Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 Setembro 2014
  • 768 respostas
  • 52733 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

768 respostas

Reputação 6
Boas ?


 


Desculpa a demora na resposta.


Sim o C9 é uma boa opção , se já o tiveres eu posso-te enviar o tutorial por mensagem privada.     
Olá, ?. Recebi hoje o meu Archer C9.

Sei que estás a trabalhar num firmware para este router. Podes ajudar-me, por favor?

Obrigado.
Boas,


Para quem tem meo ADSL 3P (com o TG784n v3 10.2.1.L) há alguma vantagem em substituir o router Thomson ou ter um segundo router a gerir o serviço?


Obrigado
? parece que do meu lado ainda estarei uns tempos na configuração Dual Edge após ter contactado o apoio ao cliente.


Mesmo assim configurei como neste tutorial excepto que uso VID 10 para Internet.


Já agora, isto afecta a capacidade de a Meo poder actualizar o FW do meu Thomson para o 10.2.1.L remotamente no futuro? Actualmente está no 10.2.1.N.
Reputação 1
Olá ?


Reparei que após a atualização para a versão 3.0.0.4.380_2356 do meu ASUS RT-AC51U muito frequentemente quando tenho a BOX ligada não tenho internet (Até á página 192.168.1.254 do router perco acesso), mas se estiver em modo standby fico com internet novamente.


 


Quando tenho internet e BOX ao mesmo tempo, basta um novo dispositivo ligar-se à rede para voltar a ficar sem internet.


Existe alguma solução?


 


Obrigado
Boas ?,
Desculpa a demora a responder... Tenho estado out e nao vi a tua resposta mais cedo.
Respondedo ao que disseste.


Sim, o router da tp-link pode ser usado como router principal e não como uma especie de ONT se desejares. Apenas tenho o segundo router pq é um ASUS e é mais "potente" que o tp-link.
Basta nas configurações colocares as configs do ISP (VPI/VCI 1/35 e em vez de bridge metes Dynamic IP) e activares o DHCP do router.
Podes ver essas configurações no emulador do link abaixo em "Quick Setup", meter Portugal, e dizer que vais configurar tu o serviço do ISP.
http://www.tp-link.com/resources/simulator/TD-W8970_v3/index.htm




?, 
Para te ser sincero, ter outro router sem ter o da meo é 1000% melhor.


Pelas seguintes vantagens:


Tens um router mais rapido e que não encrava quando tens mais de 15 clientes a utilizar a internet. (lan partys sem quebras de net)


Não tens problemas de abrir portas automaticamente caso querias fazer uma especie de "server".
Ninguem sabe aceder ao teu router porque as passwords sao só tuas e não são as "genéricas" da meo.
Podes colocar o DNS que bem entenderes no router facilmente. Para não falar que nao tens chatices de o router nao crashar e fazer reset automaticamente, obrigando-te a ter que reconfigurar o DNS.


Depois dependendo do router que adquiriste podes ter mais expansão wireless ou até mesmo 2 redes wireless, uma guest e outra interna.

A unica desvantagem em relação ao router da meo:
Teres que configurar tu a primeira vez e caso tenhas problemas, tens que andar a ver quais são... 
Porém, tens sempre o router da meo para verificar se não tens problemas na linha/infraestrutura que fornece o adsl à rede.


 


Cumprimentos.
Obrigado Jeronimo,


Tal como tinhas aconselhado desliguei o DHCP do router da MEO. Este liga pela porta WAN à porta 4 do Asus (que esta com Vlan).


Defini um static route no Asus para o Macaddress do router da MEO com o IP 192.168.1.254 e activei o IP automático no router da MEO.


Com esta configuração não consigo aceder do router MEO ao ASUS nem ao contrário bem como deixei de ter acesso à Internet pelo router MEO.


 


Não encontro muitas informações sobre como configurar os routers de forma a aceder aos dois routers.


Penso que o problema reside no facto de ter a porta 4 em modo Vlan, ou seja, basicamente está a fazer uma ponte directa entre a porta Wan do Asus para a porta 4 e dessa forma impede qualquer comunicação entre ambos. Por um lado até não me desagrada a sua independência, mas por outro precisava mesmo de ter mais portas ethernet que acedam aos conteúdos partilhados pelo ASUS.


 


Alguma sugestão?


 
?,
Quando desligas o DHCP de algum router, este precisa de estar ligado a outro router por uma das portas que não sejam WAN. A não ser em alguns routers, que são casos excepcionais, em que a porta WAN passa a comportar-se como de rede "normal" ou como uma porta bridge entre um grupo de portas definidas nas configs do router.
Mas em regra quando se desliga o DHCP de um router este torna-se numa especie de switch.


 


Portanto Asus com as configs todas + meo com DHCP desligado + ligados porta 4 do asus à porta 1 do meo = recebes IP do asus e acedes facilmente ao router do asus, mas podes ter dificuldades a aceder ao router da meo se este não tiver um IP no router asus que seja igual ao IP de cliente definido no router da meo.


 


Voltando ao static routing. Como tinha dito tbm anteriormente, só consegues ligar 2 routers com DHCP ligados se definires portas com static routing e gatways dentro da mesma subnet. E para isso precisas de "destacar" uma porta em cada router para esse processo. Ha routers que consegues desagrupar as portas para esses casos (ex. os novos tp-links permitem isso e o asus com algumas configs por telnet tbm). Porém acho que o router da meo pode nao dar para fazer isso...

Resumindo:
Ou usas uma topologia como foi descrita no inicio do topico e que o router que recebe a ligação WAN permita acesso ao painel de configurações via WAN (caso queiras aceder ao router a partir do que dá a ligação para a porta WAN, ex: ONT->Meo->Asus). 
Ou usas os 2 routers ligados ao ONT e são idependentes.
Ou desligas o DHCP de um dos routers e terás uma topologia em que é "ONT->router com DHCP->router sem DHCP. 
Jeronimo quando referes a porta 1 do MEO queres dizer a porta WAN ? ou uma porta lan ?


Eu estou a usar o método 4


ONT->Asus->MEO


Tenho de ligar o Asus à porta Wan do MEO para continuar a ter telefone.  Se ligar a uma porta Lan fico sem telefone.


O static routing funciona com esta topologia? ou seja, posso usar a porta WAN?


das duas soluções que sugeres penso que não posso implementar nenhuma.


 


 
Quando digo porta 1 é a porta 1... lol... No router da meo só tens as portas de 1 a 4 e a WAN. 
Com essa topologia não sei... Porque o router da meo tinha que autorizar o acesso ao gateway dele via WAN.
Portanto, tens que perguntar aos entendidos em modificar os routings do router da meo. 
Sei que dá para definir algumas coisas via Telnet ao eth do router da meo... Mas nunca testei fazer isso...
Obrigado,


se descobrir um método de ligação eu partilho aqui no forum.


 


 
? já consegui colocar da forma que mencionaste, mas acabei por adquirir o TD W8960n pois o outro não consegui encontrar no mercado local.


Da forma que indicaste consigo ter net e as boxes a funcionar, tudo perfeito mas apenas por uma meia hora. Depois bloqueia e tenho que o reiniciar e fica ok novamente. Tenho ( 3 pontos de acesso, 3 pcs por cabo, 3 raspberry pi, 2 network Disk, 2 smart tvs, e mais uns 20 equipamentos wifi) será que é fraco para isto tudo??


 


Tentei colocar só como adsl router e coloquei um router velhinho ( TD-1043nd V.1) com dd wrt e também funciona e aguenta mais tempo ( +/- 6 horas) mas depois bloqueia tudo outra  e fico sem saber se é do router 1043nd ou do w8960n, mas reiniciando outra vez fica a funcionar. 


 


Estou novamente com o thomson da meo que vai se aguentando, mas estou sempre com probemas nas aberturas de portas. 


Obrigado pela ajuda
Certamente deves de ter algum conflito de portas ou routing de algum AP com o router TD W8960n e até com o velhinho que falaste. Quando falaste em meter em "ADSL" queres dizer com mete-lo em modo bridge, desactivar o dhcp e usar outro router ligado (porta lan do TD W8960n à WAN do outro router), certo?
Se sim, entao experimenta nao usar AP's e ir testando... 
Mais um pormenor, o router para essas ligações todas até é capaz de aguentar, mas não sei como é a nivel de performance... Não é o mesmo modelo que o meu... (é mais faquito a nivel de velocidade lan, CPU e wireless).
Sim como dizes, mete-lo em modo bridge, desactivar o dhcp e usar outro router ligado (porta lan do TD W8960n à WAN do outro router)..


 


Vou tentar ir então desativando os access point para ver o resultado. 


 


Pois estou a ponderar comprar um bom router (caro) mas fico com medo de o problema que tenho na minha instalação se manter.. Primeiro vou tentar eliminar/ despistar algum problema com os access points / switchs.. 


 


Em anexo junto uma foto da configuração da minha rede, que poderá ter algo errado/mal ligado..
Ha uma forte possibilidade de teres um conflito gerado entre as boxs e as cameras... O router da meo, bloqueia a abertura de portas dando prioridade as box, pela razão de evitar esses bloqueios... De resto a nivel de equipamentos acho que o novo router que adquiriste consegue tratar disso tudo...


Verifica os LOGS na pagina de administração do tplink e do velhinho sobre o que acontece... Certamente la consegues saber a causa dos teus problemas.
? quando dizes conflito é em relação ao router da meo bloquear as portas por causa das box certo? Ou é o novo router bloquear não as portas mas bloquear por completo por causa das cameras/boxes? Ok vou então verificar os logs a ver se tem alguma informação útil..


 


muito obrigado pela paciência e ajuda


 


Cumps
Basicamente o router da meo não permite abrir as portas facilmente e gere a net para dar prioridade as box em deterimento a outros dispositivos. Mas o novo router abre automaticamente para qualquer dispositivo... Se uma box e uma camera requerirem a abertura da mesma porta para si ao router, pode dar um erro de routing no router e este encravar por uma falha qualquer de firmware. Daí que nada como ver os logs quando ele encrava.
Liguei o cabo que sai do ONT directamente á porta WAN do Meu Asus rt-n18u, pois não tenho switch, não acha ip, aliás, o wizard até diz que não tem cabo ligado. O switch não serve só para poder ligar também a box meo?
Reputação 6
Boas ?
Qual é o firmware que tens instalado no Asus?
Tens de instalar o que é disponibilizado neste site.
http://asus-portugal.com/isp-config/routers-meo.html
É o último, antes do beta, vou instalar o beta então e ver, mas já tinha seguido os passos, e não tinha conseguido aceder á net. :
xptopt


Alguma novidade relativamente à possibilidade de configurar o router do MEO em modo bridge? Parecia que esta solução estaria quase "cozinhada" no final do ano passado e até agora nada.


 


Poder escolher livremente o router a utilizar é algo realmente muito importante. Não me importa que o MEO tenha total controlo nos seus equipamentos (manter router MEO com boxes e telefones ligados), mas no que toca aos meus equipamentos e a forma como eles estão ou não expostos à internet quero ter eu o controlo total sem ter de andar a escolher modelos de router especificos.


 


Obrigado
?, se tens equipamentos proprios, estes por sí só "têm saber proteger-se" independentemente do router da meo. Se tivesses um contracto de serviços que garantissem a protecção de dados, etc... ai sim, terias razão em queixar-te. 
Isto porque o que a meo faz é fornecer um serviço com equipamento compativel para aqueles que pretendem utilizar de um modo comum, sabendo os riscos que tomam.


 


Agora quando dizes "ter eu o controlo total sem ter de andar a escolher modelos de router especificos.", basicamente o que estás a pedir é algo expert e economicamente pouco viavel de realizar... isto porque se o router da meo é instalado em milhares de casas, obviamente a config tem que ser standarderizada para ser facil a sua manutenção.


 


Agora claro, aqueles que querem "mais controlo" só têm que procurar equipamentos compatíveis para tal. Sem falar que quem quer "mais controlo" também tem que ter experiencia em tal... Porque se não, mais vale estar quieto e não estragar mais o que esta mau... Routers outdated ou sem actualizações são piores que os routers da meo... Muitos routers antigos basta uma "injecção via javascript" para se poder aceder a todo o conteudo da rede... 


 


Por fim, mesmo que a meo veja a criar uma fw no router da meo para servir de bridge, ha uma coisa garantida que certamente poderá levar-te a comprar outro router na mesma: "Aparecimento de alguma incompatibilidade que não seja reparada por actualizações e que a meo se descarte de suportar tal funcionalidade, visto ser "expert"...". 
No seguimento da sugestão feita anteriormente, actualizei para o firmware BETA RT-N18U_9.0.0.4_380_2695-g1b222cd.trx e nada mudou.


O cabo que vem da tal caixa ONT tem uma ficha RJ12 e só com 2 fios, de qualquer forma, liguei á porta wan e o router nem sequer sabe que tem um cabo ligado. Será que precisa de mais pinos ligados pra detectar uma ligação? Mesmo configurando em modo manual, com os mesmo parâmetros, automático com isp meo blah blah, não dá em nada. Sugestões?
Bump
?, se percebi bem, tu tentaste ligar uma porta rj12 ao wan do router? É que se sim, então mais vale estares quieto... 
Portas Rj12 só servem para ligar telefones ou modems ADSL!
Primeira pergunta: Tu tens Fibra? É que se sim, entao tens que ter um ONT com uma porta RJ45.
Experimentaste ligar a porta RJ45 à wan do router?

Responder