Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59335 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 6
Boas @@userptmeo

Esse sintoma indica que a password foi alterada, para evitar que fique presa ao router da meo faz o seguinte , desliga a ligação PPPOE no router da meo e no asus, depois liga para o 16209 e pede para forçarem uma nova password .
PS. Experimenta a password no asus antes de desligares a chamada .
Viva,

Qual é a versão do Archer C7? Se for uma das versões totalmente suportada pelo OpenWRT posso tentar ajudar, vê em  http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/archer-c5-c7-wdr7500

De outra forma só mesmo quem conheça o firmware da tp-link. De qualquer forma a ideia é fazer como no tutorial Método 2. Não sei se o firmware oficial da tp-link permite fazer essa configuração, o OpenWRT permite de certeza e é muito fácil.

Cumprimentos

DM
Já está, erá isso que faltava. Deixo aqui uma imagem caso alguém precise.

http://s29.postimg.org/je4apbkhz/draytek_IGMP.png

Mais uma vez obrigado xptopt 😉
Reputação 6
Boas ?
Vou instalar no meu RT-N16 para ver se te consigo ajudar .
Reputação 6
Boas ?

Ambos esses routers permitem fazer a configuração das vlans, não sei ao certo como é feito mas é possível.
https://www.draytek.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=5204&Itemid=3781&lang=en

Se quiseres um router mais simples de configurar e extremamente estável podes optar por estes modelos Asus com perfile para a meo já configurado , vê o link.

Asus RT-N18U RT-N66U RT-AC51U RT-AC66U RT-AC68U RT-AC87U e RT-AC3200

http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783
Reputação 6
?
Nesse caso não podes usar PPPOE, faz reset ao router e configura-o desta forma .
http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html

Nota.. o tutorial acima é para o Merlin firmware

ps: Em wan deve ficar Automatic IP em vez de PPPOE
Reputação 6
Boas ?

Sim esse router serve para o que pretendes e é compatível com o firmware tomato.
http://tomato.groov.pl/?page_id=69

Tens aqui o link directo para o firmware compatível com esse modelo.
http://tomato.groov.pl/download/K26RT-N/build5x-132-EN/Linksys%20E-series/tomato-E900-NVRAM64K-1.28.RT-N5x-MIPSR2-132-Max.zip
Reputação 6
?

Sim o router da meo fica para segundo plano e a funcionar independente do outro, ambos vão fazer a gestão dos equipamentos ligados a eles, apenas é partilhada a largura de banda do serviço.
E não vais ter mais problemas em abrir portas ETC…

Mas antes de comprares deixo algumas dicas, o E900 tem um CPU Broadcom a 300MHZ 32MB RAM e 4MB flash e não tem portas gigabit (é um router muito limitado e desactualizado) https://en.wikipedia.org/wiki/Linksys_routers#E900

Dentro desses valores “um pouco mais caro” tens o ASUS RT-N18U que tem um CPU Broadcom a 800Mhz 256MB Ram e 128MB flash e já tem portas gigabit.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers#ASUS_Wireless_n_Routers

Só tens vantagens em optar por o Asus, é bastante mais potente e com melhor desempenho, inclui bastantes serviços pré configurados e suporta os serviços Meo de origem.
http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783

Bem, para mim seria assim:

code:
             0    1    2    3    4    5    6
VID 1     T    o    o    u     u    u    o
VID 2     T    o    o    o     o    o    o
VID 12    T    T    T    o     o    o    T

- A 0 ( que suponho seja a CPU) fica tagged para todas.

- A 1 e a 6 formam uma espécie de porta WAN combo, estando ligadas entre si, por isso seriam as duas tagadas para a Vlan12.

- A porta 2 assumo que seja a porta 1 do router, e que irá ligar ao router Thompson, pelo que necessitará de também ir tagada para a vlan 12 para passar os serviços.

- O resto fica apenas em off e untagged na 1.

Faz um backup ás configs e experimenta, qualquer stress voltas atrás... 🙂
Reputação 6
Boas ?

Em relação ao TS não vai ter qualquer influencia visto que é aplicado a certas horas do dia, depois das duas da manha não tens TS.

Podes usar um disco ligado ao asus e o router fica a fazer os downloads durante a noite sem teres de deixar o PC ligado.

Vais ter também maior estabilidade e bastantes funcionalidades extra de origem que não vais ter noutras marcas .
Nota pessoal… seja qual for o marca ou modelo eu recomendo sempre usar outro router.
Crachá
? ? tive outra vez tempo para olhar para isto e consegui resolver o problema. Ou seja tenho uma forma de conseguir usar o meu próprio equipamento para uma ligação MEO ADSL em single edge (eliminei o router thomson). Ainda não experimentei a televisão mas imagino que funcione da mesma forma que com a fibra (com as configurações de IGMP). O meu setup é então:

linha telefónica -> TD-8816 -> WR1043ND -> LAN/Wifi

A configuração dos equipamentos também é muito simples:

- O TD-8816 está com o DHCP desativado e a firewall desativada

- No TD-8816 o ADSL tem de ser configurado em modo bridge e com VPI/VCI 1/35. Tinha sido isto que me tinha falhado antes e por isso não estava a funcionar. O TD-8816 vem por default com vários VPI/VCI configurados mas nenhum deles é o 1/35 que parece ser o que é usado em single-edge. Em dual edge o 0/35 era internet e o 1/35 era IPTV

- No WR1043ND a interface WAN é configurada para obter IP dinâmico

- (Opcional) criei uma segunda interface ligada à mesma porta física configurada com IP fixo 192.168.1.100 de forma a conseguir aceder à página de configurações do TD-8816 (por default 192.168.1.1)

E é só isto. Não é preciso nenhuma configuração de switch/VLAN porque isso aqui é feito no VPI/VCI do ADSL. Para routers com ADSL incorporado deve ser trivial fazer a mesma configuração usando esses settings de VPI/VCI.
Reputação 6
Boas ?
De momento não consegues, mas a meo já está a criar um firmware novo que vai permitir aos clientes ADSL fazer isso, mas ainda não há data de lançamento e nunca será antes do final do ano.
Viva pessoal, venho dar a minha contribuição cá à malta que as vezes parece que é esquecida por ter ADSL:

Tenho serviço ADSL Meo Total 24 com TV IPTV, telefone e net.

Consigo ter 2 ou mais routers com ip publicos diferentes e usar a TV IPTV sem problemas no router Asus RT-AC87U!!

Farto de ter problemas com o router da meo, decidi adquirir um TP-Link TD-W8970 com modem ADSL.
Basicamente substitui o router da meo pelo tp-link, configurei-o em modo bridge com o VPI/VCI 1/35 como haviam dito por aqui e passei a ter ip publico nos pc's ligados ao tp-link.

Depois disso para possibilitar uma topologia semelhante à da fibra (como no primeiro post em que o TP-link é uma especie de ONT), desliguei o wireless, o DHCP e liguei o igmp proxy no tp-link.
Por fim liguei os cabos entre as portas lan do tp-link e as portas wan dos routers.
Activei o ipv6 no router RT-AC87U e nem mexi na parte de IPTV do mesmo.

Liguei a box ao asus e passou a dar às mil maravilhas sem encravar nenhuma vez xD

Peguei noutros routers e consegui ter net com ip's publicos diferentes 🙂. Não testei a box IPTV em cada um deles, mas futuramente irei tentar isso... 

Agora faço uma pergunta: ?, tenho o router da meo parado, mas gostaria de saber se é possivel configurar esse router que estava a dar em modo ADSL para um modo semelhante ao da fibra? É que tentei liga-lo ao tp-link usando a porta wan e o bicho nao adquiria a net... Há algum metodo simples sem que tenha que recorrer ao "power user" feito pelo modo debug e as configs de eth/atm/dhcp?
Reputação 6
Boas ?
Em ADSL neste momento não é possível usar este tutorial, a bridge para ligar o segundo router tem de ser criada no router no router da meo e neste momento não é possível fazer isso. A Meo já esta a criar um firmware com essa funcionalidade mas só vai estar disponível no próximo ano, mas não tenho informação quando.
Boas ?,
Desculpa a demora a responder... Tenho estado out e nao vi a tua resposta mais cedo.
Respondedo ao que disseste.

Sim, o router da tp-link pode ser usado como router principal e não como uma especie de ONT se desejares. Apenas tenho o segundo router pq é um ASUS e é mais "potente" que o tp-link.
Basta nas configurações colocares as configs do ISP (VPI/VCI 1/35 e em vez de bridge metes Dynamic IP) e activares o DHCP do router.
Podes ver essas configurações no emulador do link abaixo em "Quick Setup", meter Portugal, e dizer que vais configurar tu o serviço do ISP.
http://www.tp-link.com/resources/simulator/TD-W8970_v3/index.htm

?, 
Para te ser sincero, ter outro router sem ter o da meo é 1000% melhor.

Pelas seguintes vantagens:

Tens um router mais rapido e que não encrava quando tens mais de 15 clientes a utilizar a internet. (lan partys sem quebras de net)

Não tens problemas de abrir portas automaticamente caso querias fazer uma especie de "server".
Ninguem sabe aceder ao teu router porque as passwords sao só tuas e não são as "genéricas" da meo.
Podes colocar o DNS que bem entenderes no router facilmente. Para não falar que nao tens chatices de o router nao crashar e fazer reset automaticamente, obrigando-te a ter que reconfigurar o DNS.

Depois dependendo do router que adquiriste podes ter mais expansão wireless ou até mesmo 2 redes wireless, uma guest e outra interna.

A unica desvantagem em relação ao router da meo:
Teres que configurar tu a primeira vez e caso tenhas problemas, tens que andar a ver quais são... 
Porém, tens sempre o router da meo para verificar se não tens problemas na linha/infraestrutura que fornece o adsl à rede.

Cumprimentos.
Reputação 6
Boas ?
Qualquer duvida não hesites em pedir ajuda .
?

Tenho o Asus N66U e funciona bem com 200/100.
Reputação 6
Boas ?
Ok, já pedi um C7 V2 e devo recebe-lo ainda esta semana, se não conseguires resolver o problema até lá depois já vai ser mais fácil para mim testar.
Reputação 6
Boas ?
Podes fazer as alterações agora porque não vais perder nenhuma configuração .
Olá a todos.

Tenho um Edge router 4 da ubiquity que queria ligar ao gpon da meo fibra e posteriormente ligar uma porta deste router à porta wan do router da Meo. 

Quantas vlan tenho que configurar? Qual delas vai ser a wan Port? Tenho que configurar a porta ligada ao router Meo de alguma forma?

Obrigado
Reputação 1
Crachá +4
@@Helder_R

Eu agora tenho FiberGateway mas dantes usava o RT-N66U com Merlin (última versão 380.69_2 pela altura da escrita deste post) sem problemas, configurando de acordo com os tutoriais da Asus.
Reputação 2
Crachá +5
ok,

ja consegui após varias tentativas e leitura ;)

cumps
Reputação 2
Crachá +5
ora boas cá fica os prints de como consegui ipv6 no draytek vigor 2130:

?

meti aqui o dns ipv6 da google mas e opcional:

?Resultado:?
eu deixei de usar anti virus ha muitos anos, tenho certos cuidados e nunca tive problema, o anti virus na minha modesta opinão so atrapalha e atrasa é o proprio virus..não deve ser isso se mudar o cabo de rede para o technicolor funciona logo tudo...não tenho virus nem spyware..1000% limpo 

ha aqui um conflito de proxy so que não sabemos o que é.
Reputação 6
Boas

Sim está tudo a funcionar .