Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 768 respostas
  • 58461 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

768 respostas

Boas @@@xptopt 

Entretanto já tenho a situação parcialmente resolvida.

Hoje falei com o pessoal que conheço lá do backoffice e fizeram-me o downgrade do firmware ao router.

Já estou com a versão D ou lá o que é :)
Entretanto consegui confirmar que as migrações para o single edge, são feitas à 2ª feira.

Pode ser de Domingo para segunda, ou de segunda para terça.

Mas já me meteram na lista da próxima migração.

Por isso na próxima segunda feira vão fazer-me a migração.

Agora resta aguardar.

Agora na tua opinião @@@xptopt , achas que vale mais ficar com o antigo firmware ou com o novo?

Eu vou usar com um segundo router da asus, não me lembro do modelo, mas é um que tem norma AC1600

Abraço
Reputação 6
Boas

Visto que eu também tenho o mesmo ping para esse endereço e não tenho problemas noutros jogos , não sei se o problema está na ligação da meo , do server ou de algum dos carriers internacionais .

Vou tentar testar com outra operadora e caso seja só com a meo , vou tentar encaminhar o teu problema .

Se optares por um router com norma AC vais ter também que substituir as placas wireless para poderes tirar partido da norma AC.
Espera neste caso este router necessita de um novo firmware, este esta bem descatualizado. Vou ver
Obrigado [user=2448]@@xptopt[/user] 

E dessa maneira as Box's conseguem ligar ao router da asus certo?

Eu digo isto porque, eu tinha desta forma:

ONT - Thompson - Asus (Porta 3 e 4: TV's) (Porta 1 e 2: tudo o resto com um switch)

Mas nas STB's, quando andava para trás na emissão, tinha paragens (mas só não quando andava para trás é que tenho paragens).

E segui um tuturial que está aqui no forum para o fazer isso com a versão D.

Sabes resolver ou já tinhas ouvido falar nesta dificuldade?

A minha esperança é que com este novo FW (versão L), não aconteça isso nas boxes (a imagem parar quando ando para trás)

Abraço
Reputação 6
O problema não está no router , um router mais caro não vai melhorar esse problema , deixa-me testar com outra operadora e depois logo se vê como podemos tentar resolver o problema .
Caro XPTOPT tu és o ouro dessa empresa.

Com o novo firmware acontecia igual, esse teu ultimo post era o que faltava. Tudo a bombar.

A imagem é exactamente essa que acabaste de colocar.

Na altura, julgo que estava actualizado.

Hoje vou voltar a configurar o asus para a versão D para testar as Box's e depois digo-te alguma coisa.

E depois no sábado desligo o Asus e deixo só o Thompson para ver se me fazem o baldeamento para o single edge. :)

Muito obrigado pela tua ajuda @@@xptopt 

Abraço
Reputação 6
Boas @@@Volchok 

O ping através do serviço da Vodafone fibra e igual ao da Meo , falta só testar o serviço da Nos , mas o problema pode estar mesmo no jogo .

code:
Pinging meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105] with 32 bytes of data:
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=112ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=111ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=113ms TTL=241
Reply from 159.153.226.105: bytes=32 time=111ms TTL=241

Ping statistics for 159.153.226.105:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 111ms, Maximum = 113ms, Average = 111ms

Atenção que tambem é necessario activar o enable igmp no wireless tambem. caso contrario não ha wireless.

É verdade o que xptopt diz, posso dar-te o exemplo da optimus Fibra, antes da fusão com a NOS.
O ONT da optimus é que fazia a autenticação e tinha 4 saídas rj45 e cada saída dava-te um ip distinto.
Se ligasses 4 pcs, um em cada porta, os 4 tinham IPs diferentes, o que era brutal.
Se quisesses podias ligar 4 routers e ter 4 redes distintas e ambas com IPs diferentes.
A largura de banda era partilhada conforme o uso das portas de rede, mas de forma a partilhar pelas 4 portas.
Aqui na meo não sei se ligares mais roouters ao switch se vais conseguir ter mais do que dois IPs, mas era interessante testar 🙂
Reputação 6
Boas @@@Volchok 

Sim o RT-AC87u é compatível , mas como já tinha referido não vai resolver o problema.

Já fizeste o que tinha dito , fazer reset nos dois routers e configura-los de novo ?
Podes dizer o forum correcto, para tb actulaizar o wireless

Boas,

Já tenho o firmware L, já pus o router da asus com o tomato para fazer o 2º método, mas tenho um problema..

A imagem pára de 6 em 6 segundos..

Alguém tem solução para isto?

Entretanto eu inicialmente corri o tuturial à risca, mas as boxes e o telefone não funcionavam.

Fiz um pequena alteração, porque acho que não está correcto o tuturial para a maneira que quero por a funcionar.

Ora vejamos como eu tenho:

- ONT > Porta WAN do Asus

-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.

-- Porta 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's

Faz sentido porque tenho a vlan 12 na porta 4, logo, o switch com as boxes têm de ficar na 4

Está tudo em perfeitas condições, à excepção da imagem nas boxes parar ao fim de 6 segundos.

Alguém tem solução para isto?

Abraço
Reputação 6
Boas
Parece ser um problema como router , fizeste um reset ao router ?
Funciona 100%
Boas @@@xptopt 

Então estás a dar-me razão..

No tutorial indica que na porta 1, 2 e 3, fica a vlan 1

E na porta 4 e WAN a vlan 12.

Logo as boxes têm de ficar ligadas onde está a vlan 12.. certo?

Abraço
Reputação 6
Boas 

Não me parece , o problema é que esse ip é nos estados unidos , no teste que acabei de efectuar , não existe nenhum problema na infra-estrutura da Meo ou da CPRM .

O ping está normal até ao UK e só aumenta quando entra nos Estados Unidos , o que é normal devido a distancia.

code:
Tracing route to meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 34 ms 5 ms 1 ms 10.239.192.1
3 * 2 ms 1 ms bl3-76-146.dsl.telepac.pt [213.13.76.146]
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-145.dsl.telepac.pt [213.13.76.145]
5 3 ms 3 ms 3 ms lis1-cr1-hu3-0-0.cprm.net [195.8.10.21]
6 33 ms 31 ms 31 ms lon3-cr1-be4.cprm.net [195.8.1.46]
7 31 ms 30 ms 31 ms ge-2-1-0.mpr1.lhr2.uk.above.net [195.66.224.76]

8 31 ms 30 ms 31 ms ae10.mpr2.lhr2.uk.zip.zayo.com [64.125.31.194]
9 31 ms 30 ms 31 ms 64.125.28.22
10 106 ms 107 ms 106 ms xe-2-3-0.cr2.dca2.us.zip.zayo.com [64.125.27.165
]
11 114 ms 113 ms 134 ms ae1.er2.iad10.us.zip.zayo.com [64.125.20.122]
12 105 ms 105 ms 105 ms 64.125.199.190.t00673-02.above.net [64.125.199.1
90]
13 105 ms 105 ms 105 ms 159.153.93.6
14 105 ms 105 ms 105 ms 159.153.225.42
15 105 ms 105 ms 105 ms fert07-eqx-iad.ea.com [159.153.224.209]
16 105 ms 106 ms 105 ms meav5-pub.pt.iad.ea.com [159.153.226.105]

Ok para que o  wirless funcione 100 % é preciso colocar o igmp conforme imagem

pois caso contrario só passavam 5 mb e sem o visto fica a 40 mb
Boas @@@xptopt 

Mas assim comigo não funciona nem voz nem boxes, apenas a net wireless do asus..

Pus assim:

ONT > Porta Wan do Asus

Porta 4 do Asus > Porta Wan do Thompson

Porta 1 do Thompson > Switch com boxes e pc's

Se alterar para:

ONT > Porta Wan do Asus

Porta 4 do Asus > Switch com boxes e pc's

Porta 1 do Asus > Porta Wan do Thompson

(Desta forma funciona tudo, à excepção das boxes que param ao fim de 6 segundos, se mudar de canal, funciona por mais 6 segundos)

E as configs iguaizinhas ás dos print's..
Agora diz-me outra coisa, quando eu tinha o thomson por vezes e raramente mas podia aparecer 1 x por semana ou 1x por mes a box perdia o ip momentaniamente e voltava a activar automaticamente mas acontecia.

Agora acontece com alguma frequencia 3 x por dia.

ja atribui o dhcp ao mac para martelar o mesmo ip.

ha alguma maneira de atribuir ip fixo ás box?
@@@xptopt 

Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) na porta 2, 3 ou 4 do asus as boxes param..

Se ligar o switch (que por sua vez as boxes estão ligadas ao switch) ao thompson tudom funciona É suposto?

A porta WAN thompson está ligada à porta 1 do Asus.

Se ligar na porta 4 do Asus, nada funciona.

Página inicial:

http://i.imgur.com/1NiKrm1.jpg?1

Vlans:

http://i.imgur.com/9SOb0Ra.jpg?1

Reputação 6
Boas

Sim o router da meo reiniciou primeiro , e fez a ligação , ou pode ter sido efectuada também uma alteração da password quando o router da meo reiniciou .

Quanto á box podes ligar a qualquer um deles a única desvantagem é que se ligares no asus por defeito ele vai atribuir a porta 3 e 4 ao serviço de IPTV ficando apenas a porta 1 e 2 para serviço de internet.
Pois acredito que o 2130 seja fraquinho. mas ja acontecia o mesmo sintoma com thomson. acredito que aqui exista algum trafego a mais e por isso essas coisas acontencao. Vou tentar ligar um **bleep**ch e manter o thomson so para o iptv

@@@xptopt 

Já resolvi o problema.

O Tomato já estava atualizado e já era a segunda vez que fazia reset e reconfigurava tudo.

Também já tinha experimentado ligar a box directamente ao asus e acontecia.

Activei a opção Enable IGMPproxy e resolveu.

Se calhar podes adicionar ao tuturial, pode vir a ajudar alguém..

O que fiz foi ir a:

Advanced > Firewall

E na parte do multicast:

Activei "Enable IGMPproxy" e "LAN"

As restantes LAN nem deu para activar.

No meio disto tudo não percebo é o seguinte:

Tenho:

- ONT > Porta WAN do Asus

-- Porta 1 do Asus > Porta WAN do Thompson > E por sua vez só fica a suportar o telefone.

-- Porta 2 ou 3 ou 4 do Asus > Switch onde vai ligar os PC's e Box's

E o telefone só funciona se ligar thompson em qualquer porta, menos na 4.

Não percebo tendo em conta que configurei as vlan para a porta 4 e se ligar o switch com boxes na porta 2 ou 3, também funciona..

Agora que tenho isto a funcionar, fico parvo a ver isto a funcionar desta maneira.

A configuração está feita nas vlan 12 na porta 4.

E tudo funciona se ligar nas outras portas..

Enfim..

Obrigado pela ajuda @@@xptopt 

Reputação 6
Boas

Sinceramente não sei o que está a causar o problema , substituindo o router por norma tem resolvido o problema para todos os clientes .

Estás a jogar em consola ou Pc ?