Resolvido

Trocar router TG784n v3 devido à incompatibilidade com TLS 1.2

  • 21 November 2022
  • 14 respostas
  • 186 visualizações

Crachá

Tenho um router TG784n v3 (fabricado em 2013).

 

Recentemente comecei a trabalhar remotamente e não consigo me conectar ao servidor da empresa através de https, ao usar a minha wifi do router da meo. Entretanto, consigo acessar esse servidor através da wifi “pública” da meo - “MEO-Wifi” , a qual consigo acessar através de qualquer sítio com as minhas credenciais da meo. 

 

O protocolo de segurança mais atual utilizado pelo https é o TLS 1.2.  O TLS 1.1 foi descontinuado e a minha empresa não mais aceita conexões https com este protocolo descontinuado.

 

Dado todo o contexto, acredito que esse router antigo não suporta o TLS 1.2 visto que não consigo configurar o tipo de segurança do meu wifi para um tipo mais moderno. O meu wifi utiliza WPA/WPA2 (TKIP) que é um tipo antigo e considerado inseguro. Inclusive, o meu próprio telemóvel recomenda utilizar um tipo de segurança mais moderno porém, o router não oferece uma opção para tipos de segurança mais modernos.

 

Não encontrei nada específico a afirmar as minhas suspeitas mas o contexto é muito óbvio. A meo é obrigada a trocar o meu router? Como convencer a meo de realizar essa troca? Seria mais fácil e rápido comprar um router novo por minha conta?

icon

Solução por NeoPayne 22 November 2022, 10:48

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

14 respostas

Crachá

Contactei a MEO e, conforme esperado, disseram que não farão nada a respeito e que o problema é específico somente meu.

 

Tudo funciona perfeitamente com a wifi da minha empresa, como o wifi “público” da meo, o hotspot do 4g do meu telemóvel e num café onde testei. Apenas com o wifi da minha casa ocorre esse problema.

 

Depois de muita argumentação, a atendente já irritada mencionou que tenho uma conexão de 30 Mbps insinuando que, por isso, não trocarão o router e que já sabem do problema.

 

Seguramente, ela queria dizer que devo fazer um upgrade de plano e iniciar uma fidelização para trocarem o router. Acabei de arrendar o apartamento onde já existia um contrato fora da fidelização com 30Mbps e essa velocidade me permite assistir streaming sem problemas. 

 

Resta-me apenas reclamar junto a Anacom e, posteriormente, comprar um router mais moderno ou mudar para a concorrência vodafone ou nos.

Reputação 7
Crachá +24

Com 30 mbs de contrato por cabo , quanto acha que tem por Wi-Fi?

Já fez um teste de velocidade?

Vai ver que não atinge velocidade para streaming.

Crachá

Já tenho um par de décadas com computadores e redes.

 

A questão não era sobre a velocidade mas sim tenho 29,5 Mbps no wifi e assisto netflix e afins sem problemas.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

o problema é que o router é compativel com a velocidade contratada. até avariar não vão trocar o router.

Crachá

boas @NeoPayne

 

Sim, já imaginava isto em conjunto com o meu plano ser de apenas de 30 Mbps. Entretanto, não pensei que a atendente fosse insinuar isto tão descaradamente.

 

Até já havia pesquisado aqui no fórum sobre routers. Vou comprar um router, ligar na porta ethernet e transmitir o wifi apenas para poder trabalhar remotamente. Se isto não ajudar, vou para a Vodafone ou Nos com um plano de 100-500 Mbps. Conforme mencionei, consigo trabalhar em qualquer wifi exceto na de casa. A única diferença que vejo é o fato do meu router ser mais antigo que os demais.

 

No final, uma reclamação junto à Anacom apenas desencargo de consciência e dar um pouco mais de trabalho para a meo.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

Se mudares o tarifário para 200Mb ou mais são obrigados a mudar o router... Ficas com o problema resolvido sem mt trabalho…

 

Essa queixa que queres fazer para ANACOM vai ser ignorada, 1o porque a ANACOM não gere reclamações de clientes das operadoras e 2o não tem qualquer fundamento pois a operadora está a cumprir com o contrato. Só tu é que vais perder tempo.. 

Crachá

Problema resolvido sem muito trabalho mas gerando receita adicional para a meo.

 

São obrigados a mudar o router com um plano de 200+ Mbps pois o router atual suporta apenas até 100 Mbps. Se o meu futuro router pessoal não ajudar, vou mudar o tarifário para 200 Mbps mas não com a meo. Se for para iniciar uma nova fidelização de 2 anos, prefiro tentar a sorte com a concorrência.

 

Depois de perder tanto tempo com este problema, 1 minuto a escrever uma queixa para a Anacom não é nada, alguns anos atrás isso funcionava nem que fosse para dar algum trabalho a meo.

 

Existe algum site de queixas onde possa deixar um log disso e ver o que dirão além do que a atendente disse?

 

Estão a me privar de realizar o meu trabalho remoto por um problema em que a solução está claramente do lado da meo mas, obviamente, sei que estão protegidos com os fine prints.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

a Meo está a cumprir com o contrato, o resto é paisagem...é isto que são dizer de uma maneira politicamente correta….inclusive a ANACOM...desculpa ser demasiado directo.

 

se o problema é dar dinheiro a Meo, vais o dar a outra operadora na mesma para teres o que pretendes…

 

Na realidade o que pretendes é mudar de operadora e procuras uma maneira legal de o fazer...neste momento e pelo descrito não tens...e podes fazer as reclamações que quiseres baseado no que descreves-te até agora não vais ter uma troca de router sem alterar o contrato...nem que seja trocar de operadora...podes é tentar manter os valores com uma novo tarifário…

 

na minha opinião não se deve fazer renovações de contratos pelo menos até começar o novo ano, pois com os aumentos automáticos iguais a inflação (está previsto em contrato) tens um bom preço em Dezembro e em Janeiro aumenta 10% (é a inflação atual)...

Crachá

Não pretendo mudar de operadora, não tenho fidelização com a meo e posso mudar de operadora quando quiser sem problemas legais.

 

Pretendo apenas acessar o servidor do meu trabalho e poder trabalhar sem ter que sair do wifi de casa e mudar para outro wifi sempre que necessário, sendo que qualquer outro wifi de vários que testei funciona sem problemas inclusive o próprio wifi público da meo.

 

Tudo leva a crer que a causa do problema é o router antigo e se um router moderno pessoal não ajudar (ou seja, um potencial problema com o ip de saída da meo), me restará apenas mudar de operadora.

 

Eu já pagava um tarifário de 200 Mbps da meo desde 2017 quando estava em Lisboa com um router mais moderno. Agora estou nos Açores, aluguei um apartamento que já tinha um contrato sem fidelização de 30 Mbps e, para o meu uso, está muito melhor do que imaginei. 

 

Pagar 10 euros a mais por mês não é problema para mim mas não quero ficar preso com a meo por mais 2 anos dadas todas as dores de cabeça dos últimos 5 anos. Prefiro arriscar a sorte com outra operadora.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

Mas há contratos sem fidelização... 

Crachá

Boas

 

Sim já sabia disso, ontem estive na Nos e falaram desta possibilidade e tens que pagar 370 euros upfront para a instalação do serviço. A mensalidade para o tarifário de 500Mbps fica 13 euros a mais do valor com fidelização. 


Como vivo uma vida de nômade, sempre a mudar de casa a cada 2-3 anos devido ao trabalho. Talvez seja uma opção melhor.

 

Vou comprar um router hoje e verei se será necessário trocar de tarifário / operadora.

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas se tens a Meo já não precisavas desse valor de instalação...era mudar o tarifário sem fidelização

Crachá

Boas,

 

Caso não houvesse dois anos de fidelização, eu aceitaria pagar 10-15 euros a mais para uma velocidade maior e novo router. 

 

Não suporto mais a meo, prefiro gastar em outra operadora. Em duas outras ocasiões também me deram muita dor de cabeça. Chegaram ao cúmulo de querer incluir o meu telemóvel no plano de internet, quase aceitei até que descobri que com isso, seria um pacote novo, ie, nova fidelização de dois anos. Lembrei dessa possibilidade e perguntei, não puderam mentir tão descaramente e disseram que sim, seria iniciado um novo período de fidelização. Já havia um ano e meio de fidelização.

 

É muito mau-caractismo, imagino a quantidade de pessoas simples e reformados que conseguem enganar com esses artifícios.

 

Apenas estou a usar o meo pois já havia um contrato existente sem fidelização no apartamento que acabei de arrendar.

 

Bem,  comprei um router TP AC1200. Problema resolvido!

 

Por ser um bias qualquer mas até já percebi uma melhora na qualidade da conexão.

 

Será que eu poderia conectar esse router direto na ONT? Acredito que não mas depois pesquiso quando tiver tempo livre.

 

 

Crachá

Finalmente encontrei  https://portaldaqueixa.com/fazer-reclamacao/