Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

  • 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59963 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Reputação 1
vimaro escreveu:

Valter,


 


Pois, em relação à informação do suporte técnico do MEO em que não era possível a substituição do router MEO, a pessoa que me atendeu disse que era a informação que tinha recebido do serviço de engenharia do MEO (foi aberto um caso antes e neste momento estavam a comunicar a resposta oficial e não uma resposta de acordo com um simples tutorial). Enfim...


 


Adicionalmente contactei o serviço de suporte da ASUS Ibérica, e a informação que me foi dada, foi de acordo com o site da ASUS Portugal e os firmwares disponíveis para os routers da ASUS são compatíveis com os routers dos operadores de telecomunicações (inclusive a MEO). Inclusive eles disseram que aquilo foi feito em colaboração com as operadoras.


 


E no minimo, por muitas configurações que fossem necessárias fazer no router (ex. QoS, autenticação), as operadoras podem e devem ser mais  fazer muito mais pelo qualidade de serviço oferecida ao cliente do que tentar inviabilizar essas alterações por interesses próprios. Até cheguei a pensar se isto não passa por uma estratégia de convencer-nos a fazer upgrade para a solução de 1Gbps em que a MEO já fornece um router AC.


 


Em relação ao cabo DSL, sim confirmo que deverá ser para ligar ao relefone (está a ligar a uma tomada de telefone da casa, e noutra sala da casa tenho o telefone) . Provavelmente irei precisar sempre dele e do router da MEO se quiser ter telefone. Acho que só ter a OTN e um router alternativo (ex. ASUS), não será suficiente.


 


O que me parece então é que o switch à frente dos 2 routers não faz mesmo sentido.


 


Obrigado.



Viva,


 


Eu tenho um Asus RT-AC68 a trabalhar em casa. Neste momento não tenho fibra em casa, estou à espera da marcação para instalação. 


Sei que estes Asus tb deverão funcionar, mas nunca testei. A única configuração necessária para o IPTV é activar o IGMP (no draytek foi isto), de resto não tem mais nada de importante.


 


Quanto ao suporte da meo, esquece.... Claro que não falaram nada com a engenharia e claro que leram o ecrã que têm à frente!


 


Para veres, estou à espera duma instalação fibra, e cada vez que ligo recebo uma resposta diferente! Nunca me disseram 2 coisas iguais (e já liguei umas 6 vezes)....


 


 
Valter,

 

Pois, em relação à informação do suporte técnico do MEO em que não era possível a substituição do router MEO, a pessoa que me atendeu disse que era a informação que tinha recebido do serviço de engenharia da MEO (foi aberto um caso antes e neste momento estavam a comunicar a resposta oficial e não uma resposta de acordo com um simples tutorial). Enfim...

 

Adicionalmente contactei o serviço de suporte da ASUS Ibérica, e a informação que me foi dada, foi de acordo com o site da ASUS Portugal e os firmwares disponíveis para os routers da ASUS são compatíveis com os routers dos operadores de telecomunicações (inclusive a MEO). Eles disseram que aquilo foi feito em colaboração com as operadoras.

 

No minimo, por muitas configurações que fossem necessárias fazer no router (ex. QoS, autenticação), as operadoras podem e devem ser mais  fazer muito mais pela qualidade de serviço oferecida ao cliente, em vez de tentar inviabilizar essas alterações por interesses próprios. Até cheguei a pensar se isto não passa por uma estratégia de convencer-nos a fazer upgrade para a solução de 1Gbps em que a MEO já fornece um router AC.

 

Em relação ao cabo DSL, sim, confirmo que deverá ser para ligar ao relefone (está a ligar a uma tomada de telefone da casa, e noutra sala da casa tenho o telefone) . Provavelmente irei precisar sempre dele e do router da MEO se quiser ter telefone. Acho que só ter a OTN e um router alternativo (ex. ASUS), não será suficiente.

 

O que me parece então é que o switch à frente dos 2 routers não faz mesmo sentido.

 

Obrigado.
Reputação 1
vimaro escreveu:

1) Tenho algumas dúvidas em relação à necessidade de um switch à frente com o firmware asuswrt.


No site da ASUS não é referida essa necessidade. Ver tutorial e figura:


http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html


Podem confirmar?


2) O router MEO thomson 799vn para além do cabo de rede RJ45 ligado à OTN na porta WAN, tem um outro cabo ligado na porta DSL.


No cenário do router ASUS ficar à frente, o outro cabo DSL mantém-se ligado no router MEO?


3) No suporte da MEO foi-me dito que não era possível substituir o router MEO devido à MEOBOX.


Neste cenário identificado pela ASUS, a MEOBOX está ligada directamente ao router ASUS, pelo que não sei porque razão é que o suporte técnico disse isso.


 


Obrigado


 


 



Nunca se acredita no serviço meo.... Quem está a responder lê simplesmente o que está escrito num ecrã.... Não sabe nada da coisa... Infelizmente é assim que funcionam call centers!


 


Esse cabo que falas ligado ao DSL é estranho! Não é o cabo que está ligado aos telefones?


 


Nunca tentei com router asus, mas com Draytek, garanto-te que a box funciona às mil maravilhas! (claro que são precisas configurações)
1) Tenho algumas dúvidas em relação à necessidade de um switch à frente com o firmware asuswrt.

No site da ASUS não é referida essa necessidade. Ver tutorial e figura:

http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html

Podem confirmar?

2) O router MEO thomson 799vn para além do cabo de rede RJ45 ligado à OTN na porta WAN, tem um outro cabo ligado na porta DSL.

No cenário do router ASUS ficar à frente, o outro cabo DSL mantém-se ligado no router MEO?

3) No suporte da MEO foi-me dito que não era possível substituir o router MEO devido à MEOBOX.

Neste cenário identificado pela ASUS, a MEOBOX está ligada directamente ao router ASUS, pelo que não sei porque razão é que o suporte técnico disse isso.

 

Obrigado

 

 
Reputação 1
O DrayTek 2830 tem essa limitação, tem porta Gibabit mas depois o processador não acompanha.


 


Com o meu DrayTek 2860Vac numa instalação 200/100, chegou a 200/100 certinho e sem problemas.


 


Funciona 5* com o 2860 no meo fibra, todos os serviços possíveis.
Boa tarde.


 


Eu estou a tentar usar o método 1 para gerir a net através de um ASUS RT-N10E.


Como tal, liguei o cabo wan que sai do ONT a um switch para dividir a ligação para o router meo e para o ASUS.


Tanto a box e o telefone que está ligado ao router meo funcionam sem problemas.


 


Antes destas ligações efetuei as configurações apresentadas e só depois é que liguei o cabo que vem do switch à porta WAN do router.


 


O problema que me deparo é que o router não chega a obter nenhum endereço de forma automática.


 


Será que alguém me pode ajudar?


 


Cumprimentos,
José Nunes
Reputação 2
boa noite. hoje instalaram-me um router Thomson TG784n (branco), na sala pois o meu antigo thomson, pifou.


tenho uma 2ª box no 1º andar que sempre esteve ligada a um tp-link TL-WA890EA,


 


http://www.tp-link.com/lk/products/details/cat-11_TL-WA890EA.html


 


que acedia ao antigo router thomson via wireless.


 


acontece que hoje após trazerem o novo router, re-liguei o Tp-link ao novo router, mas a tv dessa 2ª box está sempre a fazer freeze apos 5-10 segundos.


 


tenho que fazer alguma alteração? é que não tou a ver forma de resolver isto. consigo com um bluray ligado ao tp.link aceder por exemplo ao youtube, ou seja, passa sinal e linha de net, mas a tv é que crasha.


 


obrigado
Boas,


Tenho esta solução a funcionar com 1 ASUS AC68U com Tomato FW à muitos meses e recentemente, salvo erro, a semana passada a TV para passados cerca de 5 segundos. Não houve qualquer update de fw no Tomato nem alteração na rede.

O unico workaround que tenho é parar ou andar para trás na emissão e consigo ver TV dessa forma...


Alguem sabe alguma coisa?!?
Tenho aqui uma situação.


 


Sempre tive tudo a funcionar como descrito no método 1. Entretanto, trocaram o router para o TG789vac v2, e fizeram upgrade a linha para gigabit. Agora o router Asus (RT-AC56U) não consegue ter internet. Nada mudou no Asus, por isso acredito que o problema seja o router meo.


 


No Asus, no ícone de internet, aparece "DHCP connection failed". No log aparece "WAN Connection: ISP's DHCP did not function properly".


 


Problema resolvido. Não sei bem se foi isso, mas desliguei tudo e voltei a ligar um de cada vez. Primeiro fiz um teste. Liguei o Asus diretamente ao ONT apenas para testar se conseguia conexão. Isso funcionou. Então fiz a ligação normal do método 1 (com switch). Primeiro o Asus ao switch, e verifiquei a internet. Tudo ok. Liguei o router meo. Tudo ok. Internet em ambos, tv/telefone a funcionar.
?


 


Tenho o Asus N66U e funciona bem com 200/100.
Ok já tenho a net a funcionar com o método 2 num router Netgear R7000, mas a TV não funciona.


 


As configurações que tenho no tomato são as que estão nas imagens que aqui deixo. Será que alguém me pode ajudar com o que pode estar mal?


 


A box depois só me dá a imagem da meo e diz, "por favor aguarde" e não sai dai!


???


 
Boa tarde,

 

Utilizando o método 2 com o FW tomato e uma vez que a minha ligação já utiliza single edge que opção devo selecionar no menu Basic para a ligação wan?

DHCP, PPPoE ou Static?

 

Obrigado.
Posso confirmar isso. Mesmo com o 2920, nunca passa os 90mbps.


 


Mas eu tive uma mais caricata. Na empresa esteve a funcionar em dual edge até agora, sempre deu ~90mbps. Recebi um mail da MEO que teria que modificar a configuração para single edge. Fi-lo, mas, curiosamente a velocidade passou para cerca de 50mbps. Tudo igual, só passei de PPPoE para IPoE. Voltei a configurar com dual edge, e novamente 90mbps. Isto na WAN2 (Gigabit).


 


Experimentei em single edge na WAN1, e dá cerca de 75mbps.


 


Contactei o apoio draytek da Visus. Falaram de qualquer stress na negociação do draytek com o ONT (sei que no 2925 teriamos que colocar um switch entre um certo tipo de ONT e a WAN do router). Mas se é assim, porque em PPPoE funciona bem? Como não estou para me incomodar com isso, deixei na WAN1. Segundo o apoio técnico, a solução passa por comprar um mais recente....


 


Os Draytek são bons routers, mas em termos de performance, estão a ficar para trás. Com o meu 2925, consigo os 100/100 sem problemas.


 
Penso que está com um problema parecido ao meu.

Na minha opinião é uma limitação fisica do Draytek.

Repara nesta observação da marca em relação ao teu router:

 

  • WAN1 : Modem ADSL2/2+ incorporado (Suporta velocidades até 24Mbps!)
  • WAN2 : Interface Gigabit para modem Fibra / Cabo (Throughput até 150Mb/s)
 

Eu também tenho um draytek e estou com os mesmos valores.

Ando à procura de algum router de jeito e a preço aceitável que suporte mais velocidade na WAN de forma a tirar partido dos 200/100.

Se alguém tiver sugestões agradeço.

 

 

 
Bom dia,


Cumprimentos,


 


Espero que alguem me possa ajudar a resolver este problema técnico.


Então é assim:


Usei o método 1 deste tutorial.


ONT


Switch TPLink a Gigabit


Router Meo Technicolor TG784n v3 Firmeware 10.2.1.O (sem alterações origem meo)


Router Draytek 2830VN Plus. http://www.visus.pt/draytek/serie_vigor2830.htm


No router da Meo tenho 200 Megabits e 100 Megabits.


 No router Draytek não tenho mais de 70 a 80 Megabits por 50 a 60 Megabits


Não é dos cabos porque testei varios as portas de rede do pc são a gigabit.


O que poderá ser????


Envio configuração usada no Draytek e caracteristicas do mesmo..


Obrigado,


E  para quando o firmware para fazer bridge em ADSL???

 

Das duas uma, ou lançam o firmware, ou fornecem fibra aqui para a terra...

 

não se percebe pq demora tanto tempo a fibra a chegar as casas... 😞
Reputação 2
? podias fazer o favor de partilhares as tuas configurações do tp-8970 na ligação à meo.


Tenho ligação à internet e e televisão IPTV na box - no inicio, agora fiz reiniciar a box e nunca mais deu???


Tb as configurações do Ipv6... diz sempre "connecting" e não "connected".


obrigado
viva

 

tenho um serviço ADSL (fibra só daqui por 1 mês... dizem)

 

esta semana após ter ficado sem internet no meu TG784, foi lá um técnico da MEO e trocou o router onde o mesmo já vem com a versão 10.2.1.L

 

estou a pensar comprar um router ASUS RT-AC1200G e gostaria de ter o router da MEO a servir as boxs e toda a gestão da rede partir do router ASUS...

 

sabem me indicar se consigo com esta versão de firmware do TG784, coloca-lo a funcionar em modo bridge?

 

Cumps
Sim é ?.
Passado um ano, ainda não há sequer novidades sobre o tal fw com bridge para clientes ADSL. 
Ainda bem que tratei disso há bastante tempo...
Reputação 2
Boas,


 


?- esse TP_link W8970 é versão 3?


 


Obrigado
Boa tarde,


Cumprimentos,


 


Em breve vou ter fibra, e queria saber se alguem me pode ajudar.


Neste momento tenho adsl e um router draytek 2830 vn plus, como já tenho a rede toda configurada NAS, access points etc...
A pergunta é se posso passar o acesso á net para este router e deixar o da meo tambem para a box e telefone ou ficar só com o draytek?


Alguem ja tem um manual para o efeito????


Já li quase tudo por aqui e ainda nao vi nada sobre este router.


Obrigado,


 
Boas pessoal,

 

Sou cliente M5O da Meo e tenho contratados 100Mb velocidade de internet.

O meu router é o TG784n V3.

A questão é que só consigo obter velocidade máxima de 46Mb!

Na página do router dá-me velocidade por WIFI 65Mb e por cabo 100Mb

Gostaria da  vossa ajuda para aumentar a minha velocidade por WIFI.

Obrigado
Reputação 2
Crachá +5
ora boas cá fica os prints de como consegui ipv6 no draytek vigor 2130:


?


 


 


 


meti aqui o dns ipv6 da google mas e opcional:


?Resultado:?
Boas

 

Podes sempre partilhar com o pessoal. Certamnente vai ajudar outras pessoas na mesma situação.
Reputação 2
Crachá +5
ok,


ja consegui após varias tentativas e leitura ;)


 


cumps