Troca de cabos de cobre por cabos de fibra (Urgente)

  • 18 September 2011
  • 11 respostas
  • 1822 visualizações

Eu sou cliente meo ADSL e aquando da instalação do serviço tomei a péssima decisão de não substituir os cabos de cobre que já tinha instalado pela casa pelos mais modernos cabos de fibra que os técnicos da meo se propunham instalar. Tomei esta decisão porque na altura eles apenas tinham cabos cinzentos e eles iriam ficar muito feios nas paredes brancas. Para manter os cabos de cobre tiveram que me instalar (adicionalmente ás boxes) as caixas corinex para converter o sinal. Acontece que estas caixas gastam uma fortuna em electricidade anualmente e estão permanentemente a avariar (o que me aconteceu ainda hoje pela 7ª vez).
A minha questão é a seguinte, quando eu comunicar a avaria posso pedir que me substituam os cabos de cobre por cabos de fibra (brancos) de modo a eliminar as caixas corinex. Terei de pagar alguma coisa por essa troca ? Já ouvi dizer que esta substituição é gratuita nestes casos mas queria uma confirmação. Pedia alguma urgência na resposta.
Desde já muito obrigado

11 respostas

Estás a fazer um grande confusão.

O que não te instalaram foram cabos de rede (que são sempre de cobre) cinzentos e puseram em alternativa a powerline.

Obviamente porque tu não quiseste não te vão ai gratuitamente fazer outra instalação.
Obrigado pela resposta.
Sim tens razão, estava equivocado relativamente aos tipos de cabos do meo ADSL (são cabos de rede e não de fibra).
Mas quanto à troca não me parece assim tão óbvio que eu tenha de pagar a substituição uma vez quando me instalaram as caixas corinex não fui avisado que elas dão o berro de quinze em quinze dias. Eu neste momento tenho uma tv inoperacional e simplesmente já não acredito que a substituição da caixa corinex seja uma solução credível.
Há alguém que saiba se tenho ou não de pagar essa substituição?
Crachá +4
Liga para a MEO e diz que os powerline estao sempre a avariar se nao é possivel trocar por cabos de rede e ai vez o que eles te dizem, ha cabos de rede brancos normalmente os tecnicos andam com os cinzentos que sao os mais comuns se o tecnico nao tiver podes sempre ir a uma loja de material electrico e comprares um cabo de rede cat5 nao compres dos mais baratos podes ter percas e interferencias.
Ok vou fazer isso. Depois coloco aqui a resposta que me derem. Muito obrigado
Os cabos de rede que tenho usado sempre com os routers da PT, têm sido todos amarelos, talvez haja a possibilidade de passarem amarelos.
A cor não interessa para nada, interessa é se o cabo é UTP, STP, FTP, etc.
Crachá +4
Os cabos de rede que tenho usado sempre com os routers da PT, têm sido todos amarelos, talvez haja a possibilidade de passarem amarelos.

os cabos amarelos sao os que ja vem feitos com as fichas ja cravadas e 1 metro +/- de cumprimento eu estou a falar de bobinas de 100mt sem fichas cravadas para poder passar pela casa
Já me trocaram os cabos e não vou ter de pagar nada. Tou muito satisfeito com a troca, quer a nível de melhoria da imagem quer a nível da colagem dos cabos na parebe (foi um trabalho muito bem feito). Muito obrigado pela ajuda
Obrigado pela resposta.
Sim tens razão, estava equivocado relativamente aos tipos de cabos do meo ADSL (são cabos de rede e não de fibra).
Mas quanto à troca não me parece assim tão óbvio que eu tenha de pagar a substituição uma vez quando me instalaram as caixas corinex não fui avisado que elas dão o berro de quinze em quinze dias. Eu neste momento tenho uma tv inoperacional e simplesmente já não acredito que a substituição da caixa corinex seja uma solução credível.
Há alguém que saiba se tenho ou não de pagar essa substituição?

// Solução de HNW PLC a funcionar mal. Substituir por cabo.

Não é cobrado a troca de solução HNW, mas, também não é normal os PLCs avariarem de 15 em 15dias.
O que provavelmente te fazem, é trocar uns por outros, isto porque, "99,9%" dos técnicos não sabe fazer diagnóstico de soluções PLC, verificar ruídos e velocidades de transmissão, instalar filtros para equipamentos eléctricos que provoquem ruído. Por este motivo (e por muitos instalarem plcs só para não terem trabalho de passar cabo, sem se preocuparem com a estabilidade), é que foram proibidos plcs, coaxs e ruckus...

Confirmo que de facto, cada um, gasta 20-30w, e, ao fim do ano pesa na factura da luz.

Ligas e pedes para te trocarem os plcs por cabo, mas, se possivel, para usarem cabo de rede branco em vez de cinzento.
Os tecnicos mesmo que não tenham, podem falar entre eles para tentarem arranjar-se cabo de rede branco. Em último caso, metem-te cinzento, depois compras uma calha branca só para 1 cabo, enfias o cabo na calha e até fica melhor.

Pequenas distancias 10-30m, cabo do mais barato chega, a menos que passe por uns sítios mais esquisitos (motores, bobines, etc), que provocam interferências electromagnéticas.
// Solução de HNW PLC a funcionar mal. Substituir por cabo.

Não é cobrado a troca de solução HNW, mas, também não é normal os PLCs avariarem de 15 em 15dias.
O que provavelmente te fazem, é trocar uns por outros, isto porque, "99,9%" dos técnicos não sabe fazer diagnóstico de soluções PLC, verificar ruídos e velocidades de transmissão, instalar filtros para equipamentos eléctricos que provoquem ruído. Por este motivo (e por muitos instalarem plcs só para não terem trabalho de passar cabo, sem se preocuparem com a estabilidade), é que foram proibidos plcs, coaxs e ruckus...

Confirmo que de facto, cada um, gasta 20-30w, e, ao fim do ano pesa na factura da luz.

Ligas e pedes para te trocarem os plcs por cabo, mas, se possivel, para usarem cabo de rede branco em vez de cinzento.
Os tecnicos mesmo que não tenham, podem falar entre eles para tentarem arranjar-se cabo de rede branco. Em último caso, metem-te cinzento, depois compras uma calha branca só para 1 cabo, enfias o cabo na calha e até fica melhor.

Pequenas distancias 10-30m, cabo do mais barato chega, a menos que passe por uns sítios mais esquisitos (motores, bobines, etc), que provocam interferências electromagnéticas.

Depende dos tecnicos.
Mas posso desde já adiantar que, tanto plc's como coax's e ruckus, não dão qualidade de serviço a 100 por cento.
A melhor situação é mesmo o cabo utp.
Quanto á situação de a pt ter retirado estes equipamentos da actuais instalações, não foi pelo motivo de muitos avariarem.
Mas sim, se haver um contrato... por exemplo, num primeiro andar, e o cliente do segundo estar a ter serviço do primeiro atraves de rede PLC, ou de ruckus.
Eles estavam era a perder clientes com esses equipamentos...
Depende dos tecnicos.
Mas posso desde já adiantar que, tanto plc's como coax's e ruckus, não dão qualidade de serviço a 100 por cento.
A melhor situação é mesmo o cabo utp.
Quanto á situação de a pt ter retirado estes equipamentos da actuais instalações, não foi pelo motivo de muitos avariarem.
Mas sim, se haver um contrato... por exemplo, num primeiro andar, e o cliente do segundo estar a ter serviço do primeiro atraves de rede PLC, ou de ruckus.
Eles estavam era a perder clientes com esses equipamentos...

Os PLC's têm de de estar ligados na mesma fase, caso contrário não funcionam.

Responder