Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet

• 28 September 2014
  • 766 respostas
  • 59576 visualizações

Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

766 respostas

Boas a Todos
Que servidores DNS aconselham a usar?

Existe alguma consiguração alem das VLAN's que aconselham a fazer?

Cumprimentos
Reputação 6
Boas @@@Gf19 

Os servidores de DNS da meo são os recomendados .

Não existem nenhumas configurações adicionas especificas , a única coisa que que adicionei foi o servidor de DDNS.

[user=2448]@@xptopt[/user]

Boas!

Já viste a minha mensagem em https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/67011/highlight/true#M14951 ?

Obrigado!
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 

Sim já tinha visto , não adicionei ao tutorial visto que 99.9% dos utilizadores vão partir de um firmware acabado de instalar e isso já vem configurado assim por defeito.

Mas assim que tiver algum tempo extra vou rever todos os métodos e adicionar tudo o que já foi sugerido .

Boas @@@xptopt

Independentemente dessa parte, continuo preocupado com os saltos brutais de velocidade, que não aconteciam anteriormente...:@

Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 

Experimenta desactivar o serviço de ipv6 no tomato , deve ser esse o problema
Reputação 1
Qual é o router que tens?

Também tive problemas parecidos a partir do momento que experimentei o firmware Tomato no meu Asus RT-N66U com a 10.2.1.L. Não sei se foi da actualização, pois antes já usava este router mas sempre com o AsusWRT-Merlin.

Segundo o que estive a ler, o meu router devia aguentar à vontade e sem aceleração por hardware (que vem por defeito ligado no AsusWRT-Merlin e desligado no Tomato) 200 Mbps em WAN-LAN. No entanto, na minha experiência com o Tomato e o Meo, ao atingir os 100 Mbps a ligação fica extremamente lenta ou vai mesmo abaixo. Verifiquei o load do CPU e para meu espanto vi que ao atingir os 100 Mbps ele andava nos 100%, daí a lentidão e quedas.

Activei inclusivé o "bcm_nat", que é a aceleração por hardware disponível numa versão da firmware mas mesmo assim não ajudou. Não tinha nada activo (QOS, Bandwidth Limiter) que pudesse causar esta lentidão. Testei com IPv6 ligado e desligado e também não teve qualquer efeito. Acredito que os routers ASUS mais recentes com processadores ARM já aguentem à vontade os 100 Mbps no Tomato.

Após isto, voltei a alterar para AsusWRT-Merlin e com transferências de 100 Mbps o CPU não passa dos 27%~30%.
Boas!

@@@xptopt : Esteve sempre desactivado.

@@@beasty : É um RT-N16, e, quanto a mim o problema não está no Tomato, dado que, antes de me instalarem o firmware 10.2.1.L, a velocidade andava entre os 80 e os 90Mbps. Agora tão depressa está nos 50 como nos 98Mbps, ou vice-versa.:@

Cheers!
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 

O meu RT-N16 também fez a mesma coisa inicialmente , mas depois ficou normal , já não me lembro se resolvi isso só com um reboot ou foi com um reset .

Pode também ter acontecido que nao deixaste o router aplicasse tudo na NVRAM isto acontece se não esperares uns minutos depois de actualizares o firmware sem fazer alterações , por isso podes tentar instalar novamente o firmware mas desta vez no final da instalação espera 5 minutos antes de começares a configurar o router , deve ser esse o problema .
Boa noite, estou aqui com um pequeno problema...tenho a partilha de ficheiros como sempre tive configurada e dava tudo bem, agora tenho um "erro" ainda não tinha dado fé...... no tlm android tenho um programa que constumo usar para ver as partilhas é o ES EXPLORER... no pc tenho certas pastas activadas e tenho acceso pela casa como do costume...

o que acontece agora é quando estou no tlm e por EX: VOU VER UM FILME fico sem net no PC..a partilha continua no tlm mas fico navegar na net e tenho de desligar o router o router da ASUS.. se torno a a tentar ver um filme no tlm acontece novamente.

meto corrigir problema e da me no proxy detected ou coisa parecida .
A "detecção do proxy" sempre foi um processo complexo. Proxys foram feitos para serem definidos a mão, mas alguem teve preguiça e criou uns metodos. Alguns usam DHCP para dar a dica de qual o proxy, outros usam o teu fullhostname para tentar detectar onde poderá estar um ficheiro com as configs do proxy, saca-lo e interpreta-lo.

Por qualquer razão, tas a ter o erro de "falha ao detectar proxy". Vamos despistar por partes:

1. Tens net?

Abre uma linha de comandos (iniciar, executar, excreve cmd e da enter) e tenta pingar o 8.8.8.8 (excreve ping 8.8.8.8 e da enter).

Deves obter algo como isto:

C:Usersdaedric>ping 8.8.8.8

Pinging 8.8.8.8 with 32 bytes of data:
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=8ms TTL=55
Reply from 8.8.8.8: bytes=32 time=7ms TTL=55

Ping statistics for 8.8.8.8:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 7ms, Maximum = 8ms, Average = 7ms

Se tiveres algo semelhante, passa pro proximo passo.

2. Tens DNS?

Na mesma linha de comando, escreve nslookup google.pt. deves ter algo como isto:

C:Usersdaedric>nslookup google.pt
Server: dsldevice.lan
Address: 192.168.1.254

Non-authoritative answer:
Name: google.pt
Addresses: 2a00:1450:4004:801::2003
216.58.210.99

Diz-nos o resultado...
Boas, ja testei no primeiro anexo ainda tenho net, depois inicei a partilha normalmente fui ao telemovel e comecei a fazer um stream de um filme e testei novamente a linha de comandos ja deu outro resultado... segue em baixo 

neste fico sem net 

Bem, com esta nova firmware, deixou de haver aquele botão que nos permitia desligar e ligar a internet do nosso router sem ter que desligar o router, para obtermos um novo ip... isso deixou de ser possivel de fazer? ou existe outra maneira?
??

então onde anda a malta para ajudar....:manhappy:
Boas @@@xptopt

Desculpa só agora responder, mas não tenho vindo à Net nos últimos dias.

Como disse antes, o Tomato foi instalado há um par de meses no Asus, muito antes da instalação deste novo firmware no router da Meo, e sim, segui religiosamente as instruções da sua instalação. A prova é que, quando o Asus estava pendurado no router da Meo, a velocidade de download andou sempre entre os 80 e os 90Mbps.

Hoje, quando voltei à Net, deparei-me com uma situação ainda pior que antes: entre os 30 e os 70Mbps. Já não sei quantas vezes fiz reboot, nem que mais fazer para obter uma velocidade próxima da contratada.

Um abraço!
Reputação 6
Boas @@@Menta 

Podem estar a acontecer duas coisas , pode ser um problema com o firmware ou pode ser o serviço ipv6 a causar o problema .

Experimenta desactivar o ipv6 para ver se o problema persiste , se persistir deves consultar o fórum do firmware para ver se encontras lá alguma solução .
Reputação 6
Boas @@@OvelhaNegra 

Já fizeste o teste de velocidade ligado ao router da meo ?
Se a velocidade for normal ligado ao router da meo , o problema deve estar no firmware .
Boas @@@xptopt  quando desactivo o ipv6 fico sem net, eu fiz por aqui não sei se era aqui que tu dizias..tive de fazer o reboot ao router da asus e voltar activar o ipv6

o problema pode estar mesmo aqui de alguma maneira quando desactivo o ip6 fico sem nada o mesmo acontece quando acedo algum ficheiro via file sharring perco a net mas não a partilha......neste ultimo caso quando fiquei sem partilha e sem net, mais um quebra cabeças 
Reputação 6
Boas @@@Menta 

Experimenta desactivar o ipv6 directamente no router .
@@@xptopt 

parece que ja esta desligado nativamente, sera que devo ligar antes..:)  ??
ja liguei foi tudo abaixo...vou tentar procurar por a ai mas não me parece que seja do firmware, deve ser do windows 
Reputação 6
Boas @@@Menta 

Sim de facto não me parece ser um problema de firmware , visto que o ipv6 está desligado e o que acontece quando desligas directamente no Windows não é normal .

Estando o pc a receber internet via ipv4 , desactivar o ipv6 no Windows não deveria provocar a falha no serviço de internet .

Estás a usar o Windows 8 certo ? wireless ou por cabo ?
@@@xptopt  windows 8.1 pc desktop por cabo, tenho algumas pastas partilhadas normalmente na minha rede.....sempre acedi as pastas desta maneira mesmo antes deste novo firmware ja com o router da ASUS