Resolvido

Trocar Thomson TG784 por Asus RT AC51U

  • 26 January 2016
  • 57 respostas
  • 7983 visualizações

Boa tarde Exmos(as)

Tenho meo fibra e gostaria de trocar por completo o router Thomson TG784 por um Asus AC51U, ou seja, abolir o router Thomson.
O que se passa é que não consigo obter ip externo da meo.
Já experimentei por DHCP, PPoE e não tenho net.

Colocar o MAC do router thomson e nada.
Ou estou a fazer alguma coisa mal (que é bem possivel) ou terei a porta WAN avariada?

 

Desde já um muito obrigado pela atenção.
Atentamente 
Satri
icon

Solução por xptopt 27 January 2016, 22:29

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

57 respostas

Depois de colocar o firmware do Padavan o que tem que fazer é colocar como mostra na imagem que envio (Rectângulo Vermelho)

comigo deu logo assim

espero ter ajudado

 

Muito obrigado 😃 Assim que chegar a casa vou já experimentar 😉
Depois diga se deu.
Bom dia,


 


Só para vos dar feedback acabei por optar por outra solução, o router Asus ficou junto à ligação da fibra e depois liguei na porta 4 o cabo RJ45 que ia por dentro da parede até junto da TV, na sala. Aí coloquei o router MEO, que distribui sinal Wireless na sala (um dos pontos onde tinha pouco sinal) e depois fornece ligação por cabo para a box.


 


Serve perfeitamente para as minhas necessidades.


Obrigado pela vossa ajuda!
Reputação 3
Crachá +13
Boas, já existe algum router Asus compatível com Voip, que dê para ligar os telefones fixos e assim remover completamente o router meo?


Cheguei a olhar para esse AC51U, mas além de não dar para ligar os telefones, as portas são todas fast ethernet, ou seja limitadas a 100Mbps.
Crachá +1

Boa noite,

sem querer ressuscitar o post, quero deixar aqui a minha experiência.

Tenho um pacote Meo Fibra 100 instalado. Após uma avaria do router Technicolor TG789vac V2 (foi instalado na altura da adesão), trocaram por um Thomson TG784n V3. Notou-se uma degradação significativa da utilização da internet, especialmente streaming 4K no Netflix e Amazon Prime. (Reclamei diversas vezes mas não quiseram saber. Perdem o cliente no fim da fidelização, daqui a uns meses).

Já andava com vontade de trocar o router por um ASUS pois há tutoriais e firmwares especificos para esse efeito, pelo que decidi arriscar e comprar um ASUS RT-AC51U que supostamente é compatível com firmware final (não beta).

Segui os passos indicados instalando o firmware disponibilizado no site da asus os operadores bem como a última versão disponibilizada recentemente pela ASUS através da secção de downloads do suporte.

Instalei as duas versões pois notei enormes falhas na comunicação por 2.4GHz. Encontrei até imensos relatos em fóruns com este problema. Inicialmente, os 5GHz funcionavam praticamente sempre bem, os 2.4GHz funcionavam durante uns segundos no arranque do router e depois não conseguia estabelecer ligação. Das poucas vezes que consegui fazer testes, o alcance era fraquissimo e as velocidades wireless eram bastante instáveis. Chegou a um ponto que não me conseguia ligar de maneira nenhuma ao router e tive que fazer resets seguidos até conseguir recuperar a ligação ao router. Pelo que li, há quem diga que é defeito de hardware, outros de drivers, outros de firmware. Não sei se sou só eu que tem este problema.

Comecei a procurar alternativas, mexer nas configurações até que encontrei este firmware (Padavan) que pelo que percebi foi desenvolvido por entusiastas a fim de otimizar o chipset MediaTek utilizado neste router, entre outros routers com o mesmo chipset.

Fiquei reticente por a última versão ser de 2016 mas posso dizer que o router parece completamente diferente!

A 2.4GHz passei de 25-40Mbps a oscilar imenso encostado ao router para 50-75Mbps. A 5GHz está sempre colado aos 95Mbps!

Mexer nas configurações é muito fluído e simples, pois a interface gráfica é simples mas bem concebida. Resumindo, até prova em contrário, recomendo vivamente este firmware.

Dito isto, tentei seguir as indicações que são dadas neste post bem como noutros mas sem sucesso. Deixo então os ficheiros e os passos que segui para conseguir pôr a funcionar, que é bastante simples. De notar que apesar de não ter tentado, li que para reverter o firmware para o ASUS original basta flashar através da interface gráfica do Padavan como se fosse uma actualização.

Os ficheiros de firmware foram retirados do link https://bitbucket.org/padavan/rt-n56u/downloads/    

Resumidamente, e como se pode ver na imagem, fazem:

  1. Login no router através do IP 192.168.1.1
  2. Vão a WAN
  3. No campo “Choose IPTV STB Port:” metem a porta LAN onde ligam a box
  4. No campo “WAN Cable is Attached to Port:”  escolhem a porta WAN
  5. Activam “VLAN Tagged Traffic Filter”
  6. Nas 3 VLAN metem VLAN 12 e garatem que o caixa “Untag” está seleccionada.
  7. Carregam em “Apply” e está feito.
  8. Podem depois modificar nome de rede, password, etc.

ATENÇÃO:

  • Nem todos os ficheiros do firmware dão. Encontrei uns ficheiros ligeiramente maiores que têm a mesma versão mas que penso serem versões nightlies. A box nunca funcionou sem travar ao fim de uns segundos.
  • Os ficheiros (base ou full) não me deram problemas até à data com a MEO BOX nem com o MEO GO.
  • O telefone não sei se funciona mas deduzo que não. Não tenho telefone para testar.
  • Este firmware tem VPN, mas não tem QoS. Confirmem se para o que pretendem, é suficiente.
  • A versão base, pelo que percebi, tem algumas funcionalidades técnicas a menos que a full. Não notei que me faltasse alguma coisa em concreto, mas faço uma utilização simples.
  • A password original para o WiFi é 1234567890. (Se usarem cabo, não precisam).

  • IP origiinal do router 192.168.1.1

  • Username: admin

  • Password: admin

 

Se alguém quiser enriquecer a informação com a sua experiência ou partilhar configurações adicionais que melhorem o desempenho, o pessoal agradece.

 

Cumprimentos,

Alexandre

 

Configurações MEO para Padavan Firmware

 

Reputação 7
Crachá +23

@xelaspt 

Eu tenho esse router e neste momento tenho-o com o último firmware (atualizado diretamente no equipamento). Já o tive no esquema abaixo.

Router meo (bridge) com Asus RT51U → apliquei o ISP MEO e não tive problemas de wifi (nem em 2.4 nem em 5g) ou na mox (ligada ao router asus).

Entretanto por decisão pessoal removi o router MEO e coloquei o router asus ligado diretamente ao ONT (pois abdiquei de MEO box) e só uso Apple TV neste momento.

“O telefone não sei se funciona mas deduzo que não. Não tenho telefone para testar. “ Voip fixo só vai funcionar se o telefone estiver ligado no router MEO

nota: (no meu caso não preciso de telefone fixo para nada, por isso a minha solução funcionou perfeitamente, já está assim faz 1 ano e meio sem qualquer problema).

Obrigado pela partilha pois pode ajudar outros. É sempre uma mais valia!
Cmps

bom ano