do suporte técnico do adsl indirecto, porque trabalho na optimus/NÓS.
Não sei se também trabalhas lá ou não, mas pelos teus conhecimentos parece que sim :P

Abraço
Reputação 6
Não sei se vai ser feito assim tão rápido , pelo que sei as migrações são feitas uma vez por semana e é um processo automático , é feito a algumas dezenas de clientes por semana , e normalmente não são adicionados novos manualmente .

Mas pode ser que tenhas sorte , eu infelizmente não trabalho na meo, a única ligação que tenho á empresa é aqui no fórum .

Não posso fazer muita coisa mas se amanha continuares com problemas diz qualquer coisa aqui .
Ok.
Eles ficaram com o meu número e supostamente dizem-me algo.
Mas eu amanhã de manha lá no trabalho vou ligar lá para o backoffice falar com o pessoal a ver se consigo adiantar alguma coisa. Mas amanhã digo qualquer coisa por aqui na mesma, nem seja a dar feedback.
Obrigado 😉
Boas @@@xptopt 

Entretanto já tenho a situação parcialmente resolvida.

Hoje falei com o pessoal que conheço lá do backoffice e fizeram-me o downgrade do firmware ao router.

Já estou com a versão D ou lá o que é :)
Entretanto consegui confirmar que as migrações para o single edge, são feitas à 2ª feira.

Pode ser de Domingo para segunda, ou de segunda para terça.

Mas já me meteram na lista da próxima migração.

Por isso na próxima segunda feira vão fazer-me a migração.

Agora resta aguardar.

Agora na tua opinião @@@xptopt , achas que vale mais ficar com o antigo firmware ou com o novo?

Eu vou usar com um segundo router da asus, não me lembro do modelo, mas é um que tem norma AC1600

Abraço
Reputação 6
Boas @@@PedroMorais 

Eu prefiro o 10.2.1.L porque tenho um ip publico em cada router , desta forma eu posso mexer sem problemas no asus porque resto da família usa o router da meo para aceder á internet e á IPTV
Obrigado [user=2448]@@xptopt[/user] 

E dessa maneira as Box's conseguem ligar ao router da asus certo?

Eu digo isto porque, eu tinha desta forma:

ONT - Thompson - Asus (Porta 3 e 4: TV's) (Porta 1 e 2: tudo o resto com um switch)

Mas nas STB's, quando andava para trás na emissão, tinha paragens (mas só não quando andava para trás é que tenho paragens).

E segui um tuturial que está aqui no forum para o fazer isso com a versão D.

Sabes resolver ou já tinhas ouvido falar nesta dificuldade?

A minha esperança é que com este novo FW (versão L), não aconteça isso nas boxes (a imagem parar quando ando para trás)

Abraço
Reputação 6
Boas
Sim podes liga-las ao asus sem configurações adicionais , com o novo firmware só já exeste uma VLAN.

Quanto a esse problema nunca foi aqui mencionado , experimentaste actualizar o firmware do Asus.
Na altura, julgo que estava actualizado.

Hoje vou voltar a configurar o asus para a versão D para testar as Box's e depois digo-te alguma coisa.

E depois no sábado desligo o Asus e deixo só o Thompson para ver se me fazem o baldeamento para o single edge. :)

Muito obrigado pela tua ajuda @@@xptopt 

Abraço
Este meetodo, embora muito bom e agradeço muito ao xpto, tem uma falha grave.

O fluxo será ONT -> Switch ->  2+ routers. Ora, a falha está no switch. Qualquer dos routers pode saturar a ligação. A nao ser que o switch seja manned, é muito possivel que o router A esgote a net e deixe o B a anhar... já me aconteceu :)

Temos N mbit de down + M mbit de up, para todos os routers, e nao por router 🙂
Reputação 6
Boas @@@daedric https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/3159

Na realidade não é uma falha , ter dois IP´s não é o mesmo que do que ter dois serviços de internet .

Embora cada IP tenha uma ligação independente a largura de banda é partilhada pelos dois , muita sorte temos nós em conseguirmos dois ips e conseguir usar dois routers , normalmente o ip fica agregado ao mac do router da operadora .
É verdade o que xptopt diz, posso dar-te o exemplo da optimus Fibra, antes da fusão com a NOS.
O ONT da optimus é que fazia a autenticação e tinha 4 saídas rj45 e cada saída dava-te um ip distinto.
Se ligasses 4 pcs, um em cada porta, os 4 tinham IPs diferentes, o que era brutal.
Se quisesses podias ligar 4 routers e ter 4 redes distintas e ambas com IPs diferentes.
A largura de banda era partilhada conforme o uso das portas de rede, mas de forma a partilhar pelas 4 portas.
Aqui na meo não sei se ligares mais roouters ao switch se vais conseguir ter mais do que dois IPs, mas era interessante testar 🙂
xptopt escreveu:

Boas @daedric https:///t5/user/viewprofilepage/user-id/3159

Na realidade não é uma falha , ter dois IP´s não é o mesmo que do que ter dois serviços de internet .

Embora cada IP tenha uma ligação independente a largura de banda é partilhada pelos dois , muita sorte temos nós em conseguirmos dois ips e conseguir usar dois routers , normalmente o ip fica agregado ao mac do router da operadora .

xptopt, não era uma queixa 🙂 O que quis afirmar e que o switch (se for dumb) antes dos routers não vai fazer QoS nenhum e deixa qualquer uma das portas dele esgotar a banda disponivel.

Exemplo, tenho um switch conceptronic de 1900 e carqueija. Nele está ligado o router da meo, e um PC a fazer de servidorzeco la de casa. Ocasionalmente, por razoes diversas, este pc esgota-me o upload todo da meo. Resultado ? Não ha net para ninguem.

Isto não e uma falha da MEO, ou do metodo. É falha do hardware, o switch entre o ONT e os routers/pcs devia ser melhor.
boas,

eu estou com um problema estranho ao tentar trocar os equipamentos:

tenho um router asus WL-600G com o openwrt instalado. o que fiz foi o seguinte:

1-o asus era um router adsl que tinha, mas suporta vlan e criei uma porta wan na porta 1 do switch. nessa porta configurei as VLAN 12 e 10.

2- na porta 2 do switch faço passar a VLAN 12 directo sem passar por mais nenhum lado, onde ligo a porta wan do thompson para iptv e voz, visto que nao consigo recuperar a pass do voip. aqui esta tudo okapa a funcionar na perfeiçao.

como era de esperar o mesmo nao conecta a net

3-configurei o protocolo pppoe na porta wan com a VLAN 10 e os meus dados do servioço net. o serviço autentica e recebe os ips todos como deve de ser.

agora vem o problema muito estranho:

apesar de o serviço net estar a conectar nao consigo navegar, parecendo que tenho a net bloqueada. consigo fazer ping ao ip publico e ate ao gateway do serviço, mas mais do que isso nao da...

sei que esta configuraçao devia de dar sem problemas mas algo se passa aqui no meio

o que estarei a fazer mal?