Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps!


Reputação 6
Crachá +10
  • Dinamizador Sénior
  • 1095 respostas
Atenção - Para utilizadores principiantes - Se os procedimentos do tutorial vos fazem confusão ou não têm mesmo a certeza do que estão a fazer, não continuem e contactem o apoio técnico, entregando o serviço a quem sabe. Não me responsabilizo por quaisquer problemas causados ao equipamento ou à vossa rede.


 


Atenção: Apenas testado em condiçoes ideais, com o firmware 10.2.1.D!!


 


Eis o que consegui até agora com o meu equipamento:


router: Thomson TG799vn


Adaptador USB wifi: Belkin surf micro USB 150mbps Wifi b/g/n


 


http://s13.postimg.org/orq12c3jb/tg799vn_wifi.jpg


 


 


Tendo em conta que o trafego fibra está em parte reservado para a TV e limitado entre 90mbps a 95mpbs para a net, conseguir quase 91mbps através do wifi do router não é nada mau na minha opnião. Apesar de estar ainda algo distante da velocidade WLAN desejável. Porém ainda estou em fase de testes e agradecia que testassem voces tambem para podermos comparar resultados.


 


O que Fazer:


 


- aceder à interface web do router com o root user ou super user da MEO, tanto faz. rootuser: microuser password: !C0nf16,M30 ou superuser: sumeo pasword: bfd,10ng A seguir abram - Ferramentas - Gestão de utilizadores - para criar uma nova conta com privilégios equivalentes ao microuser, ou superuser(ex: admin/admin) para facilitar o acesso geral.


 


Nota: para quem tem outro router diferente do TG799vn ou outra versão de firmware, saibam como obter acesso rootuser consultando este tópico: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474


 


2º - aceder por telnet ao router com a nova conta que criaram ou o microuser/sumeo, como preferirem. menu iniciar - executar/procurar ficheiros - cmd.exe na linha de comandos a seguir: telnet 192.168.1.254 (ou o IP que tiverem configurado para o router) Podem usar um programa para telnet da vossa preferencia (ex: putty)


 


Introduzam o user e a password que falei acima.


 


3º -alterar configuraçoes avançadas wireless. Ainda na linha de comandos telnet introduzam - menu - para aceder ao menu de acesso rapido


 


http://s15.postimg.org/oz7jtw9hn/telnet1.jpg


 


A este ponto ignorem todas as demais opçoes existentes e sigam directamente para a de nome "wireless". Usem as teclas de direcção para navegar e a tecla Enter para confirmar valores. Tecla tab para alternar entre a tabela de valores e a barra de botoes "OK" "Cancel".


 


http://s8.postimg.org/r26mpqdat/telnet_2.jpg


 


Em "wireless" sigam para - radio - e modifiquem os seguintes valores


 


http://s14.postimg.org/l79rtqyvl/telnet3.jpg


 


state:= enabled (significa que o radio 2,4 GHz fica ligado permanentemente)


channel:= 1 (o canal é o que voces bem entenderem, claro, mas aconselho o uso do canal 1)


interop:= 802.11b/g/n (não há muita escolha, aqui obviamente a opçao que inclui a norma N)


frameburst:= enabled (vale a pena ter sempre isto ligado, aumenta significativamente a velocidade de transmissao)


channelwidth:= 20/40 (a largura de banda maior de 40 mhz que tanta falta fazia agora possivel de configurar) (Estas 3 proximas opçóes sáo especificas da norma N e podem produzir resultados diferentes em condiçoes diferentes, se nao resultar para o vosso caso tentem configurar de outra maneira com umas ligadas ao inves de outras)


sgi:= enabled (Short Guard Time interval: activado produziu melhorias significativas na velocidade)


cdd:= disabled (Cyclic Delay Diversity: não melhorou velocidade, pelo que parece é uma tecnica de evasao às interferências, util talvez para quem tenha mais routers wifi na vizinhança. deixei desligado)


stbc:= enabled (Space Time Block Coding: revela tambem algumas melhorias na velocidade e, por isso, deixei activado)


frameaggregation:= ampdu (aqui é simples ampdu significa maior velocidade; amsdu maior fiabilidade - vejam o que resulta melhor no vosso caso)


radio_id= (Não é relevante, deixem em branco que assume o valor ja existente)


 


E pronto.. já está!.. tecla tab e confirmem com "OK" na barra em baixo.


 


O router irá agora repor o wireless com as novas configuraçoes. O vosso pc deverá perder conectividade por 1s ou 2. NAO REINICIEM O ROUTER DE MODO ALGUM!!.. Ainda dentro do menu "wireless" pressionam a tecla tab e, seleccionem o botão "Cancel". Depois, de volta à raiz é só digitar o comando 'saveall' e dar Enter...


 


http://s15.postimg.org/7bpqvozkb/telnetfim.jpg


 


Aguardar uns segunditos.. Por fim, comando 'exit', duas vezes, para sair da sessão telnet e linha de comandos. Isto foi o que consegui de melhor até agora.


 


Espero que tenha sido útil a esta comunidade. :)


 


Não se esqueçam de fazer "Like" e continuem a dar o vosso precioso feedback! 😉

172 respostas




 


Durante estes 3 dias que estou a usar esta config tudo parece impecavel. Uma coisa que reparei foi que ontem tive de reiniciar o sistema e a configuraçao perdeu-se e logo tive de fazer de novo o processo, que até nem acho complicado, mas o que estive a pensar foi se seria possivel criar algum batch file para que a proxima vez que a configuraçao se perca, apenas tenha de executar o .bat e automaticamente configue tudo ao invés de ter de fazer manualmente. Acha possivel?


Obrigado
Eu agradeço e acho estas iniciativas bastante vantajosos para todos os utilizadores e clientes meo.


No meu caso consegui aumentar cerca de 12% a velocidade, conseguia cerca de 40mbps passei para 46mbps (dada a limitação dos meus equipamentos passei a atingir 72.2mbps teóricos o que antes fixava nos 65mbps teóricos, talvez no futuro adquira uma placa wireless 300 mimo 2x2 para tirar o máximo partido das velocidades).


 


Decidi alterar os parametros um de cada vez e fazer uns pequenos testes, as diferenças mais notorias surgiram quando alterei o sgi:= enabled e o channelwidth:= 20/40.


 


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
nitroax escreveu:

@NeoPT 


 


Durante estes 3 dias que estou a usar esta config tudo parece impecavel. Uma coisa que reparei foi que ontem tive de reiniciar o sistema e a configuraçao perdeu-se e logo tive de fazer de novo o processo, que até nem acho complicado, mas o que estive a pensar foi se seria possivel criar algum batch file para que a proxima vez que a configuraçao se perca, apenas tenha de executar o .bat e automaticamente configue tudo ao invés de ter de fazer manualmente. Acha possivel?


Obrigado



 


Olá ?


 


Sim, é possivel, mas não deveria ser necessário. Digitou no fim, o comando "saveall" como indicado no tutorial?


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
waters escreveu:

Eu agradeço e acho estas iniciativas bastante vantajosos para todos os utilizadores e clientes meo.


No meu caso consegui aumentar cerca de 12% a velocidade, conseguia cerca de 40mbps passei para 46mbps (dada a limitação dos meus equipamentos passei a atingir 72.2mbps teóricos o que antes fixava nos 65mbps teóricos, talvez no futuro adquira uma placa wireless 300 mimo 2x2 para tirar o máximo partido das velocidades).


 


Decidi alterar os parametros um de cada vez e fazer uns pequenos testes, as diferenças mais notorias surgiram quando alterei o sgi:= enabled e o channelwidth:= 20/40.


 


 


 


 



 


Olá ?,


 


De facto, no geral, as diferenças mais significativas resumem-se á alteração de um ou dois parâmetros. O resto são pequenas "afinações" do sinal de rádio que só tem relevância em casos específicos.


 


Não querendo deitar por terra o seu entusiasmo, se leu este tópico, apercebeu-se com certeza, que os resultados variam, dependem de muitos factores, e dificilmente alcançam algo de extraordinário com o router MEO. As velocidades obtidas só podem ser medidas com rigor usando o teste qos.sapo.pt, nada mais! Deve conduzir uma bateria de testes ao longo de um período de cerca de 15 min, apenas com um computador ligado e calcular a média entre eles. Não use dispositivos 802.11g, se quer obter velocidades o mais constantes possíveis, do router MEO.


 


No futuro até pode adquirir uma placa 802.11n 2x2 que atinja os 300Mbps, mas de pouco lhe vale. Se a ligar ao Wi-Fi do router MEO poderá ficar limitada na mesma a velocidades abaixo dos 150 Mbps, se o router MEO for 1x1 (o mais usual) portanto, nunca tirará todo partido da capacidade do hardware. Contudo, desejo-lhe boa sorte.


 


Atentamente,


 
? Sim , no  fim fiz o comando saveall. Ele perdeu as configs quando apliquei os comandos do Modo Gamer (noutro tutorial aqui do forum) depois do comando "system reboot". Deduzo que aconteça o mesmo caso eu faça um reboot normal pelo botao on/off do router.
Crachá +2
Boas,


Instalaram o TG784n V3 ( sim, este tópico é do outro router e desde já desculpem postar aqui) depois do upgrade para 200/100, lá em casa, e eu queria saber se as velocidades que apanho são normais.


 


Por wireless, tenho 1 desktop com uma pen tp-link 300Mbs, e apanho 60/70 mb de velocidade download e 30mb de up. Isto a 10 metros do router com 2 paredes pelo meio....tenho que experimentar depois com o cabo ligado ao desktop.


No meu portátil com placa wi-fi de 10/100, apanho ~50/~30 e por cabo apanho 99/99.


 


Acham que está bom, ou dá para melhorar? Pelo menos, no desktop, estava a contar que apanhasse mais, com aquela pen.


 


obg
Reputação 6
Boas ?


 


Com a placa WIFI N300 é normal essa velocidade e com a placa 10/100 também.


 


Para melhorar a velocidade por WIFI tens de comprar um router com norma AC 750 no mínimo o uma placa também AC .


 


Para melhorar por cabo tens de comprar uma placa de rede 10/100/1000 e liga-la á porta 4 do router da meo porque é a única 10/100/1000.


 


Podes usar uma placa destas USB para ligar por cabo.


http://www.chiptec.net/networking/redes-com-fios/placas-de-rede/level-one-adaptador-gigabit-usb-p-rj45.html
Reputação 6
Crachá +10
nitroax escreveu:

@NeoPT Sim , no  fim fiz o comando saveall. Ele perdeu as configs quando apliquei os comandos do Modo Gamer (noutro tutorial aqui do forum) depois do comando "system reboot". Deduzo que aconteça o mesmo caso eu faça um reboot normal pelo botao on/off do router.



 


É possivel que se percam as configurações, aquando de um reinicio do sistema do router MEO, uma vez que é executado um script no arranque, que estipula valores para muitos dos parametros essenciais. de funcionamento do router, com a operadora. Esse script está armazenado numa zona oculta e protegida, do sitema de ficheiros da flash ROM e, apenas quem prepara e compila a imagem para flashar, consegue modificá-lo.


 


Foram observados problemas identicos com outras modificações ás configurações do router MEO, pelos utilizadores aqui do fórum. Quanto a isto, pouco ou nada a fazer, infelizmente. A operadora detem total controlo sobre o funcionamento dos seus aparelhos com a sua rede.


 


Atentamente,
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,

A resposta curta é, sim. As velocidades que obtem por wireless estão dentro dos valores normais, para os routers MEO de norma 802.11n. No entanto, se tentar os procedimentos deste tutorial, poderá obter algumas melhorias nos picos de velocidade (até 150Mbps inconstantes), como demonstra o feedback dado pelos utilizadores.

Como disse e bem o ?, se pretende melhorar significativamente as velocidades por wireless, já que fez upgrade para 200/100 Mbps, o melhor que tem a fazer, é mesmo considerar substituir todos os seus dispositivos 802.11g/n por 802.11ac. A nova tecnologia oferece muito melhor estabilidade de sinal e, portanto, velocidades maiores e mais constantes.

Aconselho o uso de placa Wi-fi do tipo PCIe ou M.2. As pens USB são boas para desenrascar uma ligação mais urgente, ou facilitar acesso esporádico num PC velho ou com pouco uso. A menos que sejam uma revolução da tecnologia, a funcionar a USB 3.1, as pens não foram desenhadas para performance.

Atentamente,
Crachá +2
Boas xptopt


 


O desktop tem placa Gigabit, portanto terá os 200/100.


No portátil não preciso disso tudo. O puto é que joga no desktop. Ainda agora me disse que só apanhava 54/30....estou a achar pouco. Acho que coloquei o canal no 11, se calahr tenho de experimentar o 6 ou o 9
Crachá +2
Boas NeoPT,


 


"...substituir todos os seus dispositivos 802.11g/n por 802.11ac"....isto quer dizer o quê?:@


 


 


 
Crachá +2
Eu tenho é que tentar colocar lá um cabo UTP, directo ao desktop dele. A tubagem já lá tem 2 cabos (fibra e coaxial) e não devo conseguir colocar o UTP. Estou a pensar passá-lo pela tubagem dos 230v......haverá muitas interferências no sinal?
Reputação 6
Boas ?


Se o Desktop tem placa 10/100/1000 liga-o então á porta 4 do router para a ligação ser negociada a 10/100/1000, todas as outras portas só negoceiam a 10/100   
Reputação 6
?


Se o cabo for CAT6 ou CAT6E (Blindado) não deves ter grandes interferências, mas tem de ser blindado, a diferença de preços não é grande .
Crachá +2
Sim, sei que será a porta 4. Onde fiz o ensaio no portátil, foi nessa porta, apesar de nas outras, apresentarem o mesmo resultado dos 100/100. Por agora, até colocar o cabo no local do desktop, tenho a PS3 ligada à porta gigabyte.

O cabo não vou comprar, devem-me arranjar o mesmo, portanto não sei se será blindado. 6 categoria foi logo o que eu disse que queria.
Reputação 6
Crachá +10
Whocares escreveu:

Boas NeoPT,


 


"...substituir todos os seus dispositivos 802.11g/n por 802.11ac"....isto quer dizer o quê?:@


 


 


 



Significa habitualmente, um investimento penoso. Significa que as placas e routers Wi-fi que possui teriam de ser substituidas por outras compativeis com a norma AC (frequencia 5GHz). Significa um investimento desnecessário em muitos casos (como o seu aparentemente), em que se prova igualmente viável, ou mais vantajoso, passar um cado ethernet pela tubagem existente.


 


Defnitivamente, opte pelo cabo ethernet em detrimento do Wi-fi, se puder! Se o cabo for que qualidade, FTP CAT5e é o bastante. Se possivel use condutor sólido e de 100% cobre.


 


Nota: gigabyte e gigabit são unidades diferentes.


 


Atentamente,
Crachá +2
Boas,
Sim, vou passar o cabo UTP mas vai logo de 6categoria.
Trouxe agora a torre do puto até perto do router, para ligar através de cabo e lá mostrou os 200/100. Agora é tentar passar um pela tubagem....a ver se me dão o material.
Crachá +2
E pronto, durante a tarde, aos bocados, tratei do assunto. A tubagem dos 230v não ia para onde queria, portanto tive que voltar ao tubo que já tinha os cabos de fibra e coaxial. Tive que tirar o cabo coaxial que era dos mais grossos e comprei um outro mais fino e assim passei-o juntamente com o utp 6categoria. Já bombam os 200/100.

Obrigado pela ajuda
Reputação 6
Crachá +10
Whocares escreveu:

...Tive que tirar o cabo coaxial que era dos mais grossos e comprei um outro mais fino e assim passei-o juntamente com o utp 6categoria. Já bombam os 200/100.

Obrigado pela ajuda

 


Muito bem, é normalmente o que aconselho para remediar em muitas instalações, nas quais, dificilmente existem outras opções. Sem duvida, o cabo ethernet, lhe dará a fiabilidade que o Wi-fi não atinge. Se tiver mais duvidas em relação aos APs e sua configuração, disponha.


 


Atentamente,
Reputação 1
Boa tarde,


 


Sei que este tópico não é referente ao router Thomson TG784n, mas tenho duas questões a colocar sobre a velocidade da internet, a qual é de 100 / 100 Mbps.


 


Apesar de o PC ter porta de 1 Gbps, a velocidade por cabo só atinge 93 / 97 Mbps por causa de o router não ter porta de 1 Gbps, correcto?


 


Em relação à velocidade de wifi o PC atinge 32 / 45 Mbps, apesar de a norma do router e do PC ser 802.11b/g/n, de acusarem que a velocidade negociada é de 65 Mbps e de estarem lado a lado.


 


Há alguma maneira de configurar o router de forma a que velocidade atinja os 65 / 65 Mbps ou pelo menos os 45 / 45 Mbps?


 


Desde já, agradeço qualquer resposta.


 


P.S. As velocidades estão escritas no formato download / upload.
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Antes de mais, uma correção: a velocidade não tem essa simetria down/up, mas sim cerca de 100/20 Mbps.


 


Respondendo à sua primeira pergunta, sim. A não existência de uma porta gigabit LAN no tg784n faz com que pelo menos a velocidade de upload seja "estrangulada" pelo standard obsoleto. Tudo o resto são perdas normais dos protocolos. Não basta do lado do PC existir gigabit LAN, claro, as portas dos routers ou switches onde estão ligados têm de ser equivalentes.


 


Em relação a velocidade obtida por wi-fi, o caso do tg784n não foge à regra dos outros modelos de routers MEO. Basta ler um pouco deste tópico, e dos relatos de vários clientes, para facilmente constatar que pouco ha a fazer. O router estabiliza a velocidade nos 65Mbps porque, aparentemente, é o que permite o aparelho funcionar continuamente, sem falhas.


Se quiser, pode tentar o procedimento deste tutorial para tentar obter, com um pouco de sorte, perto de 100Mbps (não estáveis), por wi-fi. Terá de verificar a compatibilidade com o firmware 10.2.1.D ou superior.


 


No entanto, se o seu router MEO não está a atingir o máximo do sincronismo contratado, sugiro que ligue para o 16209 e peça a substituição do actual router por um que tenha gigabit LAN e, dar preferência a este tipo de conexão. Será a opção mais sensata...


 


Atentamente,
Crachá +2
Por wireless, eu apanho 45/30. E estou perto router. Se quiser 100/100 é só puxar o cabo da Ps3.
Interessava mesmo, era aquela mudança que fiz para o desktop do miúdo.

Houve, foi uma coisa que não entendi; por wireless consigo aceder aos sites de streaming, com a VPN ligada, mas por cabo não consigo aceder. Estranho não?!

Responder