Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59556 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Boas

Já há alguma possibilidade de utilizar um 2º router sem um switch com este firmware?

Cumps,
Reputação 6
boas@scasca 

De momento não é possível , e não existe nenhuma data para essa possibilidade ser introduzida .
Boa tarde,

Para quem está no firmware 10.2.1.L e não quer/não pode utilizar o tutorial aqui descrito (o qual agradecemos ao Xptopt), existe alguma possibilidade de voltar ao firmware anterior?

[]
Pelo que sei não. O novo firmware e o novo método de ligação, implicam alterações do lado da meio, que eles revertem...
Crachá +3
Boa noite. Tenho um router Asus RT-AC87U e gostaria de seguir este tutorial.

A minha questão prende-se com o switch que se coloca entre os 2 routers: tem de ter algum requisito especial, por exemplo ser capaz de trabalhar com IGMP?
Obrigado desde já.
Reputação 6
Boas

Pode ser um switch normal , mas parece existir alguma incompatibilidade com certas marcas , eu estou a usar um Asus GX-D1081 V3 de 8 portas mas o Asus GX-D1051 V3 de 5 portas é suficiente .http://www.asus.com/Networking/GXD1051_V3/
Não é o mais barato mas é um dos mais eficientes nos consumos de energia .

Nota… os modelos V1 e V2 também funcionam mas são menos eficientes nos consumos .
Boas,

Para quem necessitar de usar este tutorial com DD-WRT aqui vai:

Usei um Asus RT-N13U com DD-WRT build 25697

Configurar endereço IP automático (DHCP) em Basic Setup

http://s16.postimg.org/q2y0pywed/basicsetup.png

Em Networking adicionar vlan conforme na imagem

http://s29.postimg.org/4grewft7b/networking.png

Fazer Apply Setting para o router criar a vlan, vai ser criada uma nova interface chamada vlan2.12

Depois, no mesmo separador mais abaixo definir esta vlan como WAN.

http://s15.postimg.org/lz0d0di23/wan_port.png

Após aplicarem estes Settings, já deverão ter IP público, no entanto podem não ter net, se for este o caso reiniciem o router para este atualizar a routing table.
Crachá +3
Boa tarde.

Hoje fui-me aventurar a ligar directamente o Asus RT-AC87U directamente ao ONT.

Conclusões:

1- Tenho IPv6 (nos firmwares 3.0.0.4.378_3754 e 3.0.0.4.378_3885)

2- As boxes a funcionarem nornalmente

3- Se ligar ao Asus um disco à porta USB perco o serviço de TV não percebi ainda o porquê
4- Tive uns problemas com a box Cisco que quando desligava a box Motorola perdia imagem por 3 segundos na Cisco, mas parece que já não o faz.

Resta-me agradecer pelo tutorial ao xptopt.
Boas

Consegui realizar a ligação também diretamente à ONT com um Asus AC68 com o ultimo firmware Merlin. Tudo funciona (boxes nas portas 3 e 4) menos, naturalmente, o VOIP, porque o router meo está excluído.

A Vlan ou acesso do VOIP faz-se pela internet ou pela Vlan das boxes ou outra ainda? Tenho a possibilidade de configurar o VID das portas 3 e 4 do asus.

Tenho pena é que esta solução  da meo tenha dado cabo do setup que estava a funcionar desde que tenho o serviço, com o technicolor em bridge, e mais, tenha ficado sem internet da noite para o dia sem perceber o que se tinha passado.

Não me parece lógico ter de usar 3 aparelhos (2 routers e 1 switch) para poder usar um router decente na minha rede, e esta solução "provisória" que muito agradeço ao xptotp está por aí há meses.
Reputação 6
Boas @@@yoseikan 

O serviço de Voip só é possível de configurar no router da meo .

Eu já fiz a sugestão de poder ligar o segundo router directamente ao router da meo sem ser necessário o switch , ficou numa “to do list” mas não existe nenhuma previsão para ser implementado.

Se tiveres outro router e não quiseres comprar um switch , podes desactivar o servidor de DHCP e a firewall e o router fica a funcionar como switch , eu inicialmente usei um thomson 546v6 que tinha para aqui encostado .
Viva pessoal!

No meu caso consegui fazer a ligação de dois routers à ONT sem qualquer switch
outer extra:

ONT -> WAN Asus RT-N66U (FW Tomato)

LAN 4 Asus RT-N66U (FW Tomato) -> WAN Thompson TG784N

No Asus simplesmente alterei a WAN da VLan2 que vinha por omissão para VLan12 (e activei a aplicação da tag da vlan);

Depois removi a porta 4 onde estava o Thompson (LAN - Vlan1), passando-a para a Vlan12, ficando também tagged e em bridge com a porta WAN.

Basicamente fiz um bridge entre a porta 4 da LAN e a porta WAN do Asus. Resultado, tanto o Asus como o Thompson ficaram com um IP público via IPoE (cada router com o seu IP). Tenho net nos dois routers, mas só uso os pcs e smartphones no Asus. No thompson deixei ficar as STBs e o telefone. Ficou tudo OK, com excepção de que fiquei com apenas 3 portas LAN no Asus...

Se usaram DD-WRT a configuração é semelhante:

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/VLAN_Bridging_WAN_and_a_LAN_port#Second_WAN_port

Espero que isto ajude.

@xptopt, os teus guias são fenomenais. Obrigado!

afonso88 escreveu:

Viva pessoal!

No meu caso consegui fazer a ligação de dois routers à ONT sem qualquer switch
outer extra:

ONT -> WAN Asus RT-N66U (FW Tomato)

LAN 4 Asus RT-N66U (FW Tomato) -> WAN Thompson TG784N

No Asus simplesmente alterei a WAN da VLan2 que vinha por omissão para VLan12 (e activei a aplicação da tag da vlan);

Depois removi a porta 4 onde estava o Thompson (LAN - Vlan1), passando-a para a Vlan12, ficando também tagged e em bridge com a porta WAN.

Será que é possivel fazer isto com o RT-N18U (fw 3004 376 3754)?

Este router tem a opção de Dual WAN.

O router da meo foi actualizado hoje e não queria ter que adicionar um switch mas sim fazer a ligação directa à ONT.

Não prescindo do router meo por causa do telefone voip. Obrigado

Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

Só usando a opção dada pelo@afonso88 , o RT-N18U é suportado pelo Tomato firmware e pelo DDWRT.

Embora seja quase impossível danificar o asus com esses firwares, recomendo leres atentamente as informações disponíveis nos respectivos fóruns quanto á versão de firmware que deves usar e qual o procedimento correcto para a sua instalação.

De qualquer maneira vou instalar ambos os firmwares e adicionar as configurações ao tutorial, vou tentar faze-lo o mais rápido possível .

xptopt escreveu:

Boas afonso88 , o RT-N18U é suportado pelo Tomato firmware e pelo DDWRT.

Embora seja quase impossível danificar o asus com esses firwares, recomendo leres atentamente as informações disponíveis nos respectivos fóruns quanto á versão de firmware que deves usar e qual o procedimento correcto para a sua instalação.

De qualquer maneira vou instalar ambos os firmwares e adicionar as configurações ao tutorial, vou tentar faze-lo o mais rápido possível .

Um GRANDE OBRIGADO. Fico à espera do tutorial. ;)

Estas são as firmwares que encontrei para o router

Tomato: tomato-RT-N18U-ARM--124-AIO-64K.trx (12/2014)

DD-WRT: asus_rt-n18u-firmware.trx (6/2014)
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

Já adicionei a configuração para o Tomato firmware ,e vou agora instalar o DDWRT amanha já lá deve estar também.
Reputação 1
Recentemente o meu router foi actualizado para o firmware 10.2.1.L e como utilizo o firmware Tomato no meu router posso partilhar a minha configuração, embora o xptopt já o tenha feito mas para uma configuração que não requer switch.

Tipologia ONT -> SWITCH -> Router MEO (Com Meo Box e Telefone ligados)

-> Router com Tomato Firmware (PCs, portáteis, etc)

Configurações necessárias:

- BASIC -> NETWORK -> Wan Type: DHCP

http://i.imgur.com/zsUbr39.jpg

- ADVANCED - VLAN -> Configurar como consta na imagem:

http://i.imgur.com/omDAdEj.jpg

- IPv6

BASIC -> IPv6 -> Configurar como consta na imagem (Os meus Static DNS são os do Google IPv6):

http://i.imgur.com/9PZT1DV.jpg

Relativamente ao serviço MEO Go (gratuito), já não é necessário efectuar nenhuma configuração adicional (Routing) para funcionar. Podem ligar a qualquer um dos routers que funciona perfeitamente.
Reputação 6
Boas  @@@beasty 

Tive os mesmos sintomas com o IPv6 activo , velocidade reduzida ping elevado e instabilidade na ligação , o melhor é mesmo não o usar , visto que também não e essencial para nada neste momento , ainda vamos ter de aguardar mais alguns anos para tirarmos partido dessa tecnologia .

xptopt escreveu:

Método 2 (TOMATO Firmware) 

Solução encontrada pelo utilizador @afonso88 

@@@xptopt A ligação wan do asus permanece em automatic IP/DHCP? Obrigado.

Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

sim , não tens de alterar nade vem assim por defeito .

Esta firmware (tomato) tem suporte para cliente bittorrent?

Neste screenshot aparece na secção USB/NAS mas queria ter a certeza que está operacional e se é tipo o DownloadMaster da Asus. Obrigado.

Crachá +4
Boas,

que router e switch aconselham?
Reputação 6
Boas @@@yoonohoo 

Sim inclui cliente de bittorrent , e se não estou enganado é o mesmo do que o asus mas com um interface diferente .

Consulta o fórum para ver se está a funcionar correctamente na versão que tens instalada e qual é o procedimento para o por a funcionar correctamente , mas deve bastar só activar , depois para aceder ao interface do programa é só aceder ao ip do router:9091 “192.168.1.1:9091”.

Pesquisa só qual é o melhor tipo e formatação para o disco , se não estou enganado deve ser Ext3
Reputação 6
Boas @@@ddsb 

Quanto a routers recomendo qualquer um destes

ASUS norma N
RT-N10U, RT-N10U B, RT-N10P, RT-N12 B1, RT-N12 C1, RT-N12 D1, RT-N12HP, RT-N15U, RT-N16, RT-N18U, RT-N66U

ASUS norma AC
RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U
Características
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers

Switch Gigabit
Asus GX-D1051 V3
Uhm... Esse porto 9091... Cheira me a transmission daemon.... 😛
A instalação do tomato demora muito tempo?

Flashei a 1 vez e o router continuou em modo recovery.

Fui experimentar a ddwrt e em 5 minutos estava instalado e pronto a ser configurado.

Agora tentei outra vez a tomato e continua em recovery.

Utilizei sempre o programa da asus.

Consegui instalar a versão anterior (123 K26ARM)