Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 768 respostas
  • 58971 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

768 respostas

Crachá
Boa tarde,

Trocaram-me hoje a instalação antiga Sapo ADSL por uma MEO ADSL agora em Single Edge com o router thomson. Por várias razões tinha instalado o ADSL usando como modem um TP-Link TD-8816 e como router um TP-Link TL-WR1043ND. Gostava de conseguir usar estes dois equipamentos para substituir o router da thomson. Tentei usar o método 3 deste thread mas não funciona porque ao contrário da ONT na fibra o meu modem ADSL não está  tratar da autenticação e de conseguir acesso à VLAN 12. A ligação anterior usava PPPoE mas pelo que percebo esta ligação single-edge deixou de fazer isto. A ligação ADSL em si está a funcionar bem e o modem sincroniza com bons níveis de sinal.

Alguém tem alguma dica do que possa fazer no modem ou no router para conseguir a autenticação? Alternativamente, há alguma maneira de configurar o thomson só como terminador de ADSL e fazer o DHCP no meu router? Não gosto de ter a controlar o acesso à internet um router cujo firmware não controlo e não é open-source.
Reputação 6
Boas ?

Vê este post.

http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/80957/highlight/true#M2683
Crachá
Obrigado ?, mas esse comentário refere-se a usar os dois routers. O que gostaria de fazer é deixar de ter o router da thomson por completo. Não há forma de usar o TD-8816 para fazer a ligação autenticada tal como o thomson faz?
Reputação 6
Boas ?

Se é um router Adsl e estava a funcionar basta mudar o tipo de ligação Wan de PPPOE para Automatic IP
Crachá
? eu tentei várias variações disso mas não consegui obter IP. Não há nada de especial nesta infra-estrutura single edge no que toca a autenticação?

Pode realmente ser apenas um problema de configuração do router. O meu setup é o seguinte:

LinhaTelefonica--->TD-8816->WR-1043ND->LAN

Até hoje o que fazia era colocar o TD em modo bridge e o WR a fazer PPPoE. Mudar apenas o WR para fazer DHCP não funciona porque o TD dá-lhe um IP local, mas talvez o que seja preciso fazer é desativar esse servidor de DHCP do TD.
Olá a todos.

Desde já obrigado ? e restantes participantes desta thread que em muito têm contribuido na busca de possiveis alternativas ao 'device lock' desde ISP em particular.

Recentemente adquiri um TP-Link Archer C7 v2.0 no qual instalei o OpenWRT 15.05 sem problemas.

"The current stable release Chaos Calmer 15.05 provides full support for this router and has Luci (webUI) built-in."

Tentei replicar as configuracões do "Método 3 (OpenWRT)" mas não consigo receber IP (via DHCP) na interface WAN do TP-LINK. Vê-se também que a interface WAN não recebe/contabiliza qualquer trafego recebido na interface, apenas enviado.  (o SpeedTouch da MEO recebe IP - O serviço é MEO-Fibra).

O naming das portas neste dispositivo é o seguinte:

PORT        Name            VLAN(edited)

0           eth1 (CPU)           1,12           

1           WAN (Port1)         12       

2           LAN1 (Port2)        12       

3           LAN2 (Port3)        1       

4           LAN3 (Port4)        1       

5           LAN4 (Port5)        1       

6           eth0 (Port6)         2

Após aplicar a VLAN 12, o OpenWRT tem as seguintes configurações de rede:

root@OpenWrt:~# cat /etc/config/network

config interface 'loopback'

option ifname 'lo'

option proto 'static'

option ipaddr '127.0.0.1'

option netmask '255.0.0.0'

config globals 'globals'

option ula_prefix 'fd4a:9090:dd07::/48'

config interface 'lan'

option ifname 'eth1'

option force_link '1'

option type 'bridge'

option proto 'static'

option ipaddr '192.168.1.1'

option netmask '255.255.255.0'

option ip6assign '60'

config interface 'wan'

option proto 'dhcp'

option _orig_ifname 'eth0'

option _orig_bridge 'false'

option broadcast '1'

option ifname 'eth0.12'

config interface 'wan6'

option ifname 'eth0'

option proto 'dhcpv6'

config switch

option name 'switch0'

option reset '1'

option enable_vlan '1'

option mirror_source_port '0'

option mirror_monitor_port '0'

config switch_vlan

option device 'switch0'

option vlan '1'

option vid '1'

option ports '0 3 4 5'

config switch_vlan

option device 'switch0'

option vlan '2'

option vid '2'

option ports '6'

config switch_vlan

option device 'switch0'

option vlan '3'

option ports '0t 1t 2t'

option vid '12'

root@OpenWrt:~#

Detectam alguma má configuração?

?: Reparei que em alguns posts atrás é dito que este TP-Link não é boa opcão. Porquê? Há alguma limitação de HW que não permita esta solução ou tem apenas a ver com a avaliação qualidade/preço?

Desde já obrigado a todos o

--sigkill
Também tenho um tplink (um modelo diferente e mais fraco por sinal) e funciona bem.

O teu serviço é fibra certo?

Deixo aqui como configurei as minhas interfaces visto que parece ser igual ao teu... 

http://i.imgur.com/SSl0zdS.png

http://i.imgur.com/x6qk0hd.png
Reputação 6
Boas ?
Eu vou tentar ver se encontro o problema.
Quando disse que não recomendava TP-Link em detrimento dos Asus era porque não tinha forma de os testar, mas isso está prestes a mudar pois vou começar a receber equipamentos TP-Link para testar e ai já posso assegurar a compatibilidade e ajudar nas configurações .
Reputação 6
Boas ?
Pelo que estou a ver pelas imagens a estrutura da configuração das vlans está diferente.

Experimenta na tua porta 5 meter desta forma.
Vlan
1- Off
2- Off
12- tagged

De qualquer forma vou instalar essa versão para confirma.

Ps: E aporta 2 deve ficar

Vlan

1-untagged

2-off

12-off
Obrigado ?.

Obrigado ?.

Sim, é MEO Fibra (ONT à frente).

Já detectei que as minhas configurações não estão como as tuas ?, poderá ser por isso (vejam no anexo como tenho actualmente sff).

?: (Em relação ao TP-Link Archer C7) Ah, OK. Apostei neste porque preciso mesmo de Dual-Band. O espectro 2.4GHz está impraticavel lá no prédio.

--sigkill
xptopt escreveu:

Boas @lysin
Pelo que estou a ver pelas imagens a estrutura da configuração das vlans está diferente.

Experimenta na tua porta 5 meter desta forma.
Vlan
1- Off
2- Off
12- tagged

De qualquer forma vou instalar essa versão para confirma.

Ps: E aporta 2 deve ficar

Vlan

1-untagged

2-off

12-off

A minha porta 1 corresponde à WAN e a 2 à porta 1. 

Isto difere consoante as marcas e os modelos. A CPU será uma "virtual" e a 6 uma fantasma. lol

Pelo menos foi a conclusão a que cheguei das minhas experiências. De qualquer da formas é fácl de testar visto que o openwrt actualiza em tempo real a pagina do switch consoante a porta tem cabo ligado ou não. Basta ligar o cabo e ver em qual delas dá sinal...

PS: A minha porta 5 corresponde na verdade à 4, que está a ligar a um pc/box tv.
Reputação 6
Boas ?
No teu caso parece-me que a porta 6 é a porta wan por isso configura-a com a porta 0 no meu tutorial e configura também a porta do CPU como no toturial.
Reputação 6
?

Sim é diferente de router para router mas essa versão do firmware também está a apresentar a estrutura de uma forma diferente, vou instala-la para testar e em ultimo caso vou tentar um C7 para testar, qual é a revisão do teu ?
Reputação 6
? ?

Eu neste momento estou a usar a versão Barrier Breaker 14.07, será que podem testar com essa para ver se o problema está mesmo no firmware ?
Reputação 6
Boas ?
Ok, já pedi um C7 V2 e devo recebe-lo ainda esta semana, se não conseguires resolver o problema até lá depois já vai ser mais fácil para mim testar.
xptopt escreveu:

@sigkill

Eu neste momento estou a usar a versão Barrier Breaker 14.07, será que podem testar com essa para ver se o problema está mesmo no firmware ?

Para mim neste momento é impossível visto que tenho este sistema já em produção e não me posso arriscar a deixar a malta lá em casa pendurada com os testes. 

Se houver outra forma com que possa contribuir, é só dizer.
Boas ?, ?,

Se for possivel, eu posso tentar fazer downgrade e testar com o OpenWRT v14.07 esta noite.

Mas queria antes ter a certeza que a minha configuração/teste está OK na v15.05...

Só para confirmar, actualmente temos (com OpenWRT 15.05):

tl-wdr3600 (lysin):
CPU=0; WAN=1; LAN1=2;LAN2=3; LAN3=4; LAN4=5; unknown=6;

0    1      2     3    4     5     6
VID 1     t     o     o     u     u     u     o
VID 2     t     o     o     o     o     o     o
VID 12   t     t      t      o     o     o     o
t=tagged  u=untagged  o=off

archer c7 v2.0 (sigkill):
(eth1)CPU=0; WAN=1; LAN1=2; LAN2=3; LAN3=4; LAN4=5; eth0=6;

0    1    2    3    4    5    6
VID 1     u    o    o    u    u    u    o
VID 2     o    o    o    o    o    o    u
VID 12   t     t     t    o    o    o    o
t=tagged  u=untagged  o=off

?: Se for possivel adaptar a tabela abaixo, devo mudar e testar no Archer C7 com:

VID 1     ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?
VID 2     ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?
VID 12   ?    ?    ?    ?     ?    ?    ?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

--sigkill

Bem, para mim seria assim:

code:
VID 1     T    o    o    u     u    u    o
VID 2     T    o    o    o     o    o    o
VID 12    T    T    T    o     o    o    T

- A 0 ( que suponho seja a CPU) fica tagged para todas.

- A 1 e a 6 formam uma espécie de porta WAN combo, estando ligadas entre si, por isso seriam as duas tagadas para a Vlan12.

- A porta 2 assumo que seja a porta 1 do router, e que irá ligar ao router Thompson, pelo que necessitará de também ir tagada para a vlan 12 para passar os serviços.

- O resto fica apenas em off e untagged na 1.

Faz um backup ás configs e experimenta, qualquer stress voltas atrás... 🙂
Perfeito, faz sentido 🙂 Obrigado ?.

Vou testar ainda hoje e assim que possa dou feedback.

--sigkill

Após varias tentativas, acabei por reparar que na página do device no Wiki do OpenWRT temos a seguinte afirmação:
"To tag the WAN port create the VLAN ID under Network->Switch and assign it to Port #1 and Port #6. Under Network->Interface edit the WAN interface and for its Physical Settings use eth0.<VLAN ID>"

Em resumo, a configuração do switch AR8327N-BL1A no TP-Link Archer C7 v2.0 com OpenWRT v14.07 / v15.05 deve ser:

Port:   CPU     Port1   Port2   Port3   Port4   Port5   Port6
VID1    u       o       u       u       u       u       o
VID2    o       u       o       o       o       o       u
VID12   o       t       t       o       o       o       t

Apliquei a VLAN 12 na interface "wan6" e recebo também IPv6 aparentemente.

Testei o acesso à Internet e uma chamada a partir do Technicolor e funcionou (Só tenho NET + VOZ).

Muito obrigado pelas dicas ? e ? :)

PS: Visto que não uso o telefone, acho que vou desligar o Technicolor. Sabem se há algum problema que possa surgir caso não tenhamos o Technicolor ligado à Internet?

--sigkill
Reputação 6
Boas ? ?
Já recebi o C7 v2 e fiz os testes com sucesso, deixo aqui uma imagem da configuração correcta.

Boas ?. Obrigado pela info.

De facto a tua configuração está "bastante" diferente da minha.

Actualmente a minha configuração (apenas com o ONT ->TP-Link (WAN) para Internet) está a funcionar sem problemas como na imagem em anexo. (As portas 2, 3 e 4 estão UP porque estão ligadas a máquinas)

Visto que tenho tudo estavél/configurado e máquinas em cima não vou testar como sugeres mas caso tenha de fazer reset tentarei dessa forma.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda ? ;)

--sigkill

Reputação 6
Boas ?
Podes fazer as alterações agora porque não vais perder nenhuma configuração .
boas possoa , tanbem estou bloqueado , tenho aquela actualizacao no router da meo que ja nao consigo colocar em modo ppoe , a minha ligacao e por adsl , e eu queria abrir portas e com este router e imposivel , tenho aqui um tp link e queria por a gerer a net , a alguma maneira de poder usar o tp link ? 
Crachá
? ? tive outra vez tempo para olhar para isto e consegui resolver o problema. Ou seja tenho uma forma de conseguir usar o meu próprio equipamento para uma ligação MEO ADSL em single edge (eliminei o router thomson). Ainda não experimentei a televisão mas imagino que funcione da mesma forma que com a fibra (com as configurações de IGMP). O meu setup é então:

linha telefónica -> TD-8816 -> WR1043ND -> LAN/Wifi

A configuração dos equipamentos também é muito simples:

- O TD-8816 está com o DHCP desativado e a firewall desativada

- No TD-8816 o ADSL tem de ser configurado em modo bridge e com VPI/VCI 1/35. Tinha sido isto que me tinha falhado antes e por isso não estava a funcionar. O TD-8816 vem por default com vários VPI/VCI configurados mas nenhum deles é o 1/35 que parece ser o que é usado em single-edge. Em dual edge o 0/35 era internet e o 1/35 era IPTV

- No WR1043ND a interface WAN é configurada para obter IP dinâmico

- (Opcional) criei uma segunda interface ligada à mesma porta física configurada com IP fixo 192.168.1.100 de forma a conseguir aceder à página de configurações do TD-8816 (por default 192.168.1.1)

E é só isto. Não é preciso nenhuma configuração de switch/VLAN porque isso aqui é feito no VPI/VCI do ADSL. Para routers com ADSL incorporado deve ser trivial fazer a mesma configuração usando esses settings de VPI/VCI.